por Fernando Dias Silva » quinta ago 18, 2011 10:39 am
Boas
O que os outros pensam de nós?
Pela minha experiência no autocaravanismo, já lá vão 24 anos, acredito que nós os ACs somos vistos de muitas formas e feitios por todos os outros que não o são. É mais que tempo de abordar esta questão, porque todos nós somos: primeiro condutores, depois, autocaravanistas. Já ouvi alguém dizer que devido ao facto de muitos ACs se comportarem de forma errada e não darem o exemplo daquilo que é ser um bom AC itinerante, deixa de ser AC. Eu não penso assim, pois cada um deve ser responsabilizado pelos seus atos, e como eu não pratico auto-campismo onde não é permitido, estou à vontade para sensibilizar os outros, desde que eles queiram.
Então o que pensam de nós?
- Muitas pessoas com quem eu falei e falo, associam logo à partida AC com férias, férias com campismo, bem estar onde a ilusão de uma churrascada com todo o tipo de material pode ser feita em qualquer local público. Esta mentalidade de campista é tradicional portuguesa. Ainda há poucos anos as autoridades lutavam contra o campismo selvagem massivo, em que não se ligavam a quaisquer regras. Maior parte das vezes quem compra uma AC, passou por tenda, por caravana, em que frequentava parques de campismo e logo ganhou práticas campistas, onde com a nova aquisição não vai entender logo de início que vai precisar de abdicar dessas práticas quando se encontra em locais onde não o pode fazer. As pessoas olham para uma AC e… que ricas férias.
- Há também aqueles que associam AC a WC, banhos etc… como se a AC tenha de andar constantemente encostada a WCs. Já contei inúmeras vezes por onde passei, em que os residentes nos empurram para locais onde existem esses apoios, mas esquecem-se que as nossas meninas já os possuem. Agradecemos do fundo do coração a informação, mas nada de empurrarem. Páram os automóveis, os autocarros e logo um canto, uma árvore e mesmo ao lado das ACs, vão servir para fazer o frete. Já vi de tudo, sem vergonhas, mesmo à nossa frente. Então? Ninguém informa estes? Eles depois de uns breves instantes vão embora e quem paga é o AC.
- O lixo é constantemente referido. Eu tenho balde do lixo e os desperdícios são encaminhados para os contentores respectivos. Se a quantidade de lixo aumenta, os contentores têm de aumentar a sua capacidade de recolha. Pois, é fácil dizer que o lixo se acomula quando não foi previsto a capacidade de recolha adequada e quando a recolha não é feita com a cadência certa. Acho que normalmente os ACs são como eu, e por todo o lado onde tenho andado, não tenho grandes razões de queixa, pelo contrário, reparo que o local fica mais limpo. Quanto ao lixo deixado pelos outros (não ACs) tenho exemplos incontáveis, então pela malta mais nova é de bradar aos céus. Até o vento está contra nós, é que o lixo voador teima em aterrar nas nossas ACs. O lixo aumenta no Verão, e as pessoas de automóvel, não aumentam? Há essas estão de férias até para fazerem lixo.
- Quando uma AC está devidamente estacionada num parque de estacionamento, os outros logo pensam - “campismo”. Pode ser uma só num universo de tantos automóveis, mas os olhos viram-se logo para aquele veículo maior do que os outros. Ainda há os que vão inspeccionar se está bem estacionada, e esquecem-se que maior parte dos lugares não foram adequados para este tipo de veículos o que se tornam pequenos demais até para os automóveis maiores quanto mais para as ACs. Há muitos sítios onde o pessoal responsável pelas pinturas no pavimento deve ter medidas de carrinhos de choque, onde depois de pintados os lugares de estacionamento não se consegue abrir as portas para sair do automóvel. Enfim, devem ter palas nos olhos. Como consequência, vê-se frequentemente uma AC a ocupar mais do que um lugar. De quem é a culpa? Se calhar do proprietário de um qualquer Mercedes, BMW, etc, que também tem de ocupar dois lugares, pois o raio do carro cresceu tanto que não cabe num só lugar. Pois, mas os outros vêm que só a AC está mal estacionada.
- Os invejosos. Esses sim são um problema, olham para nós com tal inveja, que para eles éramos corridos à vassourada. - “…estes gajos vêm para aqui e pensam que é tudo deles…”. Pois, mas esquecem-se que somos nós os ACs que frequentamos muitos locais durante todo o ano, e esses senhores de meia leca só aparecem no verão, e julgam que o lugar lhes pertence e se não estivéssemos lá o lugar lhes estava guardado e destinado. Pura ignorância. As localidades não vivem só de verão e maioritariamente das vezes no Outono, Inverno e Primavera, só se vêm ACs onde os outros têm 95% dos parques de estacionamento livres mas não aparecem.
- Também há aqueles que pura e simplesmente não se interessam por nada, isto é, só prejudicam sem saberem aquilo que as ACs podem representar para a sua localidade. São os autarcas, sim senhor. Estive por os não incluir aqui, mas como há tantos bons exemplos de mal gestão, seria desonesto não os referir. Todos nós sabemos que há aqueles que pensam bem de nós, acham que somos realmente uma forma de turismo que acrescenta valor à sua localidade e para nos receberem bem, devido à especificidade das nossas meninas, preocupam-se em criar infra-estruturas capazes de satisfazer as necessidades de qualquer AC, e ficarem sempre no nosso coração e com vontade de voltar. Quanto aos outros, é só reler este último parágrafo acrescido sempre de um “não” antes dos verbos. Não digam que vão resolver as questões, quando estas já levam anos sem serem resolvidas. Digam claramente nos média e se tiverem coragem se nos querem lá ou não. Coloquem uma tarja bem grande na entrada das vossas localidades a dizer - “Os Acs não são bem-vindos” - que logo todos os companheiros dão meia volta e vão para outras localidades onde são bem acolhidos.
- Ora bem, nem todos são negativos, pois há os outros, em que a sua curiosidade e o pensamento - “Quem me dera ter uma AC” - os levam a se interessarem por este tipo de turismo, nos respeitam e interagem muito positivamente connosco.
Considero que a nossa imagem deve ser dada e criada por nós mesmos, de uma forma positiva dentro das regras estipuladas por lei. Há pensamentos e opiniões de outros que dificilmente se vão alterar, sobretudo quando falam em “praga”, mas temos de agir de acordo com o que está correto, porque só assim provamos que o autocaravanismo é um turismo em que todos os outros podem acreditar e sem receios. E caro companheiro, se não sabe fica a saber, para atingirmos aquilo que queremos que os outros devem pensar de nós positivamente, só o vamos conseguir unindo-nos, interagindo uns com os outros e acreditar que somos capazes de ser uns verdadeiros Autocaravanistas Itinerantes.
Isto é o que os outros pensam de nós.
Enquanto há vida, há esperança.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.