Furto de Catalisador Fiat Ducato

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Furto de Catalisador Fiat Ducato

Mensagempor zelsa » domingo set 23, 2012 10:16 am

Olá companheiros, sou leitor assíduo do forum, e nunca me prenunciei, no entanto faço a minha estreia para vos informar e alertar de que fui vitima de furto, na minha Autocaravana, não no interior mas no exterior.
Furtaram-me o CATALISADOR, da AC, que se encontra antes da panela de escape, uma vez que as nossas carrinhas são altas, foi fácil para os amigos do alheio se colocarem por baixo e com uma chave de bocas desapertaram as três porcas que ligam o catalisador ao motor, depois com uma faca cortaram os apoios de borracha, e em seguida desapertaram a braçadeira que liga à panela de escape, deve ter sido coisa para uns 10 minutos, feito com calma, para não fazerem muito ruído, ainda tiveram a lata de deixarem no local as três porcas.
Como não tenho garagem a nossa menina dorme ao relento na rua, em frente a casa, na zona de Carcavelos e como costumo colocá-la assiduamente a trabalhar, qual não é o meu espanto quando ao dar à chave era barulho por todo o lado, estava com escape livre.
Abreviando a história, catalisadores na concorrência não há, ir a uma sucata nem pensar se-calhar ainda comprava o meu de volta e isso é alimentar o negócio dos larápios, é um modelo segundo dizem recente, Fiat Ducato 2300, 130CV de 2008, tive que ir directamente à Fiat do Cacém, factura final 801.50€, foram atenciosos apesar de ter demorado 4 dias a vir a peça, por fim soldaram as porcas para evitar que volte a acontecer, espero bem que não se repita.
Nestas andanças fiquei a saber que na zona da cascais tem sido costume, a PSP (quando apresentei queixa)informou-me que já têm várias queixas do género quer seja em Autocaravanas quer em Fiat Ducato normais, na Oficina tinham conhecimento de pelo menos 8 casos.
Caros companheiros deixo aqui um relato do meu azar para que não vos aconteça igual, soldem o catalisador.
O que não nos mata torna-nos mais fortes.
zelsa

Registado: terça nov 03, 2009 9:16 pm

Re: Furto de Catalisador Fiat Ducato

Mensagempor calexandre » domingo set 23, 2012 1:01 pm

Bem vindo ao forum, companheiro.

Lamento pelo sucedido, mas um grande obrigado pela informação dada.

Cumps.
Carlos Alexandre
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

Mensagempor João Morgado » domingo set 23, 2012 1:16 pm

Olá Zelsa

Seja bem-vindo ao fórum e lamento o que lhe aconteceu, agradecendo desde já a sua informação que é útil a todos os autocaravanistas.
Aproveito para lhe pedir que faça sua apresentação mais de acordo com as "Regras do Fórum" que se encontram no cimo da página, logo abaixo do título do post.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Aleluia » domingo set 23, 2012 1:46 pm

Bom dia companheiro Zelsa.
A colocação do seu post, no local de APRESENTAÇÕES, é capaz de não ser o local mais correcto.
Aqui, será sim para a sua apresentação aos companheiros do Forum, que não chegou a ser feita.
Já agora, aconselho a seguir o conselho do nosso companheiro João Morgado.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor fluis » segunda set 24, 2012 12:55 pm

Boa tarde,

Dado a importância deste alerta aqui deixado pelo companheiro Zelsa, o tópico original foi separado e dois e movido esta parte para esta secção. O restante do tópico ficou nas apresentações em: viewtopic.php?f=20&t=5951
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor salome dias » terça set 25, 2012 1:03 pm

ola Zelsa

comigo aconteceu precisamente o mm na zona de sassoeiros e tb as porcas ficaram no chao. pus a ac a trabalhar e parecia uma traineira. tb a arranjei na fiat de alfragide mas participei ao seguro.
tanto na psp como na fiat me disseram que tem acontecido com frequencia.
o modelo e fiat ducato 3000, 157 cv de 2010.

espero q nao se torne a repetir.
(Hymer SL 614)

saudações
salome dias
salome e Cª, Lda
(Hymer C-CL 662)
salome dias

Registado: quinta jun 12, 2008 9:59 am

Mensagempor zelsa » quarta set 26, 2012 2:03 pm

Pois é companheiros, além da chatice e do gasto extra, senti uma revolta enorme :evil: , após alguma pesquisa na net, parece que este tipo de furtos é prática comum no Brasil, e ao que parece é para destruir o Catalisador e retirar as pequenas particulas de platina que estão no interior.
Pesquisei ainda no OLX para ver se andava por ai alguém a vender Catalisadores, e se lá forem, lá está, não a venda, mas a compra massiva e segundo anunciam, pagam bem. :twisted:
Apresentamos queixa na PSP, porque espero que venham a apanhar os larápios, e quantas mais queixas houver melhor, nem que seja para aumentar o policiamento na zona dos furtos.
Mais uma vez aconselho que soldem os parafusos do catalisador.

Zelsa
O que não nos mata torna-nos mais fortes.
zelsa

Registado: terça nov 03, 2009 9:16 pm

Mensagempor C.Cativo » quinta set 27, 2012 7:13 am

Bom dia.
São, informações tristes, mas sempre úteis.
Bem vindo.
Boas viagens.

C.Cativo
C.Cativo

Registado: terça jul 20, 2010 9:13 am

Mensagempor Napoleão e Josefina » sexta set 28, 2012 11:18 am

A Escapes do Areeiro também faz montagem de catalisadores e por bom preço.
Napoleão e Josefina

Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm

Mensagempor Aleluia » sexta set 28, 2012 5:02 pm

Boas , companheiros.
Já tinha sido alertado para esta situação, mas com as novas descrições dos companheiros, já combinei com a oficina, para a semana que vem, ir dar uns pingos de solda, nas porcas do catalisador da AC.
Mais vale prevenir que remediar.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor alexandrechora » sábado set 29, 2012 10:14 pm

Boas

Atenção que é aconselhavel para não dizer fundamental, que antes de proceder á soldadura na AC, desligar o negativo das baterias tanto do motor como das baterias da célula, caso estas partilhem a mesma massa com a bateria do motor.

O risco de não proceder este procedimento é enorme, a titulo de exemplo, pode desde afectar a saude das baterias até avariar os circuitos electronicos da AC, como é o caso da centralina....

Cumps

Alexandre.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Aleluia » sábado set 29, 2012 11:14 pm

Obrigado pela informação, companheiro Alexandre.

Cumprimentos rolantes,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor mirsa » domingo mar 03, 2013 1:13 am

Boa noite companheiros,

Apesar de já ter sido há algum tempo gostaria de aqui deixar registado que também eu fui vítima do furto do catalisador da minha AC.
Foi em Novembro, na altura em que me registei aqui no fórum mas como fiquei à espera da licença para publicar entretanto esqueci-me de responder a este tópico.
Na verdade eu tinha visto este tópico há poucos dias mas ainda não tinha tido tempo de tomar as precauções necessárias para evitar que me acontecesse o mesmo.
Por isso aconselho a que não percam tempo nenhum porque pode sair muito caro.
No meu caso a AC estava estacionada em Paço de Arcos, parece que é coisa mesmo aqui da zona.
Sondei preços em vários sítios e acabei por por um catalisador novo nos auto escapes de queluz e amadora por 350€, com tudo incluído.
Espero que não aconteça a mais ninguém!
mirsa

Registado: quarta nov 07, 2012 2:01 pm

Mensagempor Aleluia » domingo mar 03, 2013 9:43 pm

Boa noite, companheiro mirsa.
Faço votos para que lhe tenham posto um pingo de solda nas porcas do catalisador, se não um dia destes volta a acontecer-lhe o mesmo.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor mirsa » quinta mar 07, 2013 11:43 am

Sim, eu pedi expressamente para me soldarem o catalisador de modo a que não pudesse voltar a acontecer o mesmo.
A propósito, quando li a recomendação do companheiro alexandre chora achei que fazia todo o sentido mas acabei por não a seguir quando reparei na oficina que executavam soldadoras em todos os carros sem ter esse cuidado (e também porque a minha bateria é de difícil acesso).
Cumprimentos.
mirsa

Registado: quarta nov 07, 2012 2:01 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 66 visitantes