Nauticampo 2011

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor alexandrechora » segunda fev 07, 2011 6:57 pm

Boas a todos

É por estas e por outras, que em Portugal existem os tão mal afamados lobbies, que não se veem, mas sentem-se e por vezes na pior forma, se tivermos a sensibilidade para tal, constataram em parte ou integralmente o que quero dizer.... assim, veremos que o autocaravanismo, não será excepção no medio prazo. Eis o estado da nossa Nação, até o pio dos foruns querem tirar, eu percebo bem onde querem chegar, mas comigo só podem contar com uma coisa....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

agradecimento

Mensagempor decarvalho » segunda fev 07, 2011 9:33 pm

Boas noites..
uma simples mas GRANDE palavra de agradecimento ao Danibeja e ao Helder.
Decarvalho, simplesmente.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor vitorandrade » segunda fev 07, 2011 10:58 pm

Boa Noite a todos

Talvez não devesse, sequer, fazer qualquer tipo de comentário ao Dia do Autocaravansita.
Fui convidado para fazer uma apresentação do Portugal Tradicional e com a melhor das intensões ali fui respeitando as regras que me transmitiram.
Apresentei o PT (11 minutos) pois o que me tinha sido informado era que as comunicações tinham uma duração de 10 minutos. No final havia um período de debate entre a assistência e os comunicadores.

Nada disto foi cumprido. E o que se passou foi surreal. Pessoas que passaram pela mesa que não estavam previstas, a moderação foi aquilo que se viu, não faço sequer comentários.

E por fim o dr. Nadim, acabado de chegar, é chamado a fazer a sua "palestra" sem direito a qualquer repto, pois o colóquio foi logo encerrado pelo moderador.

De imediato levantei-me, dirigi-me a quem moderava e protestei.
Não é desta forma que o AC sai dignificado.
Não adianta acusar os outros quando nós não somos capazes de nos dar ao respeito.

Talvez alguns "sabidões" conheçam o público a que se dirigem e tirem daí os seus proveitos. Pois que continuem enquanto tiverem palmas.

Aqui no forum digo apenas que devem prestar mais atenção a quem "liga e como liga os interreptores" e não apenas na aparência das luzes.

E por aqui me fico sabendo que alguns, "os sabidões", continuarão a "rir baixinho".
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor Helder » terça fev 08, 2011 9:08 am

Desculpem a minha ignorância, mas pergunto:
O que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal tem a ver com autocaravanas ?
Pelo que me parece, e pelo que tenho lido, o que pretendemos são áreas de serviço e não pernoitar nos parques de campismo, por isso não fazemos campismo, certo?
Montanhismo, bem por vezes faço, mas também não vejo o que isso tem a ver com autocaravanas.
Por isso pergunto mais uma vez, qual o motivo dos autocaravanistas estarem "ligados" ao FCMP?
Gostava de salientar que não estou a mandar lenha para a fogueira, apenas estou curioso.
Obrigado
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor cookie » terça fev 08, 2011 9:28 am

retirado do site da FCMP

"(...) A FCMP é uma Federação unidesportiva de modalidades individuais competindo-lhe promover, regulamentar e dirigir, a nível nacional, a prática do campismo e montanhismo, incluindo as suas várias disciplinas, de que se destacam o autocaravanismo, a escalada nas várias vertentes incluindo a de competição, o canyoning, o pedestrianismo e outras modalidades de ar livre. (...)"

(o negrito é meu)

fico pasma com a inclusão do autocaravanismo no campismo... como é que é possível? na minha óptica isto é um erro de principiante e inadmissível numa organização como a FCMP, apenas compreensível pelo que já foi aqui mencionado...

[retiro o que escrevi por considerar que não está ligado com o tema em discussão. pelo facto peço desculpa].
Editado pela última vez por cookie em terça fev 08, 2011 10:13 am, num total de 1 vez.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor maprista » terça fev 08, 2011 10:10 am

Desloquei me de Faro com o proposito de assistir ao coloquio sobre Autocaravanismo e ao Dia do Autocaravanista,nunca fui dado a estas coisas ,mas como sou autocaravanista já vai para cerca de 25 anos,tomei a decisão de ver como funcionam estas coisas,...,ainda bem que outros assuntos me levaram á Capital,pois o dito Coloquio,sem moderador á altura,interrompido por tudo e por nada por observações improprias,ou por intervenções que nada tinham a ver com o Coloquio,numa atitude pouco digna e demonstrativa do que infelizmente se passa no Autocaravanismo Nacional,com o Presidente da Federação a querer meter o Autocaravanismo em Campismo sem sequer saber o que é poiscomo disse nunca praticou,ou se o fez foi exporadicamente.
Valeu a intervenção do ACP,que ate poderia ser melhor e mais aprofundada,e deveria ir no interesse e defesa dos Autocaravanistas no que se passa por esse Pais fora com proibições ilegais,de estacionamento.
Achei por bem sair no momento de se iniciar o debate pois dali não aprendi nada,apenas tentativas de protagonismo.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
maprista

Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm

Mensagempor joaquim » terça fev 08, 2011 1:54 pm

...eu não disse!!!
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor time_out » terça fev 08, 2011 2:28 pm

Como o tema deste topico é a Nauticampo 2011, a qual visitei apesar de saber que iria ver muito pouco pois os tempos não estão para grandes investimentos, não me vou pronunciar sobre Federações e afins!

No entanto fiquei impressionado pelo numero de expositores de autocaravanas, impressionado pois pensei que fossem muito menos. Os custos de um evento como este é enorme até porque a somar ao valor que o organizador da feira exige há os custos inerentes à montagem do espaço dentro das normas exigidas pelo organizador, os custos da presença do pessoal, etc...

Fiquei tambem curioso sobre o que iriam dar os programas alternativos previstos para a duração da feira, a saber:
- O estacionamento para as 300 autocaravanas (num recinto preparado para o efeito na antiga praça Sony e custeado pelos organizadores e alguns dos expositores de autocaravanas!!!!). Este estacionamento era pago mas incluia o convite para entrar no recinto da exposição.
- Várias palestras sobre temas ligados ao Autocaravanismo
- Coloquio no Dia do Autocaravanismo promovido pela Federação, organizado pelo CPA e ACP com a colaboração da ACAP, que teria como final um jantar.

Estacionamento: Sobre o estacionamento pena que não houvesse mais presenças nem que a Federação e demais organizadores tivessem sido capazes de agitar os autocaravanistas para uma presença em massa. Provavelmente a solução não está em sozinhos montarem acções mas falar atempadamente com quem pode aglomerar e movimentar os verdadeiramente interessados e então depois efectuar ou não o evento. Houve encontros de clubes que tiveram mais presenças que o Dia do Autocaravanismo. A pouca adesão ao dia obrigou mesmo aos organizadores a anular o jantar incialmente previsto.

Palestras - Durante a minha visita resolvi passar pela zona das palestras e verifiquei que havia alguns interessados em assistir mas longe da sala cheia. Não sei se os horários nocturnos não seriam mais eficazes que a meio da tarde, mas de certeza que quem escolheu os horários deverá ter a informação sobre quais os momentos de maior presença de visitantes.

Colóquio - Sobre o coloquio, ao qual não assiti, mas que tive (e vou continuar) o cuidado de ler atentamente os diversos comentários de presentes, não fugiu às minhas expectativas. Ao ler os diversos comentários dos "outsiders" nota-se que foi mais do mesmo ou seja um saco de nada mas ao ler os relatos dos interessados e participantes o coloquio foi do melhor que se tem passado em prole do autocaravanismo. Afinal quem tem razão? Conhecendo o tema e o teor dos comunicados que sairam dos mais interessados rapidamente dou razão aos "outsiders".
Que dizer desta organização que resolveu dedicar toda a sua atenção, esforço e sabe-se lá que mais, a baptizar o dia 5 de Fevereiro como o dia do Autocaravanismo e não soube acautelar à tão ilustre causa do Autocaravanismo a presença do Turismo de Portugal, uma entidade se sumenos importância à causa, que declinou o convite para estar presente por ter organizado, também no âmbito da Nauticampo, um colóquio sobre o Turismo Náutico.
Felizmente a sala enche, ou melhor (segundo o que li) foi enchendo até ficar composta já no final....
Quem sabe se para o ano seremos novamente brindados com mais destas magnificas acções!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor danibeja » terça fev 08, 2011 9:19 pm

Boa noite,

Companheiro time_out, no dia do autocaravanismo, no pavilhão 1 quase que estava ás "moscas", em comparação com anos transactos, eu também gosto bastante de Veleiros, e passei pela zona das palestras do pavilhão 1 e esteve assim durante cerca de 30 minutos:

Imagem

Tiveram que se espalhar pelas cadeiras para parecerem muitos;

Concordo plenamente consigo, fazia todo o sentido o Turismo de Portugal estar presente, nem que a organização atrasasse o Colóquio, pois a maior parte dos Autocaravanistas são Turistas Itinerantes.

Quando cheguei à zona do Colóquio do Dia do Autocaravanista :

Imagem

Imagem

E no final do Colóquio, já estava repleto de pessoas, inclusive em pé como eu; e como disse anteriormente, não desgostei, com a devida excepção...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor time_out » terça fev 08, 2011 9:52 pm

Caro danibeja

Obrigado por ilustrar as minhas declarações. Uma imagem vale mais que mil palavras.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Colóquio: Dia do Autocaravanismo

Mensagempor Paulo MB » quinta fev 10, 2011 1:12 am

O que não compreendo é como se pode ter uma opinião tão negativa se não se esteve presente!
Mas o importante será percebermos que houve uma iniciativa que poderia ter corrido melhor. Só estavam 32 AC na praça Sony mas alguns dos presentes no colóquio eram de Lisboa e arredores.
Concordo com os que afirmam que o presidente da federação não soube desempenhar o papel de moderador. Estava completamente desfocado do tema em debate.
Mas os oradores é que foram os protagonistas. O representante do ACP foi mal escolhido (responsabilidade do ACP, espero eu) pois nem os sinais que apresentou tinham a ver connosco. Realço o tema escolhido pelo CPA (bem representado pelo vitorandrade): Portugal Tradicional.
E o debate final teve o mérito de acordar alguns dos presentes para as incongruências apresentadas pelos representantes do ACP e da federação.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Re: Colóquio: Dia do Autocaravanismo

Mensagempor Helder » quinta fev 10, 2011 9:37 am

[quote="Paulo MB"]O que não compreendo é como se pode ter uma opinião tão negativa se não se esteve presente!

As opiniões não são taaaaaõooooo negativas. Mas também não ouvi muita gente a dizer bem.
Temos que ser justos, a concentração não correu como previsto, o Workshop não correu como se previa, o jantar foi anulado e a feira foi o que cada um sabe.

Afinal até não foi tão negativo como diz
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Re: Colóquio: Dia do Autocaravanismo

Mensagempor time_out » quinta fev 10, 2011 11:51 am

Paulo MB Escreveu:O que não compreendo é como se pode ter uma opinião tão negativa se não se esteve presente!

Tal como disse a minha opinião foi baseada no que presenciei assim como na leitura atenta das diversas opiniões que aqui e noutros locais foram deixadas e quanto mais leio mais razão dou a mim próprio.

Paulo MB Escreveu:...Mas o importante será percebermos que houve uma iniciativa que poderia ter corrido melhor
Concordo com os que afirmam que o presidente da federação não soube desempenhar o papel de moderador. Estava completamente desfocado do tema em debate...

Mais palavras para quê.

Paulo MB Escreveu:...
Mas os oradores é que foram os protagonistas. O representante do ACP foi mal escolhido (responsabilidade do ACP, espero eu) pois nem os sinais que apresentou tinham a ver connosco....

Outro que não sabia o que lá estava a fazer?

Paulo MB Escreveu:...Realço o tema escolhido pelo CPA (bem representado pelo vitorandrade): Portugal Tradicional...

Nas palavras do próprio Vitor Andrade "...Nada disto foi cumprido. E o que se passou foi surreal. Pessoas que passaram pela mesa que não estavam previstas, a moderação foi aquilo que se viu, não faço sequer comentários.
E por fim o dr. Nadim, acabado de chegar, é chamado a fazer a sua "palestra" sem direito a qualquer repto, pois o colóquio foi logo encerrado pelo moderador.
De imediato levantei-me, dirigi-me a quem moderava e protestei.
Não é desta forma que o AC sai dignificado.
Não adianta acusar os outros quando nós não somos capazes de nos dar ao respeito..."

Paulo MB Escreveu:E o debate final teve o mérito de acordar alguns dos presentes para as incongruências apresentadas pelos representantes do ACP e da federação...,

Mas que boa organização em que o debate final é sobre as próprias falhas da organização...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor jotex » sábado fev 12, 2011 9:18 pm

Concluida a nauticampo (FEIRA INTERNACIONAL DE caravanismo) a EXPONOR vai tentar organizar uma feira de autocaravanismo e campismo já para o mes de abril convidando os importadoresde de autocaravanas a exporem os seus produtos.

Se o evento se concretizar poderá ser uma boa aposta uma vez que se aproxima o verão e com isso levar muita gente a feira.
jotex

Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes