Viajar com o aquecimento do habitáculo ligado,ou não

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Viajar com o aquecimento do habitáculo ligado,ou não

Mensagempor Américo » terça dez 03, 2013 11:46 am

Boas companheiros
tenho uma duvida,e gostava de saber a vossa opinião sobre o seguinte:
normalmente só uso o aquecimento(a gaz,propano) no habitáculo da minha autocaravana quando estou parado para pernoitar,
e gostaria de saber se e possivel ir com ele ligado em viagem ,se é normal algum companheiro o fazer ou se o usam somente parados tal como eu,
confesso que em andamento(viagem) nunca o liguei,terá algum inconveniente fazê-lo? alguma perigo?
é uma curiosidade que por acaso nunca me ocorreu até comentar com outros companheiros quando estamos parados a conversar,ocorreu-me precisamente agora e ao ver alguns posts aqui, :D
é que no proximo fim de semana tenciono ir até Fatima e levar os meus velhinhos e com esta frio que se tem feito sentir talvez fosse o caso a pensar para eles irem mais quentinhos,hehehe :D
se alguém poder ajudar e quiser partilhar comigo alguma dessa experiência fico agradecido

abraços rolantes para todos

"surja a oportunidade e a Ramona rola" hehehe :D (é todos as semanas) :D :D
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Re: Viajar com o aquecimento do habitáculo ligado,ou não

Mensagempor woodsduarte » terça dez 03, 2013 12:04 pm

Bom dia
Américo, talvez não seja a pessoa indicada para lhe responder a isso, mas não me parece boa ideia ir com o gaz ligado, no meu caso, sempre que é para rolar, desligo sempre o redutor da garrafa, não acho seguro ir em andamento com aquilo ligado.

Cumprimentos.
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça dez 03, 2013 12:47 pm

Boa tarde Américo,

Embora esteja em alemão, e não sei se o Américo fala alemão :lol: mas neste site e na última fotografia (em baixo) está uma caixa que é montada nas autocaravanas topo de gama em que a função dela é detectar aumentos de pressão do gaz ou fugas. Essa caixa detecta que há uma fuga e corta automáticamente o gaz na saida da bilha.
http://www.toptron.de/cpu/cpu.html

E só com essa caixa é que se torna seguro ir com o aquecimento ligado em andamento, caso contrário arrisca-se em caso de acidente um dos tubos de gaz se danificar e começar a envolver o interior com gaz e daí a uma pequena faisca...

É a tentação da maioria de nós ligarmos o aquecimento em andamento, isto se não tivermos um aquecimento de estrada, https://www.google.pt/search?q=chauffag ... B300%3B300 e que serve exactamente para distribuir calor cá trás do sistema da "chauffage" do carro...

Além disso a chaminé do aquecimento em andamento e com entrada de ar por deslocação pode não permitir que a chama do aquecedor se mantenha acesa e estar sistemáticamente a desligar...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Américo » terça dez 03, 2013 4:05 pm

obrigados companheiros,penso da mesma maneira que voçes também,por isso nunca o liguei e viajo sempre com o gaz fechado na garrafa,mas como nunca abordei a situação com ninguém fiquei curioso de saber se era habitual alguem o fazer

obrigado pela vossa opinião

grande abraço,"rolanteeee" :D hehehe
Américo Pereira
Américo

Mensagempor RuckFules » terça dez 03, 2013 7:40 pm

Boa noite.

Em Portugal desconheço qualquer legislação sobre o assunto, e não vou afirmar mas parece-me que noutros países é até PROÍBIDO as ACs circularem com o gás aberto.

É apenas uma questão pessoal minha sobre segurança: viajar sempre com o gás fechado. Mais vale apanhar um pouco de frio (quem for atrás, porque à frente a sofagem resolve) do que entrar em órbita por algum acidente.

Abraços
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor spedy » terça dez 03, 2013 9:20 pm

Sempre me disseram que em França é proibido circular com gás aberto.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor chicojo » quarta dez 04, 2013 8:34 am

bom dia e boa saude a todos: Caro Spdy : a proibição é ainda vàlida, para as mais antigas autocaravanas e mesmo as novas, que não vêm equipadas
com o despositivo chamado //secumation//que corta a alimentação de gàs em caso de choque //As novas de primeiro preço//o sistema so pode ser
feito em //em premiére monté//Pelo menos aqui, para ser autorizado,______coisa que me inquieta é o seguinte,para que o gàs deixe de alimentar
frigo+ Aquecimento abitaclo,tem que se parar o motor, volta a alimentar os serviços, 12 minutes depois do motor voltar trabalhar,para mim =perigo
porquê___nas bombas abastecedoras principalmente de verão, muitos de nossos colegas têm climatisação,esquecem-se de parar o motor, e o perigo de
explusão é grande ,devido à chama du maçarico do frigo, et a vaporisação de carburant que paira no ar!_____boas festas Natalicias para todos

sempre livre______chicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta dez 04, 2013 10:31 am

Bom dia Chicojo,

Recordo-me que os primeiros frigos com o sistema AES (Automatic Energy Selection) vinham com um retardador para quando na altura do abastecimento de combustivel e após desligarmos o motor, o frigo só passava para gaz com o sistema de ignição após alguns minutos (15?), prevendo exactamente essa situação de perigo na altura do abastecimento haver a ignição e existir o perigo de explosão...mas já alguém me disse que não é bem assim!!! :roll: :roll:

No entanto...

AES - Automatic Energy Selection

This Automatic Energy Selection really pays off. You switch it on once, that's it. The advanced AES system automatically selects the best energy source, in the hierarchy 230 Volt, 12 Volt and gas.

When you start the fridge for the first time you set the cooling temperature you desire. The system will maintain this temperature, regardless of the power source or the outside temperature. Whether you are moving or stationary, the best energy source is always used. When the engine is turned off, the system waits 15 minutes before switching from 12 Volt to gas. This delay ensures that gas operation is not possible when you stop at a petrol station. The system measures the voltage continuously (even in mains stationary mode, which is very useful not only in Mediterranean countries) and switches to gas if it detects a voltage drop to ensure sufficient cooling performance.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor chicojo » quarta dez 04, 2013 12:07 pm

RE/_ pois é como diz o colega Agostinho,precisa parar o motor,mas quando faz mais de 40°Para que a clim/ não pare,alguns deixam o motor em funcionamento, o conforto faz esquecer o perigo,porque exite climatisores que, para arrancar é necessàrio os 220? Mas que depois a energia du alternador
é suficient para trabalhar!___outra informação,em caso de incendio,espero que isso não aconteça,é preferivel uma garrafa aberta que fechada,esta ultima sera uma verdadeira bomba,ao passo que estando aberta o gàs queimarse-à sem explodir

com o bom tempo que faz por esses lados,à que aproveitar para dar umas voltas=pois por aqui a maioria das autocaravanas estão ja arrumadas
para passar o inverno:com um abraço_____chicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor Américo » quarta dez 04, 2013 7:19 pm

obrigados mais uma vez a todos os companheiros pelas vossas opiniões sobre o assunto levantado por mim

abraço a todos e boas voltas
Américo Pereira
Américo

Mensagempor Luis Agostinho » quarta dez 04, 2013 7:29 pm

Boa noite Américo,

Américo Escreveu:é que no proximo fim de semana tenciono ir até Fatima e levar os meus velhinhos e com esta frio que se tem feito sentir talvez fosse o caso a pensar para eles irem mais quentinhos

Vamos lá ver se conseguimos resolver o problema...na sua autocaravana não tem inversor?! (aparelho que converte 12V para 220V)

https://www.google.com/search?q=inverso ... 302%3B1883

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor tiagonovo » quinta fev 13, 2014 4:15 pm

Muitas das vezes viajo com o gaz ligado por motivos exquecimento.Ate a data nunca nada aconteceu!
tiagonovo

Registado: quinta fev 14, 2013 7:57 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes