multado por excesso de velocidade

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

multado por excesso de velocidade

Mensagempor carlos36 » domingo nov 03, 2013 9:35 pm

Boas
Este fim de semana numa saída de fim de semana fui caçado no radar a 75 km hora numa zona de 50 km hora, ate aqui tudo normal o problema foi quando se aperceberam que a caravana era pesada , ai foi o descalabro primeiro disseram que não tinha carta para a dita viatura ai tive de puxar da nova legislação onde diz que posso conduzir viaturas ate 4250kg mas como o agente ficou ofendido pela lição resolveu multar me em 300 euros e apreensão da carta por 2 meses pq segundo ele a viatura e pesada e as multas para o s pesados são mais elevadas .
A minha duvida e se posso conduzir com a categoria B então não posso ser multado como uma viatura pesada pq entramos em contradição muta-me como pesado mas com carta de ligeiros
Pq sendo assim tb so posso andar a 90km hora na autoestrada.

cumprimentos

Carlos pereira
carlos36

Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm

Re: multado por excesso de velocidade

Mensagempor Luis Agostinho » domingo nov 03, 2013 9:53 pm

Boa noite Carlos36,

carlos36 Escreveu:A minha duvida e se posso conduzir com a categoria B então não posso ser multado como uma viatura pesada pq entramos em contradição muta-me como pesado mas com carta de ligeiros

Apesar de haver aqui alguém que vai explicar isso melhor que eu, deixe-me só adiantar o seguinte...que apesar de poder conduzir com carta de ligeiros uma viatura até 4250Kg ela não deixa de ser "pesada" só por causa disso e a partir daí terá de se reger pelas limitações de um pesado, aliás como nas IPO será considerado um pesado e inspeccionado segundo esses parametros...por isso é que a maioria de nós não opta por uma AC pesada porque isso implicaria muitas outras coisas...entre elas os limites de velocidade. Basta ser "apanhado"...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor RuckFules » domingo nov 03, 2013 10:00 pm

Boa noite Carlos.

Segundo o que sei, e posso estar errado, uma autocaravana de 4250Kg é um veículo pesado, o qual é permitido ser conduzido por "encartados" com categoria B.
Tal como a carta de condução de categoria B permite conduzir motas até 125cc (até uma determinada potência que não me lembro). No entanto não deixam de ser motociclos por isso.

No entanto haverá quem opine com mais conhecimento de causa que eu.

Cumprimentos
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor carlos36 » domingo nov 03, 2013 10:04 pm

obrigado pela sua explicação eu de todas as formas vou contestar a multa pq no meu entender o agente não me devia aplicar a legislação de um pesado normal pq apesar de constar no livrete como pesado e conduzida com categoria B e deveria ser aplicado o tabela dos ligeiros no qual pagaria 120 euros .

cumprimentos

Carlos pereira
carlos36

Mensagempor Luis Agostinho » domingo nov 03, 2013 10:08 pm

RuckFules Escreveu:No entanto haverá quem opine com mais conhecimento de causa que eu.

:oops: :oops: é o nosso Técnico de Bricoladge do CAA...que enquanto não anda a derreter bisnagas de cola & veda na autocaravana...à conta do clube!!! :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Luis Agostinho » domingo nov 03, 2013 10:13 pm

carlos36 Escreveu:obrigado pela sua explicação eu de todas as formas vou contestar a multa pq no meu entender o agente não me devia aplicar a legislação de um pesado normal pq apesar de constar no livrete como pesado e conduzida com categoria B e deveria ser aplicado o tabela dos ligeiros no qual pagaria 120 euros .

Carlos, a sua condução tem de se aplicar ao tipo de viatura que conduz...porque se o Carlos tiver carta de pesados e se conduzir um ligeiro não vai circular nas AE's a 90Km´s que é o limite de pesados.Acho que não irá longe com essa contestação, mas isto é a minha opinião.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor carlos36 » domingo nov 03, 2013 10:21 pm

O agente nem sabia o que havia de fazer o superior disse para passar a multa como um veiculo especial pq no sistema nem existe autocaravana pesada eu vou mais contestar pq como sanção acessória existe a possibilidade de inibição de conduzir de 2 a 24 meses.
carlos36

Mensagempor Luis Agostinho » domingo nov 03, 2013 10:31 pm

:roll: :roll: :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Oliventino » segunda nov 04, 2013 12:52 am

Boa noite companheiro carlos36, acalme-se, pense bem, confira a tabela, não há nada a fazer.
Autocaravana pesada é pesado de passageiros. Pode conduzir até 4250 kg só por ser veículo especial, destinado a lazer, não pode transportar mercadoria, só bagagem.......a regra é clara.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor João Morgado » segunda nov 04, 2013 2:09 am

carlos36 Escreveu:resolveu multar me em 300 euros e apreensão da carta por 2 meses

Boa noite carlos 36, o polícia não lhe apreende a carta. O polícia faz o auto de transgressão e quem decide sobre a apreensão é o IMTT baseado naquilo que ele escrever.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor cookie » segunda nov 04, 2013 6:08 am

provavelmente a cassação da carta fica "apenas" suspensa por 2 meses, se nesses 2 meses houver outra transgressao, por mais pequena que seja, aí sim, apreendem-lhe a carta.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Calita » segunda nov 04, 2013 9:10 am

Bom dia companheiro Carlos 36
Por aquilo que me parece por os dados que refere,a infração que cometeu é classificada como contra-ordenação muito grave,que efetivamente corresponde a uma inibição de condução minima de 2 meses até 2 anos.
Contudo esta inibição poderá ser atenuada para metade,se nos ultimos 5 anos não tiver qualquer registo de contra-ordenaçoes graves,muito graves ou crimes rodoviários.
Por norma será a ASNR que irá decretar o periodo da inibição de conduçao,tendo em conta aquilo que acabei de dizer.Assim e se não tiver atecedentes a atenuação da inibição de condução para o periodo de 1 mes até 1 ano e feita normalmente de forma automática.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor danibeja » segunda nov 04, 2013 12:31 pm

Boa tarde,

Já foi praticamente tudo dito, e pela descrição que o companheiro fez, a autuação foi efetuada de forma correta, e o veiculo é mesmo do tipo especial artigo 106º nº3 do CE.

As velocidades podem ser impostas aos veículos, ou aos condutores, no seu caso em concreto é ao veículo, que está matriculado como pesado....

Em relação à tabela das velocidades, não consigo colocar aqui , mas coloco a legislação:
Artigo 27.º
Limites gerais de velocidade
2 - Quem exceder os limites máximos de velocidade é sancionado:
a) Se conduzir automóvel ligeiro ou motociclo, com as seguintes coimas:
1º De 60 € a 300 €, se exceder até 20 km/h, dentro das localidades ou até 30 km/h, fora das localidades;
2º De 120 € a 600 €, se exceder em mais de 20 km/h e até 40 km/h, dentro das localidades ou em mais de 30 km/h e até 60 km/h, fora das localidades;
3º De 300 € a 1 500 €, se exceder em mais de 40 km/h e até 60 km/h, dentro das localidades ou em mais de 60 km/h e até 80 km/h, fora das localidades;
4º De 500 € a 2 500 €, se exceder em mais de 60 km/h, dentro das localidades ou mais de 80 km/h, fora das localidades;
b) Se conduzir outros veículos com as seguintes coimas:
1º De 60 € a 300 €, se exceder até 10 km/h, dentro das localidades ou até 20 km/h, fora das localidades;
2º De 120 € a 600 €, se exceder em mais de 10 km/h e até 20 km/h, dentro das localidades, ou em mais de 20 km/h e até 40 km/h, fora das localidades;
De 300 € a 1500 €, se exceder em mais de 20 km/h e até 40 km/h, dentro das localidades ou em mais de 40 km/h e até 60 km/h, fora das localidades;
4º De 500 € a 2 500 €, se exceder em mais de 40 km/h, dentro das localidades ou em mais de 60 km/h, fora das localidades.

Em relação às apreensões de cartas, existem duas formas, por forma de garantia de cumprimento ( para acautelar o pagamento da coima ) previsto no artigo 173º do CE, ou para cumprimento de sanções acessórias previstas nos artigos 146º e 147º do CE.

Se pagou no ato da fiscalização, é lhe restituída a carta de condução imediatamente, sendo depois mais tarde notificado da aplicação da sanção acessória, ou suspensão, etc...

Se não pagou é apreendida a carta de condução até efetuar o pagamento da coima ( art. 173º ), sendo que tem um máximo de 15 dias uteis, se não o fizer, o valor da coima pode ir até 5 vezes mais o valor mínimo da coima ( no seu caso 1500€ ).

Se tiver alguma duvida diga.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor carlos36 » segunda nov 04, 2013 10:55 pm

Obrigado pela vossa ajuda
mas acontece que estou desesperado porque sou motorista de autocarros e a carta e o meu ganha pao ficar sem a carta implica ficar sem trabalho e as respetivas consequências.
carlos36

Mensagempor danibeja » terça nov 05, 2013 8:37 am

carlos36 Escreveu:Obrigado pela vossa ajuda
mas acontece que estou desesperado porque sou motorista de autocarros e a carta e o meu ganha pao ficar sem a carta implica ficar sem trabalho e as respetivas consequências.

Aí poso ajudar de outra forma, nos termos da notificação, existe lá um ponto que refere o pedido da atenuação especial da inibição de conduzir, e dessa forma posso ajudar no sentido de fazer uma carta para a ANSR com esse mesmo pedido... um senão, é não ter nos últimos 5 anos qualquer contra-ordenação grave ou muito grave.

Se quiser a minha ajuda, envie MP.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes