Novos caminhos para o turismo algarvio (será??)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Novos caminhos para o turismo algarvio (será??)

Mensagempor Paulo » quarta mar 10, 2010 11:53 am

As conclusões e as análises que agora surgem, sobre a estratégia da gestão do turismo, parecem querer cruzar-se com o que defendemos há muito - promover a diversidade turística.

Porquê? Porque há crise e porque os hoteleiros estão a ver os seus lucros voarem para a Turquia, Grécia, México...etc. Até aqui a defesa era (e ainda é!) o Golf e os hoteis de 5 e até 6*.

Dizia o antigo ministro Manuel Pinho que o Algarve deveria tornar-se numa zona de turismo de qualidade, promovendo os estabelecimentos de 5 e 6*, em detrimento do turismo de massas. Não há visão para mais!

Tudo isto é bonito quando nada é preciso fazer para atrair turistas - o sol e a praia fazem esse trabalho.

E agora que há crise, mau tempo e outros mercados mais baratos a atrair turistas? Será melhor olhar para as novas motivações, não é?

Mas essas motivações e esses novos turistas, como os Turistas Itinerantes, não podem ser tratados aqui como marginais ou infractores. Têm de ser tratados com consideração, isto é, como TURISTAS. São estes que não têm medo do Inverno. São estes que dão directamente o seu dinheiro às populações, e não aos grandes grupos económicos, comprando um pack, no seu próprio país, com tudo incluído (até as refeições!).

Vale a pena pensar antes de deitar fora aquilo por que muitos, lá fora, lutam para ter - a presença dos autocaravanistas!

Retirado de Jornal do Algarve - Fernando Reis
*3-3-2010/11:16 |

A crise do turismo não é de hoje. A recessão económica agravou o problema, mas a quebra no turismo começou há uma década atrás, quando os turistas começaram a fugir do Algarve, por razões várias, sobre as quais importa reflectir, mas das quais sobressai uma ideia fulcral. O turista actual tem um perfil diferente daquele que nos visitava até aos anos noventa.

Esta é a tese, sustentada numa interessante entrevista ao nosso Jornal, por umas das grandes autoridades na matéria, que já teve responsabilidades governativas, Vítor Neto.

De uma forma lúcida, simples e objectiva, Vítor Neto chama a atenção para o desajustamento entre o tipo de oferta turística e a natureza e apetência do visitante actual, que já não procura, apenas, sol e mar. É esta realidade que temos que ter presente quando pensamos na quebra de 3 milhões de dormidas, no Algarve, na última década e queremos inverter a tendência.

A internet transformou o mundo e, obviamente, também o paradigma do turista, o modo de escolha do destino e a forma de viajar.

Hoje, mais do que nunca, um destino afirma-se tanto melhor quanto mais diferenciado for dos outros. Isto é, quanto mais genuína e autêntica for a sua oferta. E nesta perspectiva o Algarve tem um enorme manancial para oferecer. Na história, no património, na gastronomia, na paisagem e no ambiente.Assim como, num tipo de oferta cada vez mais procurado, como é a do turismo da natureza e numa outra, emergente, com um enorme potencial de visitantes que é a do turismo acessível.

Temos que ter consciência que o Algarve, apesar da sua extraordinária e qualificada oferta ao nível do golfe, não pode continuar a promover-se quase, exclusivamente, como um produto orientado nesta direcção.

Há, em toda a Europa, 120 milhões de pessoas com diferentes graus de limitação ao nível da mobilidade, que podem e devem ser atraídos para a nossa Região, desde que saibamos preparar-nos para os receber, nomeadamente, readaptando o alojamento e os espaços urbanos às suas necessidades.

O que nos tem faltado, em nossa opinião, é um Algarve falando a uma só voz e com uma estratégia de médio e longo prazo, capaz de promover a Região em torno daquilo que são verdadeiramente os seus trunfos.

Em tempos, um pouco nesta linha, mas sem grande crença e perspectiva de continuidade, promovia-se um “Portugal desconhecido “. Hoje, pela mão da Entidade Regional do Turismo Algarvio, volta a apostar-se numa campanha que fala do Algarve como “um segredo muito bem guardado”.

Dois tempos uma mesma ideia. Com uma diferença. Desta vez não há margem para desvios.Temos que ser, forçosamente, consequentes na estratégia preconizada, se quisermos crescer.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Carlos Lopez » quarta mar 10, 2010 8:40 pm

Boa noite

Pergunto se alguém leu ou tem o exemplar de hoje, 10 de Março de 2010, do jornal " GLOBAL ", e se leram na rubrica " Cartas Dos Leitores " uma carta escrita por um Senhor que se chama Bob Figueiredo sobre Autocaravanismo.
Enviei um mail à redacção do jornal pedindo que facultassem o artigo e uma outra carta sobre este assunto para conhecer os conteúdos.

Quando receber a resposta da redacção do Global irei transcrever-la aqui.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez

Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm

GLOBAL

Mensagempor decarvalho » quarta mar 10, 2010 8:55 pm

Meu caro Lopez

Li e segui o seu alerta (Bem Haja) e copiei o texto para visionamento dos nossos atentos companheiros dste forum.
Note-se trata-se de uma carta ao leitor do artigo publicado no Glogal dia 2 de Março, que por sua vez reporduzia o artigo publicado num suplemento do DN ja aqui discutido. Este texto pode ser lido no blog do nosso excelente ( e televisivo- TVI) companheiro ANTRES, ora vejam
http://autocaravanaspt.blogspot.com/201 ... cordo.html

Quanto ao comentario...de forma candida podera dizer-se que se trata de um protesto natural de quem se incomoda com os excessos dos autocaravanistas excessivos... de uma forma mais conspirativa pode considerar-se como uma encomenda de alguens...

Como tenho difiuldade em adoptar processos de intenção, quero crer, que se trata de uma reacção isolada sobre uma reportagem ja aqui objecto de varios comentarios no forum. De facto, também não penso que as criticas de falta de civismo e de comportamento abusivo dos automobilistas que param os carros em cima de passeios, nas passadeiras ou outras circunstancias ilegais, sejam todos agentes lobistas a soldo da ganhuça dos proprietarios do parques de estacionamento...
mas não faltará quem veja submarinos inimigos na sopa!

Cá esta o texto do BOB!

Autocaravanismo
■■■ “Li o comentário ao artigo
sobre autocaravanas e não posso
deixar de responder. Faz parte
das boas práticas campistas,
e conforme rezam as normas
da Federação Portuguesa de
Campismo e Caravanismo, que
o mesmo deve ser praticados
nos locais próprios, isto é parques
de campismo. Aliás, esta
norma faz parte faz de todas
as federações europeias. É incompreensível
que alguém
acampe em qualquer lado.
É normal ver nas nossas praias
ajuntamentos de autocaravanas
em locais em que não é
permitido acampar, conforme
legislação em vigor, assobiando
para o lado e contando com
a passividade das nossas autoridades.
Quanto a serem auto
suficientes é uma questão de
dias, até terem que se desfazer
das águas sujas e terem necessidade
de água limpa. Quanto
aos preços dos parques de campismo,
são o que são. Para alguém
que despendeu uns milhares
de euros a comprar uma
autocaravana, que tem despesas
avultadas na sua manutenção
e no seu uso, pretenderia
poupar nos parques de campismo?”
BOB FIGUEIREDO
Editado pela última vez por decarvalho em quarta mar 10, 2010 9:53 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor cookie » quarta mar 10, 2010 9:24 pm

como? fiquei chocada com coisas que li no artigo.

o comentário do senhor Bob demonstra um desconhecimento total da realidade. de facto sempre ouvi dizer que a ignorância é muito atrevida.

:?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Bob - o Auto.................?????????????

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 11, 2010 8:50 am

É!

Não arranjei outro "titulo" para este "BOB", a não ser Auto...... qualquer coisa!!!

Mas uma coisa se pode concluir da sua magnifica reportagem. Autocaravanista, NÃO É!!!!!

Isso, de CERTEZA absoluta!!!

Como também não o são, TODOS aqueles que usam uma autocaravana para na prática praticar Campismo na Via Pública!!!

É essa a distinção que falta clarificar no seio dos Midias, no seio dos nossos maravilhosos politicos e, já agora, também no seio dos nossos espectaculares empresários! Isto para não falar também dos nossos estimados "Companheiros" que misturam Autocaravanismo com Campismo!!!

Já hoje comentei de umas deficiências visuais que parecem existir no seio de alguns "inspectores", credíveis diga-se, que colocam em causa a nossa suprema segurança rodoviária!!!

Será que o País, na sua generalidade, está a padecer de uma doença que dá pelo nome de VISÃO DALTÓNICA???

São os "agentes" de autoridade que multam a torto e a direito sem respeitar os direitos constitucionais, mas cumprindo as "Leis"!!!

São os "autarcas" que vêm "ciganos" por todos os lados, menos nos locais onde os mesmos montam acampamentos!!!

São os "empresários" que vêm milhões a voar por todos os lados, querendo obrigar os autocaravanistas a usar os seus serviços quer deles precisem quer não!!!

São os auto... qualquer coisa que pensam que os outros são como eles e vai daí, são todo iguais!!!

É! Decididamente, começa a haver daltónicos a mais neste Pais tão pequeno!!!

Se calhar, o melhor mesmo, é ir para o "deserto". Aí poderemos em Liberdade, e sem "chocar" com ninguém, praticar autocaravanismo e autocampismo sem qualquer problema! Acho eu!!!

Em Portugal??? Não!!! Não podemos, nem praticar autocaravanismo, nem autocampismo porque este está expressamente proibido por Lei!!!!

Vamos.... para qualquer lado!!!

É só mais um desabafo, a juntar a tantos outros!!!

Começo a ficar desiludido!!!

Até sempre,

José Gonçalve
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

BOB

Mensagempor decarvalho » quinta mar 11, 2010 10:28 am

Carisssimo Jose Gonçalves

Volto ao tema porque penso que le merece reflexao desapaixonada como qualquer outro assunto que justifique tomada de posição publica. E neste aspecto sublinho que este forum é fectivamente consulatdo por uamalarga fixa de opinião publica, como leitores,e que dele se socrrem para vlaiar e percepcionar oq ue é o autocravanismo,o que querm os autocaravanistas, o que pretende o movimento autocaravanistas.

Ou seja, o que aqui se escreve também está sob o escrutínio de anonimos leitores do público, (e os holofotes da sociedade) que formam também a opinião pública, dai os elogios que por mais de uma vez tenho feito aos moderadores, que permitema assegurar um produto final editado, e informativo de qualidade porque de referência.

Ora vejamos:

1) o BOB... naõ se intitula autocaravanista, nem sequer campista, mas sim apresenta-se como uma pessoa que se sente autorizada a dar a sua opinião, e a ve-la publicada, em comentario a uma anterior reportagem (comum ao DN e ao Global). Está pois a exercer o seu direito de opiniao e livre expressao de pensamento, num Pais democrático.

2) o BOB... à semelhança de muitos portugueses confunde campismo com autocaravanismo, e confunde,porque há proprietarios de autocaravanas que tambem confundem os dois conceitos, e por isso acampam de autocaravanas em espços públicos.

3) O BOB...esta assim confundido, tal como esta uma grande parte da opinião pública (por ex. a que não assistiu à reportagem da TVI), e no caso concreto a situação é mais grave (dai a transcrição do texto do BOB depois do alerta do amigo Lopez) porque da situação de opiniãopública (oral) passou-se à situação de opinião que se publica.

4) Aqui e agora, entra a analise (serena) da motivaçao do BOB... terá sido por candidamente ele se insugir sinceramente contra os pseudo autocaravanistas que acampam na via publica? ou sera uma carta encomendada e plantada no jornal para favorecer certos "alguens"

5) Chegados a este ponto, e sempre com tranquilidade, cumpre avaliar como se reagir a esta situação, e quem deve reagir... e este, é que me parece ser o debate que devia atrair as energais e os contributos dos membros deste forum e em geral por parte dos autocaravanistas, que de um modo o do outro lidam com a opinião publica, e com a opinião que se publica. O Importanta não éa carta do BOB...importante é o porquê que motivou e justificou ao BOB rzaão para escrever o teor da carta publicada!

6) Assim, pessoalmente penso (o que só a mim me resposnabiliza) que existem umas tres atitudes possiveis que vale a pena elencar, até por caricatura:

1) A maximalista e fundamentalista, com com desfiles publicos de autocaravanas pelas ruas das cidades, abaixo assinados, cartazes de manifestação com cartazes e fraixas, disticos e pins, de... somos iguais aos automoveis, somos veiculos ligeiros, queremos estacionar e dormir em qualquer lado! contra a discriminaçao! abaixo os parques de campismo! Não ao sequestro de autocaravanistas etc etc.

2) a Individualista, do franco atirador, com cartas aos meios de comunicaçao, entrevistas individuais, telegramas a decisores (do governo, das camaras, etc) com protestos mais ou menos veementes, reclamações, e sugestões, procurando suscitar argumentos, factos e razões a favor de um melhor tratamento dos autocaravanistas itinerantes, e que cumpram as regras aplicaveis de acordo coma ética deste sector.

3) a solução instutucional Aqui o que está em causa é o assumir em nome de um ( o melhor ainda, do) Movimento de Autocaravanistas uma atitude estrturada, integrada, sistemática, e coerente, que possa chegar de forma convincente e fundamentada à opinião publica, ao entendimento dos decisores, e consequentemnete, ter depois reflexo na opinião que se publica, e se difunde nos orgaos de comunicaçao social, e nas medidas legislativas e regulaementares aplicaveis.

Claro que a minha preferência vai por razões de formação teórica e prática, para a terceira solução que exige uma concepção estratégica pelo qual já me tenho batido, em numerosas frentes, e ate levado à prrtica (por ex. quando da fundação do MIDAP). Até ao momento não tem sido possível estrturar e institucionalizar esse Movimento (que é muito mais vasto do que o clube A ou B) que deveria ter por aliados agentes económicos tambem, com pontos de vista convergentes, desde as CM, às empresas do sector,e atée entidaes públicas interessadas, por ex a Prevenção Rodoviária).

Claro que estes temas poderiam ganhar, e muito, com seminarios, symposiuns, congressos e mesas redondas sobre as questões em aberto, e que deveriam ser promovidos por quem tem penetraçao e aceitação entre os autocaravanistas. Sublinho, que mais do que a democracia representativa (quantitativa) tem importancia para assegurar a audição de intresses, a democracia participativa (qualitativa) e que esta se pode desenvolver abrindo canais de intervenção juntos dos vários escalões de poder e decisão da Sociedade.

Pedino desculpas por não conseguir ser tão sintetico como os meus amigos e companheiros anteriores, aqui fica o meu contributo.

e boas voltas e reviravoltas, incluisve de neurónios!.
Decarvalho, simplesmente.
semovente...
em:
decarvalho

Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta mar 11, 2010 11:13 am

Boas

eheheheheh

Ainda não deram por ela?

É o BOB... o construtor. Aquele que para entreter a canalha vai fazendo mil e um disparates.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Esclarecimento Público

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 11, 2010 11:23 am

Carissimo Companheiro DeCarvalho,

Estou plenamente de acordo com o seu comentário. Como sempre, quem tem mais experiência de Vida, provavelmente, terá mais capacidade de acertar, de aglutinar uma ideia, um objectivo, um Projecto.

Daí que na esmagadora marioria aprecio bastante os seus pontos de vista.

Não quero, contudo, tirar valor aos mais novos, aos que não têm formação académica, ou a quem quer que seja que por ser apenas mais novo não preste a sua mensagem ou não esteja correcta!

Há que saber separar o trigo do joio!

O que lamento, no meio desta luta que ainda não sei bem contra quem é, é haver na Comunicação Social, que deveria primar pelo Rigor, Isenção e Verdade, quem publique determinados artigos que mais não parecem que "encomendas" de alguns sectores que públicamente nos condenam e criticam apenas porque não lhes adquirimos os serviços que eles vendem!

Nunca ninguém me obrigará a adquirir um produto a A ou B só porque eles querem! NUNCA!

Como já aqui o afirmei, e em qualquer lado o afirmo sem qualquer peso na consciência, pratico também, e muito, o Campismo, nos locais devidamente adequados a esse fim! Irei continuar a praticar Campismo sempre que me der na real gana! Agora obrigar-me a ir ao Parque do "Manel" ou do "Jaquim" só porque tem que ser!!! Era o que mais faltava!!!

Os meus recursos financeiros invisto-os onde bem quero e me apetece e ninguém me diga para ir por ali pois é precisamente por ali que eu não irei!!!

Lamento também, além dos "erros"(???) da comunicação social, que alguns "Companheiros" continuem a praticar o que não deve ser feito na via pública, que continuem a pregar como Frei Tomaz!

Lamento também, que as autoridades não impliquem sistemáticamente contra quem está na via pública a praticar Campismo! Acabar-se-iam muitas das nossas dores de cabeça!

Quanto ao resto dignissimo Companheiro DeCarvalho, PLENAMENTE DE ACORDO!

Pode ser que com a bonança, venham novos ventos de mudança e comecemos a rumar a um porto seguro! Pode ser!

Aguardo ainda, meu Amigo DeCarvalho!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

BOB

Mensagempor decarvalho » quinta mar 11, 2010 3:41 pm

Ora vivam...

Claro...e é sempre necessario uma dose de bom humor....

e boas voltas...
semovente...
em:
decarvalho

Mensagempor Carlos Lopez » quinta mar 11, 2010 8:01 pm

Boa noite

São 20.00 horas e ainda não recebi resposta da redecção do jornal Global.

Vou continuar a esperar.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez

Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 52 visitantes