Nauticampo 2009

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Nauticampo 2009

Mensagempor majv » sábado fev 07, 2009 7:31 pm

Companheiros,
fui hoje á Nauticampo, e, como seria de esperar, está bem mais fracota que a do ano passado.
Aliás, o contrário é que muito me admiraria, seja em Portugal ou em qualquer outro país.
A crise é real, existe em todo o lado, e nós não somos excepção.
Fui de carro, mas tive o cuidado de reparar nas zonas já referidas para as AC's.
Assim:
Escola de enfermagem - completamente vazia, quer ás 14,30, quer ás 18,30.
Praça Sony - salvo melhor opinião, e dei a volta completa á zona que está com vedação de obras, apenas vi 2 AC's, estacionadas no meio de veiculos ligeiros.
Assim, penso que na Praça Sony, o estacionamento não será só para AC's (peço desde já desculpa se estiver errado), desconhecendo se é pago ou não, mas pelo que vi, não será facil chegar ali com uma AC e estacioná-la.
Por outro lado e pelos 3 euros/24 horas, o outro é bem perto e estava 100% vazio.
Pela mão do Zeca e sua esposa, tivémos oportunidade de conhecer mais 2 companheiros deste fórum (e respectivas companheiras): Jorge Santos, e o nosso "chefe" Luis Almeida.
Mais 2 para a "familia"....
Sábado voltaremos lá, agora com a famelga toda, para, ao menos aproveitar para conviver um pouco com aqueles que já conhecemos e que por lá andem.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Nauticampo

Mensagempor basilio » domingo fev 08, 2009 5:12 pm

:) Bos dias !
Salão Internacional de Navegação de Recreio, Campismo e Caravanismo, Desporto e Piscinas . A Inauguração do referido Salão, realizou-se no dia 7 de Fevereiro às 17:00, e foi presidida por S.E. o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. João Mira Gomes.
A caminho da sua 42ª edição, a Nauticampo será uma vez mais o grande pólo de atracção para um público de excelência, reunindo num só lugar uma diversificada oferta para todos os que apreciam e vivem os "Prazeres da Natureza".
Ao longo das últimas edições tem acolhido a maior e melhor oferta para a prática do turismo ao ar livre e de desportos que potenciem o contacto com a natureza, dando resposta aos novos estilos de vida dos jovens consumidores, cada vez mais dinâmicos, mais aventureiros e mais exigentes, assumindo-se como um evento de referência da Feira Internacional de Lisboa.

Sendo a News Press and motorhomes um canal de divulgação online onde o tema central é Autocaravanas, não poderiamos deixar de fazer referência á ausencia de qualquer artigo sobre Autocaravanas notório no site oficial do Grupo da Associação Industrial Portuguesa organizadora do Evento.
:shock: Consulte o News Press com o endereço no rodapé Para concluir e ler a noticia na integra

Divirtam-se !

Cordiais Saudações
basilio
Membro Expulso

Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm

Mensagempor indiana » domingo fev 08, 2009 11:06 pm

Hoje Domingo fui à Nauticampo.

Nunca dispensei a visita à Nauticampo. É com tristeza que verifico que está reduzida ao mínimo. Estamos em Lisboa (a capital) e noutros tempos ao domingo tinha dificuldade em estacionar, dentro da feira era uma enchente, com toda a gente a acotovelar-se, fila nos restaurantes, filas para tomar um café….
Agora parecia um dia de semana, pouca gente (relativamente) e até fecha ás 20H…como visitante, assim é muito mais confortável, podemos falar com os conhecidos e amigos, os vendedores têm tempo para nos atender….bem se a crise existe, ali está bem à vista.
Caravanas Hobby zero, caravanas Knaus zero e muitos mais zeros destes.
Parece mais uma feira regional que internacional, temos aquilo que podemos ter, já não é mau de todo.
De qualquer modo vale a pena a visita eu não faltei.

Indiana
indiana

Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm

Mensagempor Juan Gonzalez » domingo fev 08, 2009 11:10 pm

Boas! HOBBY tinha lá duas, e uma até era usada ou se não era parecía , cheia de marcas e até ferrugem na lança! Isto é que vai uma crise!!!.......
Juan Gonzalez

Registado: domingo Oct 12, 2008 11:39 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda fev 09, 2009 12:35 am

Estive lá ontem (Sábado) e hoje, com a familia. Tivemos oportunidade de cuscar as beldades ali expostas e até nos barcos se deu uma espreitadela, confesso que só não comprei aquele belissimo Azimut por 850mil€ porque me esqueci da carteira em casa :lol: :lol:

Agora mais a sério, nota-se a tão afamada crise, com menos um pavilhão aberto, no entanto escolhas e tentações não faltam. Voltarei lá próximo Sábado de manha, desta feita sosinho para apreciar "á minha maneira" e ir falar com alguns amigos que não tive oportunidade, não gosto de interromper "oportunidades de venda" :wink:

PS: Algo que notei é que ainda não paguei uma unica entrada nem vou pagar próximo fim-de-semana, os stands este ano estão muito generosos a oferecer convites, por "qualquer coisa" oferecem convites ás "mãos cheias". Sinais da crise...?
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor indiana » segunda fev 09, 2009 1:03 am

Quem pretender visitar a NAUTICAMPO basta ir a :

http://newsletter.fil.pt/nauticampo/con ... nvite.html

Regista-se e na entidade pode mesmo indicar o nosso forum ( a entidade é só para fins estatíscos) e faz um print do convite/s que lhes é disponibilizado. Na FIL apresenta os convites no balcão junto da entrada e trocam-lho gratis por um bilhete ou mais de acordo com os convites que imprimir ( pode levar a família toda).
Boa visita
Indiana
indiana

Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm

O que a lei não proíbe é permitido

Mensagempor Papa Léguas » sábado fev 14, 2009 12:46 am

COLÓQUIO F.I.L.

Começa assim a forma como o Papa Léguas “viu” o colóquio sobre “O Autocaravanismo e as Leis actuais”:

O colóquio (O Autocaravanismo e as Leis actuais) promovido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e organizado pelo Clube Português de Autocaravanas (CPA) começou cerca de trinta minutos após a hora marcada para o início.

Na Mesa que presidiu ao colóquio, além dos oradores previstos, sentaram-se também Ruy de Figueiredo (que moderou o debate) e Fernando Cipriano, respectivamente Presidentes do CPA e FCMP.

Termina assim a forma como o Papa Léguas “viu” o colóquio sobre “O Autocaravanismo e as Leis actuais”:

Conclusões do Papa Léguas:

1 – O colóquio contou com uma diminuta presença de autocaravanistas o que pressupõe uma de duas coisas: (a) que a realização em horário laboral foi um impedimento ou (b) que os autocaravanistas não têm hábitos associativos;

2 – Face ao tempo disponível o colóquio devia ter sido iniciado na hora marcada;

3 – Foi um colóquio ambicioso para o tempo previsto pelo que as intervenções dos oradores deveriam ter sido limitadas e cada tema não poderia ultrapassar uma hora;

4 – O tema que o Consultor e advogado da FCMP tratou foi, no aspecto jurídico-legal, favorável as opiniões defendidas pelos autocaravanistas; a Federação, que tinha o respectivo Presidente na Mesa do Colóquio, não interveio, nem corroborou publicamente com o apoio político às interpretações, nem se comprometeu a vir a fazê-lo.

5 – Pode ser preocupante a constituição de uma Plataforma Sectorial (estamos a falar de autocaravanismo) sem a presença de uma força representativa em exclusivo do autocaravanismo;

6 – É necessário que o debate prossiga e que para ele sejam mobilizados mais autocaravanistas;

7 – O Movimento Autocaravanista de Portugal tem que continuar a exigir que a clarificação dos direitos dos autocaravanistas sejam profusamente difundidas e assumidas por todas as organizações (formais e informais) que se afirmem defensores do autocaravanismo, entendido como modalidade de turismo itinerante, para obstar a que interpretações abusivas das leis proliferem.

O texto integral do relato sintético do Colóquio pode ser lido no Blogue do Papa Léguas
Editado pela última vez por Papa Léguas em sábado fev 14, 2009 3:32 pm, num total de 1 vez.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Nauticampo 2009- O que a Lei não proibe é permitido

Mensagempor jorge santos » sábado fev 14, 2009 3:01 pm

A competição é uma coisa tramada...
Colóquio FCMP/CPA-FIL-13.2.2009

Comecei ontem, enquanto um companheiro mais sabedor não as exercisar, vou fazer algumas considerações à reunião.
( Abro um parentesis, para informar que o nosso companheiro
Papa Léguas, relata bem melhor que eu, o que se passou.
Devo dizer, que a consulta ao seu blog, conveniente, espelha
minúcias, em que eu sou deficiente.)
Parto do principio que a minha afiliação aos visados, me assiste na indignação e os únicos que não falseio (contráriamente a outros) são
os meus iguais, companheiros autocaravanistas.
Durante os últimos anos, de uma maneira ou outra, individuais, CCPortugal, Midap,bloguistas, até CPA algum tempo afastado, do orgão máximo representativo, chamaram a atenção da FCMP, para uma maior intervenção junto a quem de direito, na defesa do autocaravanismo em Portugal. Digno de nota, a Federação, inclúio "Autocaravanismo" nos seus predicados...
Contrastando com tudo isto, vejamos primeiro o que aconteceu ontem dia 13.2.09.
Don José Iglésias, na exposição efectuada, mencionou a vantagem de uniformização dos sistemas de gás nas a/c.
Mais adiante o bom encaminhamento face à U.Europeia,alterando os actuais 3.500kgs para 4.250 Kgs sem alteração do titulo de condução.
Que sistemas de resposta aos deficientes motores, já se manifesta~m em alguns países, enquanto em Espanha e Portugal, ainda não se começaram estudos.
O Dr, Vitor Ferreira´, durante a sua dissertação, em resposta a um presente, sôbre autuações, quando legitima e legalmente estacionados, não devemos pagar a multa. Devemos enfrentar o tribunal, para que as coimas não nos sejam aplicadas.
Certo ou errado, levou-me a pensar - Bem, quando eu estiver sentado no banco dos réus, vou ter a assistência amiga, providenciada pelo Sr.Dr.
Consultor/Advogado da FCMP- Acordei dos meus devaneios, porque sobre este acompanhamento nada foi dito.
Até que a bomba da minha indignação, foi atirada... A ACAP vai instituír a "Plataforma Sectorial" englobando campismo, caravanismo, autocaravanismo, quiçá ACP, FCMP e seus afiliados.
Corrijam-me se eu estiver errado. Vamos voltar à estaca "zero" ?
Quando inquiri como é possível que a FCMP vestindo tão contraditárias
indumentárias, como proprietária de parques de campismo e representante de autocaravanismo,nos possa defender (autocaravanistas) fui esclarecido pelo Sr.Dr.Vitor Ferreira, que é tudo legal e por a, mais b, está confirmado pelos estatutos, e se eu tiver, questões não resolvidas com a FCMP, deve ser entre os dois solucionada.
Como é que alguém pode fazer tal afirmação em frente do Dr.Fernando Cipriano, e êste não reagir, quando eu próprio, alertei-o, para abstraindo-se da defêsa dos autocaravanistas, viria a ser ostracisado, veria novos agrupamentos a discordarem e, até sugeri estatutáriamente a inclusão de
FeCAMP ou outra menção. para de forma credivel, mostrar que estava com os autocaravanistas itinerantes e suas lutas.
Questionaram a mesa da presidência do colóquio, o Dr.Luís Duarte, do
Clube de Campismo de Lisboa, os nossos companheiros Rui Narciso e
Fernando Pedrosa(dirigindo-se à mesa, pedindo sem deferência, excluam senhor) e um redactor de um novo magazine dedicado a barcos e curioso sobre autocaravanismo, o senhor, creio, Vasco Cid ?.
A intervenção do Sr. Dr. João Cardoso, tardia, interessante e curta, serviu também para o desanuviamento de longas, discutíveis, palestras,
que nada adiantou ao conhecimento geral dos autocaravanistas.
Terminou dêste modo o colóquio.

Mas, como diz o pôvo " atrás de mim virá quem bom me fará "!!! Não a FCMP mas o autocaravanismo em geral ! Note-se !
À saída da reunião, alguém, procurou-me. Sabe qual é o maior clube de Portugal ? Respondi, o B., não, o S.,o P., também não. Fiquei envergonhado, por saber tão pouco. Oh hómem, é o Automóvel Clube de Portugal !!! Tentei ser rápido no racíocinio, mas êle, bateu-me, sim, já somos uns quantos e dedicados ao autocaravanismo. Dentro em breve, teremos um encontro, no nosso espaço privativo, no parque de campismo, de..., Devo ter aberto a bôca e êle continuou - Não queira comparar a influência do ACP no Governo e a FCMP !!! Calei-me.
Será por isso que nasceu ou renasceu a "Plataforma Sectorial" ?
Apesar de já ter lido a página do nosso companheiro Nuno Pires, sôbre o ACP, não deixei de pensar - A competição é uma coisa tramada...
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor Paulo » sábado fev 14, 2009 5:11 pm

A separação dos representantes do “Autocaravanismo” e do “Campismo” é essencial.

Não adianta insistir que os representantes sejam comuns e que a defesa de interesses se assuma independente, pois as motivações e orientações são muito diferentes.

Não adianta querer ou acreditar que uma federação de parques e clubes campistas vá defender uma actividade turística que pode utilizar, esporadicamente, ou não, os serviços dos campings. Esta perspectiva é tão real, como a realidade de os nossos campings, em geral, não darem um só passo em frente na adaptação dos seus serviços aos interesses e necessidades dos autocaravanistas. Falo concretamente de zonas de serviços e acolhimento anexos aos campings, de tarifas atractivas para autocaravanas, etc. Construir hoje para colher amanhã é algo que ainda não chegou à visão da generalidade dos empresários dos campings. Assim, criar modelos de negócio que captem os autocaravanistas é algo que não é implementado. Em alternativa insistem que, através de interpretações abusivas da Lei e redutoras da nossa actividade, sejamos obrigatoriamente encaminhados para os campings ao final do dia.

Por outro lado, não chegaremos a lado nenhum enquanto não for aceite e reconhecida esta vertente do autocaravanismo, como forma de turismo itinerante, a qual é perfeitamente sustentável sem recurso aos campings, mas sim a zonas de serviços e parqueamento de ACs. Observe-se o desenvolvimento que este tipo de turismo tem em França, Itália ou Alemanha, onde este modelo funciona e é (bem) reconhecido e apoiado pelos governos, comparativamente com aqueles países onde o autocaravanismo é reconhecido apenas como uma modalidade campista (Croácia, Bélgica, Suíça, …etc).

Para nós, autocaravanistas, o desejo é claro de não sermos representados por associações campistas. É essencial que a convergência no meio autocaravanista se assuma e as “plataformas sectoriais campistas” defendam os seus interesses específicos, os quais são bem diferentes dos nossos.

Faço votos de que os nossos representantes olhem em frente, se inspirem no crescimento do autocaravanismo, para adiantar a marcha e as acções, deixando as federações e clubes campistas correrem ao seu ritmo, na defesa da sua actividade básica – o campismo.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Luis Agostinho » domingo fev 15, 2009 1:08 pm

Boa tarde,

Peço desculpa por esta intromissão, e passo a citar:

"Faço votos de que os nossos representantes olhem em frente, se inspirem no crescimento do autocaravanismo...."

Se permitem deixo uma pergunta, impertinente para alguns... e eventualmente pertinente para outros.

Mas quem é que são os nossos representantes?!?! (Cadê eles?) :roll:

Òbviamente, que não é de forma nenhuma uma pergunta que só o Paulo terà (ou quererá!) responder, mas se calhar se se conseguir responder a esta questão, acho que ficará tudo mais fácil daqui para diante.

Um abraço
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor jbmendes » segunda fev 16, 2009 11:17 pm

citação do companheiro A748-2:

Mas quem é que são os nossos representantes?!?! (Cadê eles?

Eu digo mais ainda... A todos aqueles que se dizem "falsos" representantes do Autocaravanismo deixem de melgar! Não batam mais no zezinho. Já todos percebemos que as reais intenções da maioria deles, é empurrar-nos para os parques de campismo, vender cartas de campistas, e encherem o ** com o nosso dinheiro. A todos eles, incluindo agora o "ACP-Autocaravanismo" mais a corja de oportunistas que se vão perfilando entre siglas de pseudo clubes, grupos e outros carnavais, que tirem o cavalinho da chuva, porque os cães ladram, e o REAL autocaravanismo passa. A esmagadora maioria dos autocaravanistas estão-se a c**** para os bastidores dos pomposos bem-falantes defensores deste tipo de autocaravanismo que não interessa nem ao menino Jesus. Dassssssssssssssss
jbmendes

Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm

Mensagempor seco » segunda fev 16, 2009 11:31 pm

Boa noite

Porque será que as questões realmente importantes não hão-de ser discutidas dec uma forma civilizada????
Nãp podemos por a má educação de lado durante uns tempos, e falarmos como interessados numa causa comum, sem remoques, tiques e outros ** desnecessários.
Todos os que, em determinado momento, estiverem a defender o autocaravanismo -- touring ou turismo intinerante serão meus representantes
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor jbmendes » segunda fev 16, 2009 11:52 pm

Ora aquí está uma importante e púdica contribuição!!!
jbmendes

Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm

Mensagempor Papa Léguas » terça fev 17, 2009 12:42 am

TRANSCRIÇÃO DE UM TRECHO DO ARTIGO DE OPINIÃO QUE PODE SER INTEGRALMENTE LIDO NO BLOGUE DO PAPA LÉGUAS

Não há verdades para sempre

(…)

Mais de um milhão de dormidas efectivadas pelos autocaravanistas, segundo o documento "Caracterização do Auto-caravanismo na Região do Algarve e Proposta para Definição de uma Estratégia de Acolhimento" da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, constitui um nicho de mercado muito apetecível, pois estamos a falar, em estimativa, de valores muito superiores a 8 milhões de euros.

Nicho de mercado com mais de 8 milhões de Euros

Quem pretenda apoderar-se (por meios legais, claro) de parte desta verba estimada procurará que os poderes instituídos decretem normas redutoras da liberdade de movimento das autocaravanas. Para o fazer necessitam, porém, de evocar pretextos e razões que o justifiquem.

(…)

Como combater esta eventual estratégia de obtenção desse nicho de mercado de mais de 8 milhões de Euros?

Estratégia da indignação e revolta

Denunciando? Reivindicando? Dando murros na “mesa”?

Sem dúvida que sim. O direito à indignação (aonde é que já ouvi isto!) deve também ser apanágio de quem defende os seus direitos. Mas só isso?

(…)

Que podemos, pois, fazer, além de mostrarmos a nossa indignação?

Estratégia da indignação e afirmação

(…)

Quarto, propor legislação que se refira a autocaravanismo e autocaravanas e que não existe. Uma lei sugerida pelo Movimento Autocaravanista de Portugal será necessariamente melhor que uma lei sugerida por um movimento campista ou por uma eventual "Plataforma Sectorial" ou por alguém que não tenha a mínima noção do que é o Autocaravanismo entendido como turismo itinerante.

(…)

Dúvidas

Sobre a sinalização, especialmente sobre aquela que “reserva o direito de estacionamento a autocaravanas” têm-se levantado algumas dúvidas que, no presente, são infundadas.

(…)

A existência de um sinal de espaço reservado exclusivamente ao estacionamento de autocaravanas não as impede de estacionar em qualquer outro local não proibido pelo código da estrada. Existem, presentemente, sinais de trânsito destinados ao estacionamento exclusivo de veículos para deficientes, para ambulâncias, para autocarros, etc. Esses sinais impedem que outros veículos não referidos estacionem nos locais abrangidos, mas não impedem os veículos abrangidos de estacionarem em qualquer outro local não proibido pelo código da estrada.

(…)

É chegado o tempo de todas as associações de autocaravanistas, todos os "formadores de opinião", todos, todos, TODOS se sentarem na mesma mesa e discutirem IDEIAS.

Sem lutar pelos nossos direitos e interesses nada se consegue.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça fev 17, 2009 12:56 pm

Bom dia,

"Isto"...são dados meus e conclusões minhas e óbviamente só a mim me responsabilizam.

1º Sabemos de uma forma limpida e perfeitamente convicta, até com **.... dizermos quem NÂO SÂO os nossos representantes.

2º Representamos uma infima percentagem de um universo de autocaravanistas em Portugal que participam em fóruns com sentido civico, para melhorarmos as condições que depois todo esse universo vai usufruir.

3º Dentro dessa infima percentagem cabem ódios pessoais, não pelo conteúdo(embora às vezes, também!) ou objectivo, mas mais pela forma de actuar. Os restantes assistem...e se alguns ficam até ao fim para ver quem ganha, outros há que se afastam por acharem que não vamos a lado nenhum.

4º De hà uns anos a esta parte mantemos um impasse que SÓ SERVE, aqueles que NÂO nos representam. Na realidade, a dispersão/alternativas que eu há alguns anos preconizava(?!) veio-se a revelar desastrosa, porque na realidade alguns perderam-se pelo caminho e abalou algumas convicções.

5º Se por um lado aconselhamos as autoridades e entidades deste país a olhar là para "fora" e a adoptar os mesmos comportamentos que nos sirvam..porque è que nós não fazemos o mesmo e em paises maiores que nós, se conseguiram entender na defesa dos interesses do autocaravanismo...será que nós não o conseguimos fazer??

Por último e o mais importante, continuamos sem saber ou querer dizer quem são os nossos representantes, ou sêja, ao fim destes anos tôdos, e tomo como ponto de partida a criação dos fóruns do CCP e CPA.

E o mais caricato, è que mais de metade do tempo è dispendido a convencermos os nossos pares, praticantes de autocaravanismo, da validade desta tarefa. Ou sêja, nem conseguimos sequer, ser parte da solução...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes