por danibeja » quinta mai 12, 2011 6:15 pm
Boa tarde,
Vou dar a minha modesta opinião...
Em relação ao motor, tanto pode ser de origem PSA (Peugeot/Citroen), como pode ser de origem Fiat, pois os 3 modelos semelhantes nos motores 1.9 com ou sem turbo, vieram com ambos, independentemente da marca de origem... pelo menos assim tenho visto, seja Fiat com motor PSA, ou PSA com motor Fiat...
No caso em concreto, presumo que o motor seja de origem PSA, pois vem equipado com uma caixa de velocidades com afinação automática do cabo de embraiagem, que consiste numa pequena serrilha, que é semelhante aos afinadores dos calces de tambor (travões) do eixo traseiro ...
Ora, quando o pedal não volta à posição de cima, poderão ser vários factores que o impeçam, desde molas pasmadas, cabo com as suas qualidades perdidas (a fazer de elástico, ou até a partir) e na pior das hipóteses até poderá ser as molas da prensa do volante do motor...
No paragrafo anterior não podemos esquecer a origem do problema, que na sua base é o desgaste do disco de embraiagem...
Quando os companheiros puxam o pedal para cima estão pura e simplesmente a afinar o cabo de embraiagem, que deveria ser automático... Que a confirmar-se o que estou a dizer/escrever, eu começaria por substituir o cabo de embraiagem, em virtude de o disco, na minha opinião, só se dever trocar (e neste caso um kit completo de embraiagem) quando aparecem os primeiros sintomas de querer patinar, pois consoante a condução de cada um, o disco pode durar 30 000 Km ou mais de 300 000 KM...
Como experiência também poderá retirar o cabo fora e verificar se o mesmo corre bem dentro da capa (tipo capa de travões de bicicleta), e caso negativo, injecte bastante liquido anti ferrugem tipo Bala / WD40 , até que fique sol-tinha, e desta forma as molas que ajudam o afinador na sua acção já terão força para lhe dar a afinação necessária...
Acredito que esse disco de embraiagem aguente ainda muitos anos, pois por natureza da construção já vem reforçados...
Se a embraiagem abrir de forma Hidráulica, subscrevo a explicação do companheiro Dias UMM4x4
Grande abraço,
Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )
"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja
Membro do Clube Autocaravanista Itinerante
Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD