Coloco esta receita para os que têm forno na ac mas... os que não têm podem sempre fazer uns pãezinhos para levar de viagem...
Ingredientes
175 g de água (yeap... gramas pois a receita é para a bimby. eu como estou sem balança fiz a olhómetro... uma chavena corresponde +- a 250gr... é só apontar para uma proporção)
310 g de farinha
20 g de azeite
15 g de levedura fresca ou 1 saqueta de fermento de padeiro em pó
1colher de chá de sal grosso ou 1 colher de café de sal refinado
Unte um pirex com azeite e polvilhe com farinha e reserve. NOTA: o pirex deve ter tampa, caso não tenha tampa use uma forma e coloque-a por cima fechando-o.
Bata durante +- 2 mins a água, o azeite e o fermento. Depois deve juntar a farinha e o sal batendo sempre. Se vir que a massa fica muito seca adicione aos poucos água.
A massa está pronta quando não colar. Se vir que adicionou água em demasia, corrija acrescentando farinha e batendo até conseguir a consistência desejada.
Polvilhe uma superficie de trabalho com farinha bem como as mãos e trabalhe um pouco a massa - a massa é bastante suave e fácil de trabalhar. Dê uma forma redonda ao pão e faça uns cortes p.ex em forma de cruz, pincele o pão com azeite e polvilhe com farinha.
Coloque no forno frio, sem pré-aquecer, a 220 Cº por cerca de 40 minutos. O forno ao aquecer vai ajudar a massa a fermentar um pouco.
Depois de pronto retire-o e coloque-no numa grelha para que arrefeça sem que o fundo fique húmido.
Bom apetite!!
Esta receita pode ser feita naqueles forninhos pequenos pois é um desperdício usar um forno grande... a nao ser que façam o dobro da receita...
Como improvisei uma tampa de pirex com um pirex exactamente igual, a "forma" ficou muito alta, por isso para usar o forninho tive que colocar a grelha na posição mais baixa mas, para que o fundo não ficasse queimado, coloquei por baixo papel de aluminio.
o meu está no forninho há 35 mins e tem BOM aspecto... eheheheh a ver vamos como fica...