alexandrechora Escreveu:Boas
1- Regulação da potência de arrefecimento do frigorifico.
2- Da temperatura ambiente, quanto mais calor, mais funcionamento implicando mais consumo.
3- A quantidade de produtos alimentares existentes dentro do frigorifico. Frigorifico cheio mais necessidade de arrefecimento.
4- Numero de vezes que se abre e fecha o frigorifico.
Até aqui concordo plenamente...
Já em relação ao meu painel solar, não é de 40W, mas sim de 55W e poli cristalino, e a titulo de exemplo ontem por volta das 18h00, quando passavam nuvens (tapavam o sol), o amperímetro analógico marcava um pouco abaixo dos 3 amperes (cerca de 2,8amp) e em pleno sol marcava um pouco acima dos 4 amp.
Hoje, por volta das 16h30 com muita chuva e granizo estava a marcar acima dos 2 amp.
Eu acredito que o frigorífico consuma muito menos de 2,5 amperes hora, pelos factores descritos atrás, à noite abre-se muito menos o frigorífico, assim como a temperatura baixa, e os testes que fiz é de lembrar que o frigorífico arrancou com a temperatura interior muito quente, daí os cerca de 15minutos, pois estando já em funcionamento, não vai ultrapassar os 10 minutos de funcionamento...
Tive a curiosidade de ver o regulador de corrente do painel e cerca de 5 minutos após ter parado a primeira vez, acendeu a luz verde indicadora que a bateria já estava totalmente carregada, e céu com algumas nuvens a passar...
O teu painel de 40w, por dia fará com uma inclinação ideal (cerca de 30graus) e direccionado sempre para o sol (com seguidor solar) num dia soalheiro, faria no máximo 12h x 2,3ah =27,6ah arredondando 28ah por dia tu necessitas de pelo menos de 60ah que é o consumo do frigorífico em 24h.
A grande vantagem do policristalino é mesmo esta, não precisa de estar virado directamente para o sol para estar muito próximo da sua capacidade máxima, mas tem a desvantagem de não ser tão eficiente quando tem sol directo...
Assim atrevo-me a dizer que precisas de potÊncia solar entre os 160 e os 200watts e pelo menos 200ah em baterias pelo menos que sejam deep cycle. O ideal seria claro AGM.
Tenho uma bateria deep cycle de 105amp e uma normal chumbo de 55amp, e entre elas um comutador de baterias, e até hoje usei o frigorífico e o conversor sempre ligados e nunca tive problemas energéticos, é necessário como em tudo nas ACs fazer uma boa gestão...
Já para não falar que se circular com a AC as baterias também carregam...
Os frigoríficos de pequena dimensão, alem de manterem melhor a temperatura interior, também refrescam mais rápido...
Companheiro Calita, o meu problema com o frigorífico é o mesmo de muitos companheiros com frigoríficos de absorção, o que tinha já fazia muito pouco frio fosse lá com que energia fosse, e aquecia-me o móvel, onde estava embutido, e eu com medo do perigo de incêndio, passou-me uma maluqueira pela cabeça, e fui á worten comprar um de compressor, já tinha o conversor, o painel solar e as baterias, e passei um verão inteiro a beber umas cervejolas bem fresquinhas
Mais informo que a minha ideia é acabar com o gás na AC, que tenho já em ideia como, mas falta-me o tempo $$$$$$$$ ....
Companheiro Alexandre o sistema que tinha, já era suficiente, mas agora vai ser muito melhor, principalmente o ruído das ventoinhas, e o consumo do conversor... não tenha dúvidas que um frigorífico de 12V de compressor, é muito mais eficiente que um de absorção, e consome ainda menos energia que o de compressor a 220V, é , mas é muito caro (cerca de 700€) e eu contornei a situação ...
Grande abraço,
Danibeja