BOICOTEMOS AS SCUT

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: BOICOTEMOS AS SCUT

Mensagempor jorge santos » quarta dez 07, 2011 10:07 pm

Boa Noite, Companheiro Nelson,

Muito obrigado por nos enviar a tabela das portagens que vão ser aplicadas nas Scut.

Quando viajamos nas secundárias, que é dizer, nacionais, regionais, municipais, há sem dúvida maior gasto, do veiculo, carburante e tempo.
As contrapartidas também são várias. Andamos mais devagar, descobrimos novos horizontes, sentimos um maior conforto em olhar o que nos rodeia, até entabulamos conversas de ocasião com completos estranhos, aprendendo às vezes coisas que não veem nos livros, turisticos e não só.

Na ocasião temos de considerar o seguinte : Se vamos dar o nosso concurso, utilizando sempre as A-22/25 e outras do Norte, que fazem parte da tabela que nos enviou, estamos a dar o nosso benaplácito à conversão das Scut grátis em autoestradas pagas. Perdemos a nossa faculdade de protesto e abrimos a oportunidade de nos penalizarem, sempre que as instituíções gerenciadoras, assim o desejarem ou necessitarem. Sendo que as gentes do litoral aparentam melhor nível de vida, estamos a dificultar as populações desfavorecidas do interior deixando que elas paguem o mesmo que os influentes litoralistas.

Utilizando vias alternativas estamos a mandar um recado que lhes transmite a ideia - temos de voltar à vaca fria, elaborando novos métodos, chamativos.

Evidentemente, todos são livres de circular onde lhes apetece, até... um dia carreiros de cabras, também serão portajadas !

Para quem fez 2.400 kms. sem pagar portagens, tem muito para nos dizer. Quais foram as boas rodovias ?

Cumprimentos
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor jorge santos » quarta dez 07, 2011 10:13 pm

Olá Nelson,

Desculpe os 2.400 Kms "pertencem" ao companheiro RGM

Cumprimentos
Jorge Santos- Cascais
jorge santos

Mensagempor luis.sousa.6 » quarta dez 07, 2011 11:06 pm

jorge santos Escreveu:Boa Tarde Companheiro Luís.Sousa6 - Viseu

Não sei se o companheiro recebeu a minha resposta às suas duas missivas.
Parece que houve aqui um "bicho do computador" que comeu a minha resposta. De qualquer modo vou tentar reproduzi-la outra vez.

Agradecia-lhe os esclarecimentos relativos à alternativa à A-25 até Viseu e o aviso das curvinhas que se encontravam por perto.
Cumprimentos
Jorge Santos - Cascais

Peço desculpas mas não vi a sua solicitação. Relativamente à A25, como expliquei antes, se vier do lado de Aveiro, depois da saída para Vouzela (cerca de uns 800 metros) existe outra saída, essa saída (saída para a penoita) dá acesso ao antigo IP5 (que nesta Zona não foi destruído com a construção da A25), esta estrada não é plana e tem algumas curvas apertadas (foi por ter esta configuração que o IP5 ficou tão mal famoso), mas dá para andar perfeitamente a 100km/h (num carro ligeiro). Esta estrada acaba na zona da saída do caçador, penso que serão à volta de 30km que se fossem feitos na A25 seriam bem pagos, pode verificar as tabelas já disponíveis. No sentido Vilar Formoso-Aveiro é fazer o percurso inverso, deve sair na saída a seguir ao caçador e imediatamente antes da famosa curva da bossa de camelo (não há que enganar, está bem sinalizada e tem um radar), se não me engano a placa marca também a direcção do Satão e depois seguir o trajecto do IP5 até acabar (desemboca na A25 na zona de Vouzela)

Espero ter conseguido esclarecê-lo, se~ainda subsistir alguma dúvida manda-me uma mp com o seu número.
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor jorge santos » quarta dez 07, 2011 11:59 pm

Boa noite Companheiro Luís.Sousa6.-Viseu,

Muito agradecido pelos seus esclarecimentos.

Agora está tudo bem.

Cumprimentos
Jorge Santos-Cascais
jorge santos

Mensagempor nelson » quinta dez 08, 2011 8:03 am

Bom dia "alterantivas para sair do pais pela zona centro leiria -pombal

como já referi em outros forum;
Nós aqui na zona centro "pombal" não estamos muito mal em alternativas para a fronteira.

Saindo de pombal ,seguimos pela IC8:

- Para vilar formoso :ao sair de Perdigão IC8 , continuamos lado a lado com a A23 por Rodeios ,Sarnadas pela N3, Que nos leva até a saida de Castelo Branco , depois segue-se pela N233 até Penamacor ,continua-se sempre pela N233 por meimoa ,a area de benquerença fica muito perto desta localidade. Continua-se sempre pela N233 até Sabugal onde terá ou tem desde já uma area de serviço ,depois segue-se pela N233-3 até Alfaiatas de continua-se pela N332 Que nos leva até vilar formoso.
É uma estrada com muita historia , e talvez graças a autoestrada sendo paga ,pode o turismo ganhar com isso.
Esta estrada já foi percurida por mim.

Para badajoz ao sair da IC8 temos:
- seguir até Vila velha de rodão pela N18 até Nisa , Alpalhão , segue-se pela ip2 depois o resto já todos conchecem.

Claro estes Exmplos são bons para que esteje perto desta zona arredores de leria e pombal.

um Abraço
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor Papa Léguas » quinta dez 08, 2011 11:08 am

Morreram para nada!?

Enquanto falamos acaloradamente das portagens das (ex) SCUT (Sem Custos para o UTilizador) podemos estar a perder a noção das prioridades. Não que não seja também importante para os autocaravanistas abordar esta temática, contudo, na mesma ocasião, também aos autocaravanistas, é retirado o tempo de direito ao descanso, retirado tempo para acompanhamento da família, retirado tempo para o lazer, retirado tempo para viajar, enfim, é retirado tempo para nós próprios.

Foi por este tempo que nos retiram que milhares de pessoas lutaram nas ruas e muitas dezenas morreram e foram, inocentemente, enforcadas para que hoje, no chamado mundo civilizado, o direito à chamada jornada de trabalho de 8 horas fosse uma realidade.

É este tempo que nos está a ser retirado. E, infelizmente, é sobre este tempo que parece que não temos tempo para falar. Porquê? Porque as nossas prioridades são outras?

Os autocaravanistas não vivem em bolhas esterilizadas. Vivem em sociedade e são parte integrante da mesma, pelo que o que afecta o vizinho afecta também os que o rodeiam.

A minha opinião sobre esta questão, para quem não considere ser uma perda de tempo, pode ser lida no artigo “Morreram para nada!?”, neste endereço:

http://papaleguaspt.blogspot.com/2011/1 ... -nada.html
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor jorge santos » quinta dez 08, 2011 4:58 pm

Companheiro Papa Léguas,
NÃO MORRERAM PARA NADA... e a prova é a nossa vida actual !

Bemvindo ao principio da nossa luta.

Como garoto, assisti ao "programa" de " Sol a Sol ", vi os horrores do trabalho agricola. E, mais, peça a um velho que lhe explique o que era a "surriba" (plantio de vinha nova) dos idos 1935/1945.
Conheço a crise. Conheço o Tempo. Conheço e conheci aqueles que nos tiravam o Tempo.
Quem pode ficar insensivel a Haymarket- USA e à vida dura dos que me antecederam e morreram pelas diatribes dos senhores feudais " in any portuguese field" (num qualquer campo português).
Totalmente consigo, não se rouba meia hora, 2 horas, quatro horas, a um ser humano cujo único pecado, foi não ter podido estudar, não ter capacidade de "trafulha", não se ter inscrito nos partidos fortes, entrado num governo e em menos tempo que se leva a assimilar a Cartilha do João de Deus, saír-se milionário !
Como o companheiro, já vi tudo...
Agora quero ver se altero os principios subjacentes à extorsão que o Governo e Companhias SA, pensando em milhões dos nossos bolsos, reflitam, arrepiem caminho, comecem a sentir que talvez, o "tiro lhes pode saír pela culatra".
Temos de utilizar as vias alternativas às ex-Scut's, quase até ao impossível.
Mal comparado, estamos entre o fôgo e a frigideira. Eu escôlho, continuar a incentivar os companheiros autocaravanistas, automobilistas e camionistas, para que os esperados milhões, se tornem apenas em centenas de milhar de euros, ou menos.
Cumprimentos
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Mensagempor seco » quinta dez 08, 2011 6:22 pm

Olá Jorge

No GPS já tinha colocado como estradas a evitar as AE!
Agora vou acrescentar as SCUT! Creio que só mesmo na A25 é que teremos problemas pois há troços que foram feitos "em cima" do IP 5! de resto vivam as estradas estreitas mas com gente a morar nas bermas e muitas (mas muitas) rotundas! Assim não serei multado (ou coimado) por excesso de velocidade....
Por mim boicote absoluto às SCOTS e darei conta das alternativas que for usando

seco
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor jorge santos » quinta dez 08, 2011 7:41 pm

Olá Amigo Seco,

Obrigado pelo apoio que nos dás a todos com as tuas palavras.

Daqui a pouco podemos elaborar percursos alternativos às ex-Scuts. Deixa que o nosso companheiro Duarte, em S.B. Messines, comece a ponderar o assunto e virá com todas as várias coordenadas, que necessitemos.

Quero chamar a atenção para um ponto importante. Como fizeram até agora tudo em cima do joelho, é muito "natural" que não haja sinalização avisadora que estamos a entrar numa via paga. Será muito conveniente para as concessionárias, aproveitarem-se dos nossos deslizes e cair-mos na ratoeira. Temos de ser cautelosos !

Vai lendo o que os nossos companheiros já dizem sobre ir de Aveiro a Braga, de Pombal a Vilar Formoso ou Badajoz, e outros que não lembro no momento.

Consideremos também a viabilidade quando estivermos no Sul, Centro e Norte, andar alguns quilometros e apanhar as autovias espanholas. Um bom exemplo é aquela que de Salamanca se estende até Sevilha e Cádiz.bem como aquela que percorre não muito longe da fronteira Norte, creio que é A-52, com a vantagem de que o gasóleo é mais barato.

Abraços
Jorge Santos-Cascais
jorge santos

Mensagempor Papa Léguas » quinta dez 08, 2011 9:25 pm

Saúde para todos.

Não será por mim, individualmente considerado, que o boicote à utilização das ex-SCUT será, em situações normais, violado.

E digo normais porque poderão verificar-se situações de emergência que, de momento, não vislumbro.

Aguardemos pelos resultados!...

No Fórum do CPA (http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... l#msg13948), num tópico sobre as ex-SCUT, permito-me transcrever três endereços que podem ser úteis, designadamente para a localização dos pórticos.

http://www.estradas.pt/portagenstrocos

http://www.estradas.pt/portagensfaq

http://www.estradas.pt/portagens-concelhos-isentos

Saudações Autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor Mario » quinta dez 08, 2011 9:44 pm

Olá
Para já o meu contributo para este tema é menor.

Mas aproveito para esclarecer ou tentar esclarecer alguns pontos.

Resido em Albergaria-a-Velha,região há mais de um ano brindada com a Scut A29 que tinha por objectivo aliviar a saturada Nacional 109.
Pagamento em vigor o panorama actual passou por uma transferência bastante acentuada de tráfego para a velhinha nacional,resultado nas horas de ponta a travessia de algumas localidades é demorada,as populações servidas pelas nacionais tinham ganho qualidade de vida,que irremediavelmente perderam,as isenções estão tipificadas,grosso modo dão até dez passagens,depois teremos um desconto fantástico de 15%,amigos!

O processo de validação dos pedidos de isenção é rocambolesco,pelo menos no meu caso foi,pelo facto de usar os antigos identificadores da via verde.

Meus caros não se roam de inveja porque as isenções irão terminar em Junho de 2012,se entretanto não for decretada alguma alteração,por motivos de força maior.

Alternativas.....para a A 25 não HÀAAAAAAAA,se alguém conhece a centenária nacional 16,é impraticável pelo menos até Vouzela.
Partindo de Albergaria em direcção a Aveiro,do mal o menos desde que as pressas não estejam na agenda....Nacional 1,Albergaria norte na rotunda da Volvo apanhar a variante da zona industrial,Na Zona do Sobreiro derivar para a N16 Ate Angeja,aí chegados apanhar a nacional 109 até ao destino,fácil..............

Boicotar é o que normalmente já faço sempre que é possível,opto por passar mais uma noite fora,para grandes males grandes remédios!
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor jorge santos » sexta dez 09, 2011 11:00 am

Bom dia Companheiro RMGM,

Eu também faço pouco mais ou menos, não tenho solução quando vou para o Sul, uso as pontes !

Há dias o Moderador do Fórum ( sim, aquele que anda sempre de régua em riste, vá lá meninos portem-se bem, sim, sim, êsse mesmo, o FLuís), dizia-me " Um homem verdadeiro não come mel, mastiga abelhas !!!", encolhi-me, deitei um olhar assassino à minha mulher que tinha dito, que leite e mel é bom para as constipações, e fui dalí mais depressa que um rato assustado !
Agora sou eu que digo, um autocaravanista que se considera um verdadeiro autocaravanista português só faz 2.400 quilómetros, sem pagar portagens. Roam-se de inveja, porque o nosso companheiro RMGM é o Nº 1. Até fim de Dezembro de 2012, ficamos a aguardar pela informação de qualquer autocaravanista português que tenha feito ou faça mais Kms em Portugal. A regra é simples, consideramos verdadeiras as informações dos nossos companheiros. A idoneidade de cada um é que conta. O prémio simbólico, vai ser decidido pelo Fórum do CampingCarPortugal.com. Assim, 1º. Concorrente RMGM 2.400 Kms. dentro de Portugal, sem portagens.

Parabéns
Cumprimentos
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Mensagempor alexandrechora » sexta dez 09, 2011 8:46 pm

Boas a todos

Companheiro Jorge, antes de mais já conseguiu um bom momento humor muito glico-doce...... Mas permita-me concordar com a sua atitude na utilização das rodovias taxadas, eu também não alimento taxas e sobretaxas injustas e exorbitantes, mas também não é só uma questão de principio é também uma questão de espirito, na medida em que circular em auto-estrada e Scuts, estimula-nos sempre a rolar a mais velocidade, logo a mais consumo... mesmo com chip de potência.
Por outro lado, o meu conceito de AC é anti stress e circular a velocidade agradavél que me permita uma condução agradavel e variada, e isso não se consegue fazer em vias rápidas, pelo menos de AC.....
E depois é o conceito itinerante, conhecer, contactar com as populações locais, consumir produtos que apenas encontramos por vezes á beira das nacionais, olhe por exemplo mel, perto de Aljezur existe um produtor que vende á beira da estrada que é um produto divinal.... nunca lhe perguntei se vende também as abelhas.... ehehhe, companheiro FLuís, desculpe lá esta referencia nesta fase, apenas foi para elucidar, o porquê que para mim SCUTs, também não obrigado....
Se o tiver de fazer só em ultimo caso.....

Cumps a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta dez 09, 2011 9:51 pm

A partir de agora, circular intencional e programadamente nas Scuts é contribuir para recompensar um crime!
Só aceito se for mesmo indispensável. Por isso, sempre que houver tempo, paciência e que me assalte a raiva da medida, vou evitá-las.
Pode ser que um dia os nossos políticos e economistas se arrependam do mal que estão a fazer ao país e ao seu interior.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor majv » sexta dez 09, 2011 10:50 pm

Eu era dos que dizia..."Scut's? .... Nem pensar"
Até que...entrei por uma dentro (nem sei qual era, mas foi perto do IP5) e lá tive de a gramar até á primeira saída que encontrei.
Foi burrice minha, ajudado pelas indicações erradas da minha amiga do GPS :wink:
Tenho de actualizar urgentemente os meus mapas do Tom tom, na esperança que já contenham esta panóplia de Ex-Estradas SEM CUSTOS PARA O UTILIZADOR.
Já agora, e para mim, portagens também é só na Vasco da Gama e 25 de Abril, e entre Vila Franca de Xira e Alverca, excepto se fôr já noite dentro, pois toda aquela zona, por exemplo num domingo á tarde, é uma verdadeira tortura.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 46 visitantes