Local para pernoitar

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Local para pernoitar

Mensagempor denzelmalvogen » quinta fev 27, 2014 1:10 pm

Bom dia pessoal

Tenho aqui uma dúvida que parece um bocado estupida mas já ouvi respostas de duas versões.

A pergunta é eu com a minha AC ond eé que posso pernoitar sem ser em parques de campismo a pagar? posso estacionar em qualquer lado?e ficar simplesmente lá a dormir?é porque eu quero fazer o sul de espanha todo este ano e não queria nada ter que andar a correr todos os parques de campismo apenas queria andar e quando se tiver cansado simplesmente estacionar e ficar lá a dormir. será possivel? é ilegal?

Obrigado :D
denzelmalvogen

Registado: terça Oct 08, 2013 7:13 pm

Re: Local para pernoitar

Mensagempor José Conceição » quinta fev 27, 2014 2:55 pm

Olá companheiro. Embora não conheça toda a parte sul de Espanha, conheço um pouco; assim e sempre respeitando a decisão de cada um, dir-lhe-ei que estas paragens são algo complicadas em termos de segurança e também a tolerância por parte das autoridades locais é muito pouca, talvez devido a esse a mesma falta de segurança. Assim o companheiro, deverá efetuar em primeiro lugar um levantamento das AS de serviço existentes, podendo optar por estacionar nas mesmas, pois aí certamente a policia não dirá que tem de abandonar o local, devendo, se for essa a opção, chegar ainda de dia, por forma a fazer um " estudo" da zona e também observar se por lá estão outros companheiros para pernoitar.
No caso de não sentir que estão reunidas as condições de segurança, e repito, no sul é melhor optar sempre por um parque, sendo que também deverá efetuar um levantamento prévio dos mesmos, devendo numa situação ou outra, existir sempre um plano A e um plano B, principalmente na época que deseja ir.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição

Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm

Mensagempor denzelmalvogen » quinta fev 27, 2014 4:19 pm

Então por exemplo posso pernoitar em locais onde têm por exemplo um P de parque?! é porque eu apenas vou ficar uma noite em cada cidade basicamente
denzelmalvogen

Mensagempor time_out » quinta fev 27, 2014 4:37 pm

Boa tarde

Sempre que viajo tento procurar um local para estacionar durante o dia com possibilidade de aí passar a noite. Assim posso sair para visitar e quando regresso não necessito de voltar a sair com a AC para um novo local para passar a noite.
Fora dos períodos "quentes" (verão, festas, etc) é bem mais fácil achar o local ideal para ficar já nos períodos "quentes" muitos dos locais apetecíveis aos autocaravanistas podem estar barrados ou com restrições horárias ou mesmo de difícil acesso.
Usando sempre o senso comum tenho tido facilidade em encontrar um local que me satisfaça e por vezes bem nos centros....
É difícil dizer que em tal local é possível na altura em que vai viajar.
Durante o dia e para estacionar enquanto faz a visita tente os parques de estacionamento à superfície (letra P) onde certamente irá encontrar alguém que lhe dirá se é ou não permitido passar a noite, mas também tem como opção os parques das grandes superfícies (caso existam e com carreira de transportes públicos por perto).
Para a noite depende da zona mas tenho usado muitas vezes estações de combustível (com movimento de camiões) onde normalmente tenho como companhia os camiões cujos condutores fazem a paragem obrigatória de descanso.
Tal como o projecto CampingCar Portugal há outros similares por esta Europa fora e uma leitura atenta sobre o que se diz para as zonas que pretende viajar irá proporcionar-lhe muita informação nomeadamente cuidados, onde ficar, etc...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor denzelmalvogen » quinta fev 27, 2014 5:08 pm

Agradeço as dicas :D

Fico a saber então que se estacionar em um parque com "P" não apanho multa por norma.Assim será mais fácil e sim vou seguir o teu conselho de arranjar o sitio durante o dia
denzelmalvogen

Mensagempor João Morgado » quinta fev 27, 2014 7:20 pm

Companheiro

Tenha em atenção que as AS (áreas de serviço) que o companheiro José Conceição fala não são os parques de estacionamento (P) e sempre que possível deve ser nelas que pernoita. Pode consultar as áreas de serviço de Espanha no seguinte link: http://www.eurocampingcar.com/index2.ph ... t&cat_id=0

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor denzelmalvogen » sexta fev 28, 2014 10:31 am

Hum tou a ver mas se por exemplo estacionar apenas por uma noite assim num estacionamento a beira da praia acha que a policia vai implicar?! ou mandar me pagar uma multa? afinal de contas apenas estou a dentro não estou a montar uma mesa cá fora nem nada disso.é porque apenas vou passar uma noite em cada cidade é mais por isso
denzelmalvogen

Mensagempor José Conceição » sexta fev 28, 2014 1:14 pm

Olá bom dia. Já alguns companheiros opinaram sobre a sua questão, todavia permito-me dar mais uma achega; pois tal como é referido por um dos nossos companheiros, o ( P )é um espaço destinado ao parqueamento de veículos em geral, pelo que caso não exista qualquer indicação adicional proibindo o estacionamento a um determinado tipo de veículos, qualquer um poderá lá estacionar. As denominadas áreas de serviço ( AS) são locais definidos para o parqueamento de autocaravanas, pelo que geralmente possuem também local para despejos e água potável, alguns destes espaços podem ser gratuitos e outros não, porem o valor não é nada de exorbitante por norma.
Mas o parquear e pernoitar nesses tais ( P) tudo irá depender do companheiro, já que haverá locais em que isso poderá ser possível, nem só pelo facto de localmente as autoridades policiais nada dizerem e a segurança também se observar; outros haverá em que basta um das situações estar presente, para eu o aconselhear a não ir por aí. Na minha modesta opinião, é preferível procurar um espaço de me dê as garantias de segurança e permissão, pelo que assim irei estar tranquilo ao longo da noite sem sobressaltos ao mais pequeno ruido. Mas a opção , como é lógico será sempre sua.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição

Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm

Mensagempor time_out » sexta fev 28, 2014 2:22 pm

denzelmalvogen Escreveu:Hum tou a ver mas se por exemplo estacionar apenas por uma noite assim num estacionamento a beira da praia acha que a policia vai implicar?! ou mandar me pagar uma multa? afinal de contas apenas estou a dentro não estou a montar uma mesa cá fora nem nada disso.é porque apenas vou passar uma noite em cada cidade é mais por isso

Boa tarde.

Mais uma vez dependerá do local e em que época do ano pois as zonas à beira mar são muito apeteciveis....

Consulte as informações disponibilizadas por foruns semelhantes a este das zonas por onde pretende viajar mas relembro-o que no verão muita coisa não é possivel....
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor denzelmalvogen » sexta fev 28, 2014 3:12 pm

percebido agradeço realmente a opinião e dicas de todos :D

Vou tentar ir sempre ás "AS" caso não houver perto um pouco de aventura também não fazerá mal eheheh afinal de contas iremos ser 6 dentro da carripana :D :D :D
denzelmalvogen

Mensagempor elnuno » sexta fev 28, 2014 9:25 pm

A minha experiência resume-se em 2 viagens da Alemanha para Portugal e uma estadia de menos de uma semana no parque de campismo de São Pedro Moel, da Alemanha para Portugal quase sempre pernoitei em bombas de gasolina movimentadas por camiões mas em conversa com um camionista português que faz Portugal-Holanda várias vezes por mês fiquei pasmado com a onda de assaltos ao ponto de ele ter reforçado a sua cabine com canhões de fechadura mais fortes. Recordo-me que em Espanha pernoitamos numa bomba de gasolina que já estava fechada junta á estrada nacional e não demorou muito até o carro da policia nos abordar (mas foram generosos e deixaram-nos lá ficar)
Para quem como eu que tem pouca experiência aconselho as AS que são bem mais económicas que um parque de campismo.
elnuno

Registado: sábado Oct 12, 2013 4:28 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta mar 05, 2014 12:44 pm

Companheiro denzelmalvogen:
Nunca tive qualquer problema em Espanha, em qualquer zona que fosse, relativamente à segurança.
Mas tenho sempre o cuidado de pernoitar em zonas que me parecem "seguras", com toda a subjetividade que isso naturalmente acarreta.
Apenas uma vez, no sul de França, tentaram "visitar" a AC, durante a noite (connosco lá dentro.,..), através das portas da garagem. Mas logo que se aperceberam que tinham sido detetados, abortaram a ação. Isto aconteceu no parque de uma estação de serviço, com centenas de ligeiros e camiões ao redor...
Moral da história: mais quantidade de gente à volta não é sinónimo de mais segurança.
Por norma, quando tenho dificuldade em encontrar um espaço para pernoitar, dirijo-me à Guardia Civil a pedir conselho. Dei-me sempre bem com este procedimento, pois têm sido sempre simpáticos e colaborantes. Uma vez, em Matalascanas (perto de Donana), até me mandaram ir por uma rua de sentido proibido para chegar a uma zona de estacionamento onde já se encontravam umas 10 ACs! Face ao meu espanto perante tal "instrução" policial, insistiram e explicaram-me que era a melhor forma, que fosse sem receio. Fui e correu tudo bem.
Em Ávila costumo ficar ao pé da esquadra da polícia municipal, porque um dia não só me autorizaram a estacionar ali como me mostraram as câmaras de vigilância que lhes permitiam vigiar o próprio local onde eu estacionara. Por isso, sempre que lá vou, vou sempre "apresentar-me" primeiro à polícia.
Noutros casos faço sinal às patrulhas policiais com que me cruzo e, quando param, peço ajuda sobre qual consideram o melhor local.
Até hoje nunca me dei mal com esta estratégia.
Boa sorte!
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor denzelmalvogen » quarta mar 05, 2014 6:08 pm

Hum tou a ver o problema será falar espanhol pois pela minha experiência nós portugueses conseguimos os perceber mas eles não nos percebem xD
denzelmalvogen

Mensagempor nuno soares » quarta mar 05, 2014 11:26 pm

Sul de Espanha não aconselho pernoitar na rua. Só mesmo se for um sitio que conheça bem e mesmo assim...
Já fui assaltado 2 vezes e a ultima conosco lá dentro e por sinal ao mesmo tempo também tentaram assaltar o meu colega que estava mesmo atrás. Valeu os alarmes das 2 Ac que accionaram ao mesmo tempo. O facto de tentarem assaltar os 2 ao mesmo tempo, já revela alguma organização!
É um grande susto acordar com alguém a forçar a porta...sabendo eles que estavamos lá dentro!
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Mensagempor denzelmalvogen » quinta mar 06, 2014 10:32 am

Bem estais me a assustar.isto é assim nós seremos 6 lá dentro mas eles assaltam assim as AC? :o não fazia ideia porra
denzelmalvogen

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 43 visitantes