Ar condicionado na cabine ou no caracol?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ar condicionado na cabine ou no caracol?

Mensagempor maisalentejo » segunda set 03, 2012 3:45 pm

Gostava de colher as vossas opiniões
relatiavemente a custos, marcar e opções

Meus caros
Quero colocar Ar condicionado na minha AC. Não tenho nem na cabine nem no Capucine. é de 2006 a autocaravana
1 Se colocar um ar condicionado no "caracol", tenho fresco em andamento em todo o habitaculo e tenho quando ligo a 220 volts?

2. Não pretendo comprar gerador, por isso em vossa opinião qual é a melhor opção?

Obg
O Autocaravanismo é uma forma de descobrir, partilhar e crescer...
maisalentejo

Registado: terça ago 24, 2010 9:07 am

Re: Ar condicionado na cabine ou no caracol?

Mensagempor jarosa » segunda set 03, 2012 4:28 pm

Boa tarde,
A nossa AC também não trazia ar condicionado. Nós optamos por colocar na cabine e simultâneamente no habitáculo.
Funciona com o motor do carro. Na altura informamo-nos junto do vendedor e eles aconselhou-nos a colocar assim. Trata-se de um só aparelho que tem duas saídas de ar.
Temos isto a funcionar há 2 anos e até agora não nos arrependemos. A nossa fiat ducato já trazia pré-instalação por isso foi muito simples.
Mandá-mos instalar na carsiste aqui em Faro. Quanto a preço, não me recordo. Sei que não era muito barato, mas compensa bastante.
Se só tivessemos na cabine os meninos lá atrás iam cheios de calor, pois temos a opção de só ligar à frente e vimos a diferença.

Espero ter ajudado.
Jaqueline Rosa
Imagem
*Supervisora Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira*
jarosa

Registado: quarta fev 21, 2007 2:08 pm

Mensagempor nelsontiago » segunda set 03, 2012 5:25 pm

...Trata-se de um só aparelho que tem duas saídas de ar....

...Se só tivessemos na cabine os meninos lá atrás iam cheios de calor, pois temos a opção de só ligar à frente e vimos a diferença.

Segundo entendi funcionar com uma saída ou duas apenas pode ser feito com o motor a trabalhar, tal qual os AC's normais dos veículos. Por exemplo o meu carro de família (VW Sharan) tem apenas 1 AC, mas este dispõe de 2 radiadores(transf. temperatura) um para a frente da carrinha e outro para trás.

Penso que o pretendido seria um AC que pudesse trabalhar com o veículo em marcha ou a 220v quando parado(acampado).
nelsontiago

Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Mensagempor time_out » segunda set 03, 2012 6:57 pm

nelsontiago Escreveu:
...Trata-se de um só aparelho que tem duas saídas de ar....

...Se só tivessemos na cabine os meninos lá atrás iam cheios de calor, pois temos a opção de só ligar à frente e vimos a diferença.

Segundo entendi funcionar com uma saída ou duas apenas pode ser feito com o motor a trabalhar, tal qual os AC's normais dos veículos. Por exemplo o meu carro de família (VW Sharan) tem apenas 1 AC, mas este dispõe de 2 radiadores(transf. temperatura) um para a frente da carrinha e outro para trás.

Penso que o pretendido seria um AC que pudesse trabalhar com o veículo em marcha ou a 220v quando parado(acampado).

Boa tarde

Não tenho conhecimento que haja o equipamento que pretende ou seja um compressor que use a força motriz do motor e simultaneamente possa ser alimentado a 220 volts.

O que existe são aparelhos de ar condicionado para serem aplicados na celula e que possuem motor 220V e que podem receber corrente 220 V, em andamento, proveniente de um inversor. O inconveniente é que é necessário ter energia suficiente para alimentar o inversor. Tal pode ser conseguido com recurso a baterias, painel solar e alternador de alta capacidade.
Está para sair um gerador a gás com capacidade de produção de energia a 220V para todos os acessórios das autocaravanas (ver em http://www.truma.com/int/en/power-supply/vega-fuel-cell-system.php)

De momento a solução mais economica ainda é a montagem dos 2 equipamentos, um movido pelo motor do veículo - que pode ter saidas na traseira - e outro que funciona exclusivamente a 220V.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Amendoeira » segunda nov 12, 2012 11:23 pm

Boa noite companheiro.

Não sei se ainda vou a tempo na resposta, mas ca vai de qualquer forma.

Por experiencia própria, tenho a dizer que sem sobra de dúvida é melhor o AC no carro do que na célula. Comprei em 2009 uma AutoCaravana nova que não tinha AC de origem e já não era possível encomendar aquele modelo com AC. Contudo o vendedor disse que o AC na célula fazia o mesmo serviço ou melhor que o AC no carro. A autocaravana era um modelo perfilado com 6.7 metros de cumprimento. Tive dois sistemas montanos na autocaravana:

1) Truma Saphir compact + conversor Waeco 2000 w + 2 baterias de 100 ap cada: isto teve um custo, se a memória não me falha, de 1800€. Resultado: um verdadeiro desastre. Nem praticamente ar frio conseguia sair pelas saídas. A temperatura do ar a saída do AC era de cerca de 14 ºC quando colocado no máximo e de cerca de 20 a 22 ºC a saída dos ventiladores. Causadas identificadas por mim e não muito aceites pelo concessionário: 1 - AC não adequado para a dimensão da autocaravana. No site do fabricante diz para veículos até 5,5 m e a minha tinha 6,7. Contudo o vendedor, disse que os 5.5 m que a marca se refere têm a ver com a célula e não com o comprimento total do carro. 2 - colocaram a tubagem do AC a passar por baixo da autocaravana (da parte de fora e sem grande isolamento), levando a que o ar do AC aquece de imediato.

Depois deste situação, exigi a troca do equipamento e fiquei com o seguinte sistema:

2) Dometic B1600 Plus + conversor Waeco de 2000 W + 2 baterias de 100 ap cada – o AC ficou montado a meio da autocaravana. Posso dizer que se sentiu claras melhorias e conseguia sentir o frio a sair do equipamento. Contudo, quando a temperatura exterior passa dos 26ºC o AC não fazia nada e se tivesse a sorte de fazer uma viagem por Espanha em pleno Agosta e apanhar o sol de frente, então o melhor é parar o AC e abrir todos os vidros possíveis.

Resumindo, para utilizar durante a viagem, não há melhor do que ter AC no carro e hoje em dia é possível colocar praticamente em todos os modelos que existem.

O sistema ideal é ter os dois, o do carro para a viagem (que também consegue refrescar a célula) e o de célula para quando esta parado.

Existe ainda um problema para utilizar os AC de célula em viagem. Se tiver uma autocaravana grande, vai precisar de um AC mais potente e depois não vai conseguir ter o sistema de conversão de 220v para 12 v que funcione. Aliás, se vir no site da Dometic, penso que eles são têm esse kit de conversão até ao B1600 ou quanto muito até ao B2200.

Agora a decisão esta nas suas mãos.

Qualquer dúvida disponha.

Cumprimentos,
Amendoeira

Registado: sexta set 12, 2008 8:54 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes