AS de Aveiro

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

AS de Aveiro

Mensagempor Mcas » quarta set 07, 2011 1:07 am

Vivam!
Um blogue sobre Autocaravanismo admirava-se de terem colocado umas vedações na AS de Aveiro. O que se passa é que costumavam ali estacionar uns "brutos" camiões cisterna de uma empresa bem conhecida de transporte de combustível e que impediam a circulação e o acesso ao ecoponto ali existente. Assim, a CMA achou por bem colocar ali aquela rede, que não impede o acesso à AS. Como passo por ali frequentemente, pouca gente vi ali pernoitar (2, ou 3 vezes). Os que o fizeram ficaram na parte de trás, junto às árvores, que é nivelada. O pessoal continua a preferir o canal de S. Roque, mais cêntrico mas mais barulhento por cauda da A25 e da clientela dos bares das redondezas.
O problema da AS de AVEIRO é a porcaria, a mer** que alguns proprietários de AC ali deixam sobretudo aos fins de semana, domingos ao fim da tarde/noite, quando vêm da Barra/Costa Nova e resolvem "aliviar-se" quando vão para casa. Embora haja uma sanita para as águas negras, alguns porcalhões fazem os despejos nas grelhas de águas cinzentas, com os resultados que se prevêm...e cheiram, o que não se compreende. Há dias em que as águas chegam à estrada, o que leva a supor que mesmo vendo a AS entupida, despejam na mesma. Será ignorância, maldade, ou lá em casa também é assim? O sistema de abastecimento de água já foi reposto, porque o primeiro foi vandalizado. Enfim, mau cartaz para que nos visita.
Já estou farto de telefonar para os SMAs e pedir para limpar a AS, o que têm feito sempre de boa vontade e com prontidão, o que se agradece. A srª que me atende já me conhece a voz...mas noto que começam a ficar fartos de limpar a AS. Não se admirem se dentro de algum tempo, à semelhança de S. Jacinto e por causa dos abusos e falta de civismo e educação, não haja AS em Aveiro.
A AS sofre de um problema de concepção: o sistema de recolha de águas cinzentas não é funcional e o colector tem pouco diâmetro. Além disso, as folhas das árvores próximas entopem-no com facilidade. Porém, para mim, o problema maior é a falta de civismo dos utentes. Alguns, verdadeiros porcos.

Fiquem bem...
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Ser autocaravanista

Mensagempor Ildocas » quarta set 07, 2011 7:06 am

Muito bom dia a todos.Isto de ser autocaravanista tem muito que se lhe diga,uns prezam, em seguir á risca "o ser um bom autocaravanista"outros nem por isso,e outros então, não vale a pena .Já tenho presenciado ,"quando estou na fila de espera para fazer a manutenção á minha autocaravana"o mau cheiro, que deitam as águas negras, de alguns companheiros,e basta um simples gesto, para que esses cheiros acabem,é tão fácil como meter, em cada deposito das águas negras ,uma tampa do liquido que metem na k7 é remédio santo, claro ,implica mais gastos á carteira, mas ficamos livres de fazer má vizinhança.Um abraço da

Imagem
Ildocas

Registado: quinta ago 10, 2006 2:50 pm

Mensagempor cookie » quarta set 07, 2011 7:27 am

não conheço a área de serviço de aveiro mas pergunto: o local para o despejo da k7 está bem sinalizado? para mim a única "explicação" que encontro para esta situação é que achem que é esse, também, o local para esses despejos (por desconhecimento).

é realmente triste que tal aconteça...

companheira ildocas, o depósito das águas negras é precisamente a k7... e se não se colocar uma tampa do líquido azul será impossível utilizar a k7 por causa do mau cheiro... para o depósito das águas cinzentas existe um outro líquido mas que não é o mesmo da k7, é o líquido verde, que impede a proliferação de microorganismos nas águas sabonetadas.

é também conveniente que depois de cada despejo das águas sabonetadas se dê uma mangueira no local do despejo para que o mesmo se mantenha limpo.

são pequenos gestos que dizem muito de nós.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Ildocas » quarta set 07, 2011 7:36 am

Peço desculpa ,fiz confusão,mas como já utilizei esse liquido verde, e não deu certo,por isso agora uso o da k7 e nunca mais me deixou mal vista,quanto á limpeza do sitio a onde se faz os despejos, creio que é obvio para todas as pessoas civilizadas.
Um grande abraço da

Imagem
Ildocas

Registado: quinta ago 10, 2006 2:50 pm

Mensagempor cookie » quarta set 07, 2011 8:20 am

nós nunca tivemos problemas com o líquido verde que para nós funciona muito bem. mas, cada vez que despejamos o depósito colocamos o tal líquido em todos os ralos (cozinha, lavatório e duche). quando não usamos a ac deixamos os ralos destapados e a válvula do depósito aberta para que haja passagem de ar e assim sequem os canos.

não sei se o azul será muito corrosivo para o depósito das águas sabonetadas... não faço ideia mas há companheiros que saberão esclarecer esta questão.
cookie

Mensagempor fj2011 » quarta set 07, 2011 12:55 pm

cookie Escreveu:não conheço a área de serviço de aveiro mas pergunto: o local para o despejo da k7 está bem sinalizado? para mim a única "explicação" que encontro para esta situação é que achem que é esse, também, o local para esses despejos (por desconhecimento).
(...)

.

Ora aí está uma bela questão colocada por este companheiro...
para pessoas como eu, q entrei no autocaravanismo Há apenas meia duzia de dias, certamente poderão ter alguma dificuldade acrescida em identificar a "caixa" certa para o despejo das respectivas "aguas". É que por incrivel que vos pareça, até agora ainda não utilizei qq AS para "manutenção"...e confesso que estou com bastante apreensivo, isto tendo em conta os constantes relatos das más acções de alguns dos proprietários das ACs...nomeadamente estrangeiros.

Por ora e atendendo ao uso q lhe tenho dado tenho a vantagem de ter condições e espaço para a manutenção... mas qd chegar a hora de me ausentar mais de 2 dias, vou ter q o fazer numa AS para o efeito...
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor spinto » quarta set 07, 2011 1:40 pm

não precisa de estar bem sinalizado, basta ver e saber que as k7´s depejam-se na caixa por norma fechada com tampa da "fossa"; as aguas dos depositos dos duches e lava loiças, despejam-se na grelha que está no chão e a qual se deve no final dar uma mangueirada e se necessário forçar o escoamento, nunca largar as aguas e andar como alguns.

Se não gostámos de encontrar as areas em mau estado e sujas, tb não as poderemos deixar nessas situações, é tão fácil e rápido dar uma mangueirada no chão e lavar bem a caixa dos despejos de k7´s.

quanto á area de serviço dos galitos, pernoitei lá há 2 anos, estive sozinho mas não gostei, acho uma area muito grande e isolada apesar de estar ao lado das bombas de gasolina, não penso em lá voltar.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor cookie » quarta set 07, 2011 1:49 pm

na área de serviço de léon (espanha) demoramos eternidades a perceber onde era o local de despejo da k7. até que atingimos que era... tcharam... no meio do passeio pedonal, mesmo no meio das pessoas que passam e ao lado da rua onde passam os carros e, em frente ao tanatório e ao centro comercial :oops:

mas fora isso não tenho qualquer razão de queixa, aliás, é uma área que gostamos e paramos lá sempre que vamos para aquelas bandas.

mas em espanha, nalgumas áreas estou em crer que as águas negras e cinzentas partilham o local de despejo. sempre que passamos perto de uma área vamos lá para ver como é e p.ex. acho que foi em astorga que não vimos qualquer outro local para despejos e em tui a grelha das águas sabonetadas está sinalizada como local para o despejo da k7 (pelo menos assim nos disseram uns autocaravanistas espanhois com quem conversámos).

será?

não concordo que não precise de estar sinalizada. e com sinalizada refiro-me a algo pintado no chão p.ex. não tem que ser um sinal a sério. acho que as coisas devem estar identificadas não deixando margem para qualquer dúvida.
cookie

Mensagempor spinto » quarta set 07, 2011 3:25 pm

cookie Escreveu:não concordo que não precise de estar sinalizada. e com sinalizada refiro-me a algo pintado no chão p.ex. não tem que ser um sinal a sério. acho que as coisas devem estar identificadas não deixando margem para qualquer dúvida.

ao referir que não precisa de estar bem sinalizado é no sentido ter algum painel ou placard com livro de instruções incluido, obviamente que quem tem uma autocaravana tem que ter as noções minimas de como e onde se fazem as descargas, é tudo uma questão de querer pensar um pouco, não estou a ver ninguém a abasteçer a autocaravana na torneira de lavagem das k7´s por exemplo.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor cookie » quarta set 07, 2011 3:33 pm

spinto Escreveu:
cookie Escreveu:não concordo que não precise de estar sinalizada. e com sinalizada refiro-me a algo pintado no chão p.ex. não tem que ser um sinal a sério. acho que as coisas devem estar identificadas não deixando margem para qualquer dúvida.

ao referir que não precisa de estar bem sinalizado é no sentido ter algum painel ou placard com livro de instruções incluido, obviamente que quem tem uma autocaravana tem que ter as noções minimas de como e onde se fazem as descargas, é tudo uma questão de querer pensar um pouco, não estou a ver ninguém a abasteçer a autocaravana na torneira de lavagem das k7´s por exemplo.

se o companheiro chegar a uma área de ac onde não tem qualquer sinalização fica como uma barata tonta. isso é que é de evitar. com indicações claras (bem sinalizado = uma lata de tinta e pincel é material que todas as câmaras têm) não se dá azo a equívocos.
cookie

AS Aveiro

Mensagempor Paulo MB » quarta set 07, 2011 9:36 pm

Boa noite,

O problema é que há algumas AC que despejam as águas da K7 ao nível do chão e muitas AS não estão preparadas para esse fim. Isto e a falta de civismo fazem o resto.
Quanto à sinalização, está lá bem escrito WC num dos locais de despejo.
Também não me parece um bom local para pernoitar. Sigam até ao Canal de S. Roque. É perto do centro e muito agradável. Mas no fim deixem tudo limpinho. É que há por aí uns pseudo AC que andam a estragar o que nós preservamos.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor vitor » quarta set 07, 2011 10:36 pm

Em França, muitas AS (automáticas) são da Eurorelais (?).
Este Verão usei 2 que me roubaram 4 euros para abastecimento de água potável. Sem sinais de terem sido vandalizadas, mas ainda assim não forneceram a água paga...
Exceptuando a AS e de pernoita da Praia da Galé (que recomendo) conheço poucas em Portugal. Contudo, não me espanta que os Lusitanos se portem mal - a falta de civismo é transversal em toda a sociedade portuguesa. E este é mais um sector onde essa falta de respeito pelos outros utilizadores é flagrante.
Tendo a pensar que isto só se modifica multando os prevaricadores... Tolerância zero para com eles!
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor fluis » quinta set 08, 2011 2:14 pm

Boa tarde,

Pela minha parte, vejo com bons olhos que tudo esteja correctamente sinalizado e evitando equívocos de utilização. Se, em algumas áreas, está tudo localizado logicamente e com clareza, também é possível encontrar áreas onde a tampa de despejo da cassete se confunde com outras tampas técnicas.

Se quem tem experiência acumulada desembaraça-se com facilidade e encontra os locais correctos com algum à vontade, para quem começa agora, é útil estar sempre sinalizado qual o local para despejar a cassete, qual a respectiva torneira para lavagem e qual é a que deve ser usada para abastecimento de água potável.

O facto da área ter regras de utilização visíveis e os diversos locais sinalizados tem a vantagem de ser um excelente auxiliar para os que fazem uma utilização correcta chamarem a atenção de quem insiste em fazer os procedimentos errados.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Re: AS Aveiro

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta set 14, 2011 8:12 am

Paulo MB Escreveu:Quanto à sinalização, está lá bem escrito WC num dos locais de despejo.

Boas

Se ainda não apagaram o que está escrito, é bem fácil compreender onde se efectuam os despejos da cassete química.
Fui eu que escrevi no mural, devido à constante dúvida minha e dos outros ACs, já que os dois muros onde se encontram as torneiras são idênticos.
Esta AS foi, apesar da muita boa vontade, mal concebida, e é o espelho da falta de estudo da realidade ACs em Aveiro. O local não é o melhor, a ligação à rede de esgotos é deficiente.
Mas devemos utilizar a AS adequadamente e deixá-la melhor do que a encontrá-mos.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

AS Aveiro

Mensagempor Paulo MB » terça set 20, 2011 12:09 am

Boa noite,

Desconhecia o autor da informação escrita sobre o local para despejar a K7.
Obrigado ao Fernando Dias Silva.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 39 visitantes