Motor aquece

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Motor aquece

Mensagempor João Morgado » terça fev 05, 2013 8:03 pm

woodsduarte Escreveu:É que como se não bastasse a minha mulher ainda não ser uma fã a 100% da AC, agora ter que gastar uma pipa de massa... :( :( :( :(

Não é fácil. :(

Vou ter que ver o que é que se passa com a Bichinha.

Companheiro, vai ter de superar isso. Desfazer-se da sua bichinha é que não vai poder ser. Antes desfazer-se da mulher :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (quando ela me vir vou ter de me esconder e já me estou a ver com um olho negro e um braço ao peito).
Um abraço
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Luis Agostinho » terça fev 05, 2013 8:06 pm

Boa noite,

Woodsduarte na realidade e por aquilo que aqui relata...todos nos limitámos a fazer conjecturas...mas de forma nenhuma a mecânica automóvel é uma "ciência exacta" então no caso da sua autocaravana sendo um modelo antigo todas as hipóteses que pusemos baseiam-se todas nos anos que a AC tem...problemas de velhice.

Pode ser uma coisa tão simples como uma abraçadeira do radiador que substiuiu mal apertada e perder água por aí...
A esta distância e perante aquilo que relatou...levou-nos a esse raciocinio...mas de forma nenhuma quer dizer que sêja mesmo a junta queimada...

Não desanime...concerteza que no meio de nós haverá alguém que o possa ajudar na forma de reparar a AC da maneira mais económica...no fim de contas é isso que todos nós fazemos...e para isso basta dizer após as operações que aqui foram sendo sugeridas nos vá dando o "feedback"...

woodsduarte Escreveu:É que como se não bastasse a minha mulher ainda não ser uma fã a 100% da AC

Só nisto é que não podemos mesmo ajudar... :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor danibeja » terça fev 05, 2013 9:52 pm

Boa noite,

Este fim de semana fico por casa, passe por aqui (Queluz), que eu tento ver....

Estou mais inclinado para o termostato ou bomba de água...

Se a bomba de água estiver avariada, normalmente tambem perde àgua, e é relativamente facil de ver....

Qual é a motorização da sua AC? Tem turbo ?

Grande abraço,

Danibeja

PS: com um bocado de cola e veda tambem se resolve.... :lol: :lol: :lol:
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luismbmp » quarta fev 20, 2013 10:29 pm

Ola, venho aqui tambem relatar o meu sucedido.

Tenho uma carrinha velha de 1993, nomeadamente uma mitsubishi L300 2.5D.
E o sintoma que o amigo woodsduarte descreve da sua AC, acontece precisamente a mesma coisa na minha carrinha. Seja de inverno ou no verão, se andar sempre a 70km/h, nunca aquece, se acelero e mantenho os 90km/h, começa a aquecer, independentemente das condições climatericas. Os mecanicos já não sabem o que fazer.
Quando a bomba de agua deu o berro, a agua saiu quase toda de repente por um furo ladrão que a bomba de agua tem, e esse mesmo furo serve para dar o sinal que a bomba de agua foi para as couves.
Depois da troca da bomba de agua pensei eu que o problema ficasse resolvido, mas não, o problema continua, ando a 70km/h e a carrinha anda que nem uma beleza sem aquecer, :)
Mudou-se a bomba de agua, sangrei o circuito de refrigeração todo, tirou-se o termostato, limpou-se e voltou-se a montar.
E lá continua ela a andar a 70km/h :) ehehehe...
Oleo sempre a nivel, não gasta anti-congelante, não faz borbulhinhas, a cor do oleo não é da cor do café, abro a tampa do radiador, acelera-se um bocado e vesse o liquido a circular.
O motor não se baba nada, a carrinha tem 175000km, quem descobre o que será :)

Descobri uma insignificante coisa, isto como é uma carrinha antiga, a ventoinha não dispara com o aquecimento do motor. A ventoinha tem um viscoso, que quando o motor aquece o viscoso da ventoinha incha e a ventoinha roda com mais intensidade. Reparei que o viscoso quando o motor esta quente, não tem resistencia, e não roda quase nada.
Mas não acredito muito que a carrinha em andamento, a receber vento frontal pelo radiador, seja o motivo para o motor aquecer tanto.

O que acham?

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor joao rafael santos » quinta fev 21, 2013 12:00 pm

Bom dia Comp.Luis
Normalmente quando o viscoso esta avariado o carro aquece veja isso OK? cumps

Joao Rafael
joao rafael
joao rafael santos

Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm

Mensagempor danibeja » quinta fev 21, 2013 4:37 pm

Luismbmp Escreveu:Ola, venho aqui tambem relatar o meu sucedido.

E o sintoma que o amigo woodsduarte descreve da sua AC, acontece precisamente a mesma coisa na minha carrinha. Seja de inverno ou no verão, se andar sempre a 70km/h, nunca aquece, se acelero e mantenho os 90km/h, começa a aquecer, independentemente das condições climatericas. Os mecanicos já não sabem o que fazer.
Quando a bomba de agua deu o berro, a agua saiu quase toda de repente por um furo ladrão que a bomba de agua tem, e esse mesmo furo serve para dar o sinal que a bomba de agua foi para as couves.
Depois da troca da bomba de agua pensei eu que o problema ficasse resolvido, mas não, o problema continua, ando a 70km/h e a carrinha anda que nem uma beleza sem aquecer, :)
Mudou-se a bomba de agua, sangrei o circuito de refrigeração todo, tirou-se o termostato, limpou-se e voltou-se a montar.
Oleo sempre a nivel, não gasta anti-congelante, não faz borbulhinhas, a cor do oleo não é da cor do café, abro a tampa do radiador, acelera-se um bocado e vesse o liquido a circular.

Descobri uma insignificante coisa, isto como é uma carrinha antiga, a ventoinha não dispara com o aquecimento do motor. A ventoinha tem um viscoso, que quando o motor aquece o viscoso da ventoinha incha e a ventoinha roda com mais intensidade. Reparei que o viscoso quando o motor esta quente, não tem resistencia, e não roda quase nada.
Mas não acredito muito que a carrinha em andamento, a receber vento frontal pelo radiador, seja o motivo para o motor aquecer tanto.

O que acham?

Abraço

Caro amigo,

Conheço extremamente bem esses motores (o meu pai teve muitas L300), para mim é um dos melhores motores que conheço...

Quando mudou a bomba de água, mudou tambem o termostato? caso afirmativo:

Desconfio que é da ventoinha, como sabe, esse motor fica no meio da carrinha e não chega lá vento proveniente da deslocação da viatura...
Então a Mitsubishi colocou uma ventoinha com embraiagem ( com um oleo especial ) qua consoante a velocidade do motor e o aquecimento dos seus componentes vai fazer com que a ventoinha comece a ficar presa ao seu eixo... (acho que consegui esclarecer)

Ora para verificar se exite esta avaria, o seu mecanico deve pegar num pano enrrolado e quando o motor estiver com alguma temperatura (acima dos 60º) tentar segurar a ventoinha, claro com o pano, de forma a não se aleijar ou partir a ventoinha ( era assim que eu fazia... )

Caso seja este o problema tem duas soluções, compra uma (são bastante caras... ou de forma provisória fixa-a, desapertando os seus parafusos e colocando por exemplo uma folha de lixa dentro da embraiagem, atenção que é claro que vei perder potencia.... e a temperatura não vai ficar estável, oscilando entre os 70º e os 90º...

Se a ventoinha estiver boa, poderá efectivamente, ter aquecido demais quando teve de trocar a bomba de água... mas esse mesmo aquecimento tambem poderá ter sido o que levou à avaria da ventoinha...

Ainda em relação a este motor, por volta dos 400 000 Kilometros deve trocar o veio dos "martelinhos"( agora não me lembro o nome, mas são aqueles martelos que se tira as folgas das valvulas) que abrem as valvulas através da arvore de cames, basta abrir a tampa das valvulas e lá estão eles... as unicas carrinhas que tiveram avarias graves de motor antes dos 500 000Km foram as que não foi trocado este veio no momento certo...

Nessas carrinhas só mudavamos oleo e filtros.................

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor spedy » quinta fev 21, 2013 5:11 pm

danibeja Escreveu:
Caso seja este o problema tem duas soluções, compra uma (são bastante caras... ou de forma provisória fixa-a, desapertando os seus parafusos e colocando por exemplo uma folha de lixa dentro da embraiagem, atenção que é claro que vei perder potencia.... e a temperatura não vai ficar estável, oscilando entre os 70º e os 90º...

Danibeja

Grande técnico, mas já agora uma duvida nao pode fixar a ventoinha de forma provisória com cola e veda?? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta fev 21, 2013 6:11 pm

Eheheheh....:) :)

Já ouvi essa do cola e veda algures neste forum.:)

abraço
Luismbmp

Mensagempor João Morgado » quinta fev 21, 2013 7:02 pm

Luismbmp Escreveu:Eheheheh....:) :)

Já ouvi essa do cola e veda algures neste forum.:)

Companheiro, nem queira saber o que vai para aqui neste fórum. Andam para aí uns marmanjos que só pensam na Cola & Veda. :lol: :lol: :lol:
Abraços
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor luis.sousa.6 » quinta fev 21, 2013 10:39 pm

O que acham?

Abraço

Já experimentou limpar o radiador????
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor Luismbmp » sexta fev 22, 2013 10:36 am

luis.sousa.6 Escreveu:

O que acham?

Abraço

Já experimentou limpar o radiador????

Boas amigo Luis, mais um Luis eheheh:)

Limpar o radiador nunca exprimentei, o que exprimentei foi parar a carrinha com o motor quente, abrir o banco do passageiro para cima, e colocar a mao na parte superior do radiador de um lado e do outro e o radiador não esta assim tao quente. Por norma na parte que sai o anticongelante que vem do motor deveria estar a escaldar, e na parte do radiador que entra o anticongelante para o motor, deveria não estar quente e sim morno.
O que verifico, é que o radiador todo ele anda morno.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor luis.sousa.6 » sexta fev 22, 2013 10:50 pm

Nesse caso pode estar entupido, não deixando o liquido circular livremente pelo "favo", não o arrefece convenientemente, quando as solicitações forem maiores acontece o aquecimento....mas é só mais uma hipotese/aspecto a rever.
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor diabloooo06 » sábado fev 23, 2013 9:41 pm

Companheiro woodsduarte se a sua bichinha só aquece quando acelera demais, é sinal que tem a cabeça rachada, e pelos sintomas é uma racha do tamanho da ponta dum alfinete e por isso quando começa a acelerar, ganha pressão e começa a abrir a racha e então ganha ar e dai o aquecimento, se andar devagar não ganha pressão e por isso não há aquecimento. há-de ver se quando a mete a trabalhar em frio ao relantim se não faz fumo branco??? se fizer confirma-se o sucedido, é sinal que quando pára a bichinha fica vapor de agua em cima dos pistons e quando mete a trabalhar sai esse vapor de agua pelo escape e quando passar um bocado ja faz o fumo normal, se a sua bichinha for de 90 e tal ou inferior o radiador nao leva liquido, só leva agua... se andar devagar ela anda bem nao se preocupe que isso pode andar anos sem o deixar a pé.
abraço a todos
diabloooo06

Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm

Mensagempor diabloooo06 » sábado fev 23, 2013 9:45 pm

esqueci-me de dizer, á certos mecanicos que têm uma peça com um liquido que se mete no sitio do tampão superior da entrada de oleo que se a cabeça estiver rachada o liquido muda de côr. é rapido e muito eficaz....
diabloooo06

Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm

Mensagempor woodsduarte » domingo fev 24, 2013 10:25 am

Cá estou de novo.

Ora bem...

Fim de semana do Carnaval, 200Km, quase 5 horas :evil: :evil:

Agora para alem de aquecer a rotações ligeiramente mais elevadas, começou a acender a luz da temperatura, acende, apaga, e um homem cheio de nervos. :evil: :evil: :evil:

Quando desligo o motor ouve-se o barulho da agua, dá a sensação que está a descer para o radiador ou nem sei para onde :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Só sei que para fazer 200Kms demorei praí 4h.30m, o meu sonho de 16 anos está-se a tornar num enorme pesadelo.

Cumprimentos.
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes