carta ate 4250kg

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor caraujo » sexta jan 28, 2011 11:46 am

Bom dia Companheiros/as,

Acabei de enviar para o IMTT, um mail que passo a indicar a baixo, para pedido de esclerecimento sobre este assunto:

"Bom dia,

Venho por este meio solicitar o esclarecimento de dúvidas relacionadas com os pesos das viaturas que se podem conduzir com Cartas de Condução de Categoria B, ou seja, o peso máximo é de 3500kg, uma vez que existe, uma actualização do Parlamento Europeu e do Conselho, que vem a alterar a Directiva 2006/126/CE, cujo limite de implemantação sería até 19 Jan 2011, como se pode verificar no link abaixo.

http://europa.eu/legislation_summaries/ ... 141_pt.htm

Desta forma as minhas dúvidas são concretamente as seguintes:
1- Se esta correcção já foi feita para a nossa legislação, e se não foi, existe algum prazo previsto para a sua execuçao?

2- Na sintese das correcções existe a seguinte informação "categoria B - automóveis de menos de 3500 quilogramas ou --caravanas-- com peso inferior a 4250 kg", será que se quer dizer Autocaravanas?

Ora não existindo caravanas com peso de 4250kg, estará esta nomenclatura (caravanas) traduzida de forma errada. Uma vez que já em outros países da UE, onde os possuídores de autocaravanas podem conduzir com Carta Condução Categoria B, viaturas com mais de 3500kg.

Agradecía a vossa coloboração no esclarecimento das minhas dúvidas."

Vou aguardar a resposta para ver o que dá e se tal acontecer, passa essa informação para o Fórum.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor Calita » sexta jan 28, 2011 5:05 pm

Companheiro Carlos
Creio que a diretiva não foi transposta para legislação nacional.
A questão é se será! A ver vamos.
Oportunissimo o seu email para o IMTT,contudo poderá ter que aguardar uns dias.
Pessoalmente enviei um no dia 10 do corrente mês e ainda não obtive resposta.
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor caraujo » sexta jan 28, 2011 5:07 pm

Esperemos...

Ainda estou a contar por cá andar por muitos e muitos anos...
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Mensagempor RuckFules » sexta jan 28, 2011 7:42 pm

Não sei se a tradução para caravana estará errada, ou se se refere a um peso bruto relacionado com o conjunto de veículo tractor (automovel) + caravana.

Esperemos que seja um erro de tradução, e que no lugar de caravana seja autocaravana, pois parece-me existir outros erros de tradução:
"categoria A - motociclos de menos de 750 quilogramas;"
Eu não sei se existem motociclos com mais de 750Kg!!! Mas quando comprar um que carta devo possuir? :roll:
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor cookie » sexta jan 28, 2011 9:28 pm

RuckFules Escreveu:Não sei se a tradução para caravana estará errada, ou se se refere a um peso bruto relacionado com o conjunto de veículo tractor (automovel) + caravana.

Esperemos que seja um erro de tradução, e que no lugar de caravana seja autocaravana, pois parece-me existir outros erros de tradução:
"categoria A - motociclos de menos de 750 quilogramas;"
Eu não sei se existem motociclos com mais de 750Kg!!! Mas quando comprar um que carta devo possuir? :roll:

essa é a dúvida que nos surge mas o uso de "ou caravanas" indica a existência de alternativa.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Paulo » sexta jan 28, 2011 9:47 pm

Boa noite,

Transcrevendo da página indicada:

• categoria B - automóveis de menos de 3500 quilogramas ou caravanas com peso inferior a 4250 kg;

Penso que é o erro habitual dos portugueses que insistem que "caravana" = AUTOcaravana.

Isto é comum entre os que nada sabem sobre estes veículos (autocaravanas) nem sobre reboques de campismo (caravanas).

O que é mais estranho é quando um agente da GNR também comete este erro, e quando é corrigido diz que é o equivalente a eu chamar-me "José" mas também me poder chamar por "Zé".... é lamentável e influencia a confusão de conceitos e utilizações possíveis de veículos e reboques.

Mas há mais: será que os dinamizadores da Nauticampo 2011 quando aprovaram o anúncio que passa na TV não se aperceberam que é dito algo como "Motos, Caravanas..." e que no momento em que é referido "Caravanas" aparece a foto de uma AUTOcaravana???? É lamentável e mais uma vez patrocina a confusão...enfim...

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

carta ate 4250kg

Mensagempor carlos36 » domingo jan 30, 2011 10:52 am

boas
o meu grande problema e que a autocarvana tem no livrete alemao 4000 kg e vai ser transposto no livrete portugues com 4000kg e por isso eu nao vou poder conduzir pq tenho a categoria B e D .

cumprimentos

carlos pereira
carlos36

Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm

Mensagempor danibeja » domingo jan 30, 2011 12:26 pm

Bom dia,

Também vi o anuncio na TV da Nauticampo que o companheiro Paulo refere, e é mesmo lamentável que os responsáveis pela exibição do anuncio não tenham verificado esta incongruência.

De facto chamar a um automóvel (artigo 105º do CE) pelo nome de reboque (artigo 110º do CE ) deve ter tudo a ver... mas temos que nos esforçar para mudar reconhecimento cognitivo do veiculo automóvel especial Autocaravana.

Já em relação ao companheiro carlos36, tenho muitas dificuldades em afirmar que não pode conduzir a sua Autocaravana com categoria D , sendo a mesma pesada de Passageiros , caso seja homologada como categoria M1, mas o que acredito é que no IMTT a homologam como Categoria N2, passando a ser necessária a Categoria C , Pesados de Mercadorias, e são estas as minhas incógnitas, tente saber junto do IMTT qual a categoria de Homologação da sua viatura, tal como o questionei anteriormente.

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

carta ate 4250kg

Mensagempor carlos36 » domingo jan 30, 2011 9:24 pm

ainda estou a espera da folha da homlogaçao para depois ver qual a categoria.
cumprimentos

carlos
carlos36

Mensagempor time_out » segunda fev 28, 2011 5:12 pm

Calita Escreveu:Companheiro Carlos
Creio que a diretiva não foi transposta para legislação nacional.
A questão é se será! A ver vamos.
Oportunissimo o seu email para o IMTT,contudo poderá ter que aguardar uns dias.
Pessoalmente enviei um no dia 10 do corrente mês e ainda não obtive resposta.

Boa tarde

Já houve notícias do IMTT?

Obrigado
Editado pela última vez por time_out em segunda fev 28, 2011 11:11 pm, num total de 1 vez.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Calita » segunda fev 28, 2011 6:04 pm

Companheiro Time-out
Até agora ainda não obtive qualquer resposta.
De salientar que reenviei o mail por mais duas vezes,apesar da insistencia nada.
Cumprimentos
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor carlos36 » segunda fev 28, 2011 9:58 pm

a resposta que obtive por email foi que a norma aguarda publicaçao , coloquei a questao para quando a publicaçao e ate hoje ainda nao obtive resposta.
carlos36

Mensagempor caraujo » terça mar 01, 2011 9:55 am

Bom dia Companheiros,

Claro que o meu email também não obteve qualquer resposta.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Re: carta ate 4250kg

Mensagempor SaltaPocinhas » quarta ago 08, 2012 4:21 pm

Boa tarde a todos.

Já se sabe mais alguma coisa em concreto sobre a

transposição da norma europeia para a nossa realidade, acerca da carta B e da permissão de condução de veículos de recreio sem fins lucrativos até 4250 kg?
SaltaPocinhas

Registado: quinta jan 12, 2012 8:17 pm

Re: carta ate 4250kg

Mensagempor time_out » quarta ago 08, 2012 6:21 pm

Boa tarde

Pode ler tudo em viewtopic.php?f=9&t=5762
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Anterior