Opinião sobre capucine 1.9 Td

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Opinião sobre capucine 1.9 Td

Mensagempor andre550 » terça jul 03, 2012 9:48 pm

Boa noite,
Tenho feito uma vasta pesquisa pela internet na procura de uma solução de aluguer que me permita experimentar o mundo do caravanismo. Acabei por encontrar várias AC para venda mas poucas de particulares para alugar ainda disponíveis para o mês de Agosto. Um dos modelos que encontrei e que me parece que se adequa ao que procuro é este: http://www.standvirtual.com/autocaravan ... ce/W62471/

A minha dúvida prende-se só com o motor 1.9 90cv. Segundo a informação que tenho lido, abaixo dos 2.0 100cv o esforço do motor é muito grande, dando origem a diminuição do tempo de vida deste e uma grande despesa de manutenção. Isto aliado aos quase 15 anos da AC deixa-me reticente. Gostaria de ouvir opiniões de companheiros mais experientes.

Bem hajam!
andre550

Registado: quinta jun 28, 2012 12:41 pm

Re: Apresentacao

Mensagempor Aleluia » terça jul 03, 2012 11:58 pm

Boas companheiro, andre550.
Já tive uma Autocaravana com motor 1.9, tambem uma "capucine" e só sei dizer que a condução se tornava extremamente enervante.
Falta de força; para fazer ultrapassagens, tinha que tomar embalagem 500m antes; cheguei a fazer subidas em 2ª; quando apanha-mos vento de frente, é melhor tomar-mos um calmante, pois mesmo que façamos muita força, o carro não anda por causa do "capucine".
Em relação ao desgaste, não tenho nada a dizer, tambem só a tive durante 2 anos.
De momento tenho uma perfilada de 110 cv e, não tem nada a ver o "cú" com as calças.
Esta foi a experiência que tive com um carro de 1.9cc
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor andre550 » quarta jul 04, 2012 7:50 pm

Obrigado companheiro Aleluia. De facto o motivo que me deixa mais hesitante é o motor. Parece-me peso a mais para pouco motor...
andre550

Registado: quinta jun 28, 2012 12:41 pm

Mensagempor hpinheiro » quinta jul 05, 2012 9:24 am

andre550 Escreveu:Obrigado companheiro Aleluia. De facto o motivo que me deixa mais hesitante é o motor. Parece-me peso a mais para pouco motor...

Continuo a achar que neste "mundo" das autocaravanas o que se quer é "chegar lá", e nao "chegar lá depressa"... mas isso é so a minha opiniao.
A minha é 2500 de 70 cavalos e vai onde as outras vao. Chego lá depois, mas é da maneira que vou a apreciar a paisagem. ;)
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Re: Opinião sobre capucine 1.9 Td

Mensagempor zejorge » quinta jul 05, 2012 1:40 pm

Boa tarde

Tenho uma AC com motor 1,9 TD com capucine, e por isso dou razão em parte ao companheiro Aleluia. Digo em parte porque até hoje (7 anos) ainda não necessitei de calmantes para chegar aos mesmos locais onde os outros chegam, obviamente uns minutos mais tarde do que se tivesse um motor 2800 cc e com muitos cavalos "atrelados".
De qualquer forma e o que registo com agrado, é que até hoje não sei o que é ter uma avaria.
Como eu gostaria de ter um bom BMW ou idêntico, em vez de ter um Ford Fiesta.......

Cumpts
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor THOR » quinta jul 05, 2012 3:02 pm

hpinheiro Escreveu:
andre550 Escreveu:Obrigado companheiro Aleluia. De facto o motivo que me deixa mais hesitante é o motor. Parece-me peso a mais para pouco motor...

Continuo a achar que neste "mundo" das autocaravanas o que se quer é "chegar lá", e nao "chegar lá depressa"... mas isso é so a minha opiniao.
A minha é 2500 de 70 cavalos e vai onde as outras vao. Chego lá depois, mas é da maneira que vou a apreciar a paisagem. ;)

Concordo plenamente com o companheiro hpinheiro para mim andar de autocaravana é para passear, claro que ás vezes temos mais alguma pressa mas, no geral é para passeio.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor nelson » quinta jul 05, 2012 5:15 pm

Boa tarde

Também eu tive duas com o motor 1.9 td .
O que posso dizer sobre o motor! 1- ligar a segunda ventuinha á primeira para ter melhor arrefecimento do motor.
Vai ver que é uma mais valia.
De resto são motores que comsomem menos !
Uma vez ia para frança na autoestrada a descer vinha a 70km/h não dava mais!!! pois tive vento de frente :(
Sulução encontrada , seguir atrás de um camião ai ,já ia a 90km/h a brincar e menos consumos.
A subir desde que não parasse o motor respondia bem ,o problema é se parasse pois o turbo liga-se se não me engano só a 2000rpm o que faz por vezes pedia a 3 mudança mas ao pôr caia para 1200rmp o turbo não se ligava e tinha de voltar a pôr a 1 mudança, sulução manter a segunda sem ir a fundo.
Como os companheiros dizem e é verdade ,a AC não é um carro de corrida ,mas um carro de passeio :D

um abraço
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor MFerreira » quinta jul 05, 2012 7:42 pm

Boa tarde/noite

Também tive uma capucine 1.9/90cv; tinha de a conduzir de acordo com a sua capacidade: mais devagar, utilização frequente da caixa, tentando que não baixasse das 2200 r.p.m.; pode ser frustante a perda de velocidade à mais pequena subida... mas vai lá.
O pior não é o esforço exigido ao motor e a paciência ao condutor, mas o consumo, pois o motor é algo "curto" para autocaravana.
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor danibeja » quinta jul 05, 2012 9:28 pm

Boa noite,

Tomara eu ter uma 1.9TD, isso é que era.... LOL LOL , a minha é mesmo só 1.9 D , pois sem turbo..........

Mas essa coisa de ter que colocar a 1ª mudança nunca me aconteceu, a menos que seja para iniciar a marcha.......

Em primeiro lugar quanto pesa a AC, esta é a principal pergunta, pois a minha AC carregada pesa menos de 2500Kg, e nas subidas quando muito ingremes tenho que colocar uma terceira mudança, e já me aconteceu ter que colocar uma segunda mudança, mas muito raras vezes... no entanto temos que nos adaptar à rotação do motor, digo - passar de 5ª para 4ª no momento certo, senão mais vale passar de 5ª para 3ª LOL LOL .....

Eu gostava mesmo era de ter uma Himer ou Euramobil perfilada, mas os euros não aparecem na conta, vou me contentando como uma Euramobil capucine de 1991 com um motor 1.9D e não é nada má......

Para mim as 1.9D são muito boas, são à medida da minha carteira... julgo que me fiz entender.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 06, 2012 6:33 pm

Boa tarde,

Espero não melindrar ninguém com aquilo que vou escrever mas se me permitem...

andre550 Escreveu:A minha dúvida prende-se só com o motor 1.9 90cv. Segundo a informação que tenho lido, abaixo dos 2.0 100cv o esforço do motor é muito grande

Quando algum de nós coloca uma questão destas, o que ele pretende saber è se as 1.9 D ouTD tem uma relação peso potência favorável para não se arrastar a partir do momento em que se carregue com aquilo que é elementar numas férias ou passeio.
Concerteza que as 1.9 D/TD vão exactamente aos mesmo sitios onde vão as outras...concerteza que na sua essência as viagens de autocaravana são para passear e para passear nós não andamos a 200Km/h....
E óbviamente também quando não temos cão...caçamos com gato...

Mas quando alguém diz isto...

Aleluia Escreveu:Já tive uma Autocaravana com motor 1.9, tambem uma "capucine" e só sei dizer que a condução se tornava extremamente enervante.
Falta de força; para fazer ultrapassagens, tinha que tomar embalagem 500m antes; cheguei a fazer subidas em 2ª; quando apanha-mos vento de frente, é melhor tomar-mos um calmante, pois mesmo que façamos muita força, o carro não anda por causa do "capucine".

Na realidade aquilo que transparece é exactamente aquilo que o andre550 quer saber é se a relação peso potência è favoravel tendo em conta o peso que nós lhe acrescentamos para ir para qualquer lado.
Ele não precisa de saber se as 1.9D ou TD estão aí para as curvas...ou se deixam de ir ao mesmo sitio onde as outras vão...na realidade o que alguns querem saber é se ao fazerem uma compra pela 1ª vez, se não é melhor fazerem um esforço suplementar para encontrarem uma autocaravana com o mesmo comprimento a mesma carga útil mas com um motor mais favorável, em que a relação peso/ potência sêja mais favorável...

O que a maioria de nós se esquece é que essa relação peso/potência mais favorável pode salvar-nos de uma...
Aleluia Escreveu:Falta de força; para fazer ultrapassagens
e que pode ser a diferença chegarmos a casa ou não...
Bem...só se disserem que as 1.9D/TD não fazem ultrapassagens ou não precisam de ultrapassar... :wink:

Mais uma vez sem querer melindrar ninguém...

Por vezes ao dizerem que as 1.9 D/TD fazem o mesmo que as outras...faz-me lembrar a última moda dos fabricantes e concessionários...

Para não baixarem os preços das autocaravanas...muito simplesmente baixam-lhe a cilindrada passando para o motor de 2000CC e com uns miseros 100CV e mantendo o mesmo comprimento e as mesmas comodidades (e claro o mesmo preço!!!) esquecendo-se :roll: que para moverem aquilo não é o mesmo que ter um motor de 2300CC e 130cv!!!

Desculpem lá a sinceridade, mas por vezes ajudamos mais se dermos uma opinião deste género...
Aleluia Escreveu: só sei dizer que a condução se tornava extremamente enervante.
do que propriamente dizer que è tudo uma maravilha quando na realidade não é...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor danibeja » sábado jul 07, 2012 5:35 pm

andre550 Escreveu:A minha dúvida prende-se só com o motor 1.9 90cv. Segundo a informação que tenho lido, abaixo dos 2.0 100cv o esforço do motor é muito grande, dando origem a diminuição do tempo de vida deste e uma grande despesa de manutenção. Isto aliado aos quase 15 anos da AC deixa-me reticente. Gostaria de ouvir opiniões de companheiros mais experientes.

Boa tarde,

Como para diferentes visões da mesma coisas, existem diferentes interpretações, vou-me cingir às questões....

1º "dando origem a diminuição do tempo de vida deste e uma grande despesa de manutenção", a minha AC tem cerca de 208 000Km (comprei com 180 000KM), não gasta oleo absolutamente nenhum, coloco cinco, tiro cinco litros, e em relação à despesa de manutenção até agora desde fevereiro de 2009 só levou duas peças (alternador e termostato), o alternador porque exagerei nas invenções (minha culpa) e o termostato avariou na posição de aberto, e o motor não aquecia, mas pareceu-me que era de origem portanto 21 anos....... quase da minha idade.
O motor da FIAT 1.9 é extremamente resistente, é o que equipava os Fiat Tempra da Polícia, apelidado de indestrutivel por todos os polícias, e o melhor carro de sempre ao serviço da polícia, podia estar tudo no carro avariado, mas o motor nunca parava....

2º "Isto aliado aos quase 15 anos da AC deixa-me reticente" a idade dos automóveis é dos factores mais importantes, no entanto os autocaravanistas costumam dar importancia aos extras e qualidade das Células - zona habitacional da AC, pois o verdadeiro objectivo é ter boas condições de habitabilidade, no entanto se o veículo automóvel estiver muito "escafiado" é natural que o resto tambem assim esteja e vice versa...

A burstner é uma boa marca de ACs, e a configuração que apresenta é muito boa para quem tem filhos (três camas sempre feitas) e parece-me ter duche separado, se estiver tudo em boas condições é uma boa AC, mas como lhe disse anteriormente, vai ter que meter umas mudanças nas subidas...
Peça para dar uma volta/experimentar a AC, ver se o frigorifico e o boiler funcionam bem, a bomba de água, se tem baterias em bom estado, se tem paineis solares, e muitas outras coisas... se for um Stand qual a garantia ?

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor ahlagos » sábado jul 07, 2012 11:18 pm

Boa noite,
Uma dúvida:
Tal como acontece com automóveis e motos, também há para autocaravanas a categoria de CLÁSSICOS?
Obrigado,
p.s. para bom entendedor ....
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor danibeja » domingo jul 08, 2012 11:24 am

ahlagos Escreveu:Tal como acontece com automóveis e motos, também há para autocaravanas a categoria de CLÁSSICOS?

Boa tarde,

E tambem existe os desportivos (Ferrari, Porche, Aston Martin, etc) e os carros dos "pobres" como os Fiat punto e outros que tais....

Caro companheiro é dificil dizer que esta AC em relação a outras do mesmo ano é má : http://www.standvirtual.com/autocaravan ... ce/W62471/ e este foi o veiculo que o companheiro André550 referiu, portanto devemos julgar veiculos semelhantes... e é obvio que um veiculo com mais de 15 anos não se assemelha a um com menos de 5, mas provávelmente a carteira do companheiro andré permitirá um investimento de cerca de 17 000 Euros e com este valor é muito dificil encontrar um veiculo em bom estado com idade inferior à de autocaravana classica...

Eu estou a insistir nas respostas, porque por vezes parece que o autocaravanismo é só para elites, gente rica, os remediados como eu, parece que aqui não têm lugar...

Em relação a este tópico tenho a acrescentar que no Stand Virtual existem autocaravanas 2.8 jtd mais ou menos ao mesmo preço, no entanto a configuração interior é muito diferente, assim como não tem duche separado, nem os extras que essa trás, etc... é uma questão de opções, optar por uma boa capucine ou um bom motor, são gostos que não se discutem.... eu quando comprei a minha optei pela escolha de uma boa celula pois existiam muitas 2500CC mas em muito mau estado e depenadas ( sem extras nenhuns ), e depois de experimentar verifiquei que a 1.9d tem o mesmo desempenho que a 2.5D, ambas morrem muito a subir.......

Está provado que não é a cilindrada que conta na potencia, não é por o bloco do motor ser maior que vai ter mais força/potencia, hoje em dia existem motores de competição 1.6CC com mais de 600CV, portanto têm mais que um Porche Carrera 4.

Se a potencia em Cavalos for medida à roda, e um motor 2.0CC debitar 100CV, e um motor 2.3CC debitar 100CV, apesar da diferença de cilindrada eles tem exactamente a mesma potencia... ora é obvio que se um motor 2.3 tem mais 30Cv que o outro, o mesmo obrigatóriamente tem que ser mais potente...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor ahlagos » domingo jul 08, 2012 4:22 pm

Boa tarde,
Lamentávelmente, o companheiro Danibeja, não percebeu onde eu queria chegar!
Quem compra um carro ou mota CLÁSSICO, não é para substituir o veículo do "dia a dia" ou para ir percorrer longas distancias. E no entanto são geralmente bem caros!!!!!
O que eu pretendi dizer, é que quando se compra uma autocaravana, tudo depende (célula e motorização) do tipo de utilização que se pretende dar.
Se é só para dar umas voltinhas, do tipo ir de Lagos a Sagres todos os fim de semana para apanhar uns sargos (como eu conheço alguns companheiros), para quê uma grande motorização?
Mas se é, como no meu caso e de muitos companheiros, para em 3 semanas de férias fazer 6.000 ou 7.000 km pela europa, com tiradas/dia de 900 km seguidos, aí a conversa já é outra!
Não é uma questão de ferraris ou de ricos e pobres! É saber exactamente para o que se pretende da autocaravana!
Não é só uma questão de paciência, para quem conduz e [u]especialmente[/u] para quem vai atrás, e não pode ultrapassar o "caracol"!
Também é uma questão de segurança, como tentou explicar o companheiro A748-2, pois quem conduz, sabe que é importantíssimo ter sempre alguma potência disponível!
Assim, é uma questão de bom senso e acima de tudo, [b]do tipo de utilização que se pretende vir a dar ao veículo que se adquire[/b]!
Como eu gosto de CLASSICOS !
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jul 08, 2012 6:11 pm

Boa tarde Danibeja,

danibeja Escreveu:Eu estou a insistir nas respostas, porque por vezes parece que o autocaravanismo é só para elites, gente rica, os remediados como eu, parece que aqui não têm lugar...

Acho que em nenhuma resposta que aqui foi dada por outros ou por mim especialmente, transpareceu este tipo de sentimento, apesar de inicialmente ter tido a cautela de chamar a atenção de não querer melindrar ninguém... pelos vistos não serviu de nada. Tenho pena porque a minha forma de estar aqui no fórum... não é, não será, nem nunca foi elitista...

De qualquer das formas e voltando ao assunto do tópico, o Andre550 já tinha respondido ou pelo menos explicado o motivo da pergunta dele...

Assim como o MFerreira...

MFerreira Escreveu:Também tive uma capucine 1.9/90cv; tinha de a conduzir de acordo com a sua capacidade: mais devagar, utilização frequente da caixa, tentando que não baixasse das 2200 r.p.m.; pode ser frustante a perda de velocidade à mais pequena subida... mas vai lá.
O pior não é o esforço exigido ao motor e a paciência ao condutor, mas o consumo, pois o motor é algo "curto" para autocaravana.

Por acaso nunca tive nenhuma autocaravana com essa motorização, mas na vida por vezes não precisamos de ter...para ser ou saber.

Pelo menos que esta troca de impressões tenha sido útil para o Andre550 comprar ou não a autocaravana porque é para isso que nós estamos aqui... para a entreajuda.

Um abraço e boa compra,

:oops: :oops: Já agora se o Andre550...tiver a carta de pesados ou o Danibeja...faço-lhes uma atençãosinha... :mrgreen: :mrgreen:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 63 visitantes