2ª Bateria Celula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

2ª Bateria Celula

Mensagempor Martins » sexta mai 15, 2009 11:57 pm

Mais uma ajudinha dava mesmo jeito :lol: A minha AC possui uma bateria de 70 ah na celula e uma 95 ah debaixo do capot. Pensei ligar em paralelo uma segunda Bateria de 75 ah na celula, ficando assim com 12v e 145 ah. Acho eu!!??? Sera uma boa opçao para aumentar a minha energia? Se me puderem ajudar agradeço bastante.
JORGE MARTINS
Martins

Registado: domingo abr 26, 2009 1:41 am

Mensagempor Paulo » sábado mai 16, 2009 12:25 am

Caro Martins,

A ligação de duas baterias em paralelo, neste caso para a célula, deve ser efectuada, preferencialmente, tendo em atenção os seguintes pontos:

- As baterias devem ser da mesma capacidade;
- Devem ser ligadas duas baterias compradas na mesma altura, isto é, com a mesma idade;
- A ligação entre as duas baterias deve ser o mais curta possível;

Não sei que tipo de bateria tem neste momento, no entanto, quando alterei na minha AC o sistema de baterias, retirei uma de GEL de 90A/h e coloquei 2x85A/h. Esta alteração já lá vai com cerca de 3 anos e, desde então fiquei com uma capacidade suficiente, mesmo de Inverno e com as crianças a consumirem bastante TV.

As baterias que refiro são da AUTOSIL (modelo Leisure): http://www.autosil.pt/produtos/prod_lei.htm

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Martins » sábado mai 16, 2009 12:33 am

A minha grande duvida era realmente devido ao facto de uma ser 70 ah e outra 75 ah. E se posso vir ter problemas com o alternador.Penso que mais tempo a carregar ira demorar mas o aumento de ah das baterias nao obriga a mudar alternador,pois nao?
JORGE MARTINS
Martins

Mensagempor fluis » segunda mai 18, 2009 11:00 am

Bom dia,

Companheiro Martins, em principio não precisará de um alternador mais potente, porque normalmente as ac’s já vêm normalmente equipadas com alternadores mais robustos em relação à gama normal, a maioria anda na casa dos 100/110 A, suficientes para carregar as 3 baterias (a do motor mais as 2 célula).
Agora por uma questão de equilíbrio e optimização e funcionalidade, deve seguir os conselhos do Paulo, as baterias devem ser iguais em potência e iguais em idade. Se não o que pode acontecer se tiver uma em bom estado e outra em mau estado a má irá estar a roubar corrente da outra, perdendo assim a vantagem de ter 2 baterias.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Martins » terça mai 19, 2009 8:30 am

Obrigado mais uma vez pelos conselhos. Abraços e Boas Viagens 8) 8)
JORGE MARTINS
Martins

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes