O que os "outros" pensam de nós?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

O que os "outros" pensam de nós?

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta ago 18, 2011 10:39 am

Boas

O que os outros pensam de nós?

Pela minha experiência no autocaravanismo, já lá vão 24 anos, acredito que nós os ACs somos vistos de muitas formas e feitios por todos os outros que não o são. É mais que tempo de abordar esta questão, porque todos nós somos: primeiro condutores, depois, autocaravanistas. Já ouvi alguém dizer que devido ao facto de muitos ACs se comportarem de forma errada e não darem o exemplo daquilo que é ser um bom AC itinerante, deixa de ser AC. Eu não penso assim, pois cada um deve ser responsabilizado pelos seus atos, e como eu não pratico auto-campismo onde não é permitido, estou à vontade para sensibilizar os outros, desde que eles queiram.

Então o que pensam de nós?

- Muitas pessoas com quem eu falei e falo, associam logo à partida AC com férias, férias com campismo, bem estar onde a ilusão de uma churrascada com todo o tipo de material pode ser feita em qualquer local público. Esta mentalidade de campista é tradicional portuguesa. Ainda há poucos anos as autoridades lutavam contra o campismo selvagem massivo, em que não se ligavam a quaisquer regras. Maior parte das vezes quem compra uma AC, passou por tenda, por caravana, em que frequentava parques de campismo e logo ganhou práticas campistas, onde com a nova aquisição não vai entender logo de início que vai precisar de abdicar dessas práticas quando se encontra em locais onde não o pode fazer. As pessoas olham para uma AC e… que ricas férias.

- Há também aqueles que associam AC a WC, banhos etc… como se a AC tenha de andar constantemente encostada a WCs. Já contei inúmeras vezes por onde passei, em que os residentes nos empurram para locais onde existem esses apoios, mas esquecem-se que as nossas meninas já os possuem. Agradecemos do fundo do coração a informação, mas nada de empurrarem. Páram os automóveis, os autocarros e logo um canto, uma árvore e mesmo ao lado das ACs, vão servir para fazer o frete. Já vi de tudo, sem vergonhas, mesmo à nossa frente. Então? Ninguém informa estes? Eles depois de uns breves instantes vão embora e quem paga é o AC.

- O lixo é constantemente referido. Eu tenho balde do lixo e os desperdícios são encaminhados para os contentores respectivos. Se a quantidade de lixo aumenta, os contentores têm de aumentar a sua capacidade de recolha. Pois, é fácil dizer que o lixo se acomula quando não foi previsto a capacidade de recolha adequada e quando a recolha não é feita com a cadência certa. Acho que normalmente os ACs são como eu, e por todo o lado onde tenho andado, não tenho grandes razões de queixa, pelo contrário, reparo que o local fica mais limpo. Quanto ao lixo deixado pelos outros (não ACs) tenho exemplos incontáveis, então pela malta mais nova é de bradar aos céus. Até o vento está contra nós, é que o lixo voador teima em aterrar nas nossas ACs. O lixo aumenta no Verão, e as pessoas de automóvel, não aumentam? Há essas estão de férias até para fazerem lixo.

- Quando uma AC está devidamente estacionada num parque de estacionamento, os outros logo pensam - “campismo”. Pode ser uma só num universo de tantos automóveis, mas os olhos viram-se logo para aquele veículo maior do que os outros. Ainda há os que vão inspeccionar se está bem estacionada, e esquecem-se que maior parte dos lugares não foram adequados para este tipo de veículos o que se tornam pequenos demais até para os automóveis maiores quanto mais para as ACs. Há muitos sítios onde o pessoal responsável pelas pinturas no pavimento deve ter medidas de carrinhos de choque, onde depois de pintados os lugares de estacionamento não se consegue abrir as portas para sair do automóvel. Enfim, devem ter palas nos olhos. Como consequência, vê-se frequentemente uma AC a ocupar mais do que um lugar. De quem é a culpa? Se calhar do proprietário de um qualquer Mercedes, BMW, etc, que também tem de ocupar dois lugares, pois o raio do carro cresceu tanto que não cabe num só lugar. Pois, mas os outros vêm que só a AC está mal estacionada.

- Os invejosos. Esses sim são um problema, olham para nós com tal inveja, que para eles éramos corridos à vassourada. - “…estes gajos vêm para aqui e pensam que é tudo deles…”. Pois, mas esquecem-se que somos nós os ACs que frequentamos muitos locais durante todo o ano, e esses senhores de meia leca só aparecem no verão, e julgam que o lugar lhes pertence e se não estivéssemos lá o lugar lhes estava guardado e destinado. Pura ignorância. As localidades não vivem só de verão e maioritariamente das vezes no Outono, Inverno e Primavera, só se vêm ACs onde os outros têm 95% dos parques de estacionamento livres mas não aparecem.

- Também há aqueles que pura e simplesmente não se interessam por nada, isto é, só prejudicam sem saberem aquilo que as ACs podem representar para a sua localidade. São os autarcas, sim senhor. Estive por os não incluir aqui, mas como há tantos bons exemplos de mal gestão, seria desonesto não os referir. Todos nós sabemos que há aqueles que pensam bem de nós, acham que somos realmente uma forma de turismo que acrescenta valor à sua localidade e para nos receberem bem, devido à especificidade das nossas meninas, preocupam-se em criar infra-estruturas capazes de satisfazer as necessidades de qualquer AC, e ficarem sempre no nosso coração e com vontade de voltar. Quanto aos outros, é só reler este último parágrafo acrescido sempre de um “não” antes dos verbos. Não digam que vão resolver as questões, quando estas já levam anos sem serem resolvidas. Digam claramente nos média e se tiverem coragem se nos querem lá ou não. Coloquem uma tarja bem grande na entrada das vossas localidades a dizer - “Os Acs não são bem-vindos” - que logo todos os companheiros dão meia volta e vão para outras localidades onde são bem acolhidos.

- Ora bem, nem todos são negativos, pois há os outros, em que a sua curiosidade e o pensamento - “Quem me dera ter uma AC” - os levam a se interessarem por este tipo de turismo, nos respeitam e interagem muito positivamente connosco.

Considero que a nossa imagem deve ser dada e criada por nós mesmos, de uma forma positiva dentro das regras estipuladas por lei. Há pensamentos e opiniões de outros que dificilmente se vão alterar, sobretudo quando falam em “praga”, mas temos de agir de acordo com o que está correto, porque só assim provamos que o autocaravanismo é um turismo em que todos os outros podem acreditar e sem receios. E caro companheiro, se não sabe fica a saber, para atingirmos aquilo que queremos que os outros devem pensar de nós positivamente, só o vamos conseguir unindo-nos, interagindo uns com os outros e acreditar que somos capazes de ser uns verdadeiros Autocaravanistas Itinerantes.

Isto é o que os outros pensam de nós.

Enquanto há vida, há esperança.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor edurana » quinta ago 18, 2011 1:06 pm

Companheiro Fernando:
100% de acordo. Eu tambem sou a favor do respeito pelo local que nos está a receber. Mas sou frontalmente contra companheiros que até dizem bem haja a um autarca, que sem poder para tal me corta a liberdade de eu poder circular e estacionar nos locais proprios. Sou sim a favor de multas pesadissimas para os auto-campistas. É aqui que nos podiamos unir, solicitar ás autarquias que em vez de nos cortar a liberdade, actue perante aqueles que não respeitem o local em que se encontram,
Cpts
edurana

Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am

Mensagempor Ana Boialvo » quinta ago 18, 2011 9:54 pm

Totalmente de acordo com o que aqui foi dito pelos companheiros Fernando Dias da Silva e edurema.

Saudações autocaravanistas.

Ana Boialvo
Ana Boialvo

Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm

Mensagempor Paulo » sexta ago 19, 2011 8:36 am

Fernando,

A visão está clara e, pelo que conhecemos, muito aproximada à realidade.

Há que definir estratégias para limar os pontos negatios, pois esses são verdadeiros quebra-cabeças...

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor txinho » sexta ago 19, 2011 8:40 am

Subscrevo inteiramente as afirmações feitas pelos companheiros, e se tentassemos unir de forma a conseguir elaborar um abaixo-assinado com um numero razoavel de assinaturas de forma a demonstrar ás autarquias que os bons cumpridores são muitos e querem inverter a situação dos maus :roll:.
Isto claro sem querer passar por cima dos clubes, associações ou federações 8) .
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

AC

Mensagempor psalreta » sexta ago 19, 2011 2:18 pm

Boas. Existe uma ignorância muito grande sobre o que na realidade é o autocaravanismo. Na minha opinião, e já o disse várias vezes neste forum, primeiro é necessário informar todos os utilizadores de autocaravanas das regras a cumprir quando não se está num parque de campismo. Distribuir folhetos nos locais onde se costumam juntar autocaravanas é um exemplo, divulgar nas redes sociais é outro ( é necessário saír do ambito deste e de outros foruns, pois aqui as pessoas estão informadas, lá fora é que não), uma publicidade positiva junto dos nossos amigos e familiares e, muito importante, utilizar a comunicação social para divulgar o autocaravanismo responsável, ou seja o inverso do que se tem passado até agora, onde apenas se mostram as más práticas.
Obviamente que todos nós individualmente temos um papel importante, mas os clubes, associações e federaçao devem começar quanto antes a implementar medidas, pois cada vez mais se vê "publicidade" negativa.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Autocaravanas em Odemira

Mensagempor psalreta » sexta ago 19, 2011 2:39 pm

Por exemplo, escrevi um email à Camara Municipal de Odemira onde demonstrei o meu descontentamento pela forma como os autocaravanistas estão a ser tratados neste concelho. Expliquei as diferenças entre campismo, caravanismo e autocaravanismo, o que são as boas e as más práticas, as mais valias do autocaravanismo, o que se espera de uma autarquia, etc., ofereci até ajuda para o tema em questão. Responderam-me o seguinte:

"Bom dia, Exmº Sr.
Agradeço a sua resposta, que vou remeter à consideração superior, conforme procedimento habital na Autarquia.
De fato, trata-se de uma questão sensível para os vários intervenientes, pelo que a situação deverá ser objeto de uma análise mais profunda. Nesta sequência, peço-lhe algum tempo para uma reflexão, dando-lhe uma resposta mais tarde.

Com os melhores cumprimentos
Sandra Estanqueiro."

Não sei se esta resposta vai alguma vez chegar... Mas se não fizermos nada...
Cumprimentos.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Mensagempor Fernando Dias Silva » sexta ago 19, 2011 3:31 pm

Boas

Estive atento ao que os companheiros foram escrevendo depois do meu artigo de opinião "O que os "outros pensam de nós" e realmente dá para perceber onde eu queria chegar - que ideias é que temos quanto ao que os outros podem pensar de nós. A conclusão é mais que evidente que apesar de pensamentos que dificilmente vão mudar, nós os ACs temos a consciência que somos todos responsáveis pela imagem que damos aos outros. Aí caímos naquilo que todos vamos pensando - uns com poder pura e simplesmente se estão borrifando para nós e em consequência para as suas próprias localidades e para os seus munícipes. Se não ganham a "praga" de ACs, também perdem mais pessoas, mais turismo, mais investimento, mais reconhecimento e sobretudo mais dinheiro.
Também acredito e sou a favor na mudança de mentalidades entre nós, para todos seguirem o caminho certo.
O "Grupo AuToCaRaVaNiStA" já há muito tempo que faz uma ação pedagógica. Os resultados são bastante positivos, mas... há sempre um novo auto-campista. Quando verificamos que as regras não estão a ser cumpridas, entramos em diálogo, e entregamos o folheto informativo das regras. Se o diálogo não for possível por ausência do proprietário, colocamos as regras no vidro.
Só aceita quem for um verdadeiro ACs Itinerante.
Não digo, como muitos pensam (incluo um grande número de companheiros radicais) que ACs com mesas, cadeiras e fogareiro cá fora deviam ir para parque de campismo. Já referi à muito tempo atrás que há locais denominados por Parques de Merendas onde são permitidos (foi para isso que os fizeram - muitos com churrasqueiras) os utensílios para um bom almoço, merenda ou jantar, independentemente se vou de automóvel, bicicleta, autocaravana, camião ou de burro. Há concerteza muito companheiro distraído, e já ouvi muitas vezes comentários radicalistas destes mesmos radicais ao ponto de acusarem quem está em espaços que foram criados para o efeito.

Companheiro psalreta a autarquia de Odemira vai querer tempo para pensar, pois, pura mentira. Veja o território sob sua jurisdição e repare o que têm feito pelos ACs. Nada. Ou melhor, escorraçam-nos. O que eles pensam já todos nós sabemos. Não têm coragem de colocar a tal tarja. Pena não aproveitarem a matéria prima (ACs) porque outros têm de se publicitar para terem essa mesma matéria prima.

Quando os "outros" pensarem nas razões que levam os ACs a escolherem umas localidades em detrimento de outras, talvez cheguem a conclusões surpreendentes.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor RicSimoes » sexta ago 19, 2011 8:41 pm

Companheiro Fernado Dias da Silva,

subcrevo todo o seu EXCELENTE texto "O que os outros pensam de nós?", dando-lhe desde já os meus parabéns pela iniciativa,

Mas e como existe sempre um mas, permita-me que lhe alerte para a sguinte frase:

"Esta mentalidade de campista é tradicional portuguesa."

Pelo que tenho visto por esse Portugal fora os grandes Churrasqueiros (autocampistas) são os Estrangeiros, não digo que os Portugueses não o façam, mas, em muito menor numero... e provavelmente estamos a pagar por actos que vêm de fora... Companheiros, pensem nisto!!!
O mesmo se passa em relação aos toldos, mesas, cadeiras e estendais, é raro ver um estrangeiro que não faça isso fora das zonas apropriadas para o efeito e para isso basta dar uma voltinha pela costa em qualquer zona do País.
O mal interior (AC Portugueses) é mais fácil de resolver através do dialogo e da sensibilização para actos de um bom autocaravanista agora o mal que vem de fora, esse é IMPOSSIVEL!

Companheiro Psalreta a resposta que o municipio de Odemira lhe deu foi uma RESPOSTA TIPO. Serve para qualquer assunto e delicadamente despacha o problema.É pena mas são as autarquias que temos.

Um forte abraço

RicSimoes
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor luis.sousa.6 » sábado ago 20, 2011 8:09 pm

Numa revista dedicada ao autocaravanismo Francesa, vi um artigo onde aparecia uma foto da uma Ac estacionada na berma de um caminho e com um casal muito descontraidamente sentado numas cadeiras de praia fora da Ac. Acho que a recém criada federação, junto com as congéneres de outros países deveria fazer um trabalho de articulação de "politicas" e posições para que se fale a uma voz só, porque, segundo pude constatar nada se opunha a esta prática.

Mas esta é só uma ideia minha que nem Ac tenho (AINDA).
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado ago 20, 2011 10:06 pm

Na Noruega pode-se colocar a cadeira, a mesa, até uma tenda fora do veículo, fazer pic-nic, churrascada, ou acampar, desde que esteja a mais de 150 metros de qualquer estrutura ou infra-estrutura humana (casas, estradas alcatroadas, etc.). Ou se naquele espaço natural não estiver afixada qualquer limitação ou proibição.
Este tipo de actividade «campista liberal» é muito comum nas montanhas e florestas, sobretudo associado às caminhadas, as quais constituem um verdadeiro vício nacional, e também às pescarias. Muitas vezes são utilizadas autocaravanas como veículo de apoio.
Isto é, os noruegueses, povo não menos civilizado que os portugueses (esqueçam o Anders Bering Breivik...) não são aparentemente tão legalmente "fundamentalistas" como nós.
Significa isto que o modelo norueguês é aplicável a Portugal? Provavelmente não, imaginem o que seria dar rédea solta ao nosso povo... Na Noruega será muito difícil encontrar uma beata no chão depois de lá passar toda aquela gente.
Mas faço esta pequena chamada de atenção só para dar a cada coisa a sua verdadeira dimensão.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Fernando Dias Silva » segunda ago 22, 2011 9:48 am

RicSimoes Escreveu:Companheiro Fernado Dias da Silva,

subcrevo todo o seu EXCELENTE texto "O que os outros pensam de nós?", dando-lhe desde já os meus parabéns pela iniciativa,

Mas e como existe sempre um mas, permita-me que lhe alerte para a sguinte frase:

"Esta mentalidade de campista é tradicional portuguesa."

Pelo que tenho visto por esse Portugal fora os grandes Churrasqueiros (autocampistas) são os Estrangeiros, não digo que os Portugueses não o façam, mas, em muito menor numero... e provavelmente estamos a pagar por actos que vêm de fora... Companheiros, pensem nisto!!!
O mesmo se passa em relação aos toldos, mesas, cadeiras e estendais, é raro ver um estrangeiro que não faça isso fora das zonas apropriadas para o efeito e para isso basta dar uma voltinha pela costa em qualquer zona do País.
O mal interior (AC Portugueses) é mais fácil de resolver através do dialogo e da sensibilização para actos de um bom autocaravanista agora o mal que vem de fora, esse é IMPOSSIVEL!

Um forte abraço

RicSimoes

Boas

Ora aqui está, excelente visão, ao colocarmo-nos na posição daqueles que olham para nós, temos a questão que "nós" também somos em parte um problema estrangeiro, porque a nossa reputação passa pelas atitudes que os estrangeiros têm.
Mas será que os outros pensam da mesma maneira quando se é AC estrangeira ou portuguesa? Definitivamente, não.
Se repararem no que acontece no verão em muitas localidades chamadas turísticas em que a afluência de ACs portuguesas é maior, pois, aqueles que mandam pensam logo que é hora de escorraçar, enquanto nas outras estações do ano o portuga está a trabalhar e os estrangeiros, mesmo em transgressão são bem vindos. É mesmo, os média lá para o Outono dizem que o AC é uma forma excelente dos estrangeiros passarem o Inverno, com menos rigor do que nos seus países de origem, mas, vem o começo do verão e os coitados dos portugueses começam a levar por tabela com interdições.
Então também não temos o mesmo direito, mesmo sem transgredir-mos? Não, não temos, porque o tal estrangeiro, um dia, vai embora e as restrições ficam.
O que fazer? Nada é impossível. Que eu saiba Portugal ainda é dos portugueses, e a barreira que nos pode separar é a língua, mas os bons comportamentos para um AC itinerante são bem compreendidos mesmo pelos estrangeiros. Experimentem com cuidado e vão ver qual é a aceitação. Também os há que são bons ACs itinerantes.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta ago 25, 2011 8:36 am

Boas

Continuando a divagar sobre "O que os outros pensam de nós?", também cheguei à conclusão que há sempre alguém, quiçá muita gente, que ao olhar para nós, os ACs, logo pestanejam mais do que muitas vezes e não conseguem estar calados ao ponto de sussurrerem entre dentes - "...com esta crise ainda há pessoas cheias de sorte, e estes gajos para aqui a exibirem-se; que rica vida...".
Pois, o AC quer queira quer não, é objecto de cobiça, ou melhor, é rotulado de "riquinho" que não tem mais nada para fazer. Mas, os outros esquecem-se que é preciso gostar muito de AC para se investir muito dinheiro na aquisição das nossas meninas, e claro está, se temos ACs é para usá-las e quando podemos quem é que fica em casa?
Quando há a possibilidade de conversa com os outros, e depois de colocação dos pontos de vista na dita conversa, a conclusão é sempre a mesma - os outros também queriam ter uma AC. É que à medida que nós vamos expondo o que nos leva estar ali, as razões da nossa fidelidade ao AC, os outros compreendem que se tivessem do lado de cá seriam iguais a nós.
E então? Gostavam de ser rotulados de "riquinhos"?

Pena que há muitos "outros" que desconhecem por completo o amor que temos ao AC, e querem continuar a desconhecer.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Mensagempor psalreta » quinta ago 25, 2011 10:33 pm

Fernando Dias Silva Escreveu:Boas

Continuando a divagar sobre "O que os outros pensam de nós?", também cheguei à conclusão que há sempre alguém, quiçá muita gente, que ao olhar para nós, os ACs, logo pestanejam mais do que muitas vezes e não conseguem estar calados ao ponto de sussurrerem entre dentes - "...com esta crise ainda há pessoas cheias de sorte, e estes gajos para aqui a exibirem-se; que rica vida...".
Pois, o AC quer queira quer não, é objecto de cobiça, ou melhor, é rotulado de "riquinho" que não tem mais nada para fazer. Mas, os outros esquecem-se que é preciso gostar muito de AC para se investir muito dinheiro na aquisição das nossas meninas, e claro está, se temos ACs é para usá-las e quando podemos quem é que fica em casa?
Quando há a possibilidade de conversa com os outros, e depois de colocação dos pontos de vista na dita conversa, a conclusão é sempre a mesma - os outros também queriam ter uma AC. É que à medida que nós vamos expondo o que nos leva estar ali, as razões da nossa fidelidade ao AC, os outros compreendem que se tivessem do lado de cá seriam iguais a nós.
E então? Gostavam de ser rotulados de "riquinhos"?

Pena que há muitos "outros" que desconhecem por completo o amor que temos ao AC, e querem continuar a desconhecer.

Cumprimentos

Á conta dessa "dor de cotovelo" tenho uma vizinha que de 15 em 15 dias faz cartas e emails para a polícia municipal a queixar-se que está uma "CARAVANA" estacionada na rua dela, um abuso, e que devia estar era num parque de campismo! :roll:
O que muitos se esquecem é dos sacrificios que muitos de nós fazemos por esta paixão e o que trabalhamos para a ter! Não tenho mais nenhum "vicio", provavelmente quem se queixa e nos acusa de "riquinhos" gasta mais por exemplo em tabaco p/ mês do que eu gasto com a AC a passear!
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Mensagempor Paulo » quinta ago 25, 2011 10:40 pm

Caro Fernando, e restantes participantes,

Estamos numa fase em que é necessário direccionar as atenções e a estratégia para a imagem associada ao autocaravanismo. É necessário mostrar a verdadeira realidade, educar e fiscalizar os desvios.

Os municípios ao ignorarem o autocaravanismo, isto é, ao não criarem condições simples e REGRAS, não estão a desincentivar o mesmo, mas apenas a protelar decisões e a adiar aquilo que deve ser feito, que já conhecem, e sabem,que se pratica na Europa.

Já agora deixo-vos este link:

http://www.abc.es/20110823/motor-report ... 31127.html

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes