Leitura de combustível no dépósito, errada.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Leitura de combustível no dépósito, errada.

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça ago 16, 2011 3:02 pm

Boas

Aconteceu ontem uma situação estranha na minha autocaravana. Estava tudo normal - desliguei a AC normalmente, até que depois de colocar a AC a trabalhar novamente reparo no mostrador de leitura da quantidade de gasóleo e este coloca-se para além do máximo - posição totalmente em cima, quando tenho somente 1/2 depósito.
Tentei ligar/desligar a AC várias vezes e mal se acende o painel, lá vai o ponteiro para cima.

Alguém sabe o que poderá ter acontecido?
Como posso resolver?

Obrigado
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor ZecaSantos » terça ago 16, 2011 3:32 pm

Companheiros, boas rtardes,

Fernando Silva de que ano ´~e o carro e qual a marca?

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça ago 16, 2011 3:49 pm

Boas

Ano do carro Fiat Ducato 2002/2003, ver no meu avatar.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor spinto » terça ago 16, 2011 4:54 pm

alguem lhe meteu gasoleo sem vc saber :D :D

agora mais a sério , tive um colega que teve o mesmo problema e a avaria era a sonda do deposito, não faço ideia se será mas é uma hipotese.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta ago 17, 2011 8:13 am

Boas

Aqui vão as novidades.

Companheiro spinto, infelizmente ninguém fez a amabilidade de encher o depósito, mas felizmente já a leitura está certa. Vou explicar.

Hoje, saí com a AC e quando a liguei o raio do ponteiro estava lá em cima. Bem, lá andei, com o dito cujo bem teso. Até que percorridos cerca de 3 kms, comecei a notar que o ponteiro ia perdendo a tesão lentamente (eheheheh - parecia que alguém me estava a roubar o gasóleo), e assim foi murchando até atingir a leitura correta da quantidade de gasóleo que tinha. Não mais se mecheu no resto da viagem. Quando desliguei a AC e a coloquei novamente a trabalhar para experimentar, correu tudo normalmente com a leitura certa.

Causas prováveis?
- segundo sites (ingleses) da especialidade, a bóia que se encontra no depósito deve ter sofrido um abanão e prendido na parte mais elevada;
- qualquer pequena humidade na ficha que liga a sonda lambda;
- qualquer problema de comunicação no sistema.

Mas, segundo eles, só a primeira opção é a mais válida, pois as outras o ponteiro não indicava por excesso (cheio), mas sim por falta (vazio) de gasóleo no depósito.
Também há a possibilidade de fazer reset ao sistema, que é desligar a ficha da bóia, colocar a AC a trabalhar por breves instantes e depois ligá-la.

No entanto vou estar atento aos futuros desenvolvimentos.

Obrigado pela a atenção e ajuda.
Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor jsilva » quarta ago 17, 2011 8:32 am

Bom dia

Acho que quando abasteceu a sua a/c, utilizou a mangueira destinada aos camiões, logo a pressão aumentou e a sonda deve ter se deslocado.

Cumprimentos

JSilva
jsilva

Registado: quarta mai 25, 2011 10:05 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta ago 17, 2011 9:21 am

jsilva Escreveu:Bom dia

Acho que quando abasteceu a sua a/c, utilizou a mangueira destinada aos camiões, logo a pressão aumentou e a sonda deve ter se deslocado.

Cumprimentos

JSilva

Boas

Não tinha abastecido na altura, já o tinha feito há alguns dias atrás (5 dias) e a leitura apresentava-se correta quando peguei na AC no fim de semana. Mas o aumento de pressão também tem algum valor, porque realmente pode provocar a subida da bóia/sonda.
Será que o gasóleo virou champanhe? Tenho que pesquisar. eheheh

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor txinho » quarta ago 17, 2011 10:22 am

Fernando Dias Silva Escreveu:
Será que o gasóleo virou champanhe? Tenho que pesquisar. eheheh

Cumprimentos

Companheiro, se confirmar que isso aconteceu não se esqueça de dizer como se faz hehehehehehe :lol: :lol: :lol: :lol: .
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor José Conceição » quarta ago 17, 2011 1:54 pm

Boa tarde, embora me pareça que j+a foi referida a causa principal, ou seja, a boia do deposito ter " preendido" por qualquer razão, mais provavel aumento de pressão no deposito, posso testemunhar que a cada passo, posso dizer quase diariamente, sou confrontado, mas com situações contrarias; pois devido á minha actividade, muitos clientes se queixam-se que abasteceram uma determinada quantidade de combustível e que o indicador do nível do deposito ficou no mesmo lugar, pois na grande maioria é precisamente a boia do indicador de nivel quefica presa e não transmite a informação correcta, assim neste caso foi o inverso, por excesso.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição

Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta ago 17, 2011 5:10 pm

Boas

Para já, e depois de ter percorrido vários kilómetros, tudo se apresenta normal. Ao ligar o painel o ponteiro comporta-se normalmente e vai para o lugar certo na leitura da quantidade do gasóleo no depósito.

Será que passou por mim e pela minha AC alguma AC mais jeitosa, quiçá louraça e de bunda grande o que provocou uma tesãozita momentânia?
eheheh - isto de tecnologia prega-nos cada susto.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor RMartins » sexta ago 19, 2011 12:32 pm

Ainda bem que tudo ja voltou ao normal mas assim que li o seu post inicial tambem me ocorreu que pudesse ter sido a bóia a ficar presa ou algum erro de leitura devido a algum mau contacto ou humidade.
Normalmente sao as causas principais.

Cumprimentos
RMartins

Ps. Pena nao ter virado champagne eheheheeh
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor anTONYo » quinta ago 25, 2011 8:07 pm

Boa noite, em relaçao á boia do gasoleo, é uma peça que tem sempre corrente quando se liga a chave, e um reostato que faz o negativo (massa),conforme a altura do gasoleo assim a boia sobe ou desce indicando o nivel do mesmo... basta haver um peqeno descarne no fio que vai ao manometro para ficar com massa directa e acusar deposito cheio, mas tambem pode a boia ter ficado presa ... mas nesse caso quando solta fica logo a dar a indicaçao correcta, nao desce ás "prestaçoes".
Espero ter ajudado
BOA NOITE A TODOS :)
ANTONIO Torres Vedras
anTONYo

Registado: quinta ago 18, 2011 5:13 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes