por alexandrechora » quarta abr 18, 2012 7:41 pm
Boas a todos
Companheiro Spedy, quando se monta um painel solar numa AC, a carga vai directamente para a bateria da célula (pode ter mais que uma bateria na célula), só depois da montagem do painel solar é que ficamos a saber se a bateria do motor também recebe carga do painel solar. Se receber optimo é o que se pretende, se não receber, o que acontece em muitas ACs (depende da centralina da célula de cada AC), deve-se utilizar um sistema que permita a carga da bateria do motor, mas que a mesma não descarregue quando está a usar as baterias da célula, salvaguardando sempre o arranque do motor. Para que isto aconteça existem diversos sistemas no mercado, por exemplo instalar um repartidor de baterias, um sistema de relays, eu pessoalmente uso um sistema de diodo 40ah e 2 fusiveis de 40ah, este sistema muito simples em que a probabilidade de avaria é praticamente nula ao contrário dos sistemas anteriores que teêm mais probabilidade de avariar...
O meu sistema também já está preparado para poder instalar baterias AGM de 2 geração na célula que carregam entre os 14,6 e 14,8volts e a bateria do motor carrega até 14volts sendo muito usual ver um floating entre 13,9 e os 13,6volts.
A grande vantagem da bateria do motor também carregar com os paineis solares, traduz-se apenas em uma, maior longevidade da bateria do motor, porque está sempre na sua carga máxima ou perto disso impedindo a sulfatação das placas internas da bateria originando perda de potencia e curto interno ou seja a bateria terá menor longevidade....
Um aspecto que todos os companheiros podem observar nas suas baterias é se, junto á bateria existe enxofre e se após uma carga elas aquecem, se uma destas duas situações forem observadas, devem ter em consideração que as mesmas baterias estão em vias de perderem as suas propriedades, para evitar que isso aconteça devem ter em atenção os seguintes aspectos:
1- Fazer manutenção ás baterias que tenham vasos de visita, adicionar água destilada ou desmineralizada até ao nivel indicado pelo fabricante, esta operação deve ser feita com a bateria em repouso e estando fria, use oculos de protecção e luvas.
2- O alternador do motor pode estar a carregar com tensão superior ou inferior ao indicado pelo fabricante da bateria.
3- Falta de potencia solar comparativamente ao consumo exigido á bateria.
4- Falta de carga regular e periodica, mesmo com paineis solares os mesmos não funcionam estando no escuro de uma garagem ou telheiro.
5- O carregador de 220volts da AC pode estar tal como o alternador a carregar com tensão superior ou inferior ao indicado pelo fabricante da bateria, geralmente neste caso o que se verifica é que carrega demais...
6- Para o consumo que se exige á bateria, o ideal seria ter duas baterias em vez de uma, evitando descargas profundas e cargas elevadas, que dimiui o numero de ciclos da bateria ou seja encurta a longevidade da mesma.
Como devem perceber existe um equilibrio a respeitar em relação á potência solar a instalar, aos amperes existentes nas baterias e o consumo e aqui ainda varia se é um consumo de pico tipo inversor/microondas ou um consumo de duração tipo televisão e luzes.
Eu não tenho as respostas todas, no entanto hoje verifico, que aquilo que sei sobre o assunto é efectivamente mais do que sabia á um ano atrás. No entanto quanto mais sei, por vezes menos verdades "absolutas" tenho, porque o conhecimento abre horizontes e novas variaveis surgem e depois é impossivel ignora-las....
Cada AC tem hábitos muito proprios de consumo e comportamento, por isso a receita não é igual para todos, ou seja, se para um um painel e uma bateria chega e sobra, para outro, nem dois paineis e duas baterias chegam... cada caso é um caso. O que realmente conta é que um autocaravanista deve ter informação e conhecimento suficiente para saber quando está a estragar a sua bateria seja ela de acido normal ou AGM de 2ªgeração....
Por exemplo: Deve-se evitar ao maximo que durante o consumo a voltagem da bateria não desça para além dos 12,1volts, , cada vez que não respeitarem esta regra ou por exemplo também esta parquear a AC e as baterias não receberem carga durante um periodo superior a um mês, e que ao fim do mês coloca-se o motor em funcionamento e se desliga ao fim de 10minutos pensando que temos as baterias carregadas.... então serão daqueles ACs que as baterias não duram mais que 3 ou 4 anos.... E neste caso só teem uma coisa a fazer, mudar de comportamento....
Por vezes telefonam-me a pedir ajuda na instalação de um painel solar, mas depois afirmam que apenas vão instalar, antes de irem de férias de verão e que não vale apena instalar antes porque não usam a bateria.... sabem o que resulta desta politica?
Um painel solar e uma bateria nova.... isto é o que acontece na maioria das situações.... quando com a montagem atempada do painel solar evitariam a compra de uma nova bateria...
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...