por Henrique Fernandes » terça set 28, 2010 8:31 pm
Já que se fala do cubo da Shell, e para quem o não tenha conhecido, tratava-se de uma garrafa com cerca de 6 kg de butano (havia também de propano) em forma de cubo, muito prática devido à facilidade de manuseio, de arrumação e à sua grande estabilidade (o fogão de campanha/campismo que era vendido associado ao cubo era quase impossível de virar, mesmo com tachos ou panelas de dimensões razoáveis em cima).
Também eu recordo com alguma saudade esses tempos. Era uma forma fácil de obter propano sem ter de se carregar com garrafas pesadíssimas, e no caso do butano permitia - na minha humilde opinião - obter gás de melhor qualidade que o butano actualmente comercializado pela Repsol, e que contribui para alguns problemas em certos modelos de frigoríficos e esquentadores.
Sei de quem guardou garrafas do cubo e consiga recarregá-las, nomeadamente com propano, através de uma ligação sem redução, a partir de uma daquelas bilhas de tipo industrial (26 kg??), tipo sistema de vasos comunicantes.
Esta solução de recarga tem, ao que parece, 2 inconvenientes: a recarga será formalmente ilegal (e algo perigosa??) e tem de ser executada por quem, tendo experiência na área do gás (não é para "amadores"), aceite fazer o que se sabe não ser legal. Além disso só permite recarregar o cubo a uns 70 ou 80% da sua capacidade.
A alternativa, quando se fala de propano, parece consistir em Portugal nas clássicas garrafas de propano de dimensões médias da várias marcas (11 a 13 Kg de gás), com o inconveniente de o vasilhame ser bastante pesado, ou nas pequenas garrafas de 5 kg de gás da ESSO.
Resumindo, a vida não está fácil para quem gosta ou precisa de propano. Li algures neste fórum, há uns meses, que tem sido exercida por alguns companheiros uma certa "pressão" sobre a Repsol para comercializar em Portugal garrafas pequenas (cerca de 6 Kg) de propano, em substituição do desactivado cubo da Shell (para os que não sabem, esta desactivação ocorreu depois de a Repsol ter comprado a Shell aqui pela Lusitânia...). Não sei se isso já deu frutos, mas se deu espero que o propano da Repsol seja de melhor qualidade do que o butano "empestado" em óleo que nos vêem vendendo.
Corrijam-me aqueles que sabem bem mais do que eu acerca destas coisas, o que aliás não julgo ser difícil. Mas para já é esta a minha opinião.
Editado pela última vez por
Henrique Fernandes em terça set 28, 2010 8:51 pm, num total de 1 vez.