Dúvida sobre garantia

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Dúvida sobre garantia

Mensagempor woodsduarte » sábado Oct 01, 2011 5:53 pm

Boa tarde

Sou novo nestas andanças, apesar de ter a doença das AC`s só agora é que vou tentar adquirir uma.
Tenho andado à procura entre particulares e stand`s e encontrei uma que gostei, particularmente pela disposição interior. Só que o Sr do stand diz que a AC não tem garantia.
A minha pergunta é a seguinte: não é obrigatório haver uma garantia?
A AC é de 1992 e até tem óptimo aspecto.
Se me poderem ajudar nesta questão agradeço.

João Duarte
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor cookie » sábado Oct 01, 2011 6:31 pm

é de lei a garantia de 1 ano.

deco proteste
http://www.deco.proteste.pt/compra/que- ... 376761.htm

deco proteste
artigo interessante que fala sobre a questão das garantias
http://www.deco.proteste.pt/compra-e-al ... 432091.htm

esse stand parece ser "manhoso"...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor woodsduarte » sábado Oct 01, 2011 10:17 pm

Caro Cookie

Obrigado pelo comentário, o stand em questão é o Parracho, não conheço a forma de trabalhar dos Srs, mas eu já desconfiava da obrigatoriedade do ano de garantia.

Mais uma vez obrigado.
woodsduarte

Garantia

Mensagempor psalreta » sábado Oct 01, 2011 11:18 pm

Boas. Infelizmente, como em tudo, existem no mercado comerciantes que não respeitam a lei, pelo que é necessário cautelas para não se arranjar "uma carga de trabalhos".
Em relação ao período de garantia vou tentar esclarecer o melhor possível, assim:

-Bens móveis vendidos por particulares não são abrangidos por garantia, a não ser por contratualização entre as partes.

-Bens móveis vendidos por profissionais têm um prazo de garantia de 2 anos, que no caso de coisas móveis usadas pode ser reduzido a 1 ano por acordo entre as partes, mas NUNCA inferior a 1 ano.
No omisso, ou seja, sem qualquer documento que refira a garantia aplica-se os 2 anos. Claro que tem de ter na sua posse documento comprovativo da venda. Todas as clausulas num contrato de garantia que não respeitem estes prazos são nulas, sendo o mesmo alargado ao prazo de 2 anos. (acontece alguns vendedores darem garantias de 6 meses!!! e restringirem a garantia a determinados componentes, esta é sempre referente a um todo.)

No seu caso, o vendedor não lhe quer passar documento de garantia do veículo, logo quer dizer que tem 2 anos a contar da data da venda. Agora esta situação não é simples porque implicaria recurso a centro de arbitragem ou mesmo tribunal, perdas de tempo e dinheiro... Obviamente eu nunca faria negócio com alguém que tem essa atitude para com um possível cliente, talvez lhe "lembrasse" a lei, pois ele conhece-a de certeza...

O meu conselho: desista dessa compra! Se o vendedor é profissional e não lhe quer dar garantia, alguma coisa de errado se passa.
Continue a procurar e só compre quando tiver plena confiança, às vezes com o entusiasmo esquecemos coisas importantes, a cautela é uma delas! Cumprimentos e estou à sua disposição para ajudar, até porque somos quase vizinhos!
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor woodsduarte » sábado Oct 01, 2011 11:26 pm

Paulo Salreta
É verdade, somos quase vizinhos e tenho a certeza que nos iremos encontrar por aí por essas paragens nacionais.
Muito obrigado, fiquei esclarecido em relação à lei da garantia, em relação ao sr do stand, para a semana falarei com ele para esclarecer esse assunto. Como sou muito verde no autocaravanismo, Ac de 1992 sem garantia nem pensar.

Mais uma vez obrigado
woodsduarte

Mensagempor Amendoeira » sábado Oct 01, 2011 11:47 pm

Boa noite.

Pelo que sei, existe a garantia de lei que é de 2 anos ou 1 ano dependente dos casos. Contudo, para além desta garantia é válida toda e qualquer garantia, desde de que assinada por ambas as partes. Ou sejá, se assinar um documento onde esteja mencionada que a AC não têm garantia, esta a vincular essa mesma situação. Tal como pode assinar que a mesma têm 30 dias, 3 meses ou 1 ano de garantia. Fica sempre em vigor o que foi assinado por ambas as partes.

Contudo, se simplesmente tiver uma factura de compra e a parte da garantia estiver completamente omissa, ai vigora sempre o período máximo obrigatório por lei.
Agora também percebo que da parte dos concionários é complicado dar garantia de carros com essa idade, tendo inclusive ouvido dizer que já é complicado arranjar algumas pelas mecânicas para esses modelos da Ducato. Sinceramente, dado a quantidade de Ducato desse modelo que ainda se vê a circular, sendo AC ou não, acho pouco provável. Mas ai, os companheiros que têm podem ajudar melhor.

Do meu ponto de vista, se esta mesmo interessado na AC, tente negociar a questão da garantia. Caso ele não aceite, tente conseguir uma redução bastante significativa no preço da AC.
Agora na compra de uma AC não se deve ter pressa e esperar pelo melhor negócio. Sei que agora os € não abundam muito, mas as vezes mais vale dar mais 2 ou 3 mil € e comprar uma com garantia do que apanhar algum susto.

Cumprimentos.
Amendoeira

Registado: sexta set 12, 2008 8:54 pm

Mensagempor psalreta » domingo Oct 02, 2011 12:27 am

Boas. Companheiro Amendoeira, deixe-me corrigi-lo num ponto:

Amendoeira Escreveu:Tal como pode assinar que a mesma têm 30 dias, 3 meses ou 1 ano de garantia. Fica sempre em vigor o que foi assinado por ambas as partes.

A lei estabelece prazos minimos que não podem ser afastados pelas partes, mesmo que tal tenha sido contratualizado, isto na defesa dos interesses do consumidor e em nome da segurança dos negócios juridicos.

Desta forma, e consultando o DL67/2003 de 8 de Abril:

Artigo 5.º -Prazos
1 - O comprador pode exercer os direitos previstos no artigo anterior quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou cinco anos a contar da entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.
2 - Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a um ano, por acordo das partes.

Este artigo deve ser conjugado também com a Lei 24/96 de 31 de Julho:

Artigo 4.o - Direito à qualidade dos bens e serviços
2 —Sem prejuízo do estabelecimento de prazos mais
favoráveis por convenção das partes ou pelos usos, o
fornecedor de bens móveis não consumíveis está obrigado
a garantir o seu bom estado e o seu bom funcionamento
por período nunca inferior a um ano.
...

Desta forma podemos concluir que os prazos apenas podem ser alterados por contrato se daí resultar situação mais favorável ao comprador, e restringir os períodos de garantia a limites inferiores a 1 ano não o é. Desta forma, qualquer cláusula contratual neste termos é nula e considera-se ampliada ao limite estabelecido na lei.
Cumprimentos.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor woodsduarte » domingo Oct 02, 2011 12:44 am

Mais uma vez obrigado.
Resumindo e complicando, qualquer negócio "auto" usado, caso o vendedor omita ou tente fazer "trafulhice" com a garantia, juridicamente o cliente tem direito a essa garantia que não lhe foi dada.
Certo?
woodsduarte

Mensagempor cookie » domingo Oct 02, 2011 8:11 am

certo mas como o juridicamente sai caro. a comprar compre algo que o stand assuma que tem garantia de 1 ano. se não vai-se ver e desejar para ter direito a essa mesma garantia.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor António Esteves » domingo Oct 02, 2011 8:19 am

Caro companheiro.
Neste caso não desista da garantia, pois as ac têm equipamentos específicos como os frigorificos, aquecimentos, ... que se estiverem avariados podem sair-lhe muito caros, e às vezes um bom negócio pode ser um péssimo negócio.
Mas pelo que expôs desconfio que o vendedor apesar de ser um profissional também não lhe vai querer passar uma fatura ou docmento como lhe vendeu a ac ou então vai-lhe pedir mais o IVA (que em 10000 euros são mais 2300) Está a ver ´que vai querer paga-ser da garantia se lhe passar a fatura. (costuma ser assim)
Certamente já pesquisou e já viu que não faltam boas AC de confiança, nesta altura a preços mais convidativos (fim de época)
Desejo-lhe que faça um bom negócio e que brevemente faça parte desta equipa.
Um abraço
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

Re: Dúvida sobre garantia

Mensagempor time_out » domingo Oct 02, 2011 9:36 am

woodsduarte Escreveu:...Só que o Sr do stand diz que a AC não tem garantia.
A minha pergunta é a seguinte: não é obrigatório haver uma garantia?
A AC é de 1992 e até tem óptimo aspecto...

Bom dia

A lei diz e torna a dizer, é uma realidade!

Para reflectir.
Mas a realidade é que o negócio que lhe foi proposto para um carro de 1992 (com 19 anos!!!!!!!!) é tal como está na altura em que o está a ver. Certamente que o preço é bastante baixo se tivermos em conta carros com garantia com substancialmente muito menos anos.
Trata-se sem duvida de um carro de importação paralela que foi comprado na origem normalmente por um particular a um particular ou stand de exportação, sem garantia!!! e que depois trocada em portugal por um carro mais recente.
Como é possivel dar-se garantia a um carro com essa idade?
Se fosse o proprio a vender daria garantia?
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor joaof » domingo Oct 02, 2011 10:54 pm

Boa noite,

Woodsduarte, tenha muito cuidado com esse negócio!

Tenho conhecimento de vários relatos muito pouco abonatórios desse stand...

Eu próprio já tive uma experiência de aluguer pouco feliz.

A Autocaravana pode estar muito bonita por fora, mas e por dentro?

Os meus conselhos sobre esse negócio são:

1) Comprar sem garantia – NUNCA.

2) Comprar com garantia – Só com muito cuidado, e cumprindo os seguintes requisitos:
i) Mandar fazer previamente uma inspecção mecânica;
ii) Certificar-se que os componentes específicos da Autocaravana funcionam (fogão, boiller, frigorifico).

Mas mais importante que avaliar a Autocoravana que vai comprar, é avaliar o profissionalismo e honestidade do vendedor...

Senão corre o risco de comprar “gato por lebre”.

E eu não tenho nada contra os vendedores que querem vender “gato”, desde que o assumam e sejam transparentes nos negócios que fazem (não sei se é esse o caso).

Cumprimentos,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor woodsduarte » segunda Oct 03, 2011 12:17 am

Caro João F e a todos os que estão a ajudar agradeço desde já.
Estou estou muito confuso em relação a isto tudo, é a tal febre, mas tenho que assentar a cabeça.
Para a semana vou falar com os Srs.
Eles garantiram que a Ac sai do stand com todos os componentes do interior com uma revisão feita e tudo nos conformes, mas eu acho que isso não chega.
Em todo o caso irei pedir ajuda a alguém para ir comigo ver a dita Ac, pois há certos pormenores que desconheço completamente, infiltrações, os painéis electrónicos dos aparelhos, etc, etc, etc., sem falar no motor, apesar de eu ter estado lá e não ver marcas de óleo do motor no chão.
O valor da Ac são 11000€, o valor que estarei +/- "disponível" a pagar.
Deixo link para verem:
http://www.standvirtual.com/autocaravan ... il/W48831/

Mais uma vez obrigado
woodsduarte

Mensagempor joaof » segunda Oct 03, 2011 12:03 pm

Bom dia,

Eu alerto ainda para mais um pormenor que são os Km da AC.

Como poderá verificar na site do standvirtual, existem várias AC da marca Dethleffs, comercializadas pela Parracho, com 1.000 Kms, e que são dos anos 2009 e 2010...

E eu pessoalmente não acredito que essas AC tenham só esses Kms, porque muito provavelmente devem ser AC que estavam na frota de aluguer.

Portanto:
- Ou trata-se de “conto do vigário”
- Ou de publicidade enganosa;
- Ou estou redondamente enganado e a fazer maus juízos de valor (e se o estiver desde já peço desculpa).

P.S. Ai se o Parracho me apanha... :evil:

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor João Morgado » segunda Oct 03, 2011 12:58 pm

Olá a todos,

Ou muito me engano ou já li algures neste forum que há um stand de autocaravanas em Fernão Ferro, cujo proprietário foi empregado ou sócio do Parracho e que parece ser uma pessoa séria, além de ser ele próprio também autocaravanista.
Quem souber mais que se pronuncie.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes