por Amendoeira » segunda nov 12, 2012 11:23 pm
Boa noite companheiro.
Não sei se ainda vou a tempo na resposta, mas ca vai de qualquer forma.
Por experiencia própria, tenho a dizer que sem sobra de dúvida é melhor o AC no carro do que na célula. Comprei em 2009 uma AutoCaravana nova que não tinha AC de origem e já não era possível encomendar aquele modelo com AC. Contudo o vendedor disse que o AC na célula fazia o mesmo serviço ou melhor que o AC no carro. A autocaravana era um modelo perfilado com 6.7 metros de cumprimento. Tive dois sistemas montanos na autocaravana:
1) Truma Saphir compact + conversor Waeco 2000 w + 2 baterias de 100 ap cada: isto teve um custo, se a memória não me falha, de 1800€. Resultado: um verdadeiro desastre. Nem praticamente ar frio conseguia sair pelas saídas. A temperatura do ar a saída do AC era de cerca de 14 ºC quando colocado no máximo e de cerca de 20 a 22 ºC a saída dos ventiladores. Causadas identificadas por mim e não muito aceites pelo concessionário: 1 - AC não adequado para a dimensão da autocaravana. No site do fabricante diz para veículos até 5,5 m e a minha tinha 6,7. Contudo o vendedor, disse que os 5.5 m que a marca se refere têm a ver com a célula e não com o comprimento total do carro. 2 - colocaram a tubagem do AC a passar por baixo da autocaravana (da parte de fora e sem grande isolamento), levando a que o ar do AC aquece de imediato.
Depois deste situação, exigi a troca do equipamento e fiquei com o seguinte sistema:
2) Dometic B1600 Plus + conversor Waeco de 2000 W + 2 baterias de 100 ap cada – o AC ficou montado a meio da autocaravana. Posso dizer que se sentiu claras melhorias e conseguia sentir o frio a sair do equipamento. Contudo, quando a temperatura exterior passa dos 26ºC o AC não fazia nada e se tivesse a sorte de fazer uma viagem por Espanha em pleno Agosta e apanhar o sol de frente, então o melhor é parar o AC e abrir todos os vidros possíveis.
Resumindo, para utilizar durante a viagem, não há melhor do que ter AC no carro e hoje em dia é possível colocar praticamente em todos os modelos que existem.
O sistema ideal é ter os dois, o do carro para a viagem (que também consegue refrescar a célula) e o de célula para quando esta parado.
Existe ainda um problema para utilizar os AC de célula em viagem. Se tiver uma autocaravana grande, vai precisar de um AC mais potente e depois não vai conseguir ter o sistema de conversão de 220v para 12 v que funcione. Aliás, se vir no site da Dometic, penso que eles são têm esse kit de conversão até ao B1600 ou quanto muito até ao B2200.
Agora a decisão esta nas suas mãos.
Qualquer dúvida disponha.
Cumprimentos,