OS AUTOCARAVANISTAS SOFREM!!!!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Lucas DaSilva » quarta jan 26, 2011 10:53 pm

Saudações autocaravanistas!

O sofrimento humano é um problema inerente à vida e é algo que assume uma dimensão existencial.

Segundo o meu pensamento a razão do sofrimento é uma questão transversal a todos os seres humanos em todas as épocas e a todos os povos e culturas.

Julgo que ao longo dos tempos já se escreveram milhares de páginas com o objectivo de trazer alguma luz sobre este difícil tema, o que significa dizer que nós, autocaravanistas, não estamos imunes ao «sofrimento» e aos - apertos de peito - quando somos confrontados com as animosidades, proibições, olhares de desaprovação por parte pessoas, autarquias e de certos puritanos pseudo perfeccionistas.

«Sofrimento» significa dor! - No meu caso pessoal tenho sentido momentos de dor... - especialmente por parte das autoridades, quer autarquicas, quer policiais, que confundem os critérios e penalizam os que não prevaricam. E a minha dificuldade de entender a aplicação de critérios é tanto maior quanto o meu grau de inocência. Sim, se estou devidamente parqueado porque hei-de «sofrer» as penalizações ou proibições provocadas pelos incumpridores?

É triste chegar a um estágio da vida e sentir receio... - quando vejo um agente da autoridade aproximar-se da minha autocaravana - . Sendo que o mesmo não acontece quando um simples marginal de aspecto sujo e de índole duvidosa se aproxima da minha viatura.

Vou esperar que o futuro nos traga melhores dias!

Cordialmente, sou,
L.Lucas DaSilva
Alenquer-Vila Presépio
Lucas DaSilva

Registado: quarta mar 17, 2010 10:12 pm

Resiliência

Mensagempor Mcas » quinta jan 27, 2011 2:02 am

Caro companheiro Lucas da Silva.
Compreendo a sua inquietação. Realmente, há idades em que as coisas deveriam ser tomadas como certas. Explico: depois de uma vida de trabalho, uma reforma compensadora; depois de criar os filhos e terem vida própria, cuidar de nós; depois de debelar uma doença, esperar saúde; (e agora dou um salto em frente e…) depois de votar num autarca, deputado, presidente, esperar que também ME representem como deve ser; depois de seguir as regras de civismo, esperar ser respeitado, etc. Como autocaravanista, cumpro; logo, exijo ser respeitado. Se assim não for, questiono porquê, sempre com correcção, calmo mas persistente, até obter uma resposta lógica e satisfatória. Com as autoridades ajo desta forma, sem receios nem tibiezas, sem sobranceria nem desafio. O desconhecimento da lei não me desobriga do cumprimento da lei, mas tenho direito de ser informado ou, pelo menos, de me ser referenciado o normativo ao qual, eventualmente, estou em falta. E, a partir daí, mudar o que tiver que mudar. Receio das autoridades não devemos ter. Não aceite um “saia daqui” sem mais nada. Felizmente o tempo do autoritarismo acabou; agora exige-se autoridade e esta deve ser questionada quando ultrapassa os limites, porque os tem.
Prevaricadores haverá sempre. Em tudo. Mas devemos distinguir-nos pelo nosso exemplo. É um fraco consolo, eu sei, mas é isso que nos torna diferentes.
Coragem, companheiro. Sente-se ao volante da sua “máquina”, rode a chave e a parta. Confiante. O melhor desta vida é partir… e não há duas viagens iguais.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

desabafos

Mensagempor decarvalho » quinta jan 27, 2011 7:33 am

Oram vivam...
So acrescento:
O melhor desta vida é
poder partir
saber repartir
querer partilhar

E boas voltas e reviravoltas!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo MB » quinta jan 27, 2011 4:16 pm

Excelente resposta dada por Mcas às dúvidas e receios do Lucas DaSilva.
Pessoalmente só fui abordado pelas autoridades uma vez e em França. Quiseram saber se estava para ficar (estacionamento junto a um parque de diversões), para ir ao parque ou de passagem. Muito correctos na abordagem e receberam a resposta com um sorriso e desejaram-nos continuação de boas férias.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor António Esteves » quinta jan 27, 2011 8:02 pm

Caro Companheiro Lucas da Silva:
Permita-me partilhar consigo a minha experiência.
O segredo em não ter receio que as autoridades nos abordem, sabendo que não estamos a fazer nada de mal, é jogar na antecipação.
Antes de estacionar ou pernoitar, procurar onde andam as autoridades e ir ter com elas dando conta da nossa intenção de estacionar ou de pernoitar (não acampar, claro). Sempre procedi assim, quer em Portugal quer no estrangeiro e até à data tenho recebido sempre concordância naquilo que pretendo fazer, recebendo até sugestões de locais mais seguros e sossegados para o efeito (eles à noite até fazem a ronda para ver se está tudo bem, já aconteceu ...). Mais; numa paragem até me sugeriram o estacionamento em frente à esquadra num parque publico, tendo inclusivé companhia durante a noite numa amena cavaqueira com os agentes que estavam de turno. E até hoje nunca tive o minimo de problema como lhe disse.
Por isso não deixe de viajar por este motivo, dê a entender que não é mais um campista que vai ficar de qualquer maneira sem se importar com os outros e tudo correrá bem.
Um abraço
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

Re: OS AUTOCARAVANISTAS SOFREM!!!!

Mensagempor danibeja » quinta jan 27, 2011 10:15 pm

Lucas DaSilva Escreveu:É triste chegar a um estágio da vida e sentir receio... - quando vejo um agente da autoridade aproximar-se da minha autocaravana - . Sendo que o mesmo não acontece quando um simples marginal de aspecto sujo e de índole duvidosa se aproxima da minha viatura.

Boa noite,

Apesar de eu ser muito novo, julgo que cada vez existe menos este tipo de sentimento (receio) em relação aos Agentes de Autoridade, que de certa forma era positivo, pois os cidadãos com "receio" de serem autuados, não infringiam, mas eu pessoalmente, não consigo enquadrar esse tipo de sentimento com a condução de uma Autocaravana, ainda para mais, tendo consciência que não estou a infringir.

Nas gerações mais novas este tipo de sentimento julgo que já não existe, inclusive, muito frequentemente, reagem de forma destemida e provocatória, não se encontrando sequer educação, apenas a sua falta (de educação).

Caro companheiro Lucas DaSilva , no Concelho da Amadora só encontro receio, nervosismo, etc... , nas abordagens de Fiscalização de Transito que faço, por parte de condutores assertivos e de boa índole, inclusive já me aconteceu pessoas que não estavam a cometer qualquer tipo de infracção e desatarem a chorar com os nervos, tendo que as acalmar... eu enquanto Agente de Autoridade da Polícia Segurança Pública, considero estes estados, como sinais de um enorme respeito, e não pela Autoridade, mas sim pelo que a Autoridade significa ( uma obediência incondicional pelas normas e regulamentos ).

Quem ler o parágrafo que citei do companheiro Lucas DaSilva, vai julgar que o Agente de Autoridade é que é o mau da fita, e como é óbvio sinto neste parágrafo uma conotação muito negativa em relação à minha profissão, mas a mesma é igual a todas as outras, tem muito bons profissionais, mas apesar de eu não conhecer também deve ter ovelhas negras... em todas as instituições e empresas existem bons e maus profissionais, e a Policia por muito que se esforce não é excepção.

Os conselhos do companheiro António Esteves são extremamente úteis, pois provoca uma aproximação dos Autocaravanistas aos Agentes Autoridade, que é sempre positivo, e lembre-se que existem muitos Autocaravanistas que também são Agentes de Autoridade...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes