Dados sobre áreas de AC em França

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Dados sobre áreas de AC em França

Mensagempor Helder » quarta fev 09, 2011 3:19 pm

É certo que a França e Portugal não podem ser comparadas em relação a áreas de serviço para AC.
Mas fica aqui um apontamento que saiu na Revista Le Monde de Camping Car deste mês.
Áreas de serviço Municipais:
Ano 2011: 1879
Ano 2010: 1528
Ano 2009: 1396
Podemos verificar que em dois anos existiu um aumento de quase 500 áreas de serviço Municipais.
Relativamente a áreas privadas:
Ano 2011: 401
Ano 2010: 312
Ano 2001: 288
Em dois anos existiu um aumento de 123 áreas privadas
Relativamente a áreas em Parques de Campismo:
Ano 2011: 523
Ano 2010: 504
Ano 2009: 477
Em dois anos foram mais 46 áreas em parques
Relativamente a áreas em Auto estradas:
Ano 2011: 78
Ano 2010: 79
Ano 2009: 86
Aqui podemos verificar que foram reduzidas
Analisando estes números e o seu crescimento, apenas podemos tirar uma conclusão. As Autarquias querem autocaravanistas nos seus Concelhos, querem turistas durante o ano todo, os comerciantes locais e as suas associações querem vender os seus produtos. Acredito que muitas localidades nunca eram visitadas por turistas se não fossem as áreas de serviço.
Gostaria de deixar aqui um exemplo: No ano em que iniciei a minha cruzada como autocaravanista, fui até a Normandia e Bretanha (paraíso das AC), quando atravessava as vinhas em Bordeus, reparei numa placa que assinalava uma área de serviço, já que necessitava de verter águas sujas, entrei nessa pequena aldeia e assim fiz. Até aqui nada de novo. Agora a diferença estava na localização da área de serviço, bem no centro da aldeia e mesmo em frente de um pequeno Supermercado e o que fiz eu? Entrei e comprei uma data de garrafas de vinho, produto da região que estavam nas prateleiras. A senhora da loja era super simpática e claro ganhou algum.
A visão dos nossos Autarcas é muito limitada, ainda vivem no tempo dourado de paz e amor, dos hippies em pão de forma, que viviam a base de latas de atum. Uma coisa é certa, com este pensamentos retrógrados, não somos os únicos que perdemos.
Deixo no entanto uma palavra de agradecimento e de coragem a todas as Associações, Clubes e particulares que lutam por uma área da AC para todos.
Para terminar e já que falei num outro comentário da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, acho eu que ganhávamos todos se existisse uma Federação Nacional de Autocaravanismo, seriamos mais forte e lutaríamos todos para a mesma direcção.
Aqui fica o repto
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor Calita » quarta fev 09, 2011 3:57 pm

Companheiro
Subscrevo por inteiro a sua ideia,deveria existir sim um organismo dedicado a causa autocaravanista.
Avancemos com essa ideia
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor majv » quarta fev 09, 2011 4:58 pm

Companheiro Helder,
Óbviamente concordo com o teor dos seus comentários.
No que diz respeito á redução de AS nas auto-estradas, penso que poderá estar relacionado, com ondas de assaltos que já aconteceram nas mesmas, e de que já li relatos em foruns franceses.
Aliás, não sei os "estudos" de Espanha, mas se calhar, aconteceu o mesmo, pois também há vários relatos de assaltos nesse tipo de AS, onde há quem aproveite para pernoitar.
Já agora, nesses relatos, também há vitimas portuguesas...
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta fev 09, 2011 8:15 pm

Boas a todos

Helder, parabéns pela sua análise, identifico-me integralmente com as suas deduções. Mas faço questão de ir um pouco mais longe, e frizar que a FCMP, dificilmente para não dizer nunca, irá defender os interesses do Autocaravanista Itinerante, porque se o fizesse estaria a ir contra os principios teoricos para os quais foi criada esta entidade, esta é fulcro da questão.
Quer se queira ou não, se actuassem de outra forma, existiria notoriamente um conflito estatutário de interesses interno e uma crise existencial, digam o que disserem "não se pode querer agradar a Gregos e a Troianos", também eticamente não é viavel pelo menos na minha concepção de vida "dar uma cravo outra na ferradura".

Como neste País, por enquanto, e só o futuro poderá ditar o contrário, ainda podemos expressar a nossa livre e responsável opinião, e é com este direito de cidadania e com base do que já li e ouvi de fontes crediveis, não tenho sequer alternativa de afirmar que esta entidade não zela pelos meus interesses, e considera a minha prática de Ac itinerante, como não digna de um cidadão Português.

Por tudo isto, tal como o Helder e muitos outros companheiros que aqui não postam, também defendo a criação da Federação Nacional de Autocaravanismo.

Aceitem desde já as minhas sinceras desculpas, a todos aqueles companheiros ou não, que não se identifiquem com as minhas palavras.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor António Esteves » quarta fev 09, 2011 8:22 pm

Caro companheiro
Os tempos mudam e a sociedade tem tendência a evoluir acompanhando as mudanças. Até aqui tudo bem não fora o que está a acontecer com o autocaravanismo.
O autocaravanismo hoje praticado não tem nada a ver quer com a form quer com o números de quem o pratica em relação há 5 (sim cinco anos atrás).
Se os organismos aconpanhassem esta evolução não haveria problemas. Teríamos autarcas sensibilizados para áreas de serviço em vez de se preocuparem com os prejuizos do parques de campismo que exploram. Então há que criar lobbies que empurrem os autocaravanistas para os parques de campismo para ver se os prejuizos se atenuam, em vez de evoluirem e verem que uma faixa significativa de campistas hoje já são autocaravanistas e não necessitam de parques para dormirem e armarem a tenda. Se verificassem que ficaria mais rentável criarem áreas de serviço (mesmo cobrando pela electricidade e pela água) do que manter estes parques (falo por alguns parques municipais que conheço) certamente hoje estariamos a falar doutros assuntos.
Tenhoe sperança que esta evoluçãos e vá fazendo a um ritmo embora mais lento do que aquilo que desejariamos.
Um abraço
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

federação de autocaravanismo?

Mensagempor decarvalho » quarta fev 09, 2011 10:19 pm

Ora vivam...

O tema da Federação de Autocaravanismo é recorrente e emerge ciclicamente no forum.
Para os que agora chegam agora ao tema, ha muitos posts dispersos a este proposito ... e sob varios tópicos e incluidos em diversas temáticas, a titulo de mero exemplo veja-se:
http://www.campingcarportugal.com/forum ... aravanismo

Quer em Espanha quer em França coexistem Federações de Campismo e Federações de Autocaravanismo...

e boas leituras, voltas reviravoltas...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta fev 10, 2011 11:10 pm

Companheiros:
Quer o Alexandrechora ("impossível agradar a gregos e troianos"), quer o António Esteves (presumida "maior rentabilidade das AS em relação a certos campings municipais"), puseram, por vias direitas ou travessas, o dedo na ferida!
A futura AS da Guarda, cujas obras já se iniciaram (ainda que ao ritmo do caracol), por intervenção e colaboração presente e pretérita do CGA - Clube Gardingo de Autocaravanas, do CAS - Clube Autocaravanista Saloio e do CAI - Clube Autocaravanista Itinerante, bem como com algum apoio entusiástico de certos membros do CPA (poucos, reconheça-se) vai ficar instalada, pasme-se, exactamente num espaço "roubado" ao Camping Municipal, certamente por a autarquia ter compreendido a tempo onde se encontrava o futuro.
Lamento que esta capacidade visionária falte em algumas outras autarquias do país, pois, na minha opinião, só teriam a ganhar se seguissem o nosso exemplo.
Chamo a atenção para o facto de o CGA, o CAS e o CAI, por "pequenos" que sejam ou pareçam, serem clubes EXCLUSIVAMENTE dedicados ao autocaravanismo (se tiverem dúvidas, eu envio a escritura de constituição do CGA a quem a solicitar). Outros haverá, bem maiores do que nós, mas que espartilham a sua "força" com interesses que nem sempre serão os de todos nós...
A concretização da ideia de uma Federação do Autocaravanismo, ou de algo semelhante, é por isso uma questão de tempo, e digo-o porque tenho a suspeita de que o CPA não conseguirá, nunca, desfazer o verdadeiro nó górdio estatutário que o amarra ao "campismo", em cujo cerne vegetam, escondidinhos, os mais irredutíveis inimigos do verdadeiro autocaravanismo itinerante. Pese muito embora o bom comportamento e ideologia simpáticas de muito bom português genuinamente campista, que por sinal até não nos quer mal.
Por isso, apenas vos digo: certos "radicalismos campistas" que se cuidem, porque tudo aquilo que irrealisticamente vêm lançando ao ar algum dia lhes há-de cair pela cabeça...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Federação Nacional de Autocaravanismo

Mensagempor Paulo MB » sexta fev 11, 2011 12:09 am

Caro Henrique Fernandes,

Li, sem compreender a sua frase "A concretização da ideia de uma Federação do Autocaravanismo, ou de algo semelhante, é por isso uma questão de tempo, e digo-o porque tenho a suspeita de que o CPA não conseguirá, nunca, desfazer o verdadeiro nó górdio estatutário que o amarra ao "campismo", em cujo cerne vegetam, escondidinhos, os mais irredutíveis inimigos do verdadeiro autocaravanismo itinerante".
Como ando nestas andanças há cerca de ano e meio e porque sou sócio do CPA, bem gostaria que me esclarecesse o sentido da sua afirmação.
Quanto à possibilidade de passar a haver na cidade da Guarda uma AS, só me resta um comentário: Bem-vinda e parabéns aos seus promotores.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor vitorandrade » sexta fev 11, 2011 1:48 am

Às vezes uma frase que suporta um bom princípio geral até a mim me parece uma boa solução.
Vamos constituir uma federação autocaravanista. Gosto da ideia.!
Quando começo a dissecar a coisa o que se me depara são propostas que ao mínimo escrutínio ruiriam.
O autocaravanismo tem um problema de base que é sua génese assente na individualidade. Quem possui uma autocaravana tem, por norma, uma personalidade aventureira e de procura de novas experiências. Não possui espírito gregário, de grupo.
Se realizarmos uma breve análise sociológica da grande maioria das intervenções nos “fora” e blogs o que mais se realça é o individual, para não dizer individualismo. São afirmações que apontam soluções gerais mas que não se operacionalizam por manifesta incapacidade organizativa. Quando alguém avança com alguma pista nessa direção a ideia cai e logo se levanta outro problema, outra grande ideia. E isto não é mais que deixar tudo na mesma.
É esta constante fuga para a frente que também leva à constituição de clubes que assentam em lideranças individualistas e que por isso se degladeiam. Estes clubes não subsistem sem ter “inimigos” que unam à sua volta uns tantos que mais não seja porque também têm umas tantas questiúnculas com alguém que está do outro lado.
Ao se avançar para a constituição de uma federação, com esta situação, era o mesmo que ao outro dia estarmos a falar em constituir uma outra federação porque aquela não serviria. É o mesmo que afirmar que o CPA é um clube campista, o CGA é que é bom, o CAI é assim assim e o CAS é outra coisa, só para nomear estes. Se não tivermos a capacidade de nos entendermos, no mínimo que seja, jamais teremos uma federação ou o que quer que seja, a não ser que haja um “D. Sebastião” que a faça. Mas não se esqueçam que a seguir vamos ter um pouco mais do mesmo.
Se se quer tentar ao menos começar a fazer alguma coisa, o primeiro passo é deixar de “enviar recados” e trabalhar no sentido de se construir alguns princípios de diálogo. Só assim será possível desenvolver estratégias que façam do AC um modo de turismo com interesse para a sociedade.
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Protagonismo

Mensagempor josegon_calves » sexta fev 11, 2011 7:42 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Não me alongando, porque já foi esclarecido, e bem, o cerne da questão, apenas refiro que:

No dia em que a busca do protagonismo deixar de ser uma constante no Autocaravanismo em Portugal, teremos certamente a questão do Autocaravanismo definitivamente resolvida sem questões individuais nem guerrinhas pessoais, nem busca de objectivos menos claros.

E mais não digo porque não há necessidade, como alguém dizia em tom jocoso!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor danibeja » sexta fev 11, 2011 9:48 am

Bom dia,

Deve ser menos complicado criar uma Federação, do que mudar a mentalidade da FCMP em relação ao Autocaravanismo.

Eu também em tempos anteriores julgava possível a FCMP nos defender, mas tive que cair na "realidade"...

Já em relação em mudar a mentalidade da direcção do CPA, e fazer com que o mesmo deixe de ser filiado na FCMP, e passe a ser filiado numa futura Federação Portuguesa de Autocaravanismo, fico com muitas dúvidas...

Em relação ao companheiro Henrique Fernandes, estou inteiramente de acordo:
Chamo a atenção para o facto de o CGA, o CAS e o CAI, por "pequenos" que sejam ou pareçam, serem clubes EXCLUSIVAMENTE dedicados ao autocaravanismo.

Enquanto andarmos (CPA ou outros que desconheço) atrelados ao Campismo e a sua Federação não existirá grande sucesso na defesa dos nossos direitos, de Autocaravanistas Itinerantes...

Mais informo que poderei começar a ser faccioso, recentemente fiz-me sócio do CAI, mas continuem a contar comigo...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor caraujo » sexta fev 11, 2011 4:45 pm

Boa tarde,

Uma coisa podem ter todos a certeza...enquanto andamos aqui a discutir, para trás e para frente, o quê e como fazer, existem uns pequenos grupos que se unem e realmente fazem!

No mínimo devíamos estar todos gratos por isso, eu pelo menos estou!

Mas será que o fazem por quererem protagonísmo?
Será isso relevante?
Mesmo que seja por protagonísmo, têm obra para apresentar e o resto é conversa.

Precisamos de união e não guerras, pois só assim poderemos ter a possíbilidade de algum dia vir a aspirar a ter uma "Federação", ou seja lá o que lhe queiram chamar, que venha defender os nossos interesses.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta fev 11, 2011 9:07 pm

Boa noite,
Peço desculpa pela pertinência ou impertinência daquilo que vou escrever...mas ao fim destes anos todos inscrito neste fórum e depois de uma menor assiduidade a este fórum pelas razões abaixo explicadas...há um pormenor que para mim é um mistério muito grande...ou não.

É público e do conhecimento dos mais “velhinhos” que o portal Campingcar não passa disso mesmo...só e mais nada um portal de autocaravanismo, bastante rico em termos de informação com um excelente fórum de debate que ao fim destes anos ainda continua a ser uma referência...embora algumas vezes por boas razões...outras nem tanto.

Todos sabemos que alguns tópicos aqui criados são recorrentes...ou sêja, por designios que ainda não consegui perceber há assuntos que pontualmente aqui aparecem...que são falados...torcidos...virados do avesso...alguns aproximam as pessoas...outros afastam as pessoas que por vezes já não voltam mais, porque a maioria das discussões são inconsequentes...não se chega a lado nenhum ...não se atinge nenhum objectivo sendo na maioria estéreis e alguns... até um bocadinho histéricos!

Há alguns anos atrás num passado recente e os mais velhinhos concerteza ainda se lembram...a criação da dita Federação só estava dependente da criação de mais clubes, além do CPA que foi,é, e provalvelmente será sempre a referência.

Dizia-se na altura que com a criação desses clubes seria a solução de todos os nossos problemas...a Federação era logo a seguir!!!

Ora esses clubes "criaram-se"...alguns meras fachadas...ou nalguns casos não passando de clubes de afectos, que mais não fazem substituindo-se ao CPA na inauguração de AS’s ou meros passeios para justificar umas comezainas e um convivio bacôco.

Ora sendo esses clubes onde se inclui o CPA, por motivos óbvios, a sede para os movimentos ou passos que devem dar para a criação da tal famigerada Federação...e que na maioria desses clubes têm associada uma página na internet e alguns possuem mesmo fórum para discussões...eu pergunto áqueles que estão muito incomodados com o tardar dessa mesma Federação...o que é que estão aqui a fazer no fórum do Campingcar que de uma forma bastante clara já afirmou que não vai ser clube muito menos embrião sêja do que fôr?!Decisão que óbviamente só temos que respeitar.

Se querem ser úteis, juntem-se as esses clubes...façam-se sócios...contribuam com as vossas quotas para o engrandecimento desses clubes...participem na vida activa desses clubes...participem nos fóruns desses clubes!!!!

Caso contrário, estas “conversas” que aqui se passam...mais não são do que “conversa para boi dormir” como dizem os brasileiros.

Um abraço,

NB: Este texto foi escrito sem respeitar o acordo ortográfico que me recuso a adoptar.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta fev 11, 2011 9:35 pm

Companheiros:
Correspondendo a algumas das intervenções ou dúvidas colocadas anteriormente, sinto-me na obrigação de dizer o seguinte:
Ao Paulo Moz Barbosa: falo dos "irredutíveis inimigos do verdadeiro autocaravanismo itinerante" sempre que me vem à lembrança o Sr. Manuel Dias, da Orbitur, o tal que defendeu publicamente a ideia de obrigatoriedade de recolhimento das ACs aos parques de campismo a partir de certa hora do fim do dia (consultar outro tópico deste fórum). Ou que pelo menos nunca desmentiu, apesar das inúmeras oportunidades que teve para o efeito, a paternidade de tal posição pública. Eis o exemplo de um puro "campista" anti-autocaravanista itinerante, escondidinho na FCMP, à qual se associa estatutariamente (ainda que, porventura, com boa fé) o CPA.
Como a história anda sempre para a frente, e porque Portugal é dos poucos países, senão o único, da "nossa" Europa, que não dispõe de uma Federação ou Associação de Clubes 100% autocaravanista, acredito que a prazo o CPA terá de enfrenter o dilema de querer ou ter de agradar (como disse o Alexandrechora) a gregos e troianos.
No que concerne à intervenção do Vitor Andrade, dou-lhe razão em muita coisa, senão em quase tudo. De facto, não há, neste momento, e apenas falo por mim, condições objectivas (logísticas, financeiras, de representatividade, etc) para o arranque de uma Federação pura e dura do autocaravanismo itinerante (o autocaravanismo em camping é outra coisa, igualmente respeitável e incontestável). Mas chegará um dia, respeitando a ordem natural das coisas, sobretudo se algum do status quo actual não mudar naturalmente, em que as brechas abertas pela história terão de ser preenchidas! Pode é acontecer com maior ou menor fragor, de acordo com a rapidez, inteligência e capacidade de reacção das instituições já estabelecidas (CPA, CAS, CAI, CGA, FCMP, blogues, foruns, etc, etc)...
Esclareço que entre os mebros do CGA há muitos sócios do CPA (incluindo na direcção, de que cito, apenas a título de exemplo, o nome do Germano Alpendre).
Nada nos move contra o CPA, nem contra ninguém. Nem sequer contra a FCMP, entidade que defende, e se calhar na sua perspectiva, muito bem, os interesses dos seus associados (falo, naturalmente, dos proprietários dos campings).
Mas os tempos mudam, as sociedades evoluem, os desejos, espectativas e necessidades das pessoas passam a ser outras. Quem se adapta, sobrevive, quem não muda acaba por soçobrar.
Eu defendo a ideia de criação de múltiplos clubes ao nível local (um pouco como em França), chamando à militância os autocaravanistas locais. Esses clubes devem depois agregar-se, aí sim, em entidades associativas que os representem e com quem colaborem, a bem da reconhecida vantagem do "efeito de massa". Mas essa entidade terá de não estar comprometida com interesses "campistas" que, na sua essência, gostariam é que não existissem AS municipais, ou outras, só para que as ACs dependessem SEMPRE dos parques de campismo.
Eu respeito a opinião dos que pensarem de forma diferente. Mas verão que a prazo o trabalho dos pequenos clubes, entre os quais se inclui o CGA, demonstrará que é por esta via que deve seguir o autocaravanismo itinerante. Só para fim de conversa, o CGA tem neste momento em mãos 4 dossiers relativos à instalação de AS no distrito da Guarda, ou nas suas fronteiras...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Paulo » sexta fev 11, 2011 10:52 pm

Caríssimos,

Indo de encontro ao facto da repescagem de temas ser apreciada, mas também porque se trata de um tema cada vez mais actual, recordo a posição da FFCC (Federação Francesa de Campismo e Caravanismo) pelo menos há já dois anos a esta parte, e cuja postura continua em 2011, afirmando o seu apoio ao autocaravanismo. É esta posição que a nossa esclerosada e caquética FCMP não consegue tomar devido à falta de visão e gula...

Ora aqui está o link e uma vista rápida do tópico inicial, o qual assinei em 2009 e volto a assinar em 2011:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=3314

Caros autocaravanistas,

Considero que uma Federação Campista é algo que não é essencial nem decisivo para o desenvolvimento do Autocaravanismo, como forma de Turismo Itinerante (entenda-se Turismo Itinerante em Autocaravana, como aquele não dependente dos campings!).

As associações formais/informais, federações e contributos dos que estão exclusivamente ligados ao sector do autocaravanismo, são aqueles que devem contribuir para o desenvolvimento do mesmo e é de quem esperamos algumas valias.

Esta nossa forma de turismo deve recorrer aos campings consoante a conveniência e a vontade dos autocaravanistas - não pode ser por obrigação de base, como já temos visto defendido pela Federação Campista Portuguesa (FCMP). Esta posição revela um desconhecimento e desenquadramento totais relativamente à realidade europeia, apenas tendo como objectivo a rentabilização dos negócios dos seus associados.

Mas, nem todas as Federações Campistas têm uma postura anacrónica, como a FCMP (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal).
Prova indelével disto que refiro é a posição da FFCC (Federação Francesa de Camping e Caravaning), no documento que vos dou a ler através do link abaixo, o qual está publicado na revista Camping-car Magazine de Dez2009/Jan2010.

Clique aqui:
www.campingcarportugal.com/diversos/ffcc.jpg
(se a imagem aparecer muito pequena, clique sobre a mesma para a aumentar)

Neste registo de intenções é mostrada a posição de uma Federação Campista relativamente ao Turismo Itinerante em Autocaravana. A sua posição, pelo menos nesta mensagem, está em linha com o que genericamente é defendido pelos autocaravanistas e seus representantes, quando os há...

Vale pena pensarmos nisto...e a FCMP também!

Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 71 visitantes