Assunto que pode interessar a todos

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Assunto que pode interessar a todos

Mensagempor autoroad » segunda ago 11, 2008 8:19 pm

Eu conto com mais de vinte anos de carta mas hoje fui supreendido por algo que nunca me tinha acontecido e contactadas as autoridades estas mostraram-se confusas.
O assunto é o seguinte :Circulando numa estrada de duas vias eu pretendo virar á esquerda há um pequeno desvio na estrada que eu apanho e depois paro no stop no eixo da via.
Agora a questao é a seguinte o carro que está para entrar na estrada á minha direita e tambem com stop e repito está para entrar na estrada eu ja estou no eixo da via , bem as autoridades dizem que é ele porque vem da direita, eu acho que sou eu mas no codigo da estrada não encontro nada e como é uma manobra por todos praticada acho que deviamos esclarecer.
Eu acho que só tenho stop em relação á via que vem em sentido contrario pois ainda não saí da estrada e o outro vai entrar na estrada.

Agradeço esclarecimentos pois não encontro nada na lei.
autoroad

Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm

Mensagempor hnunes2 » segunda ago 11, 2008 10:44 pm

Boa noite a todas as companheiras e companheiros.

O assunto em questão faz pensar... e faz temer por uma decisão errada.

Mas já o companheiro autoroad diz e cito

"Agora a questao é a seguinte o carro que está para entrar na estrada á minha direita e tambem com stop e repito está para entrar na estrada eu ja estou no eixo da via"

e na minha opinião acho que tem toda a razão.

Compilei em 2 temas a legislação que regula tal situação, salvo melhor opinião.

consultar o artigo 21º do
Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, de 1 de Outubro

http://transitoaberto.no.sapo.pt/rst.htm

consultar o sinal B2 no
Guia de sinalização rodoviária

http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Sinaliz ... viaria.pdf

As minhas melhores saudações
Hélio Nunes
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

parabens caro amigo hnunes2

Mensagempor autoroad » segunda ago 11, 2008 11:00 pm

Vejo que percebeu a questão mas onde está a resposta clara á questão.
È
autoroad

A haver problema as autoridades não sabem como resolver

Mensagempor autoroad » segunda ago 11, 2008 11:03 pm

Preciso resposta concreta com exemplos para divulgar pois já percebi que ninguem sabe.
autoroad

Devemos evitar o acidente

Mensagempor autoroad » segunda ago 11, 2008 11:05 pm

Devemos evitar o acidente e não ficar nas mãos das seguradoras a ver quem é culpado.Por isso cumprir o codigo da estrada mas saber como.
autoroad

Mensagempor hnunes2 » terça ago 12, 2008 9:19 am

Bom dia a todas e todos os companheiros e companheiras e em especial para o companheiro autoroad .

Se não é decisiva para si a leitura dos links facultados (na minha opinião está lá a resposta para o seu caso) e se de facto precisa dum suporte vinculativo, permita-me sugerir-lhe que faça uma exposição à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

As minhas melhores saudações
Hélio Nunes
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor EMAN » terça ago 12, 2008 1:33 pm

Boas

Se a sua posição na via é a de virar à esqª sendo que seguia na via "normal" e se o outro vinha da direita mas de um entroncamento com um sinal vertical afixado, não tem a lógica de ter a prioridade pela simples questão de vir da direita, porque vai entrar noutra via, além de ir cruzar pelo menos 2 faixas de sentidos contrários além de que por exemplo no artº seguinte diz:

Artigo 61.º

Marcas transversais

As marcas transversais, apostas no sentido da largura das faixas de rodagem e que podem ser completadas por símbolos ou inscrições, são as seguintes:

M8 e M8a – Linha de Paragem e linha de paragem «STOP»: consiste numa linha transversal contínua e indica o local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização; esta linha pode ser reforçada pela inscrição «STOP» no pavimento quando a paragem seja imposta por sinalização vertical
O companheiro hnunes2 refere que a resposta à questão está no link que colocou, e segundo o meu entendimento acho que sim.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Obrigado Hnunes2

Mensagempor autoroad » terça ago 12, 2008 3:30 pm

Eu percebi a sua resposta e concordo com ela,mas não sei é como explicar essa resposta e gostava de achar um exemplo grafico da mesma.
autoroad

obrigado eman

Mensagempor autoroad » terça ago 12, 2008 3:31 pm

Eu tambem concordo mas o facto é que não consigo explicar.
autoroad

Mensagempor jgomes » quarta ago 13, 2008 11:05 am

Bom dia companheiros.
Face à questão levantada, espero contribuir para o seu esclarecimento:

No Código da Estrada, Subsecção II (cruzamentos, entroncamentos e rotundas) no Artº 30 pode ler-se: REGRA GERAL - Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita.

Um abraço e boas férias.

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor sandra » quarta ago 13, 2008 3:32 pm

Boas!
Caro companheiro quando tirei carta aprendi que "todo o veiculo que se localize dentro da via tem prioridade sobre outros", não osbtante que tenha que aguardar para atravessar a faixa oposta. Não lhe sei referir o artigo em concreto, mas é mesmo assim!
1 vez campista...
Sempre campista!
sandra

Registado: quinta nov 29, 2007 11:43 pm

Mensagempor las2855 » sexta ago 15, 2008 12:34 am

Boa noite,

A ideia que temos de via principal é muitas vezes enganadora. Na zona onde moro muitas são as vias que parecem evidentemente principais mas têm muitos cruzamentos para ruas 'menores' ou de acesso local que não apresentam sinal de stop, logo têm prioridade quando se apresentam pela direita. Um perigo iminente... :?

Diariamente vivo o mesmo problema descrito pelo Autoroad.
Virar à esquerda numa via principal, encostado à esquerda do eixo da via com um sinal stop. Pela direita uma via com outro sinal stop.

Constato que a grande maioria dos carros, que como eu, querem virar à esquerda, o fazem, sem esperar pelos que vêm da direita.
Já vi alguns incidentes por causa disto.
De facto se tenho um stop tenho que dar passagem a que vem da direita.
O problema é que as pessoas pensam que quem vem pela via principal têm prioridade e assim não é.

Noto igualmente que em muitas situações a sinalização está mal adequada.

Boas voltas...
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 69 visitantes