Autocaravana ou Camper?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Autocaravana ou Camper?

Mensagempor Fernando Mestre » domingo dez 09, 2007 12:50 pm

Há alguns meses entrei no tópico Auocaravana ou Caravana.
Solicitei então opinião sobre a compra a fazer (AC ou CV).
Agora que optei por adquirir uma AC, tenho duvidas sobre o tipo: AC tradicional ou Camper?
A questão é que vi uma VW T5 nova, de um vizinho (prontificou-se a mostrar-ma) e realmente está muito bem equipada. Não tem como é obvio, instalação sanitária (um problema para a minha esposa).
Agradeço opiniões sobre este assunto.
Fernando Mestre

Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am

Mensagempor João » domingo dez 09, 2007 1:18 pm

Bom dia companheiro Fernando
Já vi que o factor tamanho pode ter influência na sua decisão.
Com uma AV do tipo VW t5 fica muito condicionado a campings exactamente pela falta de instalações sanitárias. Se optar por uma coisa maior ainda que não seja uma AC clássica pode ter wc sem ser necessáriamente algo de "muito grande".
Eu tenho uma Citroen Jumper transformada e se bem que para mim está apertada pois tenho dois filhos , acho que para um casal, umcarro deste tamanho chega e sobra e tem tudo o que tem uma AC (em ponto pequeno claro).
João
AV Citroen Jumper
João

Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm

Mensagempor Decas » domingo dez 09, 2007 5:14 pm

Imagem

Eis uma VW com wc e duche.

Mais informações em http://www.nopares.com/coches/motor.htm
Decas

Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

AV vs AC

Mensagempor Mcas » domingo dez 09, 2007 5:44 pm

Ora cá estão os AVs a puxar pelos galões...
Pois eu tenho uma AV Trigano Eurocamp2, para um casal e ocasionalmente uma sobrinha de 8 anos crescidotes. E chega muito bem, i.é, lotação esgotada!! Do resto, tem tudo como qualquer AC.
Pense bem: espaço, lotação, comodidades, tipo de uso, $$$, (oops! €€€€€), etc.
O pessoal ajuda na escolha. Pergunte.

Mcas
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Decas » domingo dez 09, 2007 6:43 pm

E para os que precisam de mais espaço têm as Campers extensíveis.

Imagem
Imagem

poderá saber mais aqui http://www.atlanspace.fr/loisirs/index.php?p=1

ou as City Vans
Imagem
http://www.cityvan.fr/fr/index.html
Decas

Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor vitor » domingo dez 09, 2007 10:27 pm

Eu comecei numa capucino, passei para uma perfilada e agora tenho uma van Challenger com 6 m de comprimento, que espero me acompanhe até à, ainda longínqua, reforma.
Analisando a habitabilidade e arrumação diria o seguinte:
Tudo o que cabia nas ACs anteriores, cabe aqui, à vontade.
Mantenho 4 dormidas em 2 camas (a traseira é muito generosa) e 6 lugares de estrada.
Tenho menos "caixa de ar" e uma ligeira sensação de menor espaço interior, sem propriamente andar aos encontrões lá dentro (normalmente viajamos 3, mas cabem bem 4 incluindo a dormir - esse maior espaço paga-se caro no combustível dado o maior volume do veículo em movimento, daí resultante).
É tudo mais compacto, mais sólido, resultando numa melhor performance, estabilidade, e menor consumo (quando não ultrapassamos os 110km/h :wink: o que confesso não ser fácil em auto-estrada...)
:D
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor Nuno Pires » domingo dez 09, 2007 11:14 pm

Companheiro Fernando Mestre acho que ainda não lhe tinha dado as boas vindas que aqui ficam, Beja bela terra muitas horas a trabalhar :D (BA11) :D nessa bela terra, boa gente (não casasse eu com uma alentejana, Monsaraz).
Falando do que interessa, AC, CV ou tenda (eu comecei assim) :D tenho uma AC Rimor Sailer com lotação de 3 dormidas e 4 de transporte, para já chega, é uma perfilada tem o mínimo para poder dormir onde quero, carro pequeno flexível e muito bom de se circular espaço não falta, com a cama feita a trás por de baixo uma bela arrecadação, é pequena? sim pode dizer-se mas assim ninguém se perde lá dentro. :D
Uma coisa que eu depois da segunda compra dou muita importância é o coração, :? sim ele é que manda, onde vamos e quanto gastamos.
Eu tenho uma máxima, já aqui dita neste fórum, motor quanto maior melhor, e de preferência sempre proporcional a casa que carregamos, agora as divisões e disposições ficam ao critério de cada um. :wink:
Pode ver a minha Ramona no meu hi5 (fotos) é um exemplo entre muitos.
:D :D :D Bem vindo a quem vem por bem :D :D :D
Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

http://nunopire.hi5.com

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor Fernando Mestre » quarta dez 12, 2007 5:29 pm

Desde já agradeço as opiniões dadas até aqui.
Andei a verificar alguns acessórios que poderão dar resposta ao que pretendo numa Camper (tenho efectiva preferência pela VW T5 California ou Mercedes-Benz Viano Marco Polo).
Tenho noção que efectivamente são mais pequenas que qualquer AV com instalação sanitária, contudo são de facto, em minha opinião, dois modelos muito actrativos.
Sem querer ferir susceptibilidades, a comprar uma AV irei optar por uma AC (não quer dizer que daqui a uns anos não pense de forma diferente).
Alguem me pode ilucidar se por exemplo e no limite do que pretendo, percorrer alguns países da Europa (Ocidental) com uma Camper daquele tipo (VW ou MB), equipada com duche externo e sanita portátil é viável.
Será prático para higiénes diárias e uso diário?
Sei que depende de pessoa para pessoa, contudo alguem terá a efectiva experiência do que aqui refiro?
Sei também que os dois modelos que prefiro têm valores aproximados aos de AC's ditas tradicionais (aproximadamente 40.000,00€).
Uma vez mais agradeço a V/ atenção.
Fernando Mestre

Mensagempor Nuno Pires » quarta dez 12, 2007 7:25 pm

Companheiro Fernando Mestre.
Por 40 mil ao que refere como tecto máximo (espero) :? compra muita coisa e com um leque muito grande de escolhas usada é claro, agora julgo que mesmo antes de comprar consoante as suas necessidades actuais, mas não perde nada :oops: (desculpe a ousadia) :oops: em pensar um pouco mais a frente, onde o que chega agora, amanhã torna-se insuficiente. Só mais uma coisa duche externo? Fora da AC/AV? :?:

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

http://nunopire.hi5.com

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor Mario » quarta dez 12, 2007 7:32 pm

Companheiro Fernando já que submetes á apreciação dos restantes companheiros essas duvidas que são perfeitamente legitimas terás que te preparar para a velha história de cada cabeça cada sentença,portanto para fazer jus ao ditado cá vai a minha sentença,vejamos camper av ou ac?
Só encontro justificação para aquisição da camper se pretenderes fazer dela carro de todos os dias pois essa valência é um dado adquirido,claro que sai a perder em todos os outros campos,naturalmente que tudo vai depender em ultima análise do numero de pessoas mas uma coisa é certa se tens possibilidade de ter um segundo veículo para o dia a dia esqueçe a camper,uma autovivenda será mais ajustada continuando com o formato compacto comum ás campers mas pelo menos com tudo no sitio,ou seja instalação sanitária fixa e respectivo duche,se dás primazia ao conforto de utilização meu caro a autocaravana é a melhor opção mesmo compacta tem sempre mais espaço que a autovivenda claro que a volumetria é maior.
Sanita portátil é uma solução de recurso,ausência de local adequado ao duche não me convence,no verão do norte da europa há dias que mais parecem de inverno leva isso em conta.Quem te avisa teu amigo é :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor Aleluia » quarta dez 12, 2007 7:46 pm

Boa noite Fernando.

Não é por nada, mas estou com o Mário.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor vitor » quarta dez 12, 2007 11:07 pm

Também concordo com os argumentos do Mário, exceptuando a questão da preferência pela AC, em oposição à van.
Para longas/rápidas viagens no País ou no estrangeiro, nada se compara à van. Para viagens curtas, ou com mais de 3 ou 4 pessoas, aí a AC é imbatível, pelo espaço e melhor habitabilidade que proporciona.
E só por isso é melhor. Obviamente baseio-me no uso que já fiz das 2 opções, mas nisto, como em tudo na vida, não há verdades universais.
:roll:
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor Fernando Mestre » quinta dez 13, 2007 7:40 pm

Desde já agradeço a sinceridade e passagem de experiência nas V/ opiniões.
Julgo que com uma filha de dois anos e meio e com intenções de sair no outono e inverno, será de facto conveniente começar por uma AC.
Tentarei comprar um modelo, o mais pequeno possível, com um mínimo de 5 dormidas (camas) para não ter que desfazer a mesa, evitando incómodos por insónias ou fome a meio das noites.
As vantagens que a Camper oferece não se ajustam às minhas intenções de autonomia fora dos "campings", contudo continuo a achar a WV e a MB espectaculares.
Uma vez mais os meus agradecimentos pelas opiniões.

Um abraço e boas viagens.
Fernando Mestre

Mensagempor EMAN » sexta dez 14, 2007 2:03 pm

Boas

Fernando Mestre

Em 1º lugar, benvindo a este fórum.

Alguem me pode ilucidar se por exemplo e no limite do que pretendo, percorrer alguns países da Europa (Ocidental) com uma Camper daquele tipo (VW ou MB), equipada com duche externo e sanita portátil é viável.
Será prático para higiénes diárias e uso diário?

O duche externo, até existe em alguns veiculos de lazer. Agora é um acessório que se pode usar mas com limitações lógicas como :
Estação do ano, local onde estamos (e que serão muito poucos os que terão a capacidade (lógica) de se poder utilizar o dito).

Assim e por este motivo, será uma limitação neste tipo de viatura, porque obrigará a uma grande utilização de parques de campismo.

Quanto a uma AV será diferente, visto já ter o duche interno (independentemente de que todos os tipos de AC's ou AV's também permitem tomar banho externamente, tenham ou não o terminal próprio :wink: ).

Julgo que com uma filha de dois anos e meio e com intenções de sair no outono e inverno, será de facto conveniente começar por uma AC.

Não obrigatóriamente. Uma AV também permite fazer exactamente o mesmo.

Agora se se pretender + espaço é outra coisa. Se fôr para + de 3/4 pessoas torna-se complicado.

Agora o Vitor também já pode comparar uma e outra (e deixou aqui a sua ligeira opinião), eu também posso dizer que tenho saudades da minha AV, essencialmente por causa da circulação/estacionamento.

Fazer/desfazer uma cama? é tudo uma questão de prática e até é rápido. Nesta actividade em que se procura descontrair, não será o problema da cama que fará o "stress". :wink: Falo por mim.

Saudações rolantes

Um dia quem sabe se não retornarei à AV?
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor Fernando Mestre » quinta dez 27, 2007 12:14 pm

Boa tarde a todos,

Ir buscar uma AC usada à Alemanha (a um stand) será um bom negócio (viagem, transporte, legalização, ...)?
Como será a minha primeira AC, não pretendo efectuar um grande investimento.
Julgo que a Hymmer B 544 de 1992 aproximadamente (Autocaravana Integral) responde ao que necessito (três pessoas) e aparecem muitas à venda em Stands, na Alemanha, por menos de 10.000,00€.
Trata-se de uma AC curta mas ampla.
Mesmo que não tenha a mecânica a 100%, caso o habitáculo "residêncial" apresente boas condições, justifica a compra?
A Hymmer também tem Capuccinos (com Fiat Ducato), será melhor opção que a Integral?
Já verifiquei em Portugal, chegam a pedir 18.000,00€ a 20.000,00€ (pela integral de 1992).

Agradeço desde já a V/ opinião.

Votos de um próspero ano novo.
Fernando Mestre

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes