Bateria do motor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bateria do motor

Mensagempor careca » quinta mai 03, 2012 10:01 pm

Companheiros

Inexplicavelmente, quando utilizo umas determinadas tomadas da celula, estas consomem da bateria do motor, enquanto outras tomadas da celula consomem da bateria da celula.

alguem me pode elucidar o que tera acontecido.

Tenho painel solar o quel carrega a bateria da celula correctamente.
Obrigado
careca

Registado: domingo mar 04, 2007 6:22 pm

Re: Bateria do motor

Mensagempor VítorEsteves » domingo mai 06, 2012 10:23 am

Caro companheiro "careca" (já somos 2 :lol: ),

O que deve ter acontecido é que, provavelmente alguém antes do companheiro, montou pontos de corrente ligados à bateria do motor. Se seguir os fios que saem dessas tomadas, verificará que vão ligar a outros fios que vêm da bateria do motor e, por conseguinte, consumir dela.
Aconselho que refaça essas ligações usando apenas a bateria da célula sob pena de correr o risco de uma dia ficar sem corrente para pôr a AC a trabalhar.

Um abraço
VítorEsteves
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor spinto » domingo mai 06, 2012 11:37 am

para melhor identificar o que funciona com a bateria do motor, basta desligar um borne da bateria da celula e tudo que funcionar desligue e siga o conselho do companheiro VitorEsteves.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo mai 06, 2012 9:48 pm

Boas a todos

Efectivamente tenho constatado que existem muitas montagens electricas mas AC que são de fugir.... um verdadeiro atentado á nossa segurança.... tenho visto de tudo um pouco, mas quando penso que já vi "tudo", sou sempre surpreendido com novas situações cada uma mais pituresca e irracional que a outra.... portanto companheiro careca nada disso é de estranhar, e não pensemos que esse tipo de montagens são apenas da responsabilidade de amadores ou curiosos, não, não são, infelizmente os supostos profissionais por diversos motivos que não vem agora ao caso também o fazem.... E a resposta que encontro canaliza-se sempre para o mesmo padrão de comportamento, que está directamente relacionado com o "desenrascanço" alegadamente tipicamente do português, para mim é falta de dolo profissional... Já basta que somos todos humanos e todos nós erramos, mas isto é natural, o que não é normal é detectarmos os nossos erros e nada fazermos para os corrigir... e isto é que é grave...... Eu pessoalmente tento a todo o custo, combater interiormente esta tendência, se não o fizer, não consigo ter a tranquilidade e paz necessária, para viver com qualidade o meu quotidiano.

Isto tudo para dizer o quê?

Deveriam existir duas instalações electricas diferenciadas numa AC, e o unico elo de ligação entre elas deverá ser a carga das baterias do motor e da célula, seja esta carga por alternador, carregador 220volts ou por painel solar. Friso bem que o unico ponto de ligação entre os dois sistemas electricos é a carga, porque na descarga os sistemas devem ser completamente independentes, naturalmente porque o arranque do motor nunca deve estar comprometido pelo nosso consumo enquanto autocaravanista, também porque a bateria do motor não foi projectada para o tipo de utilização que um autocaravanista efectua, se bem que muitos de nós usamos....

Assim quando pretendemos efectuar uma ligação de qualquer aplicação nas nossas Acs, geralmente o que se procura é um fio positivo e um negativo e já está.... nada de pior se pode fazer.... porquê?

1- Para não acontecer o que está acontecer ao nosso companheiro careca, está a consumir da bateria do motor.... quando deveria apenas consumir apenas das baterias da célula.
2- Geralmente não temos preocupação, se esse circuito tem secção de fio suficiente para suportar um consumo suplementar....
3 - Depois não temos em consideração quantos amperes ou watts irão circular nesse circuito....
4 - Depois não sabemos se o fusivel que protege o circuito, quando tem..... o que é mais grave, bem mas partindo do principio que o fusivel está lá, se podemos ou não aumentar a sua capacidade para suportar os amperes suplementares com a nossa nova aplicação.... enfim para que as coisas sejam bem feitas não basta sorte, é preciso saber alguma coisa e querer fazer bem, para depois não acontecer este exemplo:

Um companheiro nosso aqui do forum que como sempre não identifico quem é.... se ele quiser que se manifeste.... que quando estava a ver televisão á noite depois de jantar e a esposa "claro" ehehhehehe a lavar a loiça, por momentos a sua TV deixava de ter som..... Comentou comigo o que poderia se passar? será que a sua TV era alergica a determinadas noticias, é que só acontecia quando ele estava a ver o telejornal, independentemente do canal sintonizado... Parece bruxedo afirmava ele... eheheheh e eu ria que nem um perdido, pedindo desculpa, mas ria.... e ria... até que disse-lhe ligue lá TV, aumente o som, depois disse-lhe agora abra a torneira.... e ele afirma mas isto está a ir de mal a pior agora até com a boazona da Cristina Ferreira (da TVI) o som vai-se e eu ainda ria mais..... até que perguntei-lhe companheiro, ainda não percebeu qual é o problema? e responde-me não me diga que com a montagem do painel isto vai ficar resolvido!!! e eu disse não.... bem o nosso companheiro só por boa educação não me tratou mal.....

Decidi dizer-lhe de imediato qual a solução do problema, mas não irei já comunicar a todo o forum, vou aguardar pelas vossas potenciais soluções....

Qual é a solução ou soluções do problema? alguém imagina? é simples e está dentro do contexto que supra mencionei...

Fico a aguardar....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor spedy » domingo mai 06, 2012 11:20 pm

boas, vamos tentar responder ao desafio

pela a explicaçao do companheiro parece que a tomada da tv foi ligada ao circuito da bomba de agua. dado a bomba ser mais potente qd solicita corrente ao circuito a tv fica a "ve-las passar".

sera mais ou menos assim?

abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor chicojo » segunda mai 07, 2012 11:44 am

boas tardes pra voces :
é isso e mais dentro da ordem o fuzivel deveria queimar porque deverà ser apenas de 05 w para a bomba d'àgua
existe trafulha na intalação

abraços __________Chicojo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes