A primeira e a marcha-atrás são uma desgraça...

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

A primeira e a marcha-atrás são uma desgraça...

Mensagempor Mcas » quarta mai 11, 2011 9:25 pm

Viva!

Felizmente não é com a minha Juliette, mas é com uma prima, uma Peugeot Boxer. Explico: quando desligada, as mudanças entram todas, sem problemas; depois de ligada, a 1ª mudança custa a entrar e é precisa muita paciência para engrenar a marcha-atrás. As outras mudanças, sem problemas quando em andamento. Problema de caixa de velocidades, diremos todos, mas alguém querem avançar com uma pequena explicação para o fenómeno? Obrigado.
Cumprimentos a todos...
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor António Esteves » quarta mai 11, 2011 9:30 pm

Caro companheiro
Pelos sintomas muito genéricos que aponta, considere antes o desgaste do disco da embraiagem do que qaulquer anomalia na caixa de velocidades. Custa a entrar a 1ª e sobretudo a marcha atrás porque são as mudanças que tem que entrar com o veiculo parado. As outras também estão a custar a entrar mas como entram com o veiculo en andamento a sincronização da caixa de velocidades facilita essa entrada e não nota essa dificuldade. Mas com o tempo vai verificar que nem as outras velocidades vai conseguir engrenar a menos que mude o disco da embraiagem.
Espero ter ajudado
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

Mensagempor João Morgado » quarta mai 11, 2011 10:22 pm

Companheiro Mcas,
Experimente puxar o pedal da embraiagem para cima, ou seja, ao contrário do que faz quando quer meter a mudança. A mim já me aconteceu querer engatar a 1ª para arrancar e ela não entrava. Tentava várias vezes e nada, até me levar quase ao desespero, porque estava fora de Portugal e já me via a ter de recorrer a um mecânico. De repente não sei como é que me lembrei e puxei com o pé o pedal da embraiagem e ele avançou alguns centimetros. A seguir experimentei e a mudança entrou logo. Agora de vez em quando faço esse procedimento e nunca mais me aconteceu.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

faça o seguinte

Mensagempor JOAO DUARTE » quarta mai 11, 2011 10:35 pm

boa noite companheiro Mcas

eu sou mecanico e quero lhe informar o seguinte

1: a primeira e a marcha a tras sao mudanças de força e é natural que custe entrar um pouco.....mas faça o seguinte para ver se é da caixa ou da embraiagem!

1:meta a carrinha a trabalhar
2: carregue no pedal de embraiagem e deixe estar 2 minutos ou 3
3:depois do tempo passado meta a muda a mudança

se a mudança entar é sinal que o disco de embraiagem nao esta a parar e precisa de subst o disco.....mas dou-lhe um conselho se subst o disco mande recteficar o volante do motor e meta uma embraiagem reforçada para nao voltar a ter o mesmo problema

se nada em cima nao funcionar faça o seguinte

1: meta a carrinha a trabalhar
2: carregue 2 vezes no pedal de embraiagem e a 3 meta a mudança

se entar é melhor é sinal que tem que reparar a caixa de velocidades porque as anilhas ja estao com desgaste

espero ter ajudado

cumprimentos

joao duarte
JOAO DUARTE

Registado: quarta fev 16, 2011 10:46 am

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta mai 12, 2011 8:06 am

João Morgado Escreveu:Companheiro Mcas,
Experimente puxar o pedal da embraiagem para cima, ou seja, ao contrário do que faz quando quer meter a mudança. A mim já me aconteceu querer engatar a 1ª para arrancar e ela não entrava. Tentava várias vezes e nada, até me levar quase ao desespero, porque estava fora de Portugal e já me via a ter de recorrer a um mecânico. De repente não sei como é que me lembrei e puxei com o pé o pedal da embraiagem e ele avançou alguns centimetros. A seguir experimentei e a mudança entrou logo. Agora de vez em quando faço esse procedimento e nunca mais me aconteceu.
Saudações

Boas

Este procedimento de levantar para cima o pedal da embraiagem vai certamente resolver o problema, pois acontece com todas com igual sistema.
Torna-se necessário efectuar de vez em quando o levantamento do pedal de embraiagem.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor Paulo » quinta mai 12, 2011 8:33 am

Bom dia,

Também tive o mesmo problema na minha 1ª AC (FIAT Ducato). A solução era mesmo levantar o pedal de vez em quando. Esta situação foi depois reparada em garantia, tendo sido substituído o emissor/receptor do hidráulico do sistema de travão.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Dias UMM4x4 » quinta mai 12, 2011 2:26 pm

Boa tarde
Vou dar a minha opinião embora desconheça o sistema da Fiat, mas por norma o funcionamento é idêntico a todas as viaturas.
Quando o disco de embraigem está em fim de vida um dos sintomas que surge é quando estamos a engrenar a 3ª velocidade é ouvir o arranhar e custa um pouco a colocar a mesma, o outro sintoma é o aumento da aceleração sem que haja a devida correspondência motor/caixa (patina).
Pelos sintomas que descreve o problema deixa de estar no disco de embraiagem, mas sim da interrupção motor/caixa, interrupção esta que é acionada por cabo ou hidraulicamente.
Se a sua embraiagem é acionada por cabo tente dar uma afinação do mesmo.
Se a embraiagem é hidraulica mande purgar o sistema quer na bomba principal bem como na bomba secundária.
Se o sistema de acionamento da embraiagem se encontra desafinado (cabo ou hidraulica), ao acionar o pedal de embraiagem não irá acionar a forquilha correctamente, a forquilha não irá efectuar o deslizamento do rolamento de encosto de forma a comprimir a prensa para que através do prato móvel liberte o disco de embraiagem interrompendo o movimento do motor á caixa de velocidades.
A má afinação do pedal de embraiagem irá refletir principalmente quando o veiculo está parado com o motor em funcionamento e tentamos colocar uma mudança de força neste caso a 1ª ou a Marcha-atrás enquanto que as restantes mudanças entram na normalidade.
Pelos comentários que li de alguns colegas deduzo que a sua embraiagem é hidraulica, tendo praticamente todos referindo que tinham de levantar o pedal de embraiagem para minimizar o problema, ao levantar o pedal faz com que entre mais óleo na bomba principal, ao entrar mais óleo o circuito fica bem atestado fazendo com que não perca pressão e aumente o curso da bomba secundária,bomba esta que vai actuar sob a forquilha, neste caso a bomba principal de embraiagem não se encontra em perfeito estado de funcionamento.

Dica:
Seguindo a dica dos colegas (levantar o pedal de embraiagem), se deixar de ter problemas em engrenar a 1ª e R, coloque uma mola na parte superior do pedal para o ajudar a recolher, evita ter de andar a levantar o pedal.
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor txinho » quinta mai 12, 2011 5:32 pm

Boa tarde,

De mecánica não percebo nada :lol: , contudo reparei que estão todos a dar soluções para sistema Fiat e o companheiro Mcas tem o problema numa Peugeot Boxer :? serão identicos :?:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor danibeja » quinta mai 12, 2011 6:15 pm

Boa tarde,

Vou dar a minha modesta opinião...

Em relação ao motor, tanto pode ser de origem PSA (Peugeot/Citroen), como pode ser de origem Fiat, pois os 3 modelos semelhantes nos motores 1.9 com ou sem turbo, vieram com ambos, independentemente da marca de origem... pelo menos assim tenho visto, seja Fiat com motor PSA, ou PSA com motor Fiat...

No caso em concreto, presumo que o motor seja de origem PSA, pois vem equipado com uma caixa de velocidades com afinação automática do cabo de embraiagem, que consiste numa pequena serrilha, que é semelhante aos afinadores dos calces de tambor (travões) do eixo traseiro ...

Ora, quando o pedal não volta à posição de cima, poderão ser vários factores que o impeçam, desde molas pasmadas, cabo com as suas qualidades perdidas (a fazer de elástico, ou até a partir) e na pior das hipóteses até poderá ser as molas da prensa do volante do motor...

No paragrafo anterior não podemos esquecer a origem do problema, que na sua base é o desgaste do disco de embraiagem...

Quando os companheiros puxam o pedal para cima estão pura e simplesmente a afinar o cabo de embraiagem, que deveria ser automático... Que a confirmar-se o que estou a dizer/escrever, eu começaria por substituir o cabo de embraiagem, em virtude de o disco, na minha opinião, só se dever trocar (e neste caso um kit completo de embraiagem) quando aparecem os primeiros sintomas de querer patinar, pois consoante a condução de cada um, o disco pode durar 30 000 Km ou mais de 300 000 KM...

Como experiência também poderá retirar o cabo fora e verificar se o mesmo corre bem dentro da capa (tipo capa de travões de bicicleta), e caso negativo, injecte bastante liquido anti ferrugem tipo Bala / WD40 , até que fique sol-tinha, e desta forma as molas que ajudam o afinador na sua acção já terão força para lhe dar a afinação necessária...

Acredito que esse disco de embraiagem aguente ainda muitos anos, pois por natureza da construção já vem reforçados...

Se a embraiagem abrir de forma Hidráulica, subscrevo a explicação do companheiro Dias UMM4x4

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Mcas » quinta mai 12, 2011 11:33 pm

Vivam!!
Obrigado a TODOS os companheiros. Como disse, não é a minha Juliette que está menos bem (Fiat Ducato), mas uma prima (Peugeot Boxer) com mais uns anitos e mais rodada...
O diagnóstico está feito e os vossos juízos confirmaram-se: é mesmo um problema de embraiagem, que vai ser substituída, e far-se-á também uma revisão à caixa de velocidades para sossegar. O dono está a equacionar transformá-la em AV.
Obrigado uma vez mais pelas participações. O que se aprende por aqui!!!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes