Sonda águas limpas - valores errados

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Sonda águas limpas - valores errados

Mensagempor caraujo » sexta abr 29, 2011 6:41 pm

Boa tarde Camaradas,

Agradecia a vossa ajuda, para sabers se alguém já teve problemas com a indicação de nível do depósito de águas limpas.

Nesta última viagem que fiz, quando o depósito está cheio, marcava 30% e com a depósito a 30 ou 40% marca 0%.

Se alguém já teve uma situação parecida e me possa explicar como a resolveu agradeço.

Um abraço,

Carlos
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor isidro » sexta abr 29, 2011 9:08 pm

BOA NOITE

Tambem tive esse problema. Mandei substituir a sonda e,continuo com o problema por resolver.

Portanto é das coisas que mais precisamos na AC. Não somos só nós a encontrar esse tipo de avaria ´não sei se existe outro sistema de sonda mas aquele que eu tenho com umas varetas, não é nada fiavel.
Mesmo onde mandei substituir a minha o sr disse-me que aquilo está frequentemente avariado.
Só sei que já me enervei varias vezes com aquilo!!!!!!!!!
Se o companheiro encontrar uma solução melhor agradeço que informe.

ISIDRO/NAZARÉ..........Com a sonda avariada ihihihi
isidro

Registado: sexta mai 21, 2010 11:13 am

Mensagempor RuckFules » sexta abr 29, 2011 9:17 pm

Boa noite companheiro caraujo e restantes.

Na minha AC por vezes acontece uma situação idêntica, mas com uma explicação simples. Não sei se será o caso do companheiro caraujo.

A minha AC é antiga, e o indicador de nível de água nos depósitos (limpas e sujas) é analógico (de ponteiro). Já reparei que quando a tensão da bateria está um pouco mais fraca, a leitura dos mesmos dá valores errados.
No início da manhã, com a bateria menos carregada em resultado de um serão de consumo, o indicador de nível de água é capaz de marcar 25%, e após umas horas de sol no painel a carregar a bateria, já sou capaz de ter 50%.

Para além disso, a minha AC tem dois depósitos de água limpa. Como a sonda está só num deles, basta uma ligeira inclinação da AC para o lado do depósito que não tem sonda para os valores serem completamente errados. Sou capaz de ter uma leitura de 20 ou 30% quando um dos depósitos está ainda bastante cheio.
Com a prática acabei por me habituar a orientar-me pelo depósito de água suja, que é só um. Quando este está a 50%, sei que ainda tenho os de águas limpas a uns 70 ou 80%.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor isidro » sexta abr 29, 2011 9:54 pm

RUCKFULES

A minha AC é de 2005 e tambem tenho o tal ponteiro como o companheiro, mas na minha modesta opinião, esse ponteiro recebe a informação da sonda que está no deposito. A sonda é composta por 4 ou 5 varetas de comprimentos diferentes .O problema é que quando o ponteiro nos indica meio deposito já a agua está muito abaixo da vareta correspondente ao meio.Isto foi o que constatei.

Agora se é uma questão de potencia no ponteiro!!!!!!!!! hé pá então um homem já tem a sonda avariada,e agora é falta de potencia no ponteiro???????????
isidro

Mensagempor alexandrechora » sexta abr 29, 2011 10:56 pm

Boas

Caraujo, tudo depende do sistema de leitura de nivel de água do deposito, mas uma coisa é comun a todos, o calcário da água deposita-se onde não deve e depois origina maus funcionamentos no sistema de leitura. Já tive esse problema mas no deposito de águas cinzentas.

Por isso aconselho o a tentar utilizar um anti-calcário das máquinas de lavar loiça e encher o deposito a 3/4, dar uma voltinha para a água chocalhar no deposito, deixar uma ou duas noites em repouso, vazar o deposito e repetir a operação se necessário, se ainda não funcionar tente deixar aberto o deposito vazio durante uns dias e repetir a operação.

Se tiver hipotese, de limpar a sonda dentro do deposito, comece por aí que resolve a questão...

Tudo isto é afirmado sem ver ou conhecer o seu sistema em concreto, portanto são apenas dicas... que podem resultar ou não.

Espero ter ajudado... mas com muita certeza será o amigo calcario a fazer das suas.... verifique se nas suas torneiras apresentam sinais evidentes de calcario....

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor isidro » sábado abr 30, 2011 10:28 am

BOM DIA

Companheiros não será possivel instalar o mesmo sistema que temos nos automoveis ?????????

Vamos ver se o ALEXANDRE voltou das mini ferias em grande forma!!!!

ISIDRO/NAZARÉ
isidro

Mensagempor Luis Agostinho » sábado abr 30, 2011 10:59 am

Bom dia Carlos,

Sem acrescentar muito ao que foi dito, só resta dizer que normalmente as sondas de águas limpas e sujas são as 1ªs coisas a avariar na autocaravana, por estarem quase permanentemente em contacto com a água e num ambiente húmido, quando vazio, o que acontece é criarem á volta das varetas/sondas...ou corrosão ou uma espécie de lôdo que reduz substancialmente o desempenho dessas varetas/sondas.

O principio de funcionamento:

Uma das varetas transporta corrente ( a mais comprida)...sendo a água um "bom condutor"... na altura do enchimento a água ao tocar nas outras varetas/sondas( mais curtas) fecha o circuito e indica uma subida de nivel até atingir os 100% de capacidade...ora o que acontece é que as varetas/ sondas mais curtas por causa de corrosão ou o tal lôdo deixam de passar corrente para fechar o circuito...por isso o seu nivel de água não ultrapassa os 30-40% quando na realidade já está cheio.

Há outros sistemas...como flutuadores ou uma escala com o mesmo principio das varetas, mas neste caso colocado nas paredes laterais do depósito...mas em regra geral foram sendo abandonados por falta de fiabilidade...os primeiros por serem pouco fiáveis e os segundos porque sendo mal colocados acabavam por provocar fugas de água e a substituição ser muito mais complicada.

Aquilo que tem concerteza no seu depósito será uma coisa destas...

http://www.campingplus.de/media/300091g.jpg

Se conseguir introduzir a mão no depósito e cuidadosamente passar um pano seco por cada uma das varetas...em principio o problema resolve-se...(o pior vem agora!!!)...é que se não se resolver já pode ser os encaixes dos fios que transportam essa informação para o painel no interior da AC ou inclusivamente o próprio painel e aí já começa a "doer" a reparação.

Espero ter ajudado.

Um abraço

NB: Já agora deixo-lhe umas dicas para obviar esses problemas...entre saidas/viagens nunca deixe água no depósito e se possivel retire a tampa do depósito para haver um maior arejamento, para evitar a criação de fungos ou lôdos e ao mesmo tempo as sondas secarem e com isso não perderem a eficácia.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado abr 30, 2011 12:01 pm

Boas a todos

Companheiro Isidro é sempre possivel fazer a adaptação com uma sonda de leitura de combustivel de carro, mas na minha opinião, é pouco viavel financeiramente e depois o calcario da água, mais cedo ou mais tarde o problema iria verificar-se. Não acontece nos depositos de combustivel dos carros porque a gasolina ou o gasoleo, não têm calcario.

Companheiro A748-2, obrigado pelo seu excelente contributo.

Companheiro Caraujo, na maioria das situações, este problema surge pelo tipo de água que atestamos os nossos depositos, se for uma água muito calcaria, a situação acelera, assim como ajuda a pouca utilização da AC, estando a água sempre no mesmo nivel....

Por isso, na minha opinião a melhor forma de contrariar estas situações, é a manutenção regular dos depositos, já existe um topico de Aguas sujas, em que explica o que se deve fazer para a manutenção dos depositos das águas cinzentas.
No deposito das águas limpas, utilize um anticalcário da máquina de lavar loiça, porque se utilizar o anticalcario da máquina de lavar roupa é mais forte e deixa mais residuo, obrigando-o a lavar com mais responsabilidade o deposito de águas limpas antes de utiliza-lo para a agua limpa.

Se for simples o acesso á sonda do deposito é preferivel....

Cumps e bom trabalho

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor caraujo » sábado abr 30, 2011 6:58 pm

Obrigado a todos!

Duas conclusões a tirar:

1º o sistema é muito pouco fiável e as avarias, pelos vistos são muito comums;

2º o calcário, é por ventura o culpado, das sondas começarem a funcionar mal e o facto de lá ficar água "parada" entre viagens, também não deve ajudar.

Com a vossa ajuda/dicas, vou tentar fazer uma limpeza ao depósito e às varetas, pois já verifiquem que são de fácil acesso a partir da tampa superior do depósito, que é bastante grande e permite o acesso às mesmas.

Já agora Alexandre, a utilização de anti-calcário das máquinas de lavar loiça, não poderá deixar a água com algum cheiro menos agradável?

E por fim, pelas explicações dadas, também podemos todos concluír, que o melhor é passar a encher o depósito, com algo que não água...que tal vinho, ou cerveja???? Assim não havia o problema do calcário... :lol: :lol: :lol:

Obrigado a todos e depois vou dando notícias.

Abraço,
Editado pela última vez por caraujo em segunda mai 02, 2011 8:10 pm, num total de 1 vez.
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado abr 30, 2011 8:01 pm

Boas a todos

Caraujo

Já agora Alexandre, a utilização de anti-calcário das máquinas de lavar loiça, não poderá deixar a água com algum cheiro menos agradável?

O residuo do anticalcário das máquinas de lavar loiça no tanque de águas limpas é uma possibilidade, por isso tendo em conta, esta consideração, deve-se enxaguar o tanque com água limpa com responsabilidade, não neglegênciando de forma alguma a ultima lavagem com água simples.

E por este mesmo motivo falei no anticalcário da máquina de loiça e não da máquina de lavar a roupa, por que é mais soft...

Mas se tens acesso fácil á sonda, começa por aí. Mas atenção não limpes as varetas com material abrasivo, evita o contacto exagerado, como por exemplo uma fricção forte. Podes utilizar o anticalcario directamente na sonda estando esta previamente mergulhada num pequeno recipiente com água, deixa repousar e verás que a limpeza fica simplificada...

Relativamente á questão do vinho e da cerveja, não á nada como experimentar... eu perfiro Qta de São Francisco e Superbock.....ehehehhe
Bom trabalho e dá noticias

Cumps

Alexandre[/code]
alexandrechora

Mensagempor paulobraz » sábado abr 30, 2011 9:48 pm

Na minha os ponteiros são analógicos, também tive esse problema, resolvi esvaziando o depósito de água limpa, depois acedi ao seu interior e limpei os terminais da sonda com um esfregão verde e vinagre, pois o vinagre é o melhor e natural anti-calcário, voltei a encher de água 2x para limpar os resíduos e ficou bom, já lá vão 2 anos.
Só no depósito de águas sujas é que continuo com esse problema, mas conseguiria resolvê-lo enchendo-o de Coca-Cola, pois esta também é boa para eliminar o verdete e para destruir o calcário.
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor txinho » segunda mai 02, 2011 8:59 am

No meu caso começou a acontecer á pouco tempo, deixo sempre os depositos vazios e quando encho antes de sair no mostrador aparece por exemplo 30 lts e depois com o tempo acaba por dar a informação correcta (o meu mostrador é digital). Será que no meu caso é por deixar os depositos vazios e as sondas secarem e depois demorar algum tempo a fazer novamente a leitura :?: ou por já estaram no seu fim de vida :?:
Espero que só precisem de uma limpeza :wink:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor rmsnegrao » segunda mai 02, 2011 9:37 am

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

Relativamente á questão do vinho e da cerveja, não á nada como experimentar... eu perfiro Qta de São Francisco e Superbock.....

Humm, Qtª de São Francisco 2007 (D.O.C. Óbidos)!... "aromas a frutos vermelhos maduros, com notas de chocolate, encorpado e muito macio, com notas de especiarias". :D

2º Prémio, International Wine & Spirits Competition, Londres, Reino Unido, 2010

Recomendo vivamente!
http://www.vinhos-sanguinhal.pt/

No Oeste também se fazem bons vinhos!
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
rmsnegrao

Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am

Mensagempor alexandrechora » segunda mai 02, 2011 1:41 pm

Boas

Companheiro RmsNegrão
Sem dúvida que o paladar do vinho Qta de São Francisco é por excelência, só quem conhece. Mas como vinho corrente o Cerejeiras também é muito bom.

Companheiro Txinho, começo a chegar exactamente a essa conclusão, lavar os depositos com regularidade permitir que sequem durante 2 a 3 dias, e depois é preferivel deixa-los cheios de água limpa, especialmente devido ás sondas de nivel dos depositos.

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor Calita » segunda mai 02, 2011 2:26 pm

Boas tardes a todos

Na minha A/C tenho um problema semelhante, mas no depósito de aguas cinzentas,cujo ultimo indicador não assinala quando este está quase cheio.

Por as sugestões dadas anteriormente,percebo agora que o problema possa estar na valvula que contem as varias varetas indicadoras do nivel.

Alguem sabe como se tira a valvula do deposito para se poder limpar,será de rosca,é fixa?

Cumprimentos
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes