por alexandrechora » terça mai 15, 2012 11:46 pm
Boas
Apesar da motivação nesta fase da minha vida, não estar em perfeita sintonia com a minha habitual atitude. Aqui vai a minha breve resposta baseada como habitualmente em experiência pragmática.
Qualquer reprogramação, seja ela qual for, ligeira, média ou de alta performance, envolve sempre mais riscos que o chip, já expliquei isto no inicio do post especifico de Chip de potência, basta ler... ainda assim aqui vai muito sinteticamente.
A reprogramação é uma introsão no software original do funcionamento do motor. O que envolve sempre mais riscos, porque, mexe numa série de parametros que o chip não mexe, um deles é por exemplo a pressão do turbo em que se aumenta a pressão, e a entrada em funcionamento de desempenho é antecipada.... e só por aqui o risco e desgaste é sempre superior.... já não falo noutros parametros......
O chip pode ser montado e desmontado em qualquer momento, ficando tudo original, apenas recebe informação da centralina, não envia nada para a mesma... O chip pelo menos este, apenas faz uma gestão mais eficiente na injecção do combustivel, mete mais quando precisa e tira quando não percisa, não mexe em mais nenhum parametro, ou seja o risco de desgaste precoce do motor e embraigem não se verifica. Quem tem sabe que por exemplo que a emissão de gases (fumo preto) é semelhante ao funcionamento do motor.
Por exemplo: os motores JTD de 85cv, 100cv, 110cv, 120cv e 128cv (neste ultimo têm uma versão especial de 146cv que é o motor do companheiro Jotex), nenhum apresenta qualquer tipo de problemas e dura muito tempo com ou sem chip.
O mesmo no motor JTD de 131cv de 2007 a 2010, já não acontece... muitos deste tipo de motor com ou sem chip, apresentam geralmente problemas nos sensores de gases (EGR), sensor de pressão de combustivel, de posicionamento da cambota e também no entanto, embora menos frequentemente mau isolamento da propria centralina. Isto para dizer o quê, se existir uma avaria deste tipo, retira-se o chip antes, troca-se o sensor defeituoso, e depois monta-se novamente o chip e segue viagem.... Se esta avaria ocorrer num motor reprogramado, mesmo a avaria do sensor não estando relacionado com a reprogramação, a reprogramção é reposta para os paramentros originais e lá se vai pagar novamente para ter uma nova reprogramação da centralina. Isto acontece quase sempre porque após a montagem de qualquer sensor o mesmo tem de ser calibrado por software e apaga a informação pré-existente.
Spedy espero que tenha percebido a minha explicação, poderia dar mais evidências mas neste momento, como deve compreender, não estou para aí virado. Cada um acredita naquilo que quer....
Mas ainda vou-lhe responder á pergunta que me fez no outro post " porque os criminosos preferem BMW carrinha a qualquer outra marca de carro", não sou eu que afirmo, são os numeros que se evidenciam, como deve calcular não posso revelar a minha fonte, aliás ultimamente, passo mais tempo em determinados sitios do que em casa....
Mas se ler o Correio da manhã deste o dia 12 do corrente até ao presente, verifica que os Alvos preferenciais de Carjacking são BMW carrinha, mas se ler verá que existiram 3 BMW incluindo o meu, e uma tentativa a um Golf, porque será....?????
eu digo-lhe sumariamente, potência, segurança a alta velocidade, manobrabilidade especialmente em piso seco.... Também devido á tracção traseira, que quando carregada com por exemplo, uma máquina de tabaco ou uma caixa multibanco, não perdem tracção como acontece na tracção dianteira como é o caso das AUDI A4 e A6, mas eles não se fazem rogados relativamente a este ultimos no entanto preferem BMW. Eu já tive AUDI e as ultimas duas foram BMW, e sinceramente prefiro BMW carrinha.... Ultimamente, carros apenas pontualmente foi um Jaguar e um mercedes... O dono do jaguar andou na mala e até assaltos fizeram como homem lá dentro, este caso aconteceu na semana antes do meu e aconteceu na Benedita.... Nesta fase é tudo o que lhe posso dizer....
No meu caso, acho que dificilmente voltarei a ter BMW, o risco é muito elevado.... e pode fazer mal á saude....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...