Boas companheiros,
antes de mais quero agradecer a colaboração prestada por todos os que deram a sua opinião
hoje pela manhâ procedi a vistoria(digamos assim)das baterias da cécula,são 2, uma de 100 amperes e outra de 75 amperes,a de 100 amperes tirei-a para fora e vi os niveis da agua destilada,estavam bons,a bateria tem uns 5 anos já,como disse um companheiro,por acaso não desliguei o fio do painel solar,simplesmente me limitei a desapertar os bornos da bateria e saqueia para fora,agora na de 75 amperes,não desliguei nada nem tirei para fora pois era das que não dá para manutenção,e está ligada a um carregador,tal como a outra penso,mas o carregador esta junto da de 75 amperes,pelo que vi e de 2005,já tem uns anitos,(7)deve estar cansadita já,mas liguei a autocaravana a luz e deixei a carregar até amanhâ,pois pelo que parece tem lá um carregador,segundo um amigo que estava comigo que é um bocado entendido disso,é normal as caravanas terem um carregador de baterias?desculpem a pergunta mas sou completamente leigo nesta materia,hehehe,e a autocaravana,apesar de ter uns anitos já,tem-se portado lindamente,só meter gasóleo e fazer as revisoes de praxe e toca a rolar,daí eu nem conhecer bem o que ela tem,pois nao tem sido preciso fazer nada,aínda bem,hehehe
se amanhá a carga nao se aguentar nas baterias terei de meter outras,que penso ser o mais provavel..
só mais uma questão?
é normal ligar o painel,quadro ou la como se chama que da a indicação se as baterias estão no verde,amarelo,ou vermelho,e ele ir abaixo?
agora estes dias,antes nao ia,o painel solar nao deveria alimentar um pouco as baterias e aguentar,estava td desligado,so mesmo o botao do painel ligado.
obrigados por tudo,quando houver mais novidades partilho,heheheh,há sempre quem como eu não perceba nada e fica ja um pouco preparado,heheh
Abráços rolantes para todos.