Carta de Campista - Afinal para que serve?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Carta de Campista - Afinal para que serve?

Mensagempor rmlm » quinta fev 26, 2009 12:19 pm

O fulano X, que nunca fez caravanismo ou campismo, decide comprar uma caravana.
Vai ao Rancho Folclórico da sua aldeia e pede a emissão da mesma, junta uma fotografia e paga a quota do rancho e da carta.

Vai ao guia de campismo e escolhe um parque de campismo. Esse parque de campismo adverte que só aceita clientes com carta de campista.

E assim, passaram 3 dias de descanso naquele belíssimo parque de campismo.

Mas durante esses dias, X, achou que podia despejar o balde da água do lava-louça junto a uma árvore para a regar. Na WC, deixou aquilo tudo javardo, levou um HI-FI e fez questão de abrilhantar a estadia com altos níveis sonoros. Levou um animal, que prendeu debaixo da caravana e que deixou o chão cheio de dejectos.

Resumindo:
X pediu com orgulho a sua carta de campista mas não sabe comportar-se como tal.

A carta de campista é daquelas coisas que eu nunca percebi para que servem. E também não tenho a certeza se as entidades emissoras sabem para que serve.

Deste modo, cumpre-me concluir:
ou se acaba com ela ou se dignifica.
E para se dignificar há que criar uma acção de formação de uma manhã para que as pessoas saibam como se comportar.

Se é verdade que a maioria das pessoas se sabem comportar, há contudo aqui uma questão de principio: a posse do documento tem que garantir que todos os seus possuidores têm a consciência das suas valências.

Agradeço opiniões.
rmlm

Registado: segunda jun 04, 2007 11:30 am

Opinião

Mensagempor Gilberto » quinta fev 26, 2009 1:43 pm

Caro companheiro.
Leu-me o pensamento de á varios anos. Por vezes nos parques fico abismado com comportamentos que já indentificou e outros. Este ano 2 casalinhos acamparam e quando saíram ficou 10 (dez) garrafas de cerveja para quem as quisesse colocar no lixo!
Muitos "tiram" a carta só para proveito dos descontos que os parques oferecem.

Cumprimentos a todos
[/img]
Gilberto

Registado: sábado nov 03, 2007 5:30 pm

Mensagempor josegon_calves » quinta fev 26, 2009 2:12 pm

Pois é caro Companheiro,

Como em tudo na vida :D , quando falha o CIVISMO :( , temos o caldo entornado :evil: !

A Carta de Campista, Nacional ou Internacional, para mim, significa que o portador desse documento tem um Nome :P , tem Direitos :D e tem Deveres :D !

Deveria, de facto, haver mais rigor na sua atribuição :shock: .

Mas, tal como um Bilhete de Identidade :shock: , há sempre ovelhas ranhosas no rebanho :evil: . Infelizmente :( !!!

Eu, tenho orgulho :D , ou tinha orgulho :( , em ser titular desse Documento, como tenho orgulho de ser Autocaravanista :P !

O facto de ser possuidor desse Documento, não me dá apenas o "desconto" nas Taxas de Campismo, que não é assim tão significativo quanto isso, em especial no Verão, mas dão-me uma Identidade reconhecida Internacionalmente e protegem-me em caso de acidente dentro de um Parque de Campismo. Esta ultima vertente é demasiado importante, ou deveria ser, para quem possui um equipamento que custa alguns milhares de euros :roll: !

Mas acima de tudo deveria dar de facto orgulho a quem a transporta :P !

Antes de ser Campista, Caravanista ou mesmo Autocaravanista, o cidadão, todo ele, deveria aprender na Escola, não apenas 2 + 2 = 4, mas também, Regras de Civísmo e de Respeito pela Liberdade.

Alguém disse, há não muito tempo...

"a minha Liberdade começa onde termina a tua!"

É só uma questão de saber onde termina "a tua"...

Muita gente não sabe!!!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta fev 26, 2009 6:13 pm

Efectivamente estamos perante uma enorme falta de civismo geral em Portugal. O excesso de liberdade e "rédeas soltas" com que se vai "educando" e governando o País faz com que quase tudo comece a ser permitido, sem que ninguem faça nada para contrariar, talvez porque os poucos que pensam nessa atitude já não acreditam no seu sucesso de "re-educar" este povo cada vez mais imbecilizado.

Os parques de campismo são apenas mais um dos milhentos espelhos que temos da (não) educação e da (péssima) atitude perante a vida e os outros que reina em Portugal.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor albi » quinta fev 26, 2009 11:16 pm

Pois o civismo não se compra, como a carta de campista e esta de facto so serve para obter (poucos) descontos em alguns parques e poder entrar nos da federação, de resto quem pensar que esta protegido por um seguro, o melhor é não ter um acidente ele ou o equipamento pois sofrera mais uma desilusão.
Resumindo a carta serve como mais uma receita extra para a federação e para o campista uns parcos descontos em alguns parques, tudo o resto é fantasia.

Saudações
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

Mensagempor josegon_calves » sexta fev 27, 2009 8:52 am

Pois é Companheiro ALBI,

Se calhar..., tens mesmo razão!!!

Começo a ter de admitir que a "Carta Desportista" só deve mesmo servir para manter alguns empregos.

Espero mesmo é nunca precisar do tal seguro que supostamente está associado à dita "Carta Desportista".

De qualquer forma, e em principio, será o último ano como "federado" numa associação que não defende a classe Autocaravanista.

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor rmlm » sexta fev 27, 2009 11:26 am

Vejo então que a Carta de Campista constitui um case study.

Obrigado pelas vossas respostas.
rmlm

Registado: segunda jun 04, 2007 11:30 am

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes