DL 138/2012 de 5 de Julho - limite de peso de 4250Kg

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: DL 138/2012 de 5 de Julho - limite de peso de 4250Kg

Mensagempor time_out » sexta jul 06, 2012 9:52 am

A748-2 Escreveu:...Se pudesse explicar isto melhor agradeço-lhe porque a minha tem um peso bruto de 5000Kg e sempre imaginei que a minha mulher nunca a pudesse conduzir aqui ou no estrangeiro já que ela só possui carta de ligeiros...

Bom dia

A legislação que foi agora aprovada e que já se encontra em vigor noutros paises europeus só permite que os possuidores de cartas tipo B possam conduzir veículos de peso bruto até 4.250 kg.

A sua autocaravana possui um peso bruto de 5.000 kg logo não está abrangida por esta regulamentação!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor cookie » sexta jul 06, 2012 10:30 am

no nosso caso, na nossa AC temos indicação de 4250Kgs mas no livrete constam os ditos 3500Kgs... presumo que tenha sido assim porque na altura, viria preparada de fábrica para os tais 4250Kgs mas em Portugal essa "categoria" não existiria.

vindo essa especificação de fábrica, há necessidade de a AC se submeter a essa "inspeção"?
...

edito pois já vi que essa inspeção não é obrigatória mas sendo fruto de taxa, o mais certo é vir a existir...

alguém sabe quanto se paga por esse procedimento?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 06, 2012 10:43 am

Bom dia time_out,

Obrigado pela resposta :wink:

Para alguns será uma benção "elas" não poderem conduzir...mas para mim por vezes seria uma grande ajuda, principalmente quando são "estiradas" de 500Km's e sempre ás alavancas... :roll: :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor ruca » sexta jul 06, 2012 12:35 pm

Boas tardes companheiros, a minha Ac que foi importada da Alemanha tem uma placa na propria celula onde especifica 4.250Kg, uma vez na inspecção até me chatearam por ter aquela placa e o livrete ser de 3.500Kg. Sera que posso pedir a alteração do livrete para os 4.250Kg?E a ser possivel que implicações poderá ter em termos de seguro e impostos?
Gratos pela atenção.
Rui Vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor cookie » sexta jul 06, 2012 3:59 pm

ruca Escreveu:Boas tardes companheiros, a minha Ac que foi importada da Alemanha tem uma placa na propria celula onde especifica 4.250Kg, uma vez na inspecção até me chatearam por ter aquela placa e o livrete ser de 3.500Kg. Sera que posso pedir a alteração do livrete para os 4.250Kg?E a ser possivel que implicações poderá ter em termos de seguro e impostos?
Gratos pela atenção.
Rui Vaz

essa é precisamente a nossa situação: a nossa AC está preparada de origem para os tais 4250Kgs (também temos essa placa de origem), mas no livrete constam os 3500Kgs...

se alguém souber responder, muito agradecemos.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 06, 2012 5:05 pm

Boa tarde,

Sem querer divagar, mas penso que nesses casos em que originalmente a estrutura do veiculo prevê dois pesos brutos acho que se tornará mais simples a homologação já que o fabricante ao homologar esse modelo especifico terá a ficha de homologação para dois pesos diferentes. Presumo que sêja mais dificil naqueles modelos que originalmente só prevejam um peso bruto porque isso implicará (?) um reforço de chassis(?).A diferença de chassis de 3500Kg para um 4250Kg pode estar em reforços não visiveis a olho nú...por isso se o fabricante, na chapa que coloca no chassis não prevê a hipotese de 4250Kg e só exclusivamente 3500Kg qual será o critério que permite uma posterior homologação em 4250Kg? E estamos só a falar de chassis.

ruca Escreveu:E a ser possivel que implicações poderá ter em termos de seguro e impostos?

Em termos de seguros penso que não altera nada pela simples razão que o valôr do prémio terá sempre em conta os anos do veiculo, o fim a que ele se destina (contra terceiros) e o valôr patrimonial que nós lhe quisermos dar no caso de danos próprios ou comprado novo.

Em termos de imposto penso que também não haverá alteração porque na realidade o veiculo não passa a ser considerado pesado...o que se vai fazer (?) è alargar o peso bruto dos ligeiros (alguns) para 4250Kg. mas na realidade eles continuam a ser ligeiros com 4250Kg por força ou vontade do fabricante através de uma ficha de homologação do fabricante que também prevê aquele chassis com um acréscimo de peso.

Outra coisa que eu penso que não se vai alterar será a nivel de inspecções...enquanto no meu caso (5000Kg) eu fui obrigado a fazer inspecções anuais logo desde o 1º ano, no caso das 3500Kg a inspecção só começa a ser anual ao fim de dois anos quando comprada nova.

Posso ter escrito para aqui um camião de disparates mas este è o meu entendimento da "coisa"... :oops: :oops:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor nelson » sexta jul 06, 2012 6:36 pm

Olá a todos

Pelo que percebi ,é a licença da carta que muda ,deixando conduzir até 4250kg para este tipo de veiculos.
Mas para conduzir um veiculo com 4200kg ,precisa este estar amolgado para esse efeito.
A minha primeira autocaravana era de 3200kg já esta ultima é de 3500kg onde tenho a placa no chassis até 5700kg ,com isto quer dizer que posso bem legalizar aos 4250kg.
Por outro lado vou esperar para saber mais sobre o selo ,inspeção , velocidades ,sem esquecer temos muitos sinais com proibição a entrada de veiculos com mais 3500kg

um abraço
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor danibeja » sexta jul 06, 2012 6:44 pm

nelson Escreveu:Por outro lado vou esperar para saber mais sobre o selo ,inspeção , velocidades ,sem esquecer temos muitos sinais com proibição a entrada de veiculos com mais 3500kg

Boa noite,

Bem visto, depois não é considerada veiculo pesado, mas quando aparece um sinal proibido +3500Kg não se pode seguir por aquele itinerário...
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 06, 2012 7:06 pm

Desculpem lá o off-topic... :wink:

nelson Escreveu:Mas para conduzir um veiculo com 4200kg ,precisa este estar amolgado para esse efeito.

Nelson se è para amolgares a autocaravana deixa-te mas è estar sossegadinho e continua nos 3500Kg...! :twisted: :wink:

Desculpem lá a brincadeira... :oops:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor nelson » sexta jul 06, 2012 8:06 pm

:oops: :oops: :oops: :oops:

Bem visto ,por isso vou ficar nos 3500kg ,mas sempre posso fazer a homologação para os 4250kg :D :lol:
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor hnunes2 » sexta jul 06, 2012 9:56 pm

Boa noite companheiras e companheiros.

Disponho de carta de pesados mas a minha AC está homologada para um Peso Bruto (PB) de 3500 Kgs.

Não me tem faltado vontade de pedir a homologação da minha AC para um limite superior de PB todavia, observando ao longo das minhas deslocações as limitações e impedimentos a PB's superiores a 3500 Kgs., decidi manter o valor homologado pois a minha movimentação iria ser muito restringida, impedido de entrar em muitas cidades e seria muitas das vezes obrigado a contornar os impedimentos de circulação para continuar o percurso.

Trata-se duma medida já em vigor noutros países e penso que muito acertada. Afinal conduzir 3500 ou 4250 kgs a diferença não é assim tão relevante que justifique exame de condução.
Agora imaginem esta alteração acompanhada pela substituição generalizada das placas de 3500 por umas de 4250 Kgs. :?: então sim... "seria ouro sobre azul"... :wink:

Cumprimentos AC's

Hélio Nunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 06, 2012 11:31 pm

Boa noite,

hnunes2 Escreveu:Não me tem faltado vontade de pedir a homologação da minha AC para um limite superior de PB todavia, observando ao longo das minhas deslocações as limitações e impedimentos a PB's superiores a 3500 Kgs.,

Pessoalmente a minha opinião é que as restrições que se encontram normalmente terá mais a ver com a volumetria do veiculo no pressuposto que um pesado será "maior" que um ligeiro e por isso mais dificil de manobrar em zonas mais apertadas...resalvando os casos de pontes ou viadutos em que aí terá obviamente a ver com o peso...

Pela simples razão que, neste caso concreto do hnunes2 onde passa uma BürstnerAviano I684 de 3500Kg passa uma Bürstner Aviano I684 de 4250Kg...

Veja-se o caso de França e Alemanha (nos outros paises não me recordo) normalmente as restrições de entradas em cidades ou vilas começa invariavelmente a partir dos 6000Kg se calhar porque só começa a ter uma volumetria maior veiculos com esse peso bruto.

Nas minhas viagens só me sinto restringido pelo tamanho e nunca pelo peso, porque mal de nós se pelo facto de ao haver uma diferença de alguns quilos fôsse o suficiente para a estrada abater...por exemplo.

Por vezes a limitação dos "acima de 3500Kg" destina-se mais a evitar a circulação de veiculos de grandes dimensões que podem entupir o trânsito do que propriamente pelo peso até porque se assim fôsse já muito chão tinha abatido com as autocaravanas que ultrapassam largamente o peso bruto máximo de 3500Kg e no entanto a maioria de nós não deixa de circular com excesso de peso...e muito menos deixar de ir para sitios que em teoria ou na prática nos estaria vedado o acesso...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor danibeja » sábado jul 07, 2012 4:54 pm

hnunes2 Escreveu:Agora imaginem esta alteração acompanhada pela substituição generalizada das placas de 3500 por umas de 4250 Kgs. :?: então sim... "seria ouro sobre azul"... :wink:

Boa tarde,

Não é necessário substituir nenhuma sinalização, basta acrescentar aos sinais de proíbição uma placa adicional 10B com a inscrição " Excepto Autocaravanas PB inferior 4250 KG".... ou parecida...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor hnunes2 » sábado jul 07, 2012 9:50 pm

Boa noite companheiras e companheiros.

Na minha opinião, o impedimento de trânsito a viaturas com peso superior a 3,5 t é objectivo.
A vertente volumétrica tem razão de ser mas, para estes casos, há outros sinais como por exemplo a distância entre eixos ou limite de largura.
Tal como diz o companheiro A748-2, “onde passa uma BürstnerAviano I684 de 3500Kg passa uma Bürstner Aviano I684 de 4250Kg...” no entanto, uma AC de 4250kg a transitar numa zona limitada a 3500kgs está em transgressão… 8) apesar de só a balança ou uma inspecção detectarem a diferença.

Se pensarem alterar o peso bruto para um valor superior a 3,5 t, sugiro que observem previamente a quantidade de “obstruções” que vão encontrando nas vossas deslocações - que até agora nem temos prestado grande atenção - e só depois optem pela alteração… ou não.

Não esquecer a subsequente alteração dos limites de velocidade.

Cumprimentos AC's

Hélio Nunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo jul 08, 2012 1:59 pm

Algum dos companheiros me pode identificar o artigo do DL n.º 138/2012 que permite expressamente esta passagem de 3500 para 4250 kg?
Obrigado.
Editado pela última vez por Henrique Fernandes em domingo jul 08, 2012 7:51 pm, num total de 1 vez.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes