Ajuda nova AC

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Ajuda nova AC

Mensagempor bianozex » sábado Oct 20, 2012 7:20 pm

Boa noite.

Sou novo no forum e pretendo a breve prazo adquirir uma autocarvana. A minha experiencia de autocatavanista resume-se a um aluguer e a uma viagem de 3 semanas por essa europa. Fiquei encantado e convencido.
Agora que me decidi avancar para a aquisiçao de uma a escolha esta a ser uma decisao super dificil.
Decidi desta forma recorrer a este meio e pedir opiniao a quem tem experiencia na area.

As certezas que tenho sao que prentendo uma com 4 lugares de cama fixos + 2 na sala e garagem.O meu orcamento ira rondar os 20000.

Depois surgem as duvidas todas!!

Qual a marca escolher? Ha uma enorme variedade Moncayo,Dethleffs, Knaus, Rimor, Challenger Mclouissao sao as que tenho visto.
Qual recomendariam na vossa opiniao?
Qual as marcas com melhor preços de assistencia em Portugal?
Adquirir no estrangeiro (Alemanha) compensa?
Que detalhes se deve observar numa autocaravana usada?
Qual a despesa anual estimada incluino seguros e IUC?

Desde ja grato pela atencao
Cumprimentos
bianozex
 
Mensagens: 2
Registado: sexta Oct 12, 2012 2:24 pm

Re: Ajuda nova AC

Mensagempor Amendoeira » domingo Oct 21, 2012 8:28 pm

Boa noite.

A minha opinião, e uma vez que já passei também por esse momento, é:
• De preferência comprar em Portugal (especialmente por causa da garantia);
• De preferência comprar num stand, especialmente num que venda também novas (especialmente por causa da garantia e da assistência);
• De preferência comprar uma marca alemã (a nível de qualidade ainda fazem diferença).

Detalhes a observar? Todos, especialmente se a comprar for a um particular. Deve analisar toda a caravana de uma ponta a outra a procura dos mais diversos problemas (infiltrações, fendas), testar todos os equipamentos e o próprio carro. Caso compre num particular e no fim de estar mesmo decidido, porque não sugerir ao vendedor levar a AC a uma oficina de AC para lhe fazerem uma inspecção? Se calhar mais vale pagar 100€ por essa inspecção, do que fazer uma mau negócio.

As autocaravanas são como os carros, cada um é diferente. Assim, não interessa ter uma AC de marca alemã, se não for estimada pode estar em muito pior estado do que uma supostamente inferior. É preciso analisar tudo. É claro que, falando por experiência própria, podemos achar de esta tudo excelente e fazemos um bom negócio e na realidade não está. Eu continuo a ser completa leigo em 99% das aspectos fundamentais da AC. Sei por os equipamentos a funcionar e nada mais.

Se a comprar cá num stand têm sempre garantia e é uma mais valia. Não esquecer que regra geral a reparação de alguns problemas nas AC são caros, especialmente se for alguma infiltração e/ ou houver necessidade de levar equipamentos novos (boiler, frigorifico, centralinas).

Para finalizar e não menos importante, comprar aquilo que realmente se gosta. Essa é a parte mais importante. Não adianta comprar uma por causa de se achar que é uma boa comprar e depois não gostar dela.

Boa sorte para a sua comprar e venham muitos km por esse mundo fora.
Amendoeira
 
Mensagens: 74
Registado: sexta set 12, 2008 8:54 pm
Localização: Azambuja

Re: Ajuda nova AC

Mensagempor Henrique Fernandes » terça Oct 23, 2012 10:35 am

Companheiro bianozex:
"...prentendo uma com 4 lugares de cama fixos + 2 na sala e garagem.O meu orcamento ira rondar os 20000"

Se pretende camas fixas, vai certamente optar por uma capuccine, sobretudo com um orçamento algo apertado.
Convém não esquecer que muitas ACs têm menos lugares homologados para a condução, em relação às dormidas. Por exemplo, a minha (Sun Traveller, da Knaus), tem apenas 4 lugares homologados durante a condução. No entanto, com a cama fixa à retaguarda (sobre a garagem) e com a cama fixa do capuccine, à qual se acrescenta a cama opcional com recurso aos bancos na área da cozinha/sala, já lá dormiram 7 pessoas, sem problemas.
"Adquirir no estrangeiro (Alemanha) compensa?"

Se optar por comprar na Alemanha (ou até noutro local...) aconselho-o a ponderar a possibilidade de adquirir um modelo com duplo chão (fica com um compartimento por baixo dos pés, a toda a dimensão da AC com excepção da cabine de condução). Isso é importante em climas frios, pois os depósitos (principalmente o de águas limpas) e respetivas tubagens têm menos tendência para congelar. Para mim, que vivo na Guarda, foi um factor a ter em conta. Logo, a escolha vai também depender dos projetos e intenções em relação ao tipo de férias que pretende fazer e aos países para onde tenciona viajar.
"...e garagem"

Se vai comprar com garagem, atente bem nos seguintes pormenores: comprar com porta de acesso à garagem dos dois lados. Escolher portas e garagem com dimensões que permitam a entrada de uma scooter. Na minha garagem entra uma Honda 125 PCX sem problemas (ainda que tenha, para isso, de lhe tirar os espelhos).
Finalmente, não esquecer o problema do excesso de peso, patente em para aí 90% de todas as ACs em circulação. Aconselho a consulta atenta de tópicos já existentes neste Fórum, especificamente dedicados ao assunto.
Se estiver muito indeciso, talvez compende esperar algum tempo por um evento de vendas. Em Portugal há normalmente a Nauticampo, mas a coisa tem infelizmente vindo a "esmorecer" aos poucos. Mas no estrangeiro há muitos eventos desse tipo, incluindo na Alemanha. Aí pode sempre comparar in loco os diversos conceitos e, dentro de cada um, imensas opções e preços.
Desejo-lhe boa sorte nas escolhas e melhores rotações!
Ah, e no fim não se esqueça de se filiar num clube autocaravanista. Contribuir para uma causa não faz mal a ninguém e reveste-se de uma mística algo patriótica... :idea:
Ou não? :lol:
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 59 visitantes