Baterias AGM

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » quarta Oct 27, 2010 10:38 pm

Boas companheiros, obrigado companheiro Joaquim, postei um post na antena parabolica manual, que acredito vivamente que vos pode interessar.

Deixei lá um desafio de um workshop sobre, diversos assuntos, que poderia ser util para todos é só questão de combinarmos e sabem que podem contar com o meu contributo.

Relativamente ás baterias AGM encomendar em conjunto é boa politica, pena é que agora acabei de comprar bateria nova e sinceramente está a custar-me encostar uma bateria nova.
Ainda relativamente a este assunto das AGM, enviei um email para o meu contacto na Alemanha, para ver se consigo melhor preço com as mesmas caracteristicas, quando tiver feedback, dou noticias...


Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor lino » domingo Oct 31, 2010 8:11 pm

Ligar uma bateria AGM a uma bateria convencional será boa ideia?
Ambas com a mesma amperagem!
Alguém entendido na matéria que possa dar umas dicas!!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor cookie » segunda nov 01, 2010 9:24 am

estas estão a um preço mto interessante. Há alguma dificuldade acrescida em substituir uma bateria que esteja debaixo de um banco? Temos que trocar de bateria e a nossa é aí que está. E vamos fazer upgrade para 120 am.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor lino » segunda nov 01, 2010 9:33 am

Atenção as dimensôes da bateria!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor cookie » segunda nov 01, 2010 8:00 pm

lino Escreveu:Atenção as dimensôes da bateria!

também já nos lembramos disso. vamos ver se dá.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor joaquim » segunda nov 01, 2010 9:08 pm

Pois é...encontrar espaço e local certo para colocar a 2ª bateria é quase sempre um problema...Eu tenho uma debaixo do banco do condutor, a 2ª irá ter que ficar atrás desse banco ou do "pendura" tendo que fazer uns cabos maiores e a passar no espaço entre bancos o que não me está a agradar nada...vamos ver!
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor cookie » segunda nov 01, 2010 9:43 pm

nós só temos uma bateria e estamos certos que morreu... este fds foi complicado porque ficamos mal... mas lá nos desenrascamos.

a nossa está debaixo do banco do pendura. já vimos que o banco terá que ser desmontado para proceder à substituição. já alguém fez isto em casa? a nossa ac é uma ford transit e os bancos não rodam.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Paulo » segunda nov 01, 2010 10:19 pm

Boa noite a todos!

Cookie,

Há cerca de 4 anos tive de proceder a uma operação destas, mas no meu caso os bancos são rotativos. Como substituí uma bateria de 90A/h por duas de 85A/h, era impossivel encaixá-las debaixo do banco do pendura.

Como atrás do banco tenho uma zona de arrumação (debaixo de um sofá lateral), transferi a zona das baterias para este local, o qual é acessivel e sem dificuldades para as acções de verificação/manutenção.

Para efectuar esta operação tive de retirar o banco. À excepção de alguma dificuldade em retirar um ou dois dos parafusos, pelo seu GRANDE aperto, tudo correu bem e poupei uns bons tostões na mão-de-obra e nas baterias que adquiri directamente!!!

Votos de bom trabalho.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1452
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor cookie » segunda nov 01, 2010 10:49 pm

Paulo Escreveu:Boa noite a todos!

Cookie,

Há cerca de 4 anos tive de proceder a uma operação destas, mas no meu caso os bancos são rotativos. Como substituí uma bateria de 90A/h por duas de 85A/h, era impossivel encaixá-las debaixo do banco do pendura.

Como atrás do banco tenho uma zona de arrumação (debaixo de um sofá lateral), transferi a zona das baterias para este local, o qual é acessivel e sem dificuldades para as acções de verificação/manutenção.

Para efectuar esta operação tive de retirar o banco. À excepção de alguma dificuldade em retirar um ou dois dos parafusos, pelo seu GRANDE aperto, tudo correu bem e poupei uns bons tostões na mão-de-obra e nas baterias que adquiri directamente!!!

Votos de bom trabalho.


obrigada pelo ânimo transmitido!
eu julgo que nós somos capazes de o fazer mas o maridão não está muito convencido. jeito para o bricolage não tem nenhum... de qualquer forma, vou explorar as ajudas possíveis aqui por casa (pai, irmão...) a ver se cola :lol:

aproveito para colocar uma questão parasita: os apliques das nossas ac que têm focos de halogéneo, também suportam focos de led? queríamos trocar e estamos na dúvida... pois ainda não deslindámos como tirar as lâmpadas actuais...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor alexandrechora » segunda nov 01, 2010 11:03 pm

Boas companheiros

Que tal o fim de semana?, muita chuvinha e vento então nem se fala....

Constato que existem, uma série de considerações ambicionadas, vamos por ordem de postagem:

Companheiro Lino pergunta: ligação entre bateria AGM e bateria convencional, é possivel?
Apesar de ter apenas experiência de ligação de baterias entre solar Deep cycle e bateria convencional e nunca ter ligado ou analisado na prática o desempenho de uma AGM.

A minha opinião é que sim, pode ligar em paralelo uma AGM e uma convencional, mesmo que exista alguma diferença de amperagem entre uma e outra. Não vai arder, explodir ou algo do género. O importante é que as duas baterias sejam de sistema de 12volts, e que estejam a previamente a funcionar perfeitamente antes de as ligar em paralelo. Isto para que uma não se "pendure" nos amperes da outra, se for este o caso é perferivel só ter uma (naturalmente a boa).

Mas vamos considerar que as duas baterias são novas, o que podemos esperar delas a trabalharem conjunto é, mais entre 10 a 15% do dobro dos amperes se as duas baterias fossem convencionais e menos 10 a 15% do dobro dos amperes se as duas baterias fossem AGM.

Para perceberem as minhas palavras, pensem em dois baldes de água, um balde é de 5litros (convencional) e o outro balde é de 6litros (AGM), (ambas as baterias de 100ah). Se transportarmos os dois baldes a média de água transportada é de 5,5litros, se tivessemos os dois baldes de 6litros (duas AGM) a média transportada era de 6litros.

Nota importante: atenção á espessura dos fios que ligam as duas baterias em paralelo, especialmente quando tiramos muitos amperes continuamente. defendam-se e utilizem fios sempre assim de 8mm de espessura.

Lino, ligue sem problemas as duas baterias, primeiro os positivos e depois os negativos.

Companheiro cookie, em principio têm de retirar 4 parafusos, dois a frente do banco que fixam as calhas de deslocamento do banco e dois parafusos em cima dentro das calhas mas a trás. Deve observar se abaixo das calhas não tem mais nada que o impeça ter acesso á bateria, se tiver procure parafusos, e verifique antes de retirar quais é que precisa de efectivamente de retirar...Desloque o banco para a frente e para trás para ter acesso aos parafusos que se encontram dentro da calha de deslocamento...

Atenção que nunca retirei o banco de uma transit, mas os sistemas de fixação são muito identicos, espero eu, efectivamente só vendo...

Quando retirar o banco, desligue em primeiro lugar o borne negativo, só depois o positivo. ATENÇAO, se tiver mais que uma bateria, o borne positivo ainda poderá ter corrente mesmo depois de estar desligado da bateria alvo, pode receber corrente até da bateria do motor que tem os bornes ligados, nunca se sabe as ligações electricas existentes numa AC por isso aposte no seguro e não toque com o borne positivo na massa (estrutura) da AC mesmo depois de desligado, isole o borne imediatamente até voltar a monta-lo na bateria, pode evitar este procedimento se com um multimetro analisar a situação.


Um dos grandes problemas das baterias de baixo dos bancos é a manutenção das mesmas, verificar niveis de electrolito e reposição do mesmo, muitas vezes é esquecido ou ignorado porque o acesso é dificil, então o melhor a fazer é usar baterias sem manutenção e as baterias AGM são a melhor opção.

A manutenção do electrolito deveria ser de 6 em 6 meses, no máximo um ano, companheiro qual é o seu caso??? e dos companheiros????
Pois é, depois de repente num fim de semana ou numa viagem de férias não tv para ninguém.... quando desmontamos verificamos que a bateria não tem liquido, claro se for caso disso naturalmente.
Pode atestar de electrolito novamente mas a maioria das baterias, aquelas que voltam a aceitar carga não duram mais de 6 meses e as suas performances ficam muito a desejar. Para além do mais perdemos a confiança na bateria, e temos de comprar outra... e isto tudo porque periodicamente não atestamos niveis...

Companheiros esta é na maioria dos casos, mesmo para quem tem paineis solares instalados, a verdade nua e crua. É um alerta para todos, espero não ter ferido susceptibilidades, a minha intenção é apenas pedagógica.

Não esperem pelos outros o fazerem nas revisões, arregassem as mangas e façam, porque se o fizerem têm a certeza que foi feito... e as desilusões serão menores e menos dispendiosas....

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor cookie » segunda nov 01, 2010 11:14 pm

a mim não me feriu susceptibilidades algumas! agradeço as indicações.

no nosso caso a ac era de aluguer e está nas nossas mãos há 1 ano precisamente.

nunca procedemos a qualquer manutenção da bateria mas esta já tinha dado sinais de que não estaria nos seus melhores dias. como a ac era de aluguer, partimos do princípio que não terá tido tratamento vip e tb nunca lhe fizemos qualquer manutenção é verdade.

mas como digo, vamos mesmo trocar por uma nova bateria.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Aleluia » terça nov 02, 2010 12:30 am

Boas pessoal.
Companheiro Joaquim, na colocação das baterias as mesmas devem ser sempre da mesma amperagem.
De preferência ao colocar duas, as mesmas devem ser novas e não comprar uma para juntar a uma já usada.
Saudações e, votos de melhor tempo para o proximo fs.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor danibeja » terça nov 02, 2010 8:35 pm

Boa noite,

Na minha AC também tenho duas baterias de diferentes Amperes na celula, e resolvi o problema com um Diodo de 50Amp, tendo colocado o mesmo no sentido da bateria mais fraca para a mais forte, ou seja, só passa energia da bateria mais fraca para a mais forte, mas só se esta baixar abaixo dos amperes da mais fraca...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor lino » terça nov 02, 2010 9:02 pm

Obrigado pela explicação amigo Alexandrechora!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor alexandrechora » terça nov 02, 2010 10:06 pm

Companheiros boa noite.

Companheiro Lino, disponha sempre...

Companheiro Danibeja, estive a ler atentamente o que afirmou, e efectivamente é uma perspectiva do fluxo de corrente, a questão do diodo não oferece dúvidas, a direcção do fluxo é que tenho algumas resalvas, se não se importa gostaria de lhe colocar algumas questões;

1 -Carrega as baterias individuamente com dois fio distintos vindos do Alternador?

2- Como distribui a energia vinda do painel solar, como carrega as baterias?

3- Qual o dispositivo que instalou para deixar passar corrente quando os amperes baixam?

Gostaria que comentasse, antes de avançar com o meu comentário...

Cumps e aguardo
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 6 visitantes