Duvida com aquecimento

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Duvida com aquecimento

Mensagempor oguh » sábado jan 09, 2010 12:21 am

Esta é sem sombra de duvida uma daquelas de quem ainda é maçarico nestas aventuras.

A minha duvida com aquecimento relaciona-se com o modo de funcionamento do aquecimento da celula. O manual que tenho não tem informação sobre este.

Tenho montado um aquecimento que se chama eberspacher ( penso que montagem de origem na Challenger Genesis ) e não sei como funciona neste momento liguei e não sei se ele mantem a temperatura durante a noite, género quando atinge a temperatura desliga ou se fica sempre a funcionar, se porventura serei eu a desligar quando achar que a temperatura está boa.
Ou mesmo se será aconselhavel deixar o aquecimento ligado toda a noite?
agradeço vossa ajuda
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Aquecimento

Mensagempor psalreta » sábado jan 09, 2010 10:58 am

Boas. Eu na minha autocaravana tenho montado o sistema de aquecimento da Truma, que tem um regulador que mantém a temperatura da célula no valor por nós selecionado, automáticamente, liga e desliga quando necessário para a manter. Penso que o sistema que o companheiro tem, apesar de ser de marca diferente, deve funcionar do mesmo modo. Quanto a deixar o aquecimento ligado durante a noite, aconselho apenas a instalação de um daqueles aparelhos detectores de gases nocivos, como medida de segurança.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor las2855 » sábado jan 09, 2010 11:45 am

Bom dia oguh,

Tenho uma genesis 43 igual com o mesmo aquecimento.
Funciona muito bem e é mais económico que o truma.
Primeiro liga o aquecimento e coloca o regulador no máximo.
O aquecimento acelera ao máximo fazendo algum ruido de ventilação e som da bomba diesel que injecta combustível no sistema de aquecimento.
Uns 5 minutos depois colocamos o regulador a meio ou a 1/3 consoante o gosto.
Existe um sensor preto localizado atrás do posto de condução a meia altura.
Quando este sensor atinge a temperatura indicada no regulador , o que pode demorar aprox. 15 a 30min, o aquecimento abranda suavemente até ficar praticamente silencioso restando apenas um som característico tipo 'tic-tic-tic'.
Se o sensor detectar variações de temperatura o sistema reage de acordo acelarando ou desligando momentaneamente.
A regulação da temperatura ideal é feita por tentativas e pode-se fazer uma marca no regulador após ter encontrado a melhor afinação.
As reacções do sistema são lentas em relação às mudanças que façamos no regulador, portanto à que ter paciência para ver resultados.
Pode utilizar sem probelmas em andamento o que é uma enorme vantagem sobre o truma que é a gas e necessita ocasionalmente de mudanças de garrafa a meio da noite.
Consome mais bateria do que o truma o que se recomenda instalar um painel solar ou 2ª bateria.
Nunca tive qualquer problema, nem em altitudes acima dos 2000m.
Há quem não goste do som 'tic-tic' que faz em funcionamento mas para mim é indiferente e até útil pois sei que está operacional durante a noite. :wink:
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor RUYMORAIS » sábado jan 09, 2010 9:28 pm

eu na minha VW Westefalia tambem tenho o sistema a diesel e nunca tive problemas , alem de que nao se corre o perigo de existirem fugas de gaz

quanto a regulaçao da tempartura o meu sistema e de 1985 e tem um botao redondo com uma escala de 1 a 7 por norma tenho-o no 4 , quanto ao barulho interior nao e incomodativo o mesmo ja nao posso dizer do exterior que faz um som genero estar a soprar por um tubo , ja pensei arranjar uma especie de panela para colocar na saida dos gazes para abafar um pouco o som

e preferivel ao sistema a gaz

para quem quizer arranjar um deixo aqui a dica de que este sistema equipa as VW SHARAN que tem aquecimento de parque , elas inclusive tem um acumolador de caraga debaixo do banco do pendura e nao consomem a bateria da carrinha
e tentarem nos ferros velhos
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor oguh » segunda jan 11, 2010 9:58 am

Companheiros,

Obrigada pelas informações.
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes