Companheiro Nuno quanto a traseira penso que o Amigo José já disse o essencial mas a nível de motor pode ter ai algum trabalho que pode fazer, coisas simples que se souber fazer pode poupar muitos €€€
Em primeiro e já aqui foi dito substituir toda a água do sistema e se conseguir limpar todo o circuito, coisa "simples", vazar pelo tubo inferior do radiador tirar toda a água e depois sem o tapar colocar com uma mangueira água corrente pela entrada superior, ai pode ver o "caudal" de saída e perceber se tem algum tipo de retenção, nesse caso pode ter o radiador entupido.
Se assim for insista com o procedimento pode ser que consiga que algumas melhorias e de uma forma "natural" a sujidade saia.
Existem produtos para o efeito mas na minha opinião pessoal é um "pau" de dois bicos, pode desentupir "demais" se o radiador estiver em mau estado pode provocar fugas, mas claro é a minha opinião pessoal.
Depois pode limpe o resto dos tubos, atenção abra a chaufage, colocar no interior a temperatura na posição mais quente para que desta forma liberte a água que está no seu interior.
Ainda pode tentar limpar o que está no bloco, aqui já pode trazer mais trabalho, mas nada demais motor a trabalhar e água abundante directamente para o radiador pela parte superior deixando o tubo que vem do motor "solto" sem estar ligado ao radiador para quando o termostato abrir a água que estava no interior do motor sair e não entrar novamente no circuito aqui tem o sistema "todo" renovado depois é só tirar a água e colocar liquido refrigerador está feito.
Também pode ver se a segunda ventoinha está a bombar, caso contrario pode ter ai problemas eléctricos e aqui pode entar uma válvula nova ou então mais chatices...
Também pode colocar um botão SOS (eu tenho na Ramona) este botão serve para activar-mos a ventoinha de uma forma manual sem termos que estar a espera que a válvula +faça o seu trabalho desta forma pode antecipar o arrefecimento da água, mas se não perceber de electricidade auto deve falar com pessoal habilitado, este sistema tem um senão não se pode esquecer que ligou a ventoinha, em caso de esquecimento e uso excessivo pode queima-la, não há bela sem senão.
Vaso espansor como está??? Muito castanho???
Se assim for desmonte na sua totalidade, fora do motor coloque um pouco de água e areia, sim areia normal do rio e tampe todos os orifícios depois abane vai ver que toda a sujidade sai, repita esta operação até sair tudo e depois tem que limpar até toda a areia sair.
Isto todo partindo do pressuposto de não ter a junta já queimada
Não existe passagem de óleo para a água???
Não existe aumento do nível de óleo????
Não tem no interior da tampa das válvulas uma espécie de massa???
Não quero assustar mas.....
Espero ter ajudado mas se precisar de alguma coisa apite.