Boas
Fernando Mestre
Em 1º lugar, benvindo a este fórum.
Alguem me pode ilucidar se por exemplo e no limite do que pretendo, percorrer alguns países da Europa (Ocidental) com uma Camper daquele tipo (VW ou MB), equipada com duche externo e sanita portátil é viável.
Será prático para higiénes diárias e uso diário?
O duche externo, até existe em alguns veiculos de lazer. Agora é um acessório que se pode usar mas com limitações lógicas como :
Estação do ano, local onde estamos (e que serão muito poucos os que terão a capacidade (lógica) de se poder utilizar o dito).
Assim e por este motivo, será uma limitação neste tipo de viatura, porque obrigará a uma grande utilização de parques de campismo.
Quanto a uma AV será diferente, visto já ter o duche interno (independentemente de que todos os tipos de AC's ou AV's também permitem tomar banho externamente, tenham ou não o terminal próprio

).
Julgo que com uma filha de dois anos e meio e com intenções de sair no outono e inverno, será de facto conveniente começar por uma AC.
Não obrigatóriamente. Uma AV também permite fazer exactamente o mesmo.
Agora se se pretender + espaço é outra coisa. Se fôr para + de 3/4 pessoas torna-se complicado.
Agora o Vitor também já pode comparar uma e outra (e deixou aqui a sua ligeira opinião), eu também posso dizer que tenho saudades da minha AV, essencialmente por causa da circulação/estacionamento.
Fazer/desfazer uma cama? é tudo uma questão de prática e até é rápido. Nesta actividade em que se procura descontrair, não será o problema da cama que fará o "stress".

Falo por mim.
Saudações rolantes
Um dia quem sabe se não retornarei à AV?