inspecção obrigatória

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 24, 2009 11:30 pm

Qual deles Antonio...?! O Maior ou o mais pequeno???? :lol: :lol:

[img=http://img440.imageshack.us/img440/4630/55465565.jpg]

Um abraço, :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Papa Léguas » terça mar 24, 2009 11:39 pm

No Blogue do CAB - Círculo de Autocaravanistas da Blogo-esfera - foi colocado um endereço do CÓDIGO DA ESTRADA.NET.

Este portal tem as mais diversas informações sobre a matéria e, no caso de não ter, existe um Fórum que permite colocar dúvidas. Normalmente é quase sempre dada uma resposta devidamente documentada.

Podem aceder ao Portal em http://portal.codigodaestrada.net/

Podem aceder ao Fórum em http://forum.codigodaestrada.net/

Espero ter sido útil.

Um Abraço
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor Chip » domingo abr 05, 2009 8:39 pm

Boa Noite

desde já o meus agradecimentos pelo tópico e informações prestadas, bastante uteis no meu entender.

queria saber uma questão: a minha AC é de 2000Kg e na ultima inpecção, o inpector encontrava-se na AC e no "rolo" foi atrás e à frente algumas vezes, penso que por uma boa causa (a máquina estava a dar erro nalguma coisa)(este argumentou que não fosse assim não passava, julgo que nos travões de trás). numa das vezes que veio atrás e como não conseguia vencer a força centrifuga de rolo e transposição do mesmo, este ganhou balanço e pimba passou o rolo como se de um passeio se tratasse. aconteceu que partiu-se os compassos de algumas portas dos armários e outros promenores que vão aparecendo depois, como por exemplo suspenção pneumatica, amortecedores etc.
é óbvio que fiquei com o prejuízo, mas está na altura de voltar á inspecção e pretendo falar com o centro ou inspector. posso recusar ser ele a conduzir o carro? ou o que me aconselham?
UM ABRAÇO
Chip

Registado: domingo Oct 12, 2008 9:09 pm

Re: inspecção obrigatória

Mensagempor spedy » segunda fev 13, 2012 9:34 am

Bom dia uma boa questão que também gostava de saber a resposta.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor THOR » segunda fev 13, 2012 4:18 pm

Boas quanto ao peso eu conduzo no trabalho uma iveco homologada para 3500 kg, acontece que quando vai á inspeção tem que ir vazia e o deposito no mínimo pois ela pesa só 3420kg
então passa sempre no limite. É claro que sempre que vai á balança a empresa paga sempre a multa (e não é a primeira).

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor cookie » segunda fev 13, 2012 10:42 pm

Companheiros, relativamente à questão do kit de luzes ser obrigatório em espanha, e já agora o 2º triângulo (1 para a traseira do carro outro para a frente), essa obrigatoriedade não se aplica aos turistas - informação que me foi dada pela guardia civil.

ainda assim andava com esses elementos extra.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor calexandre » sábado mar 03, 2012 5:47 pm

Boas tardes companheiros.

levei AC hoje pela 1ª vez à inspecção, surpresa a minha !!! chumbou...!!!!! :shock: :cry:

300 Kg de peso a mais....
Travão de mão a não funcionar com as percentagens pretendidas pelo inspector, e,
Pneus com a medida incorrecta.

O mais caricato é que foi feita a inspecção, quando fiz o negocio ( o ano passado ), exatamente
como ela está, e passou sem nenhuma anotação :shock: :shock: :shock: .

Vou ter que ir à Mercedes pedir uma Declaração em como pode circular com aquela medida de pneu ( as Furgão Sprinter
utilizam aquela medida ).
Afinar o Travão de Mão, e o pior, tirar 300 Kg do seu interior......
Solução :
- Tirar 2 Botijas de Gás, Bateria da célula, Gavetas dos móveis, colchões, Pneu suplente, mesa da sala, roupas, tudo o que está na " Garagem ", cassete, reservatórios das aguas completamente vazios, deposito de combustível na reserva, esponjas dos bancos,.... e o mais importante... tratamento de emagrecimento ao condutor ( muito importante ) :twisted: :D :twisted: :D :twisted: :D
Vamos lá ver se me safo...... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Carlos Alexandre
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

Mensagempor Aleluia » sábado mar 03, 2012 6:30 pm

Boas tardes companheiro Carlos.
Eu depois de ter a declaração da Mercedes, de esvaziar o deposito de água e ter o deposito de combustível +/- meio, tirar algum extra não fundamental da garagem,
experimentáva outro centro de inspecções.
Já agora, qual é a tua AC ?

Que corra tudo bem, na próxima inspecção.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Gomes de Sousa » sábado mar 03, 2012 7:05 pm

Caro Companheiro Calexandre:

Todos sofremos do mesmo, excesso de peso. Todos os anos, quando vou à inspeção, tenho que tomar os mesmos procedimentos que o companheiro tem que tomar, isto é, tirar o máximo de peso. Este ano, depois de tirar o máximo, passei com 3390 Kg. Quer dizer que bastava encher o depósito de combustível e colocar a minha "pendura" no seu banco e já ultrapassava o pesso. O nosso problema não está nas habilidades que temos de fazer para passar na inspeção, o nosso problema está depois em circular com a nossa "menina" em condições normais, isto é, com tudo cheiinho (depósito de águas; 2 botijas; cassete, garagem atestada do nosso bom material (vinho e cerveja); frigorífico cheio; etc. Aí sim, não são 300Kg a mais, mas sim 600 a 700Kg. Aí sim, podem comerçar aí o nossos verdadeiros problemas. Se alguma autoridade nos manda para a balança, estamos desgraçados. Espero que ninguém nos este a "ouvir", senão, é o cabo dos trabalhos. Estamos fritos. Para exemplificar, vou contar-vos um episódio que aconteceu a um cunhado meu em Chartres - França, há dois anos atrás. A polícia resolveu vir para a estrada, abrir o centro de pesagem (era um centro fixo de pesagem) e mandar toda a gente para a balança. Quando chegou a vez do meu cunhado, a Autocaravana pesava 4200 Kg. Resultado a polícia disse-lhe três coisas, a saber:
1º - A Autocaravana só podia sair dali com o peso correto(3500 Kg), logo tinha de despejar tudo, incluindo mulher e três filhos. Por execesso de peso - multa.
2º - Ele não possuía carta de pesados - multa.
3º - Se acontecesse algum acidente, a companhia de seguros punha o "rabinho de fora" devido aos dois factores anteriormente referidos.
Com muita calma, o meu cunhado convidou-o a entrar na Autocaravana e mostrou-lhe tudo, mulher, filhos roupas, comida, vinho e cerveja francesa (o meu cunhado já estava de regresso). Disse-lhe que as Autocaravanas já saem de fábrica com o peso praticamente no limite. Em tom de brincadeira disse-lhe que a mulher sim, essa podia ser deixada, era um favor que lhe fazia, agora os filhos não. Como o polícia era 5***** (felizmente ainda há polícias assim) e como viu que o meu cunhado não tinha nada a esconder, deixou-o seguir e disse-lhe que se acontecesse alguma coisa que ele (polícia) não o tinha visto, não o tinha visto, etc. No entanto, não o deixou partir sem antes lhe deixar uma recomendação. Disse-lhe o polícia que em França, para resolverem estes problemas, autorizaram as cartas de condução tipo B, a conduzirem Autocaravanas com peso até 4250 Kg, dado serem considerados veículos de passeio. Por isso em Portugal que fizessem a mesma coisa. O problema não está em pagar a multa e seguir viagem, não. O problema é que não podemos sair do sítio. Por isso companheiro Calexandre, arrisco-me a dizer-lhe que andamos todos, ou quase todos, em transgressão. Aproveito a oportunidade para perguntar a todos os companheiros autocaravanistas portugueses, Stands de venda de autocaravanas, Concessionórios, Federação e a todos os outros clubes associações de autocaravanistas, o que, todos juntos, podemos fazer para resolver, de uma vez por todas, este nosso sofrimento. Por mim podem contar com a minha colaboração e disponibilidade. Por que não fazer uma petição, ou outra coisa qualquer e enviá-la à nossa Assembleia da Repúblicaou ao membro do com a tutela deste assunto? O que dizem? Já há muito tempo que andava com vontade para escrever sobre isto. Agora, não consegui resistir e aqui estou eu. O companheiro Danibeja, dominando perfeitamente esta área, o que nos pode dizer e em que pode ajudar? Convinha acabar com o nosso sofrimento de uma vez por todas. Todos juntos podíamos fazer uma coisa bonita. Obrigado a todos e contem comigo. Convinha não deixar esmorecer este nosso problema.
Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa

Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm

Mensagempor carlos36 » sábado mar 03, 2012 7:22 pm

boas
Quanto ao meu caso quando vou a inspeçao e sempre uma tourada pq sou eu que tenho que indicar qual e a lei pq a minha autocaravana pesa 3200kg mas foi homologada como carro pesado porque ja vinha homologada no livrete alemao para 4250kg e como no nosso pais tudo o que passa de 3500kg e pesado nao consegui fazer nada.

cumprimentos

carlos pereira
carlos36

Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm

Mensagempor danibeja » sábado mar 03, 2012 8:13 pm

Boa tarde,

Companheiro Gomes de Sousa, tem toda a razão, e inclusive a União europeia está a obrigar os países que a compõem, a uniformizarem a legislação de trânsito, e essa uniformização também vai no sentido de as ACs até 4250Kg poderem ser conduzidas por titulares da Categoria B (ligeiros)...

Ora agora resta saber o que podemos fazer... na minha opinião:

A petição é uma boa ideia,mas já está um pouco banalizada, pois hoje em dia fazem-se petições por tudo e por nada...

Quem deveria exercer força sobre o legislador eram as Federações, mas parece-me que nenhuma das duas está interessada em fazer alguma coisa pelo Autocaravanismo... que eu tenha conhecimento, até hoje nenhuma das duas fez alguma coisa em prol do Autocaravanismo...
Estas palavras são para ver se alguma das duas se digna a fazer alguma coisinha...

Num outro tópico (que não encontrei), eu postei algumas indicações em relação ao transporte de mercadorias, no entanto faz sentido voltar a explicar algumas coisas...
A legislação que prevê o excesso de peso é o DL n.º 257/2007, de 16JUL :
Artigo 1.º
Âmbito
1 - O presente decreto-lei aplica-se ao transporte rodoviário de mercadorias efectuado por meio de veículos automóveis ou conjuntos de veículos de mercadorias, com peso bruto igual ou superior a 2500 kg.
Artigo 2.º
Definições
Para efeitos do disposto no presente decreto-lei e legislação complementar, considera-se:
a) «Transporte rodoviário de mercadorias» a actividade de natureza logística e operacional que envolve a deslocação física de mercadorias em veículos automóveis ou conjuntos de veículos, podendo envolver ainda operações de manuseamento dessas mercadorias, designadamente grupagem, triagem, recepção, armazenamento e distribuição;
..............
d) «Mercadorias» toda a espécie de produtos ou objectos, com ou sem valor comercial, que possam ser transportados em veículos automóveis ou conjuntos de veículos;
Artigo 31.º
Excesso de carga
1 - A realização de transportes com excesso de carga é punível com coima de € 500 a € 1 500, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.
2 - Sempre que o excesso de carga seja igual ou superior a 25 % do peso bruto do veículo, a infracção é punível com coima de € 1 250 a € 3 740.
3 - No caso da infracção a que se refere o número anterior, a entidade fiscalizadora pode ordenar a imobilização do veículo até que a carga em excesso seja transferida, podendo ainda ordenar a deslocação e acompanhar o veículo até local apropriado para a descarga, recaindo sobre o infractor o ónus com as operações de descarga ou transbordo da mercadoria.
4 - Sempre que o excesso de carga se verifique no decurso de um transporte em regime de carga completa, a infracção é imputável ao expedidor e ao transportador, em comparticipação, salvo nos casos em que o expedidor, os seus agentes ou o carregador disponham de equipamento de pesagem no local do carregamento da mercadoria, ou em caso de embalagens ou unidades de carga com peso unitário predefinido, em que a infracção é imputável apenas ao expedidor.
5 - Nenhum condutor se pode escusar a levar o veículo à pesagem nas balanças ao serviço das entidades fiscalizadoras, que se encontrem num raio de 5 km do local onde se verifique a intervenção das mesmas, sendo punível tal conduta com a coima referida no n.º 2 deste artigo, sem prejuízo da responsabilidade criminal a que houver lugar. (Acórdão Tribunal Constitucional n.º 359/2001, de 12JUL – P.º n.º 107/2001)

Resta informar que a taxa de erro das balanças é de 5% logo 3500Kg * 1,05 = 3675Kg , se transportarem um peso inferior seguem viagem normalmente...
para ser obrigado a despejar tudo do (artigo 31º nº 3) veículo de 3500Kg é necessário transportar 3500Kg * 1,25 = 4375Kg , o que eu acho um exagero de peso a mais, pois que circulem com peso a mais tudo bem agora com quase mil quilos a mais...

Grande abraço,

Danibeja
Editado pela última vez por danibeja em sábado mar 03, 2012 9:10 pm, num total de 1 vez.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor spedy » sábado mar 03, 2012 8:16 pm

hoje fui pesar a minha com os depositos cheios e duas bilhas: 3460kg :oops: ou seja basta eu entrar para estar tudo tramado!!!! resta dizer que tinha "dispensa" vazia....
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Gomes de Sousa » sábado mar 03, 2012 9:05 pm

Companheiro Danibeja:

Obrigado pelo seu esclarecimento. Assim torna-se muito fácil as pessoas conversarem e verificarem o quanto é necessário o diálogo civilizado entre pessoas de bem. A sua participação, com os seus esclarecimentos sempre sábios, só vem demonstrar que, se não forem outros, temos que ser nós a tratar dos nosssos interesses. Vai ver que, no final, essa ditas Federações vão puxar para si os galões da conquista. Companheiro spedy, como vê também faz parte do "meu" clube, os "ultrapassadores de peso". Acreditem, temos muito que fazer. Por mim, vou começar já a mover os meus direitos de cidadania e começar a escrever a quem de direito. Secretário de Estado dos Transportes Rodoviários ? Talvez!!! Se não for, alguém me há-de responder. E por que não escrever a um amigalhaço que tenho no Parlamento Europeu? Pode ser que esteja interessados no assunto e queira ganhar uns votitos, quem sabe? Neste assunto, alguém vai ter de me aturar, vai ser o meu hoby. Depois vou dando notícias.
Cumprimentos

Gomes de Sousa
Gomes de Sousa

Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm

Mensagempor Aleluia » sábado mar 03, 2012 9:25 pm

Boas noites companheiros.
Boa noite companheiro Gomes de Sousa.
Por vezes temos que nos valer de alguns conhecimentos que temos, mesmo que isso nus custe.
Já que tem essa hipótese, porque não.
Penso que todos nós agradecemos. Mesmo que a tentativa seja infrutífera, pelo menos faz que com se fale no assunto e, penso que isso já é um ganho.
Boa sorte,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor calexandre » sábado mar 03, 2012 10:08 pm

Pois é.... :shock: , resumindo....... :shock: estou tramado com a AC :cry: :oops:

Todos os anos terei que "estropiar" a AC, na altura de ir à inspecção.

Colega Danibeja, o inspector pediu-me que arranja-se a declaração para os pneumáticos, e deu-me a entender, que a teria que amostrar na reinspecção. Não terei que alterar o Livrete?????

A AC é uma Integral Mercedes Esterel Manhattan ( Sprinter 412 D ).

Carlos Alexandre
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 76 visitantes