QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor Luismbmp » quinta jun 20, 2013 4:34 pm

Boas, gostaria de saber se algum companheiro já conseguiu mudar o DU da sua AC relativamente ao peso bruto para 4250kg.

Eu tambem estou a pensar alterar a minha AV, porque tambem é considerada como ''veiculo de recreio'' :)

Já tenho a folha da homologação da iveco.
Esta carrinha pode ter um peso bruto sem alterar nada, nem molas nem indice de carga dos pneus, pode carregar até 4500kg
1900kg eixo da frente e 2600kg eixo de trás.

Mas antes de avançar com a alteração, gostava de saber se algum companheiro já consiguiu alterar.

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor bornes » quinta jun 20, 2013 5:29 pm

Mas assim luis, nem podes andar nas cidades e tens muitos outros custos, bastante elevados .
Basta dizer que passas a andar de camião e não de carro.
Não sei dizer, mas acho que não compensa, mas isto é a minha opinião.
Quem tem, deve dar a sua opinião, mas acho que os custos não compensam e depois lá está, não se pode andar dentro das cidades.
Não sei onde já li, mas acho que já há posts com esse tipo de questão e pelo que li, não vale a pena.

Abraço
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta jun 20, 2013 9:44 pm

Amigo bornes, a categoria do veiculo continua a ser ligeiro de passageiros, não altera nada.
Pela lei é um veiculo ligeiro com um maximo de peso bruto de 4250kg.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor luis.sousa.6 » quinta jun 20, 2013 10:47 pm

Eu provavelmente faria o mesmo, infelizmente não tenho tempo, nem t€mpo, para comprar um AC, mas........

por exemplo em França em muitas cidades é proibida a circulação a veículos com P.B superior a 3500kg
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor time_out » sexta jun 21, 2013 7:36 am

Luismbmp Escreveu:Amigo bornes, a categoria do veiculo continua a ser ligeiro de passageiros, não altera nada.
Pela lei é um veiculo ligeiro com um maximo de peso bruto de 4250kg.
Abraço

Bom dia
Todos os veículos com peso bruto superior a 3.500 kg passam a ser classificados na categoria de pesados.
A lei apenas vem dar direito aos possuidores de carta de condução do tipo B, que permite a condução legal de veículos com um peso bruto até 3.500 kg, poderem conduzir legalmente veículos como as autocaravanas com peso bruto até aos 4.250 kg.
A alteração do peso bruto de uma autocaravana para um peso superior a 3.500 kg faz com que esta passe a ser considerada pesado de passageiros e como tal obrigada a seguir a legislação em vigor para esse tipo de veículos.

Cumprimentos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor bornes » sexta jun 21, 2013 8:35 am

Ora,
eu também interpretei a lei assim. Tudo o que passa dos 3500kgs é pesado.
A carta é que dá para conduzir esse tipo de peso. Tal como ter carta de carro e poder conduzir motorizadas até 50CC.
Um carro de peso bruto superior a 3500kgs, tem muitos custos e depois tem o agravamento de não se poder entrar nas cidades.

Pensem bem antes de fazer as coisas...

Abraço
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Mensagempor danibeja » sexta jun 21, 2013 8:37 am

Bom dia,

A mim, parece-me que estão a confundir a coisa toda....

As proibições a que se referem são na sua maioria para transportes pesados de mercadorias ( e mercadorias perigosas ), os transportes pesados de passageiros, normalmente podem circular, veja-se os veículos pesados passageiros de transporte turismo e autocarros de transporte escolar, etc....

A questão deste tópico é muito importante, pois como eu disse em anteriores tópicos, só depois de existir um é que se pode avaliar os prós e contras, pois é preciso saber o que vem escrito no Certificado de Matricula...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor bornes » sexta jun 21, 2013 8:44 am

Então porque é que existem sinais á entrada das cidades, proibição de circular com o valor superior a 3500kgs?
Não tem lá nada a descrever os veículos que podem ou não.
Simplesmente a rodinha vermelha e com o valor dentro, mais nada.
Quer dizer que tudo o que seja superior a 3500kgs, está interdito... acho eu.
bornes

Mensagempor Luismbmp » sexta jun 21, 2013 9:35 am

Boas, mas pronto independentemente se é pesado ou não.

Continua a minha pergunta, já alguém fez?, se fez que se pronuncie, e que conte o seu testemunho, seria importante para a nossa comunidade.

Obrigado

Abraço
Luismbmp

Mensagempor danibeja » sexta jun 21, 2013 11:19 am

bornes Escreveu:Então porque é que existem sinais á entrada das cidades, proibição de circular com o valor superior a 3500kgs?
Não tem lá nada a descrever os veículos que podem ou não.
Simplesmente a rodinha vermelha e com o valor dentro, mais nada.
Quer dizer que tudo o que seja superior a 3500kgs, está interdito... acho eu.

Exatamente, através da utilização de sinalização vertical, fica proibido utilizar aquele arruamento para chegar ao destino, mas haverá outros por onde se passe sem que exista o dito sinal !!

Mas deixo aqui uma chamada de atenção, normalmente os sinais que vêm é o C3d ( transito proibido a automóveis de mercadorias de peso total superior a 3.5T ), por norma só em pontes é que se coloca o sinal C6 ( transito proibido a automóveis de peso total superior a 3.5T )

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Duarte » sexta jun 21, 2013 12:10 pm

Olá boa tarde.
Penso que já vi um sinal daqueles que se fala em França semelhante a este mas com o 3.5 t
Imagem

de qualquer maneira nesta pagina http://www.code-route.com/reviser-le-pe ... panneaux-3 onde se pode ver todos os sinais de interdição de França se clicarmos em cima do sinal de interdição que podem ver em cima, temos o seguinte texto:
"Accès interdit aux véhicules, véhicules articulés, trains doubles ou ensemble de véhicules dont le poids total autorisé en charge ou le poids total roulant autorisé excède le nombre indiqué" , o que leva a crer que o numero indicado pode ser váriável mas isso é o que penso, e se a minha memória não está a trair quando visitei algumas petit villages em França

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor Aleluia » sexta jun 21, 2013 4:53 pm

Bornes, só uma rectificação.
A carta de ligeiros, dá para conduzir veículos de duas rodas até 125cc e não 50cc.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Luismbmp » sexta jun 21, 2013 5:10 pm

Boas, imaginem que voces são contratados para apanhar batatas numa horta.
Passadas umas 3h, chega o encarregado e observa os trabalhadores em vez de tarem a apanhar as ditas batatas, estão a plantar alfaces junto das batatas que eram para ser colhidas. O encarregado ao observar aquilo, manda chamar os empregados, e de imediato, mostra um cartão vermelho ao pessoal todo, tudo para a rua, despedimento colectivo :lol:

É o que voces todos merecem aqui, cartão vermelho directo.
Eu pedi se alguem já tinha feito esta alteração, e voces veem pra qui com historias da carochinha :lol:

O objectivo deste topico é saber se alguem já fez, e como é que fizeram.

Se repararem á uns quantos topicos a falar sobre este assunto, que no fim não levou a lado nenhum.

Aqui neste topico queria objectividade, se esta palavra não existe no dicionario passa a existir, mas pronto perceberam não perceberam, ou querem que eu faça um desenho :lol:

Abraço
Luismbmp

Mensagempor danibeja » sexta jun 21, 2013 5:16 pm

Boa tarde,

Em Portugal, esse sinal é o C6 do regulamento sinalização de transito, e os pesos inscritos no interior do mesmo, podem variar consoante o órgão competente para o utilizar entender.

Em Portugal não conheço nenhuma localidade blindada por esse sinal, e a justificação é a que eu enumerei, este sinal impedia os veículos de transporte de passageiros do tipo autocarro da carreira de circularem...

No entanto eu ainda tenho muitas dúvidas em relação ao Certificado de Matricula, continuo a achar que, se é uma excepção para conduzir viaturas com aquele peso, a exceção deve-se manter também na atribuição da classificação, que deve ser ligeiro de passageiros...

Vou escrever um pouco mais do que devia.... ora bem, as nossas autocaravanas enquadram-se no artigo 106º nº 3 do CE, e que por sua vez, vem o Decreto-Lei n.º 72/2000 de 6 de Maio remeter para o seu anexo II, que regula os veículos especiais, sendo que as autocaravanas se enquadram na categoria M1 e no ponto 5.1 diz em que consiste uma autocaravana ( as autovivendas são subcategorias das autocaravanas, tal como as perfiladas, as integrais, etc..).
Com isto quero dizer o quê, que mediante este Decreto Lei 72/2000 de 6 de Maio conjugado com o regulamento da habilitação legal, parece-me ser possível legalizar uma AC como veiculo tipo especial ligeiro, tendo o mesmo peso superior a 3500Kg, e é por isso que é uma exceção ao Regulamento Habilitação Legal .......

Daí eu estar em pulgas para ver um Documento Único de Automóvel ( ou certificado de matriculo, como lhe queiram chamar), de um veiculo já legalizado, onde pretendo ver que classificação e tipo vem inscrito.

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor jpaulo » sexta jun 21, 2013 8:01 pm

A autocaravana que adquiri á pouco tempo vinha homologada pela marca em 4000kg e pela marca do chassi em 3500kg, embora o iuc seja o dobro optei por 4000kg pois posso andar mais a vontade.
jpaulo

Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 49 visitantes