por Gomes de Sousa » sábado mar 03, 2012 7:05 pm
Caro Companheiro Calexandre:
Todos sofremos do mesmo, excesso de peso. Todos os anos, quando vou à inspeção, tenho que tomar os mesmos procedimentos que o companheiro tem que tomar, isto é, tirar o máximo de peso. Este ano, depois de tirar o máximo, passei com 3390 Kg. Quer dizer que bastava encher o depósito de combustível e colocar a minha "pendura" no seu banco e já ultrapassava o pesso. O nosso problema não está nas habilidades que temos de fazer para passar na inspeção, o nosso problema está depois em circular com a nossa "menina" em condições normais, isto é, com tudo cheiinho (depósito de águas; 2 botijas; cassete, garagem atestada do nosso bom material (vinho e cerveja); frigorífico cheio; etc. Aí sim, não são 300Kg a mais, mas sim 600 a 700Kg. Aí sim, podem comerçar aí o nossos verdadeiros problemas. Se alguma autoridade nos manda para a balança, estamos desgraçados. Espero que ninguém nos este a "ouvir", senão, é o cabo dos trabalhos. Estamos fritos. Para exemplificar, vou contar-vos um episódio que aconteceu a um cunhado meu em Chartres - França, há dois anos atrás. A polícia resolveu vir para a estrada, abrir o centro de pesagem (era um centro fixo de pesagem) e mandar toda a gente para a balança. Quando chegou a vez do meu cunhado, a Autocaravana só pesava 4200 Kg. Resultado a polícia disse-lhe três coisas, a saber:
1º - A Autocaravana só podia sair dali com o peso correto(3500 Kg), logo tinha de despejar tudo, incluindo mulher e três filhos. Por execesso de peso - multa.
2º - Ele não possuía carta de pesados - multa.
3º - Se acontecesse algum acidente, a companhia de seguros punha o "rabinho de fora" devido aos dois factores anteriormente referidos.
Com muita calma, o meu cunhado convidou-o a entrar na Autocaravana e mostrou-lhe tudo, mulher, filhos roupas, comida, vinho e cerveja francesa (o meu cunhado já estava de regresso). Disse-lhe que as Autocaravanas já saem de fábrica com o peso praticamente no limite. Em tom de brincadeira disse-lhe que a mulher sim, essa podia ser deixada, era um favor que lhe fazia, agora os filhos não. Como o polícia era 5***** (felizmente ainda há polícias assim) e como viu que o meu cunhado não tinha nada a esconder, deixou-o seguir e disse-lhe que se acontecesse alguma coisa que ele (polícia) não o tinha visto, não o tinha visto, etc. No entanto, não o deixou partir sem antes lhe deixar uma recomendação. Disse-lhe o polícia que em França, para resolverem estes problemas, autorizaram as cartas de condução tipo B, a conduzirem Autocaravanas com peso até 4250 Kg, dado serem considerados veículos de passeio. Por isso em Portugal que fizessem a mesma coisa. O problema não está em pagar a multa e seguir viagem, não. O problema é que não podemos sair do sítio. Por isso companheiro Calexandre, arrisco-me a dizer-lhe que andamos todos, ou quase todos, em transgressão. Aproveito a oportunidade para perguntar a todos os companheiros autocaravanistas portugueses, Stands de venda de autocaravanas, Concessionórios, Federação e a todos os outros clubes associações de autocaravanistas, o que, todos juntos, podemos fazer para resolver, de uma vez por todas, este nosso sofrimento. Por mim podem contar com a minha colaboração e disponibilidade. Por que não fazer uma petição, ou outra coisa qualquer e enviá-la à nossa Assembleia da Repúblicaou ao membro do com a tutela deste assunto? O que dizem? Já há muito tempo que andava com vontade para escrever sobre isto. Agora, não consegui resistir e aqui estou eu. O companheiro Danibeja, dominando perfeitamente esta área, o que nos pode dizer e em que pode ajudar? Convinha acabar com o nosso sofrimento de uma vez por todas. Todos juntos podíamos fazer uma coisa bonita. Obrigado a todos e contem comigo. Convinha não deixar esmorecer este nosso problema.
Cumprimentos
Gomes de Sousa