Pedido de opiniões sobre oportunidade de compra

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Pedido de opiniões sobre oportunidade de compra

Mensagempor erebrus » domingo abr 22, 2012 2:29 pm

Boas,
Como tive tantas boas-vindas na minha apresentação, coloquei logo a minha primeira questão lá, mas pensei melhor e achei que não era o melhor sítio . Venho dessa forma colocar aqui a minha questão - e pedir desculpas pela repetição.

Basicamente, surgiu-me uma oportunidade para comprar uma AC e gostava de saber a opinião dos mais experientes.
Sempre achei o conceito duma AC muito interessante, porque acho uma forma interessante de viajar (uma das minhas actividades favoritas) e porque me permite trabalhar em viagem - só preciso dum portátil e ligação à net. Não estava a pensar fazer já este investimento, mas agora surgiu-me uma oportunidade que me parece fantástica. O que se passa é que parece demasiado boa e fico desconfiado.
Basicamente, trata-se duma :
VOLKSWAGEN LT28 TURBODIESEL CAMPERVAN de 1983, com 310.000kms
Inclui:
-2 Paneis solares
-Cama/mesa
-Cozinha com duas bocas de fogão
-Tanque de água de 25L com torneira
-Frigorifico
-Sistemas eléctricos

Foi à pouco tempo à oficina, levou alternador novo, correia de distribuição e reforço do chassi. Parece estar em boa condição, só com um pouco de ferrugem. A dona garante-me que o motor nunca lhe deu qualquer problema.

O que se passa é que tem matricula holandesa (mas está cá e legal até ao fim de maio) e tería que ser importada. Pelo que a pessoa - alguém que conheço e me parece de confiança, mas não conheço bem - há quem possa tratar da importação por 1200€ (está registada como AC, o que facilita a vida). O preço - fora a importação - era 3750€, mas visto que a pessoa assentou em portugal, não está a conseguir vender e não quer que a AC fique a apodrecer, ela aceitou baixar o preço para 1500€.

Alguém me pode dar uma opinião sobre se isto é realmente uma oportunidade não boa quanto parece? E se é, quais são os cuidados que devo ter ou coisas a que devo prestar atenção?

Podem ver umas fotos aqui:
http://picpaste.de/_MG_2178-BEFWW9sv.JPG
http://picpaste.com/_MG_2180-Q0A3cIZE.JPG
http://picpaste.com/_MG_2179-Go5VrhrW.JPG
http://picpaste.com/_MG_4458-Dxrya15a.JPG

Obrigado desde já!

Cláudio
erebrus

Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am

Re: Pedido de opiniões sobre oportunidade de compra

Mensagempor joao rafael santos » domingo abr 22, 2012 8:45 pm

Boa noite comp.
Os cuidados que deve ter são em primeiro lugar por a a/c num elevador de preferencia acompanhado com algum mecanico e verificar o eatado do cassi da a/c, não se esqueça que existem paises que deitam sal nas estradas no inverno, e ja agora que a a/c está no elevedor verificar se existem algumas fugas no motor e caixa de velocidades, no interior verificar se o painel,bobba de agua e luzes funcionam. E não se esqueça já agora dar uma voltinha com ela,se mora em Faro por exemplo até á Goncinha a ver se não morre muito nas subidas.Era o que eu fazia.Essa a/c estava no jornal 123 não era?.
Sem mais cumps
João Rafael
joao rafael
joao rafael santos

Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm

Mensagempor erebrus » domingo abr 22, 2012 10:08 pm

joao rafael santos Escreveu:Boa noite comp.
Os cuidados que deve ter são em primeiro lugar por a a/c num elevador de preferencia acompanhado com algum mecanico e verificar o eatado do cassi da a/c, não se esqueça que existem paises que deitam sal nas estradas no inverno, e ja agora que a a/c está no elevedor verificar se existem algumas fugas no motor e caixa de velocidades, no interior verificar se o painel,bobba de agua e luzes funcionam. E não se esqueça já agora dar uma voltinha com ela,se mora em Faro por exemplo até á Goncinha a ver se não morre muito nas subidas.Era o que eu fazia.Essa a/c estava no jornal 123 não era?.
Sem mais cumps
João Rafael

Boas,
Obrigado pelas dicas! Não sei se está no jornal, mas não foi lá que vi. Pertence a uma pessoa que conheço através duma rede social.

Cumprimentos

C.
erebrus

Mensagempor txinho » segunda abr 23, 2012 8:56 am

erebrus Escreveu:Boas,

Bom dia,
Além do já enumerado pelo companheiro João Rafael, tenha em atenção o tipo de uso que está a pensar em dar-lhe, pois pelo que vi não tem WC (pelo menos com um tanque de 25 lt será somente para lavar loiça) o que o vai limitar muito em saidas, digo isto porque a primeira AC/AV que adquiri, tambem na altura pelo valor achei interessante, mas tinha +- essas caracteristicas, só a consegui ter cerca de 6 meses pois não se adquava ao meu tipo de saidas, isto pelo WC, pois sempre que queria tomar um duche tinha que ficar num parque d campismo!!!
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor erebrus » segunda abr 23, 2012 9:20 am

txinho Escreveu:
erebrus Escreveu:Boas,

Bom dia,
Além do já enumerado pelo companheiro João Rafael, tenha em atenção o tipo de uso que está a pensar em dar-lhe, pois pelo que vi não tem WC (pelo menos com um tanque de 25 lt será somente para lavar loiça) o que o vai limitar muito em saidas, digo isto porque a primeira AC/AV que adquiri, tambem na altura pelo valor achei interessante, mas tinha +- essas caracteristicas, só a consegui ter cerca de 6 meses pois não se adquava ao meu tipo de saidas, isto pelo WC, pois sempre que queria tomar um duche tinha que ficar num parque d campismo!!!

Boas,
Realmente essa é a única coisa que me deixa algo reticente. Actualmente não tem WC, só uma sanita portátil. Inevitavelmente teria que resolver essa questão. O espaço onde está a sanita portátil é suficiente para um duche (muito pequeno, mas eu também não sou muito grande), mas pergunto-me qual seria o investimento necessário para essa alteração. Por acaso tem alguma noção da escala de investimento necessário?
Talvez o problema maior ainda fosse que realmente precisaria dum segundo tanque maior...nesse caso o espaço começaria a ser um problema...

A curto prazo, o uso que penso dar-lhe consiste principalmente em fins-de-semana de praia no verão, para mim, o meu cão e um ou dois amigos. Porém, a médio prazo pensaria fazer viagens com ela, por isso seria preciso resolver esse problema.

Obrigado

C.
erebrus

Mensagempor txinho » segunda abr 23, 2012 9:47 am

Agora já não me lembra quanto teria que gastar para tal alteração, mas posso dizer que ficava um bocadito avultado, pois tinha que colocar canalizações, 2 depositos (verificar se existe espaço por baixo da AC/AV), bomba de água, boiler se quiseres água quente, sem falar em base e islomento para a zona de duche, ou seja mais vale questionar alguem que tenha mais noção dos valores ou se existe alguma forma mais barata de o conseguir. Pois pelo que sei os preço do material novo ronda 100 € (cada deposito), 100 € (bomba de água), 700 € (boiler), etc.... :!:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor Aleluia » segunda abr 23, 2012 11:36 pm

Boa noite Cláudio (erebrus), penso que deverias de ir aqui: www.camperserv.com - não fica muito longe, perto das quatro estradas de Loulé, e poderias tirar todas as tuas duvidas e adquirir ideias. Inclusivamente, podes ter logo uma ideia de preços, para o que tenhas em ideia em alterações. Se te sentires mais á vontade, fala em mim. É malta entendida e de 5***** , de preferência fala com Ludovic, pois para falares com o Tommy, só se for em inglês.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor cookie » terça abr 24, 2012 5:26 pm

já ponderou a importação? é que a casa de banho é mesmo essencial...

pode ver furgos aqui http://www.furgovw.org/index.php?topic=231449.0

ou então autocaravanas aqui www.mobile.de

e pf apresente o seu amigo 4 patas na secção dedicada aos nossos patudos.

bem vindo!
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor erebrus » terça abr 24, 2012 7:16 pm

Esta também terá que ser importada, já que está cá no Algarve, mas tem matricula holandesa. Ainda tem o espaço da casa de banho, mas a rapariga que a está a vender converteu o espaço num roupeiro.
O meu uso será mais à base de fins de semana prolongados na praia e a médio prazo umas viagens mais aventureiras. Estive a investigar a agradou-me a solução duma mangueira de duche com uma pequena bomba 12V (por 35€) combinada com um tanque de 10L e ligação ao tanque de águas sujas. O tanque pintado de preto serve para o verão e aquecer 10L não é impossível no fogão ou com algum sistema eléctrico. Isso dá para um duche de 3-4 minutos, que me parece suficiente.

O que me atrai bastante para esta oportunidade é:
a) conheço mais ou menos a pessoa e parece-me de confiança. Além disso, tem estado super disponível para me responder às dúvidas e já tive oportunidade de ver a carrinha (na próxima vez vou dar uma volta com ela)
b) a carrinha esteve em andamento no ultimo ano, e parece estar em muito bom estado - a nível de motor. Mesmo o chassi foi tratado e reforçado há pouco tempo.
c) tem dois paineis solares e bateria suficiente para uma pessoa poder usar o portatil à vontade (que é algo que vou fazer muito, porque vou aproveitar para trabalhar um pouco em viagem)

O preço de amigo está nos 1500€, a importação pelo que investiguei ficará noutros tantos (o motor é de 2400cc, por isso o ISV fica acima de 1000€). O facto do preço ser baixo é a única razão pela qual estou a considerar a aquisição neste momento, porque dado que a crise chega a todos, preferiria fazer o investimento mais tarde.

Tudo o resto que tenho visto ou fica bem mais caro (4000-6000), muitas vezes sem os paineis solares (que são super importantes para mim) e/ou implica ainda fazer a transformação em AV. Isto de pessoas que não conheço, que é sempre mais arriscado a nível de surpresas. Se tiver que importar, implica ainda os custos de a trazer (ainda que se fosse da alemanha não tenho custos para ir, só mesmo para a trazer). No fundo, tudo isso parece-me mais problemático, caro e arriscado do que implementar uma casa de banho (mesmo que precisasse investir numa solução completa).

De qualquer forma, vou continuar a dar uma olhadela por esses sites. Obrigado :)

C.

cookie Escreveu:já ponderou a importação? é que a casa de banho é mesmo essencial...

pode ver furgos aqui http://www.furgovw.org/index.php?topic=231449.0

ou então autocaravanas aqui http://www.mobile.de

e pf apresente o seu amigo 4 patas na secção dedicada aos nossos patudos.

bem vindo!
erebrus

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes