propano

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

propano

Mensagempor vitor » terça set 28, 2010 6:29 pm

Desaparecido o cubo da Shell, que usei durante anos, tive que voltar ao butano da repsol.
Tive problemas este Verão com o frigorífico (carvão no isqueiro,etc...), aparentemente por causa deste tipo de gás.
Pergunto: não apareceu ainda no mercado nacional produto semelhante ao extinto (em Portugal) cubo?
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor cookie » terça set 28, 2010 6:37 pm

mm... o que é o cubo da shell?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor RuckFules » terça set 28, 2010 6:44 pm

Vitor, o que chama cubo? Ligação directa (com a respectiva torneira) para ligar ao redutor da AC?

Se for isso, eu consegui comprar numa das instalações do importador de gás engarrafado da Repsol, que tanto serve para as bilhas de butano como propano da Repsol (Repsol mesmo, não as que transitaram da Shell para a Repsol).

Se for esse o caso posso facilitar a aquisição, pois é mesmo perto do meu trabalho.

Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

aspecto do cubo (botija de gas)

Mensagempor decarvalho » terça set 28, 2010 8:22 pm

Imagem

Vivam
aqui vai o aspecto do cubo-botija de gas
e boas voltas..
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Henrique Fernandes » terça set 28, 2010 8:31 pm

Já que se fala do cubo da Shell, e para quem o não tenha conhecido, tratava-se de uma garrafa com cerca de 6 kg de butano (havia também de propano) em forma de cubo, muito prática devido à facilidade de manuseio, de arrumação e à sua grande estabilidade (o fogão de campanha/campismo que era vendido associado ao cubo era quase impossível de virar, mesmo com tachos ou panelas de dimensões razoáveis em cima).
Também eu recordo com alguma saudade esses tempos. Era uma forma fácil de obter propano sem ter de se carregar com garrafas pesadíssimas, e no caso do butano permitia - na minha humilde opinião - obter gás de melhor qualidade que o butano actualmente comercializado pela Repsol, e que contribui para alguns problemas em certos modelos de frigoríficos e esquentadores.
Sei de quem guardou garrafas do cubo e consiga recarregá-las, nomeadamente com propano, através de uma ligação sem redução, a partir de uma daquelas bilhas de tipo industrial (26 kg??), tipo sistema de vasos comunicantes.
Esta solução de recarga tem, ao que parece, 2 inconvenientes: a recarga será formalmente ilegal (e algo perigosa??) e tem de ser executada por quem, tendo experiência na área do gás (não é para "amadores"), aceite fazer o que se sabe não ser legal. Além disso só permite recarregar o cubo a uns 70 ou 80% da sua capacidade.
A alternativa, quando se fala de propano, parece consistir em Portugal nas clássicas garrafas de propano de dimensões médias da várias marcas (11 a 13 Kg de gás), com o inconveniente de o vasilhame ser bastante pesado, ou nas pequenas garrafas de 5 kg de gás da ESSO.
Resumindo, a vida não está fácil para quem gosta ou precisa de propano. Li algures neste fórum, há uns meses, que tem sido exercida por alguns companheiros uma certa "pressão" sobre a Repsol para comercializar em Portugal garrafas pequenas (cerca de 6 Kg) de propano, em substituição do desactivado cubo da Shell (para os que não sabem, esta desactivação ocorreu depois de a Repsol ter comprado a Shell aqui pela Lusitânia...). Não sei se isso já deu frutos, mas se deu espero que o propano da Repsol seja de melhor qualidade do que o butano "empestado" em óleo que nos vêem vendendo.
Corrijam-me aqueles que sabem bem mais do que eu acerca destas coisas, o que aliás não julgo ser difícil. Mas para já é esta a minha opinião.
Editado pela última vez por Henrique Fernandes em terça set 28, 2010 8:51 pm, num total de 1 vez.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Henrique Fernandes » terça set 28, 2010 8:33 pm

Só agora vi a foto colocada pelo Decarvalho.
Eis a prova de que uma imagem vale mais que mil palavras!
Henrique Fernandes

Mensagempor RuckFules » terça set 28, 2010 9:09 pm

Sempre a aprender. Nunca tinha visto tal "cubo" :?
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor cookie » terça set 28, 2010 9:17 pm

também não conhecia.
é interessante, mais leve e de dimensões suficientes para umas saídas mais curtas.
cookie

Mensagempor João Morgado » quarta set 29, 2010 9:33 am

Olá a todos!
Também eu sinto saudades destes cubos. Eram bastante práticos e ao contrário do que diz a companheira Cookie, não serviam apenas para saídas curtas pois sempre as utilizei nas minhas viagens pela Europa e nunca fiquei "descalço". Em França também as havia (não sei se já acabaram), embora de outra marca e mais baratas do que em Portugal.
Saudações.
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor cookie » quarta set 29, 2010 10:28 am

João Morgado Escreveu:Olá a todos!
Também eu sinto saudades destes cubos. Eram bastante práticos e ao contrário do que diz a companheira Cookie, não serviam apenas para saídas curtas pois sempre as utilizei nas minhas viagens pela Europa e nunca fiquei "descalço". Em França também as havia (não sei se já acabaram), embora de outra marca e mais baratas do que em Portugal.
Saudações.

companheiro, o meu comentário tem somente a ver com as minhas/nossas saídas de inverno (para a neve) pois estamos 24h com o aquecimento ligado fora o aquecimento da água, o frigorífico e o fogão (todas as refeições que são normalmente feitas na AC) - tudo isso alimentado a gás. uma botija de propano de dimensões normais, nessas condições, não nos dura tanto quanto isso, por isso, imagino que um cubo destes - mais pequeno que as actuais botijas - dure menos.

no verão claro que a situação é muito diferente, mas no inverno com -11º...
cookie

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta set 29, 2010 11:27 am

Nesses tempos eu viajava com 2 cubos e como havia facilidade de os substituir (nomeadamente em França, onde penso que ainda são comercializados) nunca ficava enrascado, independentemente do nível de consumo e do local onde estivesse.
E como bem diz a cookie, nas saídas mais curtas dava eventualmente para levar só um.
Henrique Fernandes

Mensagempor ZecaSantos » quarta set 29, 2010 11:37 am

Companheiros,

Como todos os fins de semana estou na rua esses cubos ou as botijas de 6 kg seriam sempre curtos especialmente de inverno. Por isso sempre usei as de 11kg propano Galp.

De momento uso depósito de GPL porque é mais prático, mais barato e no estrangeiro não tenho problemas com os redutores.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Colocação GPL

Mensagempor caraujo » quarta set 29, 2010 11:43 am

Boas Companheiro ZecaSantos,

Também ando curioso e interessado no GPL.

Posso saber onde colocou o sistema e em quanto ficou o seu custo?

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor ZecaSantos » quarta set 29, 2010 11:59 am

Boas tardes Companheiros,

Caraujo o sistema GPL da minha AC foi instalado na Tedecar (Venda do Pinheiro) e no meu caso foram 600€ com um depósito de 60l, apesar do preço variar de AC para AC e de acordo com o tamanho do depósito, pois nem todas as AC têm o mesmo espaço disponível.

Um abraço

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor caraujo » quarta set 29, 2010 12:05 pm

Obrigado Companheiro Zeca,

Vai ser um assunto a ponderar...depois de homolgar a AC para os novos máximos de peso bruto... :lol:

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes