frigorifico 220 V a accionar conversor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

frigorifico 220 V a accionar conversor

Mensagempor danibeja » quinta abr 28, 2011 11:11 pm

Boa noite,

Como muitos sabem, o meu frigorífico da AC trabalha a 220V, depois de muitas tentativas de "invenções", como o conversor de corrente (800W) e o frigorífico a garantia está a terminar, resolvi começar a inventar....

Ora, o meu primeiro problema é que tinha que ter sempre o conversor ligado, e o mesmo aquece e liga as ventoinhas (3), e as mesmas fazem algum barulho incomodativo...

Solução encontrada:

Comprei 2 relés 12v, efectuei uma puxada de corrente da bateria, que é interrompida no termostato (cortei os fios do frigorífico)...

Um relé liga ao interruptor do conversor de corrente, que é para quando o termostato ligar, o conversor também, mas caso precise do conversor ligado é só ligar no interruptor normalmente.

O outro relé ficou ligado em série e acciona o motor do frigorífico, logo quando é accionado o termostato o relé acciona os 220V que vem do conversor para ligar o motor de compressão do frigorífico.

Solucionei vários problemas, e diminui os gastos de energia, pois agora posso deixar o conversor desligado, que quando for necessário ele liga.

Já agora a titulo informativo, o frigorífico em funcionamento está a consumir cerca de 5 amperes hora (medidos entre a bateria e o conversor), mas hoje, durante a tarde com uma temperatura de cerca de 26 graus centígrados, quando o testei com interior à temperatura ambiente, trabalhou cerca de 15 minutos e parou e só voltou a arrancar cerca de 30 minutos depois e apenas 7 / 8 minutos...

Pelas minhas contas parece-me que não vai alem dos 2,5 amperes hora, logo cerca de 40W de painel solar são suficientes (mas convém ser bem mais) só para o frigorífico...

À malucos para tudo....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Calita » sexta abr 29, 2011 10:05 am

Bom dia companheiro Danibeja

Qual o motivo do frigorifico apenas funcionar a 220V?

Deve-se a algum tipo de avaria?

Desculpe as questões,mas não tenho conhecimento de um aparelho destes que só funcione a 220V.

Cumpts
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor alexandrechora » sexta abr 29, 2011 1:05 pm

Boas

Danibeja, gostei da solução dos relés, achei engenhoso e eficaz. No entanto relativamente aos consumos médios apresentados pelo frigorifico, tenho algumas dúvidas, porquê?

Porque o consumo depende do modelo em si, mas também de outros factores que influênciam directamente o consumo de watts, tais como:

1- Regulação da potência de arrefecimento do frigorifico.
2- Da temperatura ambiente, quanto mais calor, mais funcionamento implicando mais consumo.
3- A quantidade de produtos alimentares existentes dentro do frigorifico. Frigorifico cheio mais necessidade de arrefecimento.
4- Numero de vezes que se abre e fecha o frigorifico.

Isto apenas para salientar alguns condicionantes que influÊnciam o maior ou menor funcionamento do frigorifico, existem mais factores...

Portanto os 40w em painel solar que tens, são insuficientes, claro na minha opinião, vejamos porquê.

O frigorifico a funcionar 24horas consome os teus anunciados 2,5ah, na minha opinião é um valor demasiado optimista, mas também não testei, portanto o beneficio da duvida é teu...

Ao fim de 24horas o teu frio consumiu, 24hx2,5ah=60ah, 60ah ou 720watts em 24horas.

O teu painel de 40w, por dia fará com uma inclinação ideal (cerca de 30graus) e direccionado sempre para o sol (com seguidor solar) num dia soalheiro, faria no máximo 12h x 2,3ah =27,6ah arredondando 28ah por dia tu necessitas de pelo menos de 60ah que é o consumo do frigorifico em 24h.

Mas atenção o teu painel de 40w está na horizontal no tejadilho da tua ac e não segue o sol, e partindo do principio que o seu está sempre limpo e não existe uma unica nuvem no céu, o que é improvavél. Ainda assim em termos práticos o teu painel na minha opinião não poderia produzir mais que entre 15 a 20ah e estou a ser mais uma vez optimista.

Em suma, tu por dia gastas 60ah apenas com o frio, produzes 20ah, tens um défice de 40ah todos os dias, isto quer dizer mesmo que tenhas uma bateria AGM de 100ah, ao fim de 56h do frigorifico estar a funcionar e que estejas parado num determinado sitio, ficas sem energia....
Se tiveres outro tipo de bateria que não seja AGM, conta para no máximo autonomia energética para 2 dias.

A solução é aumentar o número de baterias(ah) e a capacidade fotovoltaica.

Assim atrevo-me a dizer que precisas de potÊncia solar entre os 160 e os 200watts e pelo menos 200ah em baterias pelo menos que sejam deep cycle. O ideal seria claro AGM.

A autonomia energética numa AC nunca podemos fazer contas com valores máximos de produção e acumulação de energia, as contas saem-nos sempre furadas... acredita eu sei disso.

Mais uma vez, e não menosprezando de forma alguma a tua profissão, bem pelo contrário, és um potencial policia engenheiro.... fico a aguardar mais feedback das tuas experiÊncias.... que eu nesta fase tenho tido pouco tempo disponivel.

Um abraço

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor danibeja » sexta abr 29, 2011 4:45 pm

alexandrechora Escreveu:Boas
1- Regulação da potência de arrefecimento do frigorifico.
2- Da temperatura ambiente, quanto mais calor, mais funcionamento implicando mais consumo.
3- A quantidade de produtos alimentares existentes dentro do frigorifico. Frigorifico cheio mais necessidade de arrefecimento.
4- Numero de vezes que se abre e fecha o frigorifico.

Até aqui concordo plenamente...

Já em relação ao meu painel solar, não é de 40W, mas sim de 55W e poli cristalino, e a titulo de exemplo ontem por volta das 18h00, quando passavam nuvens (tapavam o sol), o amperímetro analógico marcava um pouco abaixo dos 3 amperes (cerca de 2,8amp) e em pleno sol marcava um pouco acima dos 4 amp.

Hoje, por volta das 16h30 com muita chuva e granizo estava a marcar acima dos 2 amp.

Eu acredito que o frigorífico consuma muito menos de 2,5 amperes hora, pelos factores descritos atrás, à noite abre-se muito menos o frigorífico, assim como a temperatura baixa, e os testes que fiz é de lembrar que o frigorífico arrancou com a temperatura interior muito quente, daí os cerca de 15minutos, pois estando já em funcionamento, não vai ultrapassar os 10 minutos de funcionamento...

Tive a curiosidade de ver o regulador de corrente do painel e cerca de 5 minutos após ter parado a primeira vez, acendeu a luz verde indicadora que a bateria já estava totalmente carregada, e céu com algumas nuvens a passar...

O teu painel de 40w, por dia fará com uma inclinação ideal (cerca de 30graus) e direccionado sempre para o sol (com seguidor solar) num dia soalheiro, faria no máximo 12h x 2,3ah =27,6ah arredondando 28ah por dia tu necessitas de pelo menos de 60ah que é o consumo do frigorífico em 24h.

A grande vantagem do policristalino é mesmo esta, não precisa de estar virado directamente para o sol para estar muito próximo da sua capacidade máxima, mas tem a desvantagem de não ser tão eficiente quando tem sol directo...

Assim atrevo-me a dizer que precisas de potÊncia solar entre os 160 e os 200watts e pelo menos 200ah em baterias pelo menos que sejam deep cycle. O ideal seria claro AGM.

Tenho uma bateria deep cycle de 105amp e uma normal chumbo de 55amp, e entre elas um comutador de baterias, e até hoje usei o frigorífico e o conversor sempre ligados e nunca tive problemas energéticos, é necessário como em tudo nas ACs fazer uma boa gestão...

Já para não falar que se circular com a AC as baterias também carregam...

Os frigoríficos de pequena dimensão, alem de manterem melhor a temperatura interior, também refrescam mais rápido...

Companheiro Calita, o meu problema com o frigorífico é o mesmo de muitos companheiros com frigoríficos de absorção, o que tinha já fazia muito pouco frio fosse lá com que energia fosse, e aquecia-me o móvel, onde estava embutido, e eu com medo do perigo de incêndio, passou-me uma maluqueira pela cabeça, e fui á worten comprar um de compressor, já tinha o conversor, o painel solar e as baterias, e passei um verão inteiro a beber umas cervejolas bem fresquinhas :) :lol:

Mais informo que a minha ideia é acabar com o gás na AC, que tenho já em ideia como, mas falta-me o tempo $$$$$$$$ ....

Companheiro Alexandre o sistema que tinha, já era suficiente, mas agora vai ser muito melhor, principalmente o ruído das ventoinhas, e o consumo do conversor... não tenha dúvidas que um frigorífico de 12V de compressor, é muito mais eficiente que um de absorção, e consome ainda menos energia que o de compressor a 220V, é , mas é muito caro (cerca de 700€) e eu contornei a situação ...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » sexta abr 29, 2011 6:05 pm

Boas

Danibeja, efectivamente os meus calculos não contabilizaram o que as baterias carregam com o alternador do motor da ac, mas também não contabilizei os outros gastos energéticos que qualquer ac tem pelo que considerei, a análise do frigorifico e seu consumo e a produção solar que tens.

Já a cerca de 5 meses que tenho em teste um painel policristalino de marca Alemã (luxor) de 66watts e um painel monocristalino de 50watts em tudo igual aos que tenho instalado na minha AC, a diferença é só mesmo a potência.

E efectivamente tanto um como outro painel, com a inclinação ideal cerca de 30ºgraus e orientado directamente para o sol tem um desempenho de 30% a 40% mais do que quando está colocado na horizontal. Isto é o que observo nas minhas medições, pelo que o teu policristalino não será muito diferente do meu....

Tenho estado a combinar os dois paineis em paralelo, o policristalino e o monocristalino, e sinceramente este conjunto só terá alguma vantagem em tempo muito nublado...

Atenção quando a luz verde do regulador começa a piscar, começa um processo que se designa por floating, isto não quer dizer que a bateria está carregada, quer dizer que atingiu cerca de 80% da sua carga máxima, para uma bateria atingir a carga máxima o floating deve estar a acontecer pelo menos durante 2 a 3 horas, depende dos amperes em baterias e da capacidade solar. Eu consigo visualizar isto pelo regulador computorizado, que mostra perfeitamente os amperes que deixa passar quando as baterias estão quase em final de carga, e os amperes que passam cada vez são menos até que o regulador não deixa passar qualquer ampere e o floating é verificado já á muito.
Portanto uma bateria carrega rapidamente até 80% da sua capacidade de receber carga e os restantes 20% leva bastante mais tempo.

Sem duvida que o frigorifico a compressor é muito mais eficaz que os de absorção, aliás já tinhamos falado disso pessoalmente, a tua ambição de dispensares o gás também é minha, pelo menos em relação ao frigorifico e ao aquecimento de águas é possivel mas em relação ao fogão, muito dificilmente a não ser uma utilização muito breve.

Dani também não te podes esquecer, que de inverno seja com policristalino ou monocristalino, necessitas de watts solares, e os numeros que adiantei será uma solução para todo ano, não só de verão...

Lembra-te que as baterias são para funcionar no limite da sua capacidade máxima carga, e não no limite de carga minima é isto que encurta a longevidade das baterias...

Complementares a carga das baterias com alternador da ac, é uma solução claro que sim.... mas será uma boa solução... sinceramente acho que não... mas percebo-te perfeitamente quando afirmas que precisas de coragem financeira para melhorares o teu sistema de autonomia energética da tua AC, tu sabes como, falta é a coragem.... amigo eu percebo.

Mas vê só o contrasenso, nesta Pascoa estive no Samouco e na zona de Porto covo e vi muitas ACs de 30000, 40000 e até mais caras sem um unico painel solar.... eu á noite luzes ligadas, Tv ligada, computador ligado, e eles tudo desligado só o essencial, com a privação energética exigida... Alguns começaram a colocar tantas questões que acredita que dei-lhes o link aqui do nosso cantinho, e tirem as duvidas aqui....

Uns companheiros que tem capacidade financeira desconhecem este assunto da autonomia energética e ecologica, os que tem mais dificuldades financeiras, acabam por ter melhores sistemas de autonomia energética que os primeiros, por isso afirmo que o melhor é termos acesso á informação e essa é gratuita. E pelos vistos faz a diferença.

Daniel já agora posta um link para visualizarmos o teu frigorifico, poderei estar interessado em comprar um e fazer alguns testes... obrigado

Um abraço

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor danibeja » sexta abr 29, 2011 10:11 pm

Boa noite,

Vou mostrar as fotos que tirei anteontem :
O frigorífico 99€ na worten:
Imagem

Imagem

Cortei os fios castanhos e o branco, sendo um castanho e o branco que ligam ao termostato, e o outro castanho a corrente 220V que liguei ao relé.
Os fios do termostato foi ligada energia directa da bateria, que quando acciona o termostato a 12v faz passagem de corrente 220V na outra parte do mesmo, liguei em serie o outro rele para accionar o botão de ligar o conversor, mas quando vou para parques de campismo é só mudar o comutador de baterias para posição off e mudar a ficha do frigorífico para uma tomada original da AC...

Imagem

Amanhã não consigo tirar fotos ao trabalho pronto (entro daqui a pouco das 2h ás 6h e depois das 16h ás 24h), mas vou tentar tirar as fotos no domingo...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor danibeja » domingo mai 01, 2011 4:04 pm

Boa tarde,

Como prometido aqui estão as fotos da invenção já concretizada:

Quase pronto a ir para o sitio:
Imagem

Pronto, e a funcionar:
Imagem

Eu decidi utilizar dois relés porque também quero utilizar o conversor quando não tenho o frigorífico ligado...

Para já, para mim é a forma mais económica de ter um frigorífico que faça bom frio e sem utilizar gás...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor siacaras » domingo mai 01, 2011 9:53 pm

Boa noite,

realmente parece-me uma boa opção...mas tenho uma dúvida em relação ao ruído que fará ao trabalhar, tendo em conta que na minha Ac as camas são próximas do frigorífico...

Tal como a maioria, calculo :)

cumprs
Saudações!

Time Machine WV LT - 1981
siacaras

Registado: quinta dez 09, 2010 4:15 pm

Mensagempor Calita » segunda mai 02, 2011 1:48 pm

Companheiro Danibeja
Grato por a informação,pois eu pensava que se tratava de um frigorifico de origem.e daí achar estranho :wink:
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor danibeja » segunda mai 02, 2011 6:17 pm

siacaras Escreveu:Boa noite,

realmente parece-me uma boa opção...mas tenho uma dúvida em relação ao ruído que fará ao trabalhar, tendo em conta que na minha Ac as camas são próximas do frigorífico...

Tal como a maioria, calculo :)

cumprs

Boa tarde companheiro,

De noite ouve-se melhor as ventoinhas do conversor quando ligam, do que o frigorífico, é mesmo bastante silencioso, e como deve reparar na foto, este modelo é recente, não tem "aquelas grelhas de cobre" atrás.

Já para não falar que durante a noite, se não for aberto, após estabilizar o frio, liga muito poucas vezes, apenas duas ou três vezes...

Ainda não experimentei com o novo sistema, mas quando frequento parques, ligo a 220V e praticamente só se estiver com muito silencio (quase absoluto) é que se houve a arrancar, e depois estabiliza e ainda faz menos barulho.

Não percebo nada de decibeis, mas os anunciados pela worten são 40db, mas lembre-se que na AC fica embutido, logo também absorve um pouco de ruído, ouvindo-se melhor na rua através das grelhas, que dentro da AC.

Se entretanto vier para estas bandas (Queluz) mande mensagem privada que eu mostro-lhe o frigorífico.

Encontrei no meu telemóvel foto do dia em que o comprei 29-06-2009 :

Imagem

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor siacaras » segunda mai 02, 2011 9:48 pm

Boas,

obrigado pela informação, parece-em cada vez mais, uma opção acertada :)
Saudações!

Time Machine WV LT - 1981
siacaras

Registado: quinta dez 09, 2010 4:15 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda mai 02, 2011 10:30 pm

Boas a todos

Dani, existe já um conjunto de pessoas, á espera do teu feedback, especialmente relativamente ao barulho/ruido que possa surgir do frigorifico durante a noite. Era importante que depois de testares emitisses a tua opinião.

Já troquei algumas impressões relativamente ao isolamento acustico passivel de ser utilizado, para relativizar a questão do ruido quando acciona o compressor.

Tenta fazer o teste ligado a 220volts de rede não do teu inversor porque já sabemos que o teu é dos barulhentos, e para teres uma noção real do barulho emitido apenas pelo frigorifico.

Como podes ver foste despontar uma questão de grande relevância, que no fundo muitos de nós já ambicionavamos, e que ainda não tinha sido feito com rigor, mas desta vez será.... vamos acabar com a dependência do gás, pelo menos em parte.... e aumentar a eficiência dos frigorificos nas acs, todos sabemos que por muito bem que funcionem os frigorificos de absorção, os BTus de arrefecimento são muito diferentes.... naturalmente para pior....

Ficamos a aguardar por mais feed back teu.

Um abraço

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor danibeja » domingo mai 08, 2011 7:27 pm

Boa tarde,

Este fim de semana, lá consegui um dia e meio de folga e resolvi ir conhecer o Samouco, que tanto se fala aqui no fórum...

Conclusões relativas ao funcionamento do frigorífico quando ligado ao conversor cerca de 36horas:

1º Ruído : Só se estivermos com muita atenção e expectantes do seu funcionamento é que o ouvimos, pois a minha mulher nem dá por ele, e eu apenas dou porque estou sempre com a ansiedade de o ouvir a trabalhar...
Durante a noite liga muito poucas vezes, e durante pouco tempo, e o conversor nem chega a aquecer o suficiente para ligar as ventoinhas...

2º Energia consumida : Apesar deste tempo nublado e alguma chuva matinal, o painel solar de 55W foi suficiente para recarregar os consumos nocturnos (sem poupar nada), por volta das 3h da tarde, já a bateria estava com a carga máxima 13,7V (após cerca de 5 minutos do frigorífico parar). Julgo que o que o companheiro Alexandre falava de floating, este inicia-se quando o regulador passa para a posição verde de carga, e termina quando a luz que informa que está em carga começa a piscar verde forte...

3º conversor : Após ter trocado as ventoinhas do conversor, agora faz muito menos barulho, completamente tolerável...

Só tenho a dizer maravilhas, estou muito satisfeito, já para não falar que dá para por gelados no congelador, e os mesmos não perdem as propriedades/qualidades...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor Dias UMM4x4 » terça mai 10, 2011 5:21 pm

Boas
Á cerca de 2,5 anos também fiz a troca do meu frigorifico e coloquei um de compressor, foi uma excelente alteração, tenho as bebidas e alguns produtos alimentares sempre frescos, na altura o meu custou 75€ e tem tranca de porta atravéz de chave, na altura optei por esse por causa do consumo de energia e por ter a tranca de porta.
Quanto a barulho do sistema de refrigeração do conversor não me queixo, ele só activa o conversor quando o motor do frigorifico necessita de corrente, quando não necessita de corrente o conversor fica em standby.
O meu frigorifico é de 75W de consumo e tenho um conversor de 500W, para alimentar a célula tenho duas baterias ligadas em paralelo tendo 150 Amperes (75+75).
Até hoje só tenho a dizer bem desta alteração
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor alexandrechora » terça mai 10, 2011 9:24 pm

Boas a todos

Companheiros, a avaliar pelos telefonemas que tenho recebido, este policia amigo Danibeja, começou uma nova era dos frigorificos a instalar numa AC, não imaginam o interesse que está a despoletar junto dos nossos companheiros, especialmente aqueles que têm ACs mais antigas e que estão fartos do velho frigorifico que pouco frio fazem especialmente numa situação de Verão. A estes companheiros pedem por um frigorifico de absorção novo entre 500 a 600euros, e não se pode comparar a eficiencia com um frigorifico a compressor, porque simplesmente o frigorifico compressor, mesmo a custar 100euros e o mais fraquito, produz mais frio que um frigorifico de absorção topo de gama e nem sequer vale apena comparar preços....

Assim para que todos saibam o que penso sobre este assunto e para não me estar constatemente a repetir ao telefone, eis o que penso....

Com os 600euros de um frigorifico de absorção novo, podemos ter uma solução praticamente absoluta instalando um frigorifico a compressor. vejamos como:

1 - frigorifico a compressor 220volts --100 euros
2 - bateria suplementar de 100ah (acido deepcycle)--- 140eur
ou
3- Bateria suplementar de 100ah (AGM) -- 200eur
4- Painel solar de 90w monocristalino ---300eur
5- Inversor (depende da potência pretendida -- desde 40eur

Se fizermos as contas temos na solução mais economica - que totaliza 580eur.

Se optarmos pela solução mais dispendiosa com AGM e inversor de 1000watts -- Totaliza 730euros

Com esta solução já não temos de nos preocupar em comprar gás devido ao frigorifico, os bens alimentares não se estragam porque acabou o gás e nem reparamos e sem dúvida somos mais ecologicos...

Ainda não nos podemos esquecer que, os equipamentos adquiridos, como o painel, o inversor, e a bateria poderão ter ainda outras aplicações....

Sabem quanto gasta durante 24horas o vosso frigorifico a gás? ....sim é muito gás.... e muitos gases emitidos....

Este é um grande passo para a minha convicção da ambicionada autonomia e eficiencia energética em autocaravanismo....

Existe também um companheiro neste forum, o nosso Ruckfules, está a fazer os primeiros testes do bico fogão com placa indutora completamente electrico.... depois só falta resolvermos a questão do boiller que funciona a gás.... por enquanto....

A minha unica ressalva e dentro de dias vou fazer uma instalação do sistema do frigorifico a compressor suportado por painel solar, é apenas uma e não está relacionado com o ruido do inversor porque os que eu uso são silenciosos, apenas o meu receio é o ruido do arranque do compressor do frigorifico, mas perante o testemunho do nossos anteriores companheiros, não será problema até porque pretendo proceder ao isolamento interno de som periférico ao frigorifico....

Dani este é um processo que iniciaste, o mérito é teu e os loros serão de todos, obrigado e um bem haja.

Cumps

Alexandre

Pois muito bem
alexandrechora

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes