Cintos de segurança nas AC

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Cintos de segurança nas AC

Mensagempor vitor marques » terça jul 15, 2008 4:49 pm

Boa tarde Companheiros,

Estou com algumas dúvidas sobre uma informação que me deram.
Disseram-me que aos passageiros das AC que viajam voltados para trás não é exigida a utilização de cinto de segurança.

A minha AC velhinha tem e lugares na cabine, 4 na mesa, e mais 3 na mesa do fundo. Ao todo podem viajar sentadas 9 pessoas, mas só tem 4 cintos. Os 2 da cabine e os dois voltados para a frente da mesa do meio.

Já algum companheiro instalou cintos de segurança nos bancos voltados para trás ?
Existirá algum Regulamento, Portaria, Lei ou Despacho que permita viajar sem cinto nos lugares voltados para trás?

Desde já agradeço alguma informação que disponham sobre este assunto.
vitor marques

Registado: domingo jun 15, 2008 4:53 pm

Mensagempor nelson » terça jul 15, 2008 5:52 pm

boa tarde
amigo victor , enquanto ao cinto a minha e de 6 lugares com 2 de costas para a estrada que nao tem cinto ,nao sei se preciso por uma vez que nao trazia de origem ,penso so deve ser obrigatorio no caso de estar equipada para isso . enquanto aos nove lugares ,pode ter so que nao pode circular com as nove pessoas ,penso so deve ter no maximo 6 pessoas no livrete ,existe ac que tem sete dormidas , e lugares sentados mas no livrete e possivel que tenham no maximo 4 a 3,isto quer dizer so pode circular com 3 a 4 pessoas na ac .
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor Filipe » terça jul 15, 2008 6:59 pm

Boa tarde companheiro,

A minha autocaravana transporta seis pessoas (conforme o livrete) mas só tem 4 cintos de segurança pois há dois lugares situados do lado da porta que não têm cinto de segurança. De acordo com o vendedor estes lugares não necessitam de cinto de segurança. De qualquer forma, qualquer veículo que circula em Portugal tem de ser homologado pelo IMTT (ex-DGV), o que significa que se no livrete indicar que transporta 9 passageiros e a autocaravana só tem 4 cintos de segurança é porque há lugares que não necessitam de cinto de segurança.

saudações
Filipe

Registado: terça fev 19, 2008 6:29 pm

cintos

Mensagempor RUYMORAIS » terça jul 15, 2008 10:16 pm

eu tenho uma ford transit andrade e a mesma so trazia 2 cintos , o do condutor e o do pendura , e no livrete tem 7 lugares , eu coloquei 2 cintos no banco atras do meu porque necessitei de prender 2 cadeiras de criança mas o outro banco logo ao lado nao tem mas ando a pensar em colocar , tudo em nome da segurança dos meus , quanto aos outros 2 lugares (visto so ter 5 lugares a frente , quem conhecer este modelo de ac sabe do falo ) sinceramente nao vejo onde sejam , tanto que so tem 2 camas de casal
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

cintos de segurança nas AC

Mensagempor vitor marques » terça jul 15, 2008 11:17 pm

Obrigado companheiros, mas o que se passa comigo é o seguinte:
Fui buscar uma ac à alemanha de 1991 e no livrete de lá consta 476 passageiros, no certificado TUV constam 5 e na homologação agora constam 4, ou seja só posso viajar com 4 pessoas quando tenho 5 lugares de dormida.
Não entendo o que se passou e só encontro explicação no facto de apenas ter 4 cintos. Mas eles nem viram a ac, pelo que julgo ter havido engano e vou tentar junto do IMTT a correcção para pelo menos 5 lugares.

Obrigado pelas vossas informações.
Bem hajam
vitor marques

Mensagempor vitor marques » terça jul 15, 2008 11:19 pm

Escrevi 476 pessoas, mas no livrete de lá constam 4/6 pessoas.
vitor marques

Mensagempor RUYMORAIS » quarta jul 16, 2008 12:08 am

caro companheiro eu tenho 2 avs vw transporters do mesmo ano uma e montagem westflalia e a outra montagem teca a 1ª so tem 4 lugares sentados e com cinto e no livrete alemao estava 4 lugares e ca foi homologada com 4 lugares a 2ª tem 4 lugares e um que no ver do inginheiro ( esta mal escrito para descrever o tipo de engenheiro que era ) que fez a vistoria nao foi de modas contou 1,2,3,4, 5 lugares e vai dai da homologaçao para 5 lugares quando na realidade so tem 4 com cintos e o outro e uma especie de banco e nao tem cinto ( agora tem porque o coloquei eu )e o livrete alemao dizia 4 lugares , como ve esses artista as vezes nem sabem o que fazem , pro meu lado foi benefico , mas no seu foi malefico
RUYMORAIS

Passageiros nas AC's

Mensagempor mgm » quarta jul 16, 2008 12:52 am

Boa Noite,

Não querendo dar uma resposta definitiva, a informação que tenho sobre o assunto é que o número de passageiros é igual ao numero de lugares sentados, quer sejam voltados para a frente, para o lado, ou para trás. Além deste limite o PB sendo de 3,5t não pode ser ultrapassado, sendo para efeitos de calculo do peso de cada passageiro 75kg. Quanto à utilização de cinto, para a frente é obrigatório cintos de 3 apoios, para o lado não é obrigatório, podendo ser usado um cinto de dois apoios, assim como para trás.

MGM
mgm

Registado: quinta mar 06, 2008 1:08 am

lugares de lotação

Mensagempor decarvalho » quarta jul 16, 2008 5:07 am

Vivam

sem ter a lei a mao sao so palpites que me ocorrem...

Mas não sera verdade que qualquer ligeiro so tem a capacidade de lugares sentados que constam do livrete, e que todos os luagres sentados tem de ter cinto, em movimento?

isto é, os lugares sentados voltados para trás, ou mesmo de lado, não servem so para quando a autocaravana estiver estacionada, as pessoas poderem comer mais confortavelmente as suas refeições, ou pura e simplemsente gozarem dos seus momentos de lazer?

Isto permite maior mobilidade interna com a autocaravana parada. Do mesmo modo a capacidade para dormir, (lugares deitados) pode bem ser superior a capacidade em movimento...

Ou não será assim?
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor vitor marques » quarta jul 16, 2008 6:15 am

Bom dia, Companheiros,

Como disse, o que acho estranho é que no livrete alemão constam 4/6 lugares, e cá tenham considerado apenas o 4.
Também li o Decreto-Lei e conforme refere o companheiro deCarvalholá consta ser obrigatoria a existência de cinto nos lugares voltados para a frente e para trás. Pode é haver algum Despacho ou interpretação aplicavel a AC, que permita a ausência de cintos nos lugares voltados de costas para a estrada.

Vou tentar esclarecer junto do IMTT. Mas fiquei decepcionado quando li a homologação.

Obrigado pela vossa opinião.
vitor marques

Mensagempor Transit81 » quarta jul 16, 2008 9:10 pm

Companheiros! Boas...

Sobre as questões que se põem são varias.

Informei-me com a GNR-BT e a resposta foi:

Como a minha AC tem lotação para quatro pessoas e a homologação só obriga a ter cintos na frente (dois) é obrigatório usar cintos de segurança (o pendura e o condutor).

Como tenho quatro lugares e se o condutor estiver a conduzir, os restantes podem ir sentados na célula , sem cinto, pois não são obrigatórios, depende da homologação de cada veiculo.

No entanto se houver uma criança, esta terá de usar, em viagem , sempre o cinto de segurança, isto obriga e ter um certo cuidado com o numero de lotação dos veículos e ao número de cintos segurança. No meu caso a criança tem de ir sentada na frente (lugar pendura) ou terá de ser colocado um cinto extra na célula ou mais, conforme as pequenitos, se houver necessidade tem de usar cadeirinha especial, uma ou mais.

Mais uma das dúvidas... da nossa TERRA.

:?: :?: :?:

Saudações!
Transit81

Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm

Mensagempor RUYMORAIS » quinta jul 17, 2008 6:45 am

Transit81 Escreveu:Companheiros! Boas...

Sobre as questões que se põem são varias.

Informei-me com a GNR-BT e a resposta foi:

Como a minha AC tem lotação para quatro pessoas e a homologação só obriga a ter cintos na frente (dois) é obrigatório usar cintos de segurança (o pendura e o condutor).

Como tenho quatro lugares e se o condutor estiver a conduzir, os restantes podem ir sentados na célula , sem cinto, pois não são obrigatórios, depende da homologação de cada veiculo.

No entanto se houver uma criança, esta terá de usar, em viagem , sempre o cinto de segurança, isto obriga e ter um certo cuidado com o numero de lotação dos veículos e ao número de cintos segurança. No meu caso a criança tem de ir sentada na frente (lugar pendura) ou terá de ser colocado um cinto extra na célula ou mais, conforme as pequenitos, se houver necessidade tem de usar cadeirinha especial, uma ou mais.

Mais uma das dúvidas... da nossa TERRA.

:?: :?: :?:

Saudações!

e precisamente isso que aconteceu comigo , a ford andrade so tinha dois cintos , condutor e pendura , mas como tenho que usar duas cadeiras de criança tive de colocar 2 cintos para as fixar , tenho homologaçao para 7 , ainda este fds que passou em elvas a gnr mandou-me parar e levava um 5º passgeiro que ia atras do pendura (banco sem cinto ) e eles olharam para dentro viram e nao disseram nada , so vistoriaram os documentos
RUYMORAIS

Mensagempor vitor marques » quinta jul 17, 2008 9:52 am

Obrigado RuyMorais,

A minha AC tem 9 lugares sentados (três atrás com uma mesa, sem cinto/ 4 ao centro com uma mesa e destes 4, 2 têm cinto, os voltados para a frente/ e os dois da cabine com cinto), mas a homologação apenas refere 4 pessoas de lotação, o que me parece manifestamente pouco.
Vou tentar junto do IMTT alterar pelo menos para 5 pessoas de lotação tanto mais que o documento de conformidade (TUV) refere 5 lugares de lotação.
Vamos ver.

Obrigado pelos vossos esclarecimentos.
vitor marques

Mensagempor Luis Camelo » quinta jul 17, 2008 9:36 pm

Olá companheiros

Este ano tive que levar a minha AC pela 1ª vez à inspecção, a quando do nº da lotação o inspector foi verificar a existência de cintos nos dois lugares que tenho na célula, dizendo-me que são necessários pois não passaria na inspecção.
Como já tinha tido uma de cinco lugares, com um de costas para a frente e sem cinto, perguntei-lhe se era possível, ele disse-me que neste momento o lugar teria de ter um cinto de dois apoios
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Luis Camelo

Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm

Mensagempor vitor marques » sexta jul 18, 2008 9:49 am

Obrigado companheiro Luis.

Foi-me muito util a sua informação.
Vou instalar dois cintos de dois apoios e pedir a alterção da homologação.

Cumprimentos,

Vítor
vitor marques

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 54 visitantes