autocaravanismo na TVI

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: TV

Mensagempor Paulo de Almeida » terça jul 22, 2008 10:30 am

decarvalho Escreveu:[...]
Quem quiser ter a paciencia de aprofundar o tema , e para não ocupar espaço inutil neste forum, aqui ficam outros comentarios:

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... julia.html

Boas,

Perdoem a minha ousadia de “newbee”, mas não é para isso mesmo, ou seja o debate e aprofundamento de temas, que estamos todos aqui no fórum ?

Cumprimentos,
Paulo de Almeida
Paulo de Almeida

Registado: segunda jul 21, 2008 4:35 pm

Re: Tv

Mensagempor Paulo de Almeida » terça jul 22, 2008 12:02 pm

decarvalho Escreveu:Meu caro amigo

tem razao quando diz que o programa era de entretenimento e para uma camada da polulção media, com tempo disponivel para ao incio da tarde de um dia de semana estar a coca da TV, excepto aqueles que por acaso viram o programa, ou por dever (entenda-se, os que souberam antes e sintonizaram a TVI)

Mas para quem gosta do autocaravanismo e lhe reconhece enormes possibilidades ludicas, economicas e outras, fica com pena (muita pena mesmo) que nao sejam aproveitadas todas as oportunidades para dignificar a actividade, fazer a sua pedagogia e sensibilizar actuais e futuros utilizadores.

Todos os que gostam de circo, gostam de ver artistas habilidosos, cavalos escorreitos e palhaços com graça, e nao saltibamcos de ocasião.

O programa da TVI foi mal preparado, mal executado e sendo assim prestou um mau serviço em geral. ao entretenimento porque nao esclareceu, e ao sector, porque o apocou e desmereceu.

Tudo teria sido diferente se tivesse sido bem preparado e bem executado.

Tal como foi, apenas se ficou com a ideia que se pode fazer campismo com equipamento de custo elevado, e que ate pode levar um smart a reboque....e que isso é melhor que um aparthotel....

Caro decarvalho,

Acredito que a sua perspectiva possa ser mais exigente da de quem “está de fora” , e compreendo a sua frustração.

Como já mencionei, eu vi o programa tendo sempre em mente o publico alvo, e as minhas expectativas nunca foram muito altas, mas uma coisa que comentei com a minha esposa foi a falta de alguém “representativo” e com responsabilidades no movimento associativo ligado ao assunto.

Cumprimentos,
Paulo de Almieda
Paulo de Almeida

Registado: segunda jul 21, 2008 4:35 pm

Mensagempor RUYMORAIS » terça jul 22, 2008 8:28 pm

Paulo de Almeida Escreveu:
decarvalho Escreveu:Meu caro amigo

tem razao quando diz que o programa era de entretenimento e para uma camada da polulção media, com tempo disponivel para ao incio da tarde de um dia de semana estar a coca da TV, excepto aqueles que por acaso viram o programa, ou por dever (entenda-se, os que souberam antes e sintonizaram a TVI)

Mas para quem gosta do autocaravanismo e lhe reconhece enormes possibilidades ludicas, economicas e outras, fica com pena (muita pena mesmo) que nao sejam aproveitadas todas as oportunidades para dignificar a actividade, fazer a sua pedagogia e sensibilizar actuais e futuros utilizadores.

Todos os que gostam de circo, gostam de ver artistas habilidosos, cavalos escorreitos e palhaços com graça, e nao saltibamcos de ocasião.

O programa da TVI foi mal preparado, mal executado e sendo assim prestou um mau serviço em geral. ao entretenimento porque nao esclareceu, e ao sector, porque o apocou e desmereceu.

Tudo teria sido diferente se tivesse sido bem preparado e bem executado.

Tal como foi, apenas se ficou com a ideia que se pode fazer campismo com equipamento de custo elevado, e que ate pode levar um smart a reboque....e que isso é melhor que um aparthotel....

Caro decarvalho,

Acredito que a sua perspectiva possa ser mais exigente da de quem “está de fora” , e compreendo a sua frustração.

Como já mencionei, eu vi o programa tendo sempre em mente o publico alvo, e as minhas expectativas nunca foram muito altas, mas uma coisa que comentei com a minha esposa foi a falta de alguém “representativo” e com responsabilidades no movimento associativo ligado ao assunto.

Cumprimentos,

Paulo de Almieda

caro companheiro falta saber como foi organizado aquele programa

1º a srª que estava la a representar uma associaçao que eu nao consegui ver qual , so por acaso nao tem conhecimento da existencia do campingcar portugal assim como do cpa e do que ambos fazem pelo autocaravanismo em portugal ?
2º o mesmo se aplica aos entervenientes
3º houve alguma tentativa de contacto com os responsaveis das entidades acima mencionadas ( duvido , porque se tal acontece-se seria-mos alertados para o programa pelos mesmos )

perante isto so me resta dizer que aquilo foi um circo feito a medida de promover o interesse de quem la esteve , uns porque se autopromoveram e outros que com isso pensam que a venda das acs vai subir em flecha
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor decarvalho » terça jul 22, 2008 8:44 pm

Alo...
misteriosamente a msg que constava aqui e nesta data nao correspondia a nenhuma msg enviada (era uma transcrição)

para evitar confusoes foi apagada e em substituição esta nota.
Editado pela última vez por decarvalho em quarta jul 23, 2008 11:43 am, num total de 2 vezes.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor seco » quarta jul 23, 2008 10:32 am

Bom dia

Começo por dizer que não vi o programa de Júlia Pinheiro.
Não vale a pena tecer comentários à competência profissional da apresentadora ou dos produtores. Ou se é para um público menos exigente ou não. Essas avaliações devem ser feitas pelos responsáveis da TVI e pelos críticos de televisão (que supostamente corresponderão à opinião do espectador médio).
Para mim, a conclusão que tiro é apenas a de que nenhuma entidade ligada ao Autocaravanismo tem credibilidade pois, se assim não fosse, teria sido consultada e tomadas em linha de conta as suas opiniões ou eventualmente convidadas a dar o seu testemunho.
Portanto a conclusão só pode ser que essa estória do autocaravanismo são uns "bacanos" que fazem férias baratas por aqui e por ali numa carrinha que até tem casa de banho.
Só há um a forma de mudar as opiniões é através de acções conjugadas de todos os que se interessam (verdadeiramente) pelo turismo itinerante, sem preconceitos, ressentimentos ou a pensar que uns são mais importantes que outros.
Meus Senhores - Tábua Rasa.
Todos por igual, sem vedetismos, vamos apoiar uma qualquer iniciativa que permita uma acção conjunta do sector junto das entidades administrativas deste País e junto dos mídia.
É evidente que,entretanto, cada um tem que fazer a sua parte - ter uma actuação de verdadeiro autocaravanista
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor pressler » quarta jul 23, 2008 12:30 pm

Boa tarde companheiros!

Eu nao vi o programa por estar a trabalhar, mas avisei o Rui que estah em casa de ferias para que visse o programa e me informasse.
Pouco depois telefonou/me e perguntou/me ~
Sabes quem tah a ser entrevistada? Aquela senhora que nos atendeu na Campinanda em Matosinhos quando fomos ver a Euramobil. Estah a contar precisamente a mesma historia que nos contou, de que, 2 casais diferentes podem comprar uma AC a meias com 2 pedidos de credito independentes.... Diz no ecran em rodape que ela pertence a uma qualquer organizacao de autocaravanismo e provavelmente foi ela que levou para lah aqueles supostos autocaravanistas!!!!

Nao sei se a TVI teve a ideia para um programa e procurou as pessoas, ou se as pessoas se autopropuseram a irem dando a ideia para um programa....
A verdade eh que a sra da Campinanda estava lah como vendedora de caravanas e autocaravanas, puxando a brasa ah sua sardinha informando sempre que fica mais barato do que, alugar aparthoteis e andar de aviao, e jah que o pais tah em crise eh melhor comprar este material e ir de ferias!!!
Quanto aos supostos autocaravanistas soh utilizam a AC nas ferias e dentro de parques!

Creio que os organizadores do programa nao teem de saber de tudo e a nossa paixao tem ateh bastante particulariedades que demora a aprender.
O que estava muito errado foi a atitude daqueles que se fizeram passar por autocaravanistas e representantes de uma entidade de interesse para autocaravanistas e nao souberam desempenhar bem o papel.

Desabafos de uma autocaravanista , desculpem/me
Ana Duque
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Dematos » quarta jul 23, 2008 2:59 pm

Boa tarde Companheiros!
Aquilo foi um programa da D. Amélia ( representante dos comerciantes do sector) com os seus amigos Caravanistas e Autocaravanistas e mais nada.
Comentários para quê?
Saudações
Dematos
Dematos

Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor fluis » quarta jul 23, 2008 4:09 pm

Boa tarde,

O grande problema do autocaravanismo é ser ainda um grande desconhecido quer da opinião pública, quer dos responsáveis autárquicos, turísticos, etc.

Se a nossa actividade já se encontrasse divulgada e a opinião formado nos diversos interlocutores, já fossemos reconhecidos correctamente como sendo uma forma de turismo itinerante, e com reflexos positivos na economia dos locais que visitamos (cada um com o seu hobby e o nosso é sem dúvida o turismo), a nossa imagem não seria afectada por estes programas de fraca qualidade.

O problema é que, perante o referido cenário de desconhecimento, este tipo de programas é extremamente prejudicial, por aumentar ainda mais a confusão reinante em relação ao autocaravanismo e a confusão da relação com o campismo.

De lamentar que pessoas com a responsabilidades no sector, não ajudem a passar a imagem correcta, usando a estratégia errada, o autocaravanismo não é nem pode ser visto, como um modo económico de fazer férias, e passar esta imagem é simplesmente dar um tiro no próprio pé.

Não vi a referida reportagem, mas pelo que aqui leio, fico a pensar que os autocaravanistas presentes, limitaram-se a tentar ser engraçados, mas com isso a única coisa que conseguiram foi manchar ainda mais a nossa imagem.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Mario » quarta jul 23, 2008 6:09 pm

seco Escreveu:

Para mim, a conclusão que tiro é apenas a de que nenhuma entidade ligada ao Autocaravanismo tem credibilidade pois, se assim não fosse, teria sido consultada e tomadas em linha de conta as suas opiniões ou eventualmente convidadas a dar o seu testemunho

Olá Companheiros.

Permito-me citar a afirmação do Seco por entender que ela encerra na perfeição o panorama do auto-caravanismo nacional.

É mais importante alguém que representa o sector a nível comercial apenas que seja uma única empresa,que algum órgão institucional.

Do tipo de programa também muito mais não seria de esperar.

Lamento que alguns se sirvam do autocaravanismo como se de produto descartável se trata-se,é profundamente negativo que interviniente com responponsabilidade comercial no sector,tenha uma abordagem completamente diferente da correcta,enfim é o panorama que temos infelizmente todos os intervenientes se pautaram pelo mesmo nível ou melhor pela falta dele , tocaram todos desafinado :arrow: :(
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor BiTri » quarta jul 23, 2008 9:53 pm

Boas Companheiros;

Partilho na integra a opinião do Seco, se bem que como caravanista resalvo as devidas diferenças, mas tenho a certeza de que o espirito é o mesmo.

Como não vi o programa não faço ideia do sucedido, mas, confesso, que estou surpreso como o que ouvi da D. Amélia, além de a conhecer pessoalmente, ela tem muito a ganhar com um boa imagem do autocaravanismo ou caravanismo, pois a Campinanda é das maiores empresa nacionais do ramo.
Não sei se vai ser possível, mas vou tentar que ela ou alguém da campinanda venha aqui ao forum, nem que seja para expor a posição da campinanda.
BiTri

Registado: domingo fev 10, 2008 5:09 pm

Autocaravanismo na TVI

Mensagempor jorge santos » quarta jul 23, 2008 10:00 pm

Companheiros

Apenas para vossa informação, dou a conhecer que cêrca de 15 dias

antes do encontro da Aldeia da Luz, dirigi mensagem de convite aos

directores de programas da TVI, SIC e RTP1, para efectuarem reportagem,

e auscultarem pessoas conhecedoras do movimento AC's em Portugal.

como sejam os Administradores dêste Portal.

Nenhuma das estações respondeu.

Não questiono nem o posso fazer, razões de programação.

É pena, perderam uma excelente oportunidade.

Continuemos.... e como diz a sabedoria popular.... ladram, mas o autocaravanismo, passa.

Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

TV

Mensagempor decarvalho » quarta jul 23, 2008 10:01 pm

Vivam ACS...

a intrevenção da D. Amelia não foi nem a titulo pessoal, nem em representaçao da Campinanda, mas sim, institucional, e em representaçao da ACAP, secção de caravanismo e autocaravanismo.

para mais informação aqui fica o link:
http://www.acap.pt/servicos-publicacoes/caravanas.htm

boas voltas e reviravoltas....inclusive dos neuronios....
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo Mendes » quarta jul 23, 2008 10:07 pm

Eu não vi o programa, pois, como muitos, estava a trabalhar :?
Será que haverá forma de se ver na integra esta precisosidade de programa?...
Saudações
Caravelair Antares 536
Paulo Mendes

Registado: sábado fev 09, 2008 8:08 pm

Mensagempor fluis » quinta jul 24, 2008 9:42 am

Bom dia,

Aceito que tinha sido na condição de representante da secção de Veículos de Turismo de Ar Livre da ACAP que a Sra Amélia Amil tenha estado presente no programa.

Não vi o programa, estou a falar pelo que me contaram outros membros do portal e alguns familiares em férias que viram o programa.

Pelo que leio aqui no fórum e reportando às informações que me chegaram, não me parece que a referida secção da ACAP venda AC’s, as alugue, e muito menos venda uma autocaravana a 2 famílias em que cada uma faz metade do crédito.

Repito que a estratégia do mais barato é uma estratégia errada. Foi essa a estratégia seguida por Portugal, durante anos para captar o investimento estrangeiro e viu-se o resultado. Assim que houve abertura em mercados de mão-de-obra mais barata assistiu-se à deslocalização das fábricas para onde passou a ser mais barato.

De qualquer modo, fazendo rapidamente umas contas, chega-se à conclusão que a opção de compra ou aluguer (170 €/dia em época alta é um valor considerável) será sempre uma opção por gosto, e não por motivos económicos. Se ao valor de aquisição se somar os encargos anuais com seguro e manutenção, e depois os gastos em combustível, e toda a despesa que por norma o autocaravanista faz nas povoações que visita, resultam valores suficientes para proporcionar umas férias magnificas num hotel de luxo, num qualquer destino paradisíaco, se fosse essa a opção.

A insistir em rotular como modo económico de turismo, estamos a dar razão a quem, por desconhecimento de causa, já nos vê assim e olha para nós como uma forma não interessante de turismo, o que irá tornar ainda mais difícil as tentativas perante as entidades responsáveis de passar a imagem de um turismo com potencialidade, que vale a pena criar as melhores condições de acolhimento porque o retorno irá sempre acontecer.

Pelo contrario, irá dar a sensação a quem levanta barreiras e sinais de proibição que está a seguir a estratégia correcta.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor pressler » quinta jul 24, 2008 12:05 pm

Boa tarde FLuis e companheiros!

A minha mae está sempre a reclamar comigo por causa de eu ter comprado uma AC! Diz que:"" com o dinheiro das prestações,seguros, selos, revisões, eu podia na BOA ir todos os meses para um hotel passar 1 fim-semana e comer fora!!! :wink: :wink: ""
Que ainda para mais tenho que carregar a AC, conduzir, fazer comer e ao voltar tenho que fazer o inverso(descarregar e limpar).
TU tens problemas de coração e não te devias cansar tanto!!! Insiste ela.
Ao que lhe respondo: faço autocaravanismo porque GOSTO, POrque Descontraio e tiro o Stress, porque passeio vendo o mundo para não morrer burra, eu pago pelo que gosto....e talvez morra mais satisfeita!!!
Ana Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes