por mfortunato » terça fev 22, 2011 12:52 am
Boas
Faço compras on-line com alguma frequência, 2 a 3 vezes por mês.
Só pago pelo Paypal, se o site vendedor não aceitar este meio de pagamento também não confio nele.
Não vario muito de lojas, algum material para a mota e bicicleta, aliás quase tudo o que tenho comprei na net.
O Paypal tem a vantagem de ter um espaço de resolução de litígios e uma segurança até 1000€;
Com essa ferramenta, ao recebermos a mercadoria, se esta não estiver em conformidade a reclamação para o fornecedor é feita no site do Paypal, eles “cativam” o dinheiro ao vendedor e se este não responder devolvem o dinheiro ao comprador.
Já aconteceu comigo e funcionou muito bem.
No Ebay, onde mais utilizo, a mesma coisa, se o pagamento não poder ser feito por Paypal não compro.
Por vezes o que me acontece é o vendedor enviar-me um mail a propor que o negócio se faça extra ebay e sem paypal, mas quando propõe isso oferece um bom desconto, pois estes serviços são sempre pagos pelo vendedor. Nestes casos, e se confiar, faço o pagamento por transferência bancária, mas assim os custos passam para o comprador. O tempo de entrega também aumenta, pois a mercadoria só é expedida após a confirmação do pagamento.
Também utilizo o Paypal para receber dinheiro, geralmente em vendas no ebay, a desvantagem é que se paga muito (mais de 4%) e só compensa fazer o reembolso para a conta a partir de 100€, mas a vantagem é que se aumenta e muito os potenciais compradores.
Em matéria de defesa do consumidor no comércio electrónico até se pode dizer que a legislação existente é mais rigorosa que a do comércio tradicional, mas isto é só formalmente.
Dentro da União Europeia a legislação é toda igual, mas diga-se que não conheço uma única loja on-line, mesmo de Portugal para Portugal, que a cumpra na íntegra, nesse aspecto os alemães são os mais cumpridores.
Quanto à segurança de transmitir os dados do cartão, acho que o risco é praticamente o mesmo de fazer um pagamento numa loja e passar-mos o cartão para a mão do funcionário.
Aqui também vejo vantagens no paypal; aberta a conta com um cartão associado não tem que voltar a colocar mais os dados enquanto o cartão tiver validade, pode inclusivamente associar várias moradas de entrega.
Durante o negócio todos os paços são documentados, para terem uma ideia:
Ontem comprei no ebay uma bolsa para o telemóvel, paguei por Paypal logo de seguida, em 3 minutos recebi 3 mail’s: 1 do paypal com o recibo, outro do vendedor via ebay a confirmar a encomenda (este com os contactos directos do vendedor) e um outro da mesma forma em que o vendedor confirma que o pagamento estava feito.
Hoje (menos de 24h depois da compra) também via ebay, o vendedor confirmou o envio da mercadoria e informou o número da carta de porte, com isso posso verificar o trajecto da encomenda no site da DHL.
Agora é esperar pela mercadoria, se não ma entregarem dentro de 30 dias faço a reclamação no paypal e devolvem-me todo dinheiro, sem descontar nada.
Mas claro, isto é e minha opinião, nunca tive problemas.
Fala-se de grandes vigarices na net, se calhar eu tenho tido é sorte.
Espero ter ajudado.
Miguel Fortunato
Góis
Chausson Flash 09