inspecção obrigatória

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

inspecção obrigatória

Mensagempor ruca » quarta mar 18, 2009 2:05 pm

Boa tarde companheiros, tenho este mês a inspecção da minha AC gostava de saber se é obrigatório levar extintor, tambem me disseram que temos de ter 2 coletes e uma caixa de lâmpadas suplentes, será? :shock:
já agora alguem me sabe dizer a referência das lâmpadas da ducato 2.8 de 2002?
gratos pela atenção
ao vosso dispor
ruca 8)
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor António » quarta mar 18, 2009 9:33 pm

Por acaso foi hoje á inspecção e embora tenha esse material todo, ninguém me perguntou por ele, dai não deva ser obrigatório (acho eu )

E fiquei a saber depois de perguntar lá que posso colocar peliculas nos acrilicos da celula que eles não dizem nada e não é necessario serem homologadas.
O ano passado embirraram que tinha de ter 2 luzes de minimos em cima na Capucine, não coloquei nada e perguntei se este ano estava bem ( já que não dizia nada disso) resposta pronta : Só se for pesado tem de ter, os ligeiros não!.
Um Abraço
António
António

Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm

Mensagempor albi » quarta mar 18, 2009 10:45 pm

Nas inspecções é feito as AC o mesmo que a qualquer ligeiro de passageiros.
Só é necessário um colete e as lâmpadas não são obrigatórias, mas da um certo jeito andar com elas na AC para o caso de se fundir alguma.
É necessário é ter cuidado com o peso da própria, em alguns modelos é necessário levar os depósitos e bagageiras vazias, para não serem ultrapassados os 3500Kg.

Saudações
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mar 18, 2009 11:11 pm

Boa noite, Antonio

Em relação às luzes no Capucine, eles alegam que ao colocarmos o toldo, as luzes trazeiras também no tôpo deixam de se ver e por isso se torna necessário as luzes à frente. Ou se a AC exceder os 7 Mt de comprimento...também já ouvi este argumento.

Mas realmente a disparidade de regras que cada um dos centros adopta, nem sempre aquilo que serve para uns...servirà para outros.

Em relação aos coletes, realmente confirma-se que só é necessário um, além do triangulo. Nem lampadas nem extintor...no entanto ter em atenção que em Espanha é obrigatório ter um kit de lâmpadas além do "jaleco"(colete!). Em relação aos triangulos, recordo-me que em Espanha sendo obrigatório dois, mas segundo norma comunitária penso que aos estrangeiros não é extensivel esta norma.

Como piada, e para vermos como alguns centros funcionam, o ano passado foi-me chamada a atenção para o colete, que embora estivesse homologado segundo a norma europeia...faltava-lhe o E dentro de um circulo...a minha pergunta ficou sem resposta, que se por acaso eu levasse com um carro em cima quando estivesse com o dito colete, EXACTAMENTE igual a outro que eu tinha com o E...se o condutor do carro podia alegar ter vindo para cima de mim...porque eu não tinha o famoso E no colete????? e por isso não me tinha visto!!!!:roll: :roll: :roll:

Embirrações de gente que cá fora não é nada...e que lá dentro tornam-se prepotentes.
Concordo e apoio o rigôr das inspecções...agora tiques de ditadôr ou ser mais papista que o Papa tem o condão de me irritar.

Outra coisa a ter em conta. O alinhamento da direcção...atenção que nem sempre o alinhamento de fábrica que se encontra memorizado nas máquinas das oficinas que fazem esses trabalhos serão aceites nas IPO'S...por vezes esses alinhamentos não contemplam o peso que o Capucine exerce sôbre as rodas da frente(cabine) e por isso nas inspecções eles consideram as direcções "abertas" e chumbam por esse motivo.

Um abraço,
Editado pela última vez por Luis Agostinho em quarta mar 18, 2009 11:12 pm, num total de 1 vez.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Nuno Pires » quarta mar 18, 2009 11:11 pm

Boa noite a todos.

O extintor nunca me foi solicitado no centro de inspecções, mas atenção se a AC for de categoria pesado tem que ter (penso eu de que), mas sem duvida que é uma mais valia para prevenir uma grande tragédia.

Quanto as luzes «Luz delimitadora», a luz destinada a indicar a largura total do veículo, destinando-se a completar, para determinados veículos automóveis e reboques, as luzes de presença e da retaguarda dos veículos, chamando especial atenção para as suas dimensões; dai que alguns centro "reclamem" a sua presença nas AC, é muito natural para quem tem toldo que peçam que coloquem um par de luz na parte dianteira/traseira, com a desculpa de que o toldo tapa o "farolim".

Quanto ao peso nada fazer uma "limpeza geral" tirar todo o que não é preciso para a inspecção, para que desta forma também consigam saber a "margem" que têm.
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor Nuno Pires » quarta mar 18, 2009 11:29 pm

Boa noite a todos.

Deixando aqui uma "achega" ao que o Luís aqui indicou deixo aqui uma recomendação que pode ser vista no Portal da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas:

Acordos de Segurança Social

Aplicação das normas comunitárias.

Seguros:

É obrigatório o seguro automóvel contra terceiros. O “Real Automóvel Club de Espanha” dispõe de um serviço permanente de informações que poderá ser contactado através do número de telefone 900 11 22 22

Moeda local e Sistema Bancário
Moeda local: Euro

As instituições bancárias encontram-se abertas das 8h30 às 14h00. Os principais cartões de crédito são aceites.

Comunicações
A rede telefónica fixa e móvel funciona bem. Os telemóveis portugueses funcionam em Espanha.

Outras informações
Não é permitida a entrada de armas, mesmo de caça em situação regular, sem prévia declaração na fronteira.

Todos os veículos que circulem em estradas espanholas são obrigados a transportar um "kit" suplementar de luzes e dois triângulos de sinalização.

A velocidade máxima, mesmo nas autoestradas ou autovias, é de 120 Km/hora

Podem ler tudo aqui:

http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/SP
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mar 18, 2009 11:58 pm

Boa noite Nuno,

Recordo-me que na altura em que foi implementada essa norma em Espanha, numa qualquer revista do ACP e respondendo à pergunta de um sócio, a resposta que deram foi exactamente que NEM SEMPRE as normas adoptadas em determinado paìs fôsse aplicável nos restantes paises da Comunidade Europeia e dou o exemplo...em Espanha (penso?!) é obrigatório também que o dito colete estêja dentro da viatura para que o condutor ao sair da viatura avariada já venha equipado com o colete (preciosismos!) e no entanto muitos de nós devem-no ter guardado nalgum porão, nem sequer isso é referido/explicito nas normas que transcreves-te.

Em relação ao Kit de lampadas, estou 200% de acordo...pena é que nós não adoptemos a mesma norma e se deixasse de ver carros à noite, que parecem...motas!!!

Em relação aos pesados, pelo menos na minha AC, nunca me foi exigido o extintor...agora o que lhes faz muita confusão é eu não ter tacógrafo, e o ano passado ficou definitivamente esclarecido...não é obrigatório tacógrafo porque não é transporte de mercadorias nem de passageiros no sentido de transportes colectivos não havendo lugar a controle do número de horas de condução, além claro do limites de velocidade que estou obrigado a respeitar como pesado.

Mas neste aspecto estamos um bocado atrasados em relação à Europa...porque na maioria dos paises que visitei só estou impedido de atravessar as localidades ou a utilizar determinados troços de vias a partir dos 6000Kg.... ( a minha tem 5000Kg) em Portugal tudo o que sêja mais que 3500Kg é considerado pesado nem que sêja mais 1 quilito!!!
Ou sêja, para nós ou 8 ou 800... ja que não conseguimos entender o 80!!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor ruca » quinta mar 19, 2009 8:59 am

Bom dia a todos os companheiros, desde ja agradeço a vossa disponibilidade e os vossos esclarecimentos.
vamos lá a ver como vai correr a inspecção pois é como dizem depende muitas vezes não só do centro como do proprio inspector, alguns devem pensar que são reis ali dentro, uma vez com um carro até do meu pai um fulano queria que alterasse o modo como acendem os farois de nevoeiro atrás, mas o carro vinha assim de origem era um carro de 1994, foi comprado novo na for e eu disse-lhe que não alterava nada que se chumbasse o carro iria apresentar o cado na altura a DGV e á propria for luisitania pois o mesmo estava devidamente homolgado em Portugal e os carros novos da marca continuavam a sair com o mesmo funcionamento, ou seja o farol de nevoeiro traseiro podia ser ligado desde que os minimos estivessem ligados e ele entendia que so se poderia ligar com os maximos. mas depois da discução acabou por passar o carro.
ruca
ruca

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mar 19, 2009 12:02 pm

Bom dia Ruca,

Só para concluir.
Realmente é muito estranho. Se supostamente todos os veiculos/modelos são obrigados a ter uma ficha de homologação porque fôram sujeitos a uma inspecção exactamente para poderem circular não se entende porque é que chegam a uma IPO e são reprovados ou quase, por uma coisa que às vezes o próprio dono desconhece.

No caso da minha AC, era sagrado, desde a 1ª inspecção perguntavam sempre pelo tacógrafo...ora se ela tinha sido inspeccionada na antiga DGV para obter a dita homologação em Portugal,e na ficha que vinha com ela da Alemanha (comunitária!) não indicava a necessidade de tacógrafo...serei eu que tenho de responder o porquê?!?!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor ruca » segunda mar 23, 2009 2:17 pm

boa tarde companheiros, cá estou eu a chater outra vez, mas será que alguem me sabe dizer o seguinte:
1 - na inspecção eles á tara da AC sfazem algum calculo em relação aos passageiros permidos no livrete? é que no meu caso são 6 os lugares mas por norma viajamos 4 raramente 5 mas somos 2 adultos um bebe e 1/2 crianças

2- a minha AC veio da alemanha. na tara tem 3040Kg pelo que me disseram eles já estão a considerar o peso 75kg do motorista 90% da capacidade dos depositos de gua gás e respectivas botijas

grato pela atenção dispensada

ruca
ruca
ruca

Mensagempor António » segunda mar 23, 2009 5:56 pm

Amigo Ruca
A tara não lhe interessa o Peso Bruto sim não deve passar o que está no livrete.
E se um dia lhe mandarem ir á balança.....pesa com tudo o que lá estiver dentro: pessoas, água, vinho, biscoitos, etc, mas depois possivelmente fica mais leve na carteira.

Amigo A748-2

Quanto ao famigerado e malfadado e outras coisas mais chamado Tacografo ( agora digital muito mais in) quando o chatearem remata-os para aqui:
• Ao abrigo do artigo 3º do Regulamento (CE) n.º 561/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Março:
i) Veículos comerciais com estatuto histórico de acordo com a legislação do
Estado-Membro em que são conduzidos, que sejam utilizados para o
transporte não comercial de passageiros ou de mercadorias;

Porque isso dos tacografos, são uteis por um lado, mas uma autentica mina (de platina) para as autoridades, mas isso são outras historias.
Um Abraço
António
António

Mensagempor ruca » segunda mar 23, 2009 8:01 pm

Amigo Antonio, eu sei que se for a balança conta tudo mas o k eu gostava de saber e se na inspecção eles fazem algum calculo s\ o nº possivel de passageiros para adicionar ao peso k a AC tiver nesse momento.
grato pela disponibilidade.
ruca
ruca

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 24, 2009 12:15 am

Boa noite António, :wink:

Já tomei nota do dito artigo.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor António » terça mar 24, 2009 7:40 pm

Amigo Ruca

Ninguém , mas mesmo ninguém lhe pode fazer calculos de possiveis...tal.
O que conta é o momento e nada mais.
Visto de outro modo:
Imagine que o Sr. tem um veiculo de 7 passageiros ( como todos tem tara e peso total) alguém lhe pode dizer que não pode transportar 7 lutadores de sumo pois passa o peso bruto?
Não ! têm de apanhar lá os 7 lá dentro e pesar.
( agora pensando melhor!!! como se metem 7 lutadores de sumo dentro de um carro??)
Um Abraço
António
António

Mensagempor ruca » terça mar 24, 2009 9:23 pm

ok amigo Antonio obrigado por tudo
bons passeios
sempre ao dispor
ruca :)
ruca
ruca

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes